ALÉM DO MISTICISMO

06/11/2015 20:47

ALÉM DO MISTICISMO...

Misticismo evangélico.

Os crentes de Colossos estavam sendo intimidados por pessoas que alegavam ter uma mais elevada, ampla, profunda e completa união com Deus, além do que Cristo pode conceder. Esses eram os irmãos místicos. Eles alegavam haver tido comunhão com seres angelicais através de visões e outras experiências místicas.

Paulo estava orientando os irmãos que:

Ninguém se faça árbitro contra vocês e outros, com pretexto de  humildade e culto de anjos, baseando-se em visões, enfatuado sem motivo algum na sua mente carnal, e não retendo a Cabeça, da qual todo o corpo, suprido e bem vinculado por suas juntas e ligamentos, cresce o crescimento que procede de Deus. 

(Colossenses 2.18-19). 18. Que ninguém afirme que vocês estão perdidos porque se recusam a adorar a anjos, como dizem eles que vocês devem. Dizem que tiveram uma visão e por isso sabem que vocês têm que fazer isso. Esses homens vaidosos têm uma imaginação muito esperta.

19. Mas eles não estão ligados a Cristo, a Cabeça á qual todos nós, que somos o seu corpo, estamos unidos; porque somos unidos pelos seus fortes ligamentos e só crescemos á medida que recebemos dele a nutrição e a força.

NOTA.

O misticismo é usado como intimidação espiritual para rebaixar os crentes  inexperientes. Com freqüência as pessoas dizem ter tido visões celestiais, interpretações de sonhos, usam suas experiências fascinantes. Simplesmente estes crentes estão inchadas com vãs noções, usando suas alegações para intimidar os crentes novos com misticismo. 

O apóstolo Paulo escreveu aos crentes em Colossos, esse tipo de misticismo subjetiva o produto de uma mente orgulhosa e não-espiritual. Aqueles que o abraçam apartaram-se da suficiência que possuem em Cristo, o qual produz a verdadeira espiritualidade. Não seja intimidado por eles.

Aparentemente, os místicos de Colossos alegaram que qualquer um que não tivesse semelhantes visões esotéricas ou que não -abraçasse semelhantes doutrinas estava desqualificado para obter o prêmio da espiritualidade verdadeira. 

COMENTÁRIO. 

O misticismo é a idéia de que o conhecimento direto acerca de Deus ou da realidade máxima se consegue através da intuição ou da experiência pessoal e até mesmo em contradição ao fato histórico ou a objetiva revelação divina. (A PALAVRA DE DEUS)

Quando falamos de uma experiência mística nos referimos a um evento que está completamente dentro da pessoa. Esta experiência é totalmente subjetiva (pessoal)... 

Embora os místicos possam experimentá-la como tendo sido desencadeada por ocorrências ou objetos fora de si (com um pôr-do-sol, uma música, uma cerimônia religiosa, um arrepio, ela é um evento totalmente interior. 

A experiência mística não contém aspectos essenciais que existam externamente no mundo físico... Uma experiência mística é primariamente um evento emotivo, e não um evento cognitivo(aprendizado)... Suas qualidades predominantes têm mais a ver com a intensidade emocional, ou seja, com o "tom do sentimento", do que com os fatos avaliados e entendidos racionalmente. 

Embora esta explicação seja verdadeira, ela é um modo inadequado de descrever a experiência mística. A força da experiência é freqüentemente tão abrangente que a pessoa que a experimenta vê toda a sua vida transformada por ela. 

Meras emoções não podem efetuar tais transformações.

Além do mais, é dessa qualidade emocional que resulta outra característica, a saber, sua natureza "auto-autenticadora". O místico raramente questiona a virtude ou o valor de sua experiência. Conseqüentemente, se ele a descreve como lhe dando informação, ele raramente questiona a verdade de seu conhecimento recém-adquirido. 

No movimento carismático, o misticismo abraça um conceito de fé que de fato rejeita completamente a realidade e a racionalidade. Declarando guerra à razão e à verdade, ele está assim em direto conflito com Cristo e a Escritura. 

Ele cresceu rapidamente porque promete o que tantas pessoas estão buscando: algo mais, algo melhor, algo mais rico, algo mais fácil - algo rápido e fácil para se substituir por uma vida de cuidadosa e disciplinada obediência à Palavra de Cristo. E, uma vez que tantos carecem da certeza de que sua suficiência está em Cristo, o misticismo pegou muitos cristãos despercebidos. Assim, ele tem carregado boa parte da igreja a um perigoso mundo de confusão e falso ensinamento. Os místicos tem causado o caos na casa do Senhor...

O misticismo criou um clima teológico amplamente intolerante quanto à doutrina exata e à sadia exegese bíblica. Observe, por exemplo, como se tem tornado popular falar sarcasticamente a respeito da doutrina, do ensino bíblico sistemático, da cuidadosa exegese ou da ousada proclamação do evangelho. Verdade absoluta e certeza racional estão atualmente fora de moda. A pregação bíblica autoritária é criticada como muito dogmática. É raro hoje em dia ouvir um pregador desafiar a opinião popular com um ensinamento claro da Palavra de Deus e sublinhar a verdade com um firme e resoluto "Assim diz o Senhor".

Ironicamente, surgiu uma nova classe de profetas que nomearam a si mesmos. Estes charlatões religiosos apregoam seus próprios sonhos e visões com uma frase diferente: "O Senhor me disse..." Isso é misticismo, e ele vitima pessoas que buscam alguma verdade secreta que será acrescentada à simplicidade da Palavra de Deus...

As pessoas estão a buscar experiências paranormais, fenômenos supernaturais e revelações especiais - como se nossos recursos em Cristo não fossem o bastante. Elas tecem suas perspectivas a respeito de Deus e da verdade espiritual baseadas em seus sentimentos que elas mesmas geram e autenticam, os quais se tornam mais importantes para elas do que a própria Bíblia.

O LEGADO DO MISTICISMO.

Destrói o discernimento espiritual, porque as pessoas são ensinadas com as Escrituras.... Formam líderes inescrupulosos para extrair dinheiro e honra do rebanho de Deus. Ensinam experiências fabricadas, tirando vantagem da ingenuidade de crentes simples na casa de Deus...

O pastor de uma grande igreja queria mudar a igreja para um outro lugar. A idéia não era muito popular entre alguns membros da sua congregação, mas ele lhes convenceu de que era a vontade de Deus, ao apelar para o misticismo. Ele lhes disse que em três diferentes ocasiões o Senhor mesmo lhe havia falado, instruindo-lhe a mudar a igreja para certa localização. O pastor declarou que na terceira ocasião o Senhor lhe disse: "Chegou a hora. Deixe o problema comigo. Eu vou agir em muitos corações. Alguns não entenderão. Alguns não vão seguir. A maioria irá. Vá, cumpra minha ordem.

Quando o pastor apresentou o plano à sua congregação, ele o comparou ao desafio que Caleb e Josué fizeram aos israelitas para entrarem na Terra Prometida.

 (Números 13: 30. Mas Calebe pediu ao povo que estava ali na frente de Moisés que ficasse quieto, e disse: "Vamos partir e tomar a terra, porque é certo que vamos conquistá-la!"

Depois ele acrescentou:

Se você não consegue ter a visão do belo plano de Deus, eu entenderei, mas é essencial que nossa igreja enfrente esta oportunidade de seguir o plano de Deus. Se você não for conosco, eu entenderei. Eu não vou pensar de você como mau ou destrutivo... eu quero que marchemos em frente com o plano de Deus e quero que cada um de vocês venha comigo. Você vai se alegrar de ter feito assim, e Deus vai lhe abençoar por isso.

Essa é a clássica intimidação de um apelo ao misticismo! Este homem com efeito renunciou a toda responsabilidade por seu plano e a colocou sobre Deus. Fazendo isso, ele retirou a decisão do seu povo e de outros líderes da igreja e a baseou em seus próprios sentimentos inconfiáveis. Ele sugeriu que qualquer um que discordasse do seu plano estaria se opondo à vontade de Deus e correria o risco de incorrer no mesmo destino que os incrédulos israelitas sofreram, quando se recusaram a entrar em Canaã!

Talvez Deus quisesse que aquela igreja mudasse - essa não é a questão. Porém, o apelo do pastor a seus próprios sentimentos místicos, subjetivos e autenticados por ele mesmo estava errado. A Escritura é clara em que tais decisões devem ser feitas com base em um acordo sábio, unânime e regado com orações, entre anciãos cheios do Espírito que buscam a vontade de Deus na Escritura, não em caprichos místicos de um homem.

 Eles querem apoiar o que Deus está fazendo, mas não sabem discernir as coisas biblicamente. Conseqüentemente, eles são indiscriminados no dar. Alguns enviam enormes somas de dinheiro na esperança de comprar um milagre. Ao fazerem isso, eles pensam estar demonstrando grande fé, mas na realidade estão demonstrando grande desconfiança na suficiência de Cristo. Aquilo que eles pensam ser fé em Cristo é, de fato, dúvida em busca de provas. Deste modo, pessoas fracas são presas fáceis das falsas promessas do misticismo.

Pregadores que confrontam os ensinos místicos sempre são estigmatizados como críticos, sem amor ou causadores de divisão. Assim, o misticismo tem fomentado uma tolerância ao falso e negligente ensino. Mas a ordem bíblica é clara: nós devemos ser apegados "à palavra fiel que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder, assim para exortar pelo reto ensino como para convencer os que contradizem"

NOTA. Ap. Pedro Amancio

 (Tito 1.9). Sua crença na verdade que lhes foi ensinada deve ser forte e firme, a fim de que possam ensiná-la aos outros e mostrar aos que discordam deles onde é que estão errados.

10. Pois há muitos que se recusam a obedecer. Isto é verdade especialmente entre aqueles que dizem que todos os cristãos devem obedecer às leis judaicas. Isto, porém, é uma conversa absurda, que torna as pessoas cegas à verdade.

11. E é preciso fazê-lo cessar. Famílias inteiras já foram desviadas da graça de Deus. Esses mestres estão apenas atrás do dinheiro de vocês.

COMENTÁRIOS... Ap. Pedro Amancio

Muitos preferem se manter no erro, endurecidos e voltados para si mesmos, para a sua própria glória. Os tais são como "fonte sem água, impelidos por temporal. Para eles está reservada a negridão das trevas" 

(2 Pedro 2:17). Estes homens são tão inúteis quanto fontes d"água que secaram, prometendo muito e não dando nada; são inconstantes como nuvens levadas por ventos tempestuosos. Estão condenados aos abismos eternos das trevas.

Porque, ao se desviarem da são doutrina, não têm a Deus , e nós não devemos ser "cúmplices deles" 

(2 João 1: 10. Se alguém for ensinar a vocês e não crê no que Cristo ensinou, nem o convidem a entrar em suas casas. Não o apóiem de forma nenhuma.

11. Se vocês o fizerem estarão tornando-se companheiros dele em sua maldade.

NOTA. Ap. Pedro Amancio

Por isso combat-os em amor....

Devemos propaga a Palavra Verdadeira, a doutrina de Cristo, retornando à sã doutrina e "abandonando as fábulas e a coceira nos ouvidos" (2 Tm 4:3-4). Faça isso, ao invés de se colocar na condição de perseguida(o). E deixe de policiar aqueles que aqui vêm , reconhecendo nestes textos a perfeita manifestação da Doutrina da Verdade. Faça(m) isso, pois não desejo mais lançar "pérolas aos porcos" (Mateus 7:6), tampouco se mantenha(m) nas "fábulas profanas e de velhas caducas" e alimente(m)-se das verdades bíblicas (1 Tm 4:6-7). Não continue(m) com a "mente cauterizada, nem apostate da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a ensinos de demônios" (1 Tm 4:1-2).

É impressionante como a criatura possui o "dom" de colocar-se no lugar do seu Criador com a maior cara de pau. Refiro-me especificamente a quem tem a audácia e descaramento de dizer-se - e achar-se!- representante direto, a ponto de afirmar com veemência alguns cliclês insanos do tipo "O Senhor me disse, o Senhor está mandando eu te dizer, o Senhor me mandou te entregar essa mensagem"- Tenha santa paciência! - fora que tem ainda os mais afoitos que falam usando a PRIMEIRA pessoa. 

Tive e tenho muitas experiências que poderimos chamar de sobrenatural ou místicas, mas sou autorizado a divulgar (apenas)a Palavra de Deus, afinal é nela que encontramos a Salvação, o mais e descartável.

Indo além da Revelação escrita, avançam o sinal vermelho, posto que, para mim, a suficiência das Escrituras é 'condição sine qua non' do cristão verdadeiro. Assim como você, eu não quero essas tais "experiências", preferindo ficar no terreno firme da Palavra.

Quanto às experiências sobrenaturais... penso mesmo que devemos qualificá-las bem, a fim de não incorrermos no mesmo erro dos tais, identificados no texto. É claro que temos experiências sobrenaturais, simplesmente estando em contato com Deus e com a Sua Palavra, pois ele é sobrenatural. No entanto, ao passarmos para visões de anjos, ou "deus" se manifestando para a pessoa, falando com ela quase naturalmente, aí a coisa toda degringola. Repito, já tive experiências monumentais orando e lendo a Bíblia. Tais experiências nos aproximam de Deus; é um sentimento de presença do Eterno. Nada mais do que isto. 

Desconfio daqueles que dizem: "deus me disse pra fazer tal coisa"; "deus falou comigo..." 

Deus fala ao meu coração, como fala aos corações dos seus eleitos - e não preciso mais do que isso e nem busco algo além. Porque ao buscarmos, corremos o risco de sermos enganados (ele, o outro, se disfarça de anjo de luz...).

ANÁLISE DE COLOSSENSES. Ap. Pedro Amancio

NOTA.

Paulo escreve esta carta por que os falsos mestres estavam se infiltrando na igreja de Colossos, ensinando que a doutrina apostólica e a salvação era insuficiente para a plena redenção. 

 Obs: 8. Não permitam que outros lhes estraguem a fé e a alegria com suas filosofias, suas soluções erradas e superficiais baseadas em idéias e pensamentos humanos, em lugar daquilo que Cristo disse.

(Colossenses, 2)

Tito. 1:9. Sua crença na verdade que lhes foi ensinada deve ser forte e firme, a fim de que possam ensiná-la aos outros e mostrar aos que discordam deles onde é que estão errados.

10. Pois há muitos que se recusam a obedecer. Isto é verdade especialmente entre aqueles que dizem que todos os cristãos devem obedecer às leis judaicas. Isto, porém, é uma conversa absurda, que torna as pessoas cegas à verdade.

11. E é preciso fazê-lo cessar. Famílias inteiras já foram desviadas da graça de Deus. Esses mestres estão apenas atrás do dinheiro de vocês.

(Tito, 1)

 Os colossenses estavam exagerando em suas observâncias de ritos e cerimônias, alem da forma de adoração aos anjos. Eles estavam infectados com heresias, tanto dos elementos judaicos como gnósticos e filosofias pagã. (Secretismo religioso das seitas de hoje) Tais ensinos substitui Cristo nas igrejas. ( As campanhas são mais importantes do  que Jesus).

NOTA

Os falsos mestres exigiam a observância de certos ritos religiosos judaico, justificavam suas heresias afirmando que recebiam revelações através de visões.

Col. 2:16. Portanto, que ninguém censure vocês por aquilo que comem ou bebem, ou por não comemorarem as festas e feriados judaicos, ou as cerimônias de lua nova, ou os sábados.

17. Estes eram preceitos apenas temporários, que terminaram quando Cristo veio. Eram apenas sombras da realidade - do próprio Cristo.

18. Que ninguém afirme que vocês estão perdidos porque se recusam a adorar a anjos, como dizem eles que vocês devem. Dizem que tiveram uma visão e por isso sabem que vocês têm que fazer isso. Esses homens vaidosos têm uma imaginação muito esperta.

Ap. Paulo fala dos problemas deles apresentando lhes o caráter de Cristo. Nele Jesus, todas as coisas faram criadas, Ele é o cabaça da igreja. Assim Paulo apresenta lhes o Cristo, um ser tão extraordinariamente execelente, e visto ter conquistado completamente a salvação deles...

Paulo escreve duramente pedindo que eles parassem de seguir as fantasias, pois elas vinham contra a Nova Vida em Cristo. Isso os leva de volta a antiga vida pecaminosa. Paulo os exorta a viver e praticar as virtudes cristãs. 

O  Ap. Paulo os lembra e ensina a se comportar sabiamente na presença dos incrédulos, em todas as relações...

Ser crente significa crer em Cristo.

Confiar Nele... como intermediário entre Deus e o homem.

Não aceitar filosofias humanas...

A LIBERDADE CRISTÃ...

A liberdade do crente esta  e condicionada pela sua relação com Jesus como controlador do corpo (Jesus a cabeça) a igreja é membra.

Quem não se submete a Cristo introduz erro e pecado na familia...

Rm. 12:3. Como mensageiro de Deus, faço a cada um de vocês uma advertência dele: sejam honestos na avaliação de si mesmos, medindo seu próprio valor pela quantidade de fé que Deus lhes deu.

4. Pois tal como existem muitas partes em nossos corpos, assim também é com o corpo de Cristo. Todos nós somos parte dele, e cada um de nós é necessário para fazê-lo completo, porque cada um de nós tem um trabalho diferente a executar. Assim, pertencemos uns aos outros e cada um precisa de todos os demais.

6. Deus deu a cada um de nós a habilidade de fazer bem determinadas coisas. Assim, se Deus deu a vocês a capacidade de profetizar, então profetizem sempre que puderem - tantas vezes quantas a sua fé seja bastante forte para receber uma mensagem de Deus.

7. Se tiverem o dom de prestar serviço a outros, então sirvam bem. Se alguém é professor, faça um bom trabalho de ensino.

8. Se é pregador, veja que os seus sermões sejam enérgicos e proveitosos. Se Deus lhes deu dinheiro, ajudem aos outros com generosidade. Se Deus lhes deu capacidade administrativa e os fez responsáveis pelo trabalho dos outros, tomem esse encargo com seriedade. Aqueles que levam o consolo aos entristecidos, devem fazê-lo com disposição cristã.

9. Não finjam apenas amar aos outros: amem realmente. Odeiem tudo aquilo que está errado. Coloquem-se ao lado do bem.

10. Amem-se uns aos outros com afeição fraternal e tenham prazer em honrar uns aos outros.

11. Não sejam nunca preguiçosos no trabalho, porém sirvam fervorosamente ao Senhor.

12. Fiquem alegres com tudo quanto Deus está planejando para vocês. Sejam pacientes na dificuldade e sempre perseverantes na oração.

13. Quando os filhos de Deus estiverem em necessidade, sejam vocês os primeiros a ajudá-los. E criem o hábito de convidar hóspedes para jantar em suas casas; ou, se precisarem passar a noite, dêem-lhes pousada.

14. Se alguém o maltratar porque você é um cristão, não o destrate; ore, sim, para que Deus o abençoe.

15. Quando outros estiverem alegres, alegrem-se com eles. Se estiverem tristes, participem de sua tristeza.

16. Trabalhem juntos com alegria. Não busquem mostrar grandeza. Não procurem cair nas boas graças de gente importante, mas tenham prazer na companhia de gente comum. E não pensem que vocês sabem tudo!

17. Nunca paguem o mal com o mal. Façam as coisas de maneira tal que todos possam ver que vocês são absolutamente honestos.

18. Não contendam com ninguém. Tanto quanto possível, vivam em paz com todos.


DOUTRINA A APÓSTOLICA

Jejuar não é misticismo.

O jejum é místico quando é um ritual ou uma lei. Na presente temporada os filhos de Deus jejuam porque eles são guiados pelo Espírito de Deus.

Romanos 8

14 Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.   

15 Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes com temor, mas recebestes o espírito de adoção, pelo qual clamamos: Aba, Pai!

Os apóstolos, profetas e mestres jejuaram e oraram.

Atos 13

1 Ora, na igreja em Antioquia havia profetas e mestres, a saber: Barnabé, Simeão, chamado Níger, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes o tetrarca, e Saulo.   

2 Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.   

3 Então, depois que jejuaram, oraram e lhes impuseram as mãos, os despediram

Jesus jejuou.

Mateus 4

2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome

Batismo no Espírito Santo e falar em outras línguas não é MISTICISMO

Atos 2: 1-4

1 Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.   

2 De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.   

3 E lhes apareceram umas línguas como que de fogo, que se distribuíam, e sobre cada um deles pousou uma.   

4 E todos ficaram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.   

Quando falamos em outra linguagem do Espírito, é a evidência da obra do Espírito Santo.

Unção com óleo.

Esta é uma prática que é bíblica. Mais uma vez, a libertação não está no petróleo, mas em nome do Senhor. O apóstolo Tiago aconselhou esta prática.

Tiago 5

 14 Está doente algum de vós? Chame os anciãos da igreja, e estes orem sobre ele, ungido-o com óleo em nome do Senhor; 



DEUS ABENÇOE.