O HOMEM ESTABELECIDO NA IGREJA - 1

25/02/2015 00:07

Boa noite todo o mundo. Seja bem-vindo ao estudo. Continuaremos com Princípios de Homem estabelecido . Identificamos isto isto é o problema desta geração. Concluiremos cada parte deste estudo.


Esta semana iremos discutir o segundo pecado... TRESPASSE


O primeiro ato da transgressão expõe a nudez do homem estabelecido.


O nosso exemplo é Noé e seus filhos.
Gênesis 9
20 E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha.   
21 Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda.   
22 E Cão, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora.   
23 Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.   
24 Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera;   
25 e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.   
26 Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.   
27 Alargue Deus a Jafé, e habite Jafé nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo
Os filhos de Noé tinham o privilégio e honra de entrar na tenda privada do seu pai, o seu homem estabelecido . Noé tinha três filhos; dois filhos honraram o seu pai cobrindo o sua nudez. Leia o Verso 23 cuidadosamente. Colocar  uma capa tanto nos seus ombros como andaram de costas, portanto os seus olhos não viram a nudez do seu pai. Com é o filho que ama a bisbilhotice e a difamação. Com dirá aos irmãos que estavam do lado de fora da tenda. Os descendentes inteiros de Cam foram amaldiçoados por Noé.
Os corações dos filhos devem virar ao pai... A maldição vai se quebrar!
Malaquias 4
5 Eis que eu vos enviarei o profeta Elias, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor;   
6 e ele converterá o coração dos pais aos filhos, e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha, e fira a terra com maldição.   


O terceiro pecado deve murmurar contra o homem estabelecido.


Números 12
1 Ora, falaram Miriã e Arão contra Moisés ,por causa da mulher cuchita que este tomara; porquanto tinha tomado uma mulher cuchita.   
2 E disseram: Porventura falou o Senhor somente por Moisés? Não falou também por nós? E o Senhor o ouviu.  
Números 12
7 Mas não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa;   
8 boca a boca falo com ele, claramente e não em enigmas; pois ele contempla a forma do Senhor. Por que, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés?   
9 Assim se acendeu a ira do Senhor contra eles; e ele se retirou;   
10 também a nuvem se retirou de sobre a tenda; e eis que Miriã se tornara leprosa, branca como a neve; e olhou Arão para Miriã e eis que estava leprosa.   
Miriam e Aaron desprezaram a autoridade espiritual de Moisés por causa da esposa de Moisés. Quando entra em um pacto com o seu homem estabelecido , faz um pacto com a sua família. Não podemos desprezar a família do homem estabelecido .
Leia as palavras de Amasai a David....

1 Crônicas 12
18 Então veio o espírito sobre Amasai, chefe dos trinta, que disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz contigo, e paz com quem te ajuda! pois que teu Deus te ajuda. E Davi os recebeu, e os fez chefes de tropas.
Os homens declararam paz para David e seus ajudantes. Quando nós discernimos a graça no homem estabelecido, compramos todo o campo. Esta é a maneira de estabelecer a paz no campo. Nós deve discernir o tesouro (a graça no homem estabelecido).
Jesus explica este princípio importante na parábola...
Mateus 13
44 O reino dos céus é semelhante a um tesouro escondido no campo, que um homem, ao descobrí-lo, esconde; então, movido de gozo, vai, vende tudo quanto tem, e compra aquele campo.   
O quarto pecado é uma lição importante a todos os crentes.

UM PÚBLICO DIRETO, ABRA O ATAQUE CONTRA O HOMEM ESTABELECIDO/NOSSO PAI ESPIRITUAL
Simei atacou o Rei David em público.
2 Samuel 16
5 Tendo o rei Davi chegado a Baurim, veio saindo dali um homem da linhagem da casa de Saul, cujo nome era Simei, filho de Gêra; e, adiantando-se, proferia maldições.   
6 Também atirava pedras contra Davi e todos os seus servos, ainda que todo o povo e todos os valorosos iam à direita e à esquerda do rei.   
7 E, amaldiçoando-o Simei, assim dizia: Sai, sai, homem sanguinário, homem de Belial!   
8 O Senhor te deu agora a paga de todo o sangue da casa de Saul, em cujo lugar tens reinado; já entregou o Senhor o reino na mão de Absalão, teu filho; e eis-te agora na desgraça, pois és um homem sanguinário

Existem protocolos importantes sobre o  homem  estabelecido / pai espiritual da casa de Deus.
1. O  homem estabelecido também é seu irmão no senhor. Se temos um problema com ele devemos seguir os protocolos de Matthew 18
Mateus 18
15 Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão;   
16 mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada.   
17 Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano
2. O  homem estabelecido /pai espiritual tem o privilégio de um ancião.
1 Timóteo 5
19 Não aceites acusação contra um ancião, senão com duas ou três testemunhas
3. O  homem estabelecido / pai espiritual deve ser dado o privilégio devido a um pai
1 Timóteo 5
1 Não repreendas asperamente a um velho, mas admoesta-o como a um pai; aos moços, como a irmãos;
4. O pai do homem estabelecido  / pai espiritual deve ser dado o privilégio devido a um amigo
Provérbios 17
17 O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.


O quinto pecado é violar as instruções diretas do pai conjunto homem/espiritual
Geazi, acà e Saul violaram as instruções diretas de seus líderes
Geazi violou a instrução de Eliseu
2 Reis 5
15 Então voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; chegando, pôs-se diante dele, e disse: Eis que agora sei que em toda a terra não há Deus senão em Israel; agora, pois, peço-te que do teu servo recebas um presente.   
16 Ele, porém, respondeu: Vive o Senhor, em cuja presença estou, que não o receberei. Naamã instou com ele para que o tomasse; mas ele recusou.   
2 Reis 5
21 Foi pois, Geazi em alcance de Naamã. Este, vendo que alguém corria atrás dele, saltou do carro a encontrá-lo, e perguntou: Vai tudo bem?   
22 Respondeu ele: Tudo vai bem. Meu senhor me enviou a dizer-te: Eis que agora mesmo vieram a mim dois mancebos dos filhos dos profetas da região montanhosa de Efraim; dá-lhes, pois, um talento de prata e duas mudas de roupa
SAUL violou as instruções de Samuel quando ele não matou Agag.
1 Samuel 15
3 Vai, pois, agora e fere a Amaleque, e o destrói totalmente com tudo o que tiver; não o poupes, porém matarás homens e mulheres, meninos e crianças de peito, bois e ovelhas, camelos e jumentos.   
1 Samuel 15
7 Depois Saul feriu os amalequitas desde Havilá até chegar a Sur, que está defronte do Egito.   
8 E tomou vivo a Agague, rei dos amalequitas, porém a todo o povo destruiu ao fio da espada
O sexto e último pecado contra o pai  homem estabelecido / pai espiritual é o pecado da suplantação
Isto é, quando uma pessoa tenta substituir a autoridade de um  homem estabelecido  /pai espiritual ilegitimamente
Usurpar a autoridade
1. ADONIAS
1 Reis 1
5 Então Adonias, filho de Hagite, se exaltou e disse: Eu reinarei. E preparou para si carros e cavaleiros, e cinqüenta homens que corressem adiante dele.   
6 Ora, nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim? Além disso, era ele muito formoso de parecer; e era mais moço do que Absalão.   
7 E teve entendimento com Joabe, filho de Zeruia, e com o sacerdote Abiatar, os quais aderiram a ele e o ajudavam.   
8 Mas Zadoque, o sacerdote, e Benaías, filho de Jeoiada, e Natã, o profeta, e Simei, e Rei, e os valentes que Davi tinha, não eram por Adonias.   
9 Adonias matou ovelhas, bois e animais cevados, junto à pedra de Zoelete, que está perto de En-Rogel; e convidou a todos os seus irmãos, os filhos do rei, e a todos os homens de Judá, servos do rei
Adonias foi ativada pela ausência do homem estabelecido (de David). Ele era um filho que nunca tinha sido repreendido. Atuou em conspiração para cumprir sua ambição de ser rei. Ele representa uma marca de líderes ilegítimos que vigorosamente assumem a posição do homem estabelecido , na sua ausência ou doença
3. Corá
Coré operado na conspiração e queria igualdade com o homem conjunto Moses. Ele queria a liderança através de desacreditar o homem definido. (Números 16)
1 Ora, Corá, filho de Izar, filho de Coate, filho de Levi, juntamente com Datã e Abirão, filhos de Eliabe, e Om, filho de Pelete, filhos de Rúben, tomando certos homens,   
2 levantaram-se perante Moisés, juntamente com duzentos e cinqüenta homens dos filhos de Israel, príncipes da congregação, chamados à assembléia, varões de renome;   
3 e ajuntando-se contra Moisés e contra Arão, disseram-lhes: Demais é o que vos arrogais a vós, visto que toda a congregação e santa, todos eles são santos, e o Senhor está no meio deles; por que, pois, vos elevais sobre a assembléia do Senhor?   
4 Quando Moisés ouviu isso, caiu com o rosto em terra;   
Por favor, ler e estudar o capítulo inteiro.
4.JEZABEL
Jezabel foi ativado, a fraqueza do homem estabelecido (Ahab). Ela usou a manipulação para usurpar a posição de liderança. Ela obteve a vinha através da manipulação. Ela representa uma marca que controla o homem ajustado, a ponto de fazer as decisões de visão importante para o homem estabelecido.

DIÁLOGO


Jezabel se manifesta através da fraqueza do homem estabelecido.. Jezabel  significa: Não me submeti a ninguém. Ela age através da manipulação. Assim como agiu com o rei Acabe. O homem estabelecido não pode ter o espirito de fraqueza. E nem se demostrar estar com medo.


Temos de fazer paz com os pais espirituais que estão feridos em nosso Ministério.
Há um julgamento para os pecados contra os pais. Temos de fazer paz rapidamente.
Malaquias declara que nossos corações devem virar... se não se desliga, a maldição continuará a ser.
Os filhos precisam entender a seriedade de cometer esses pecados. Existem verdadeiros zumbis dentro das igrejas que vão sem motivo, sem foco ou vão para procurar defeitos nos irmãos. Mas isso se torna muito sério quando o ataque é direto ao homem estabelecido. A função principal é abrir os olhos desses irmãos para a maldição que els estão expostos.


Assim como a ovelha segue o pastor que a alimenta e dá segurança, nossa mente deve estar voltada ao homem estabelecido que nos dá alimento e segurança. Não podemos ter dúvidas.

Devemos ter a total consciência que o homem estabelecido e o retrato de Deus na terra.

Devemos respeitar, e não condenar esse homens quando eles falharem. Pois Eles foram estabelecidos por Deus. O pai espiritual leva a graça do Pai Eterno.
salmos 105 versos 15 Não toqueis nos meus ungidos nem maltrateis os meus profetas.


Além de filhos, devemos proteger o homem estabelecido de possíveis ataques assim como Sem e Jafe.


A ausência do homem estabelecido  não significa que um filho deve aproveitar e tentar usurpar o lugar dele, mas o devem preferir servir ainda melhor.