LIÇÃO 23 – ABC AS DUAS ORDENS DA LIDERANÇA Parte II

04/03/2021 14:54
1.3 - MENTALIDADE COVARDE.

(Isaías 22:3) Todos os seus líderes fugiram juntos; foram capturados sem resistência. Todos vocês que foram encontrados e presos, ainda que tivessem fugido para bem longe. (NIV)
A ordem Sebna inspirou uma mentalidade covarde em seus seguidores. Esta ordem nunca poderá produzir vencedores. Esta ordem produz um grupo de crentes temerosos e mal equipados para possuir ou ocupar até que Ele venha.
 Os produtos de uma ordem Sebna não são reformadores militantes. Eles se render facilmente enquanto o inimigo ainda está longe. Não há espírito de guerra.
Deus exige uma atitude militante e corajosa no Seu povo.

(Josué 1:7) Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar. (NVI)
(Efésios 6:10) Finalmente, fortaleçam-se no Senhor e no seu forte poder. (NVI)

(Mateus 11:12) Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele. (NVI)
 (Provérbios 28:1) O ímpio foge, embora ninguém o persiga, mas os justos são corajosos como o leão. (NVI)
(Hebreus 13:6) Podemos, pois, dizer com confiança: "O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens? " (NVI)

NOTAS - Roy Pillay.
Isto foi um golpe de estado sem derramamento de sangue. Este é um ambiente que despreza a palavra profética de Deus. Eles se tornaram em cativeiro para a cultura mundana que opõe-se a justiça de Deus no vale.
Os líderes abandonará a retidão e promessas de Deus no vale; escolhem as delícias temporais deste sistema corrupto do mundo. Este é o cativeiro presente. Os líderes estão morrendo espiritualmente.
Os governantes tem abandonado sua responsabilidade de defender a cidade contra os sistemas de governo que são hostis a Deus.
Eles fugiram com medo. Eles sabem sobre as partes e celebração, mas não podem defender a cidade.
Faz-me lembrar de todos os profetas que se escondeu nas cavernas durante o reinado do mau de Jezabel e seu marido, o rei Acabe
Estes homens são batizados com medo. Eles se recusam a falar no vale da visão. Eles não têm ônus para o povo de Deus. Este é o produto de uma "ordem Sebna da liderança".

NOTAS - Pedro Amancio.
Sebna tinha a preocupação de garantir seu futuro, construir uma morada para si mesmo na montanha, mas mal sabia que estava cavando sua própria sepultura. Todos os carros e riquezas que ele havia acumulado de nada serviram quando o juízo de Deus veio sobre Jerusalém. Ironicamente Deus o chama de “homem forte”, que é um dos significados de seu nome. Mas ele seria tranformado em uma bola, rolando despenhadeiro abaixo. Sebna implantou alegria falsa no coração do povo.

Isaías 40:31. Mas os que confiam no SENHOR recebem sempre novas forças. Voam nas alturas como águias, correm e não perdem as forças, andam e não se cansam.

As pessoas na montanha estão associadas as águias. Elas voam acima das tempestades da vida. Eles não são intimidados pelos problemas desta vida terrena.
Essa passagem da águia reflete um altar pessoal de alta confiança que tem destruído muitos líderes. Eles estão confiando plenamente em seus próprios braços, mas quando eles vê o inimigo não conseguem bater as asas e estão sem força, pois gastaram suas energias celebrando uma falsa doutrina.

Que está no monte do Senhor atua em uma altitude diferente, estão acima dos problemas, suas visões são bem claras, eles podem ver as pedras de tropeço, e o movimento do inimigo. A mensagem da alta suficiência é a principal arma que o inimigo usa para dar uma sensação de segurança ao povo. A falsa doutrina te dará paz por pouco tempo, até que a verdadeira doutrina te mostre os inimigos.

Como é difícil ter que admitir que confiamos na pessoa errada por tanto tempo. Ninguém gosta de reconhecer que foi enganado. Quando você é dminstrado por falsos apóstolos, teremos que lidar com muitos medos. Os crentes de Jerusalém foram enganados com uma falsa doutrina. Quando você for ensinado por um falso mestre você se tornará um covarde. Sua mentalidade será tomada pelo terror, tudo que você verá será coisas erradas e má. O medo é um espírito que tem que ser combatido espiritualmente. Você terá que ouvir a Verdadeira Palavra, ser disciplinado na verdadeira doutrina do temor do Senhor para tirar o medo do seu coração.

O temor espiritual é uma absoluta referência de admiração a Deus.

Uma má consciência e a um coração impenitente por causa do pecado. (Romanos 2: 5-9)




Mc 4:40. Então perguntou aos seus discípulos: “Por que vocês estão com tanto medo? Ainda não têm fé?”

Jesus esta atento as nossas aflições, nossos medos acabam quando estamos junto a Cristo. Depois que aprendemos a doutrina da fé a nossa timidez vai embora. O barco das aflições pode ser sacudido, mas permaneceremos com nossos corações tranquilos.

O verdadeiro ensino da Palavra de Deus ira fortalecer as nossas fraquezas mentais.

2 Co 10:3-6. Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos. As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas. Destruímos argumentos e toda pretensão que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levamos cativo todo pensamento, para torná-lo obediente a Cristo. E estaremos prontos para punir todo ato de desobediência, uma vez estando completa a obediência de vocês.

Os assuntos do mundo não devem ser resolvidos ou separados da nossa vida espiritual. Os filhos de Deus no são movidos pela carne, e tão pouco procuram estratégias humanas, conceitos altivos ou físicos fora do conhecimento de Cristo para vencer seus opositores.

Sebna é uma ordem de condutas desordenada a frente da administração da casa do Senhor, formando crentes desobedientes que irão receber o julgamento de Deus o final por celebração falsa.

Homens vão receber a Palavra da libertação em momentos difíceis, mas memo assim ficarão amedrontados, pois não fizeram a migração para a montanha, suas visões ainda é do telhado. Alguns líderes fogem da verdade, não vão migrar para a Reforma, eles não tem uma mensagem que atinge os conceitos de suas covardias de deixar o povo órfão sem o conhecimento perfeito de Deus.

Dt 31:27-29. Pois sei quão rebeldes e obstinados vocês são. Se vocês têm sido rebeldes contra o Senhor enquanto ainda estou vivo, quanto mais depois que eu morrer! Reúnam na minha presença todos os líderes das suas tribos e todos os seus oficiais, para que eu fale estas palavras de modo que ouçam, e ainda invoque os céus e a terra para testemunharem contra eles. Pois sei que depois da minha morte vocês com certeza se corromperão e se afastarão do caminho que lhes ordenei. Nos dias futuros a desgraça cairá sobre vocês, porque vocês farão o que o Senhor reprova e o provocarão à ira por aquilo que as mãos de vocês terão feito”.

O exemplo da rebeldia de Israel deve tirar a disposição natural da infidelidade e da apostasia dos crentes neste tempo, se queremos ser fortalecidos no Senhor. Todos temos que batalhar pela fé se queremos chegar ao Céu. Israel fracassou em conquistar a terra. Essa não é uma temporada de coração físico, mas de coração espiritual. Aqueles que possuem interesse de estar no monte do Senhor, devem seguir adiante corajosamente sabendo que o justo tem um Deus todo Poderoso para confiar e que os homens nada podem fazer contra aqueles que são filhos Deus.

O Reino de Deus neste tempo sofre violência por causa das próprias lideranças religiosas, eles usam de ações impostas em sacrifícios pesados com doutrinas falsas para afastar o povo da verdade de Cristo.
1.4 - PROVOCA AFLIÇÃO NO CORAÇÃO DO POVO DE DEUS.

(Isaías 22:4) Por isso eu disse: Afastem-se de mim; deixem-me chorar amargamente. Não tentem consolar-me pela destruição do meu povo. (NVI)
A ordem Sebna destrói o povo de Deus ao não o equipar. Sebna saqueia o povo de Deus. Eles olham tudo isso e lamentam.

NOTAS - Roy Pillay.
As paredes da cidade de Davi foram violadas e comprometidas, Sebna destruiu as casas e famílias para que as paredes da cidade pudessem ser restauradas. Vida familiar é muito importante na construção da igreja local. Quando destruirmos a vida familiar, destruirmos famílias, nós também vamos destruir o testemunho do senhor entre os gentios na cidade.

NOTAS - Pedro Amancio.
Is 33:1 Ai de você, destruidor, que ainda não foi destruído! Ai de você, traidor, que não foi traído! Quando você acabar de destruir, será destruído;
quando acabar de trair, será traído.

Essa profecia é sobre à derrubada de Senaqueribe, ela se encaixa muito bem para os dias atuais, temos muitos homens na liderança executando seu planos diabólicos sobre o povo de Deus, eles pensam que ficarão impunes.

2 Ts 3:2. Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois a fé não é de todos.

Nossas orações é para que Deus nos livre desses adversários malignos, assim como livrou Jerusalém de Senaqueribe. Se houver vigilância e intercessão na casa do Senhor iremos frustrar os planos de Sebna e Senaqueribe.

Falsas lideranças não irão se importar com o sofrimento e aflição do povo de Deus. Suas administrações trarão tribulações, choro e sofrimento a igreja do Senhor Jesus. Os homens estão vazios de Deus por causa dos falsos administradores e aventureiros que entraram na igreja com intenção oportunistas de proveito próprio. Esse são pastores pérfidos são comandantes de uma visão perturbadora triste e inevitável de destruição da fé e esperança em Deus.

Pessoas administradas por esse modelo de pastores estão com a mente presa no vale com difícil compreensão para migrar para o lugar de segurança e proteção. Já se acostumaram somente a contemplar a montanha, mas nunca estiveram Nele.

A falta do discernimento por desconhecer as Escrituras, tem mantido muitas pessoas na alegria dos manipuladores de doutrina com profecias de encantamento financeiro. Os crentes de fé fantasiosa acreditam em casas, carros e promoções de vitória compradas como se no céu existisse o Shopping Tem-Tendo.

A palavra do Senhor nos alerta não podemos crer em todos! Todos os administradores do Reino devem ser aprovados pela própria Palavra de Deus.

1 Jo 4:1. “Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo”.

A desilusão de muitas pessoas é por confiar em falsas profecias, elas não querem nem saber quem é o profeta, basta eles falarem algo compensador financeiramente para acontecer o delírio do impossível mesmo!

Esses apóstolos modelo Sebna rouba a fé do coração das pessoas, eles vendem ilusão que destrói as famílias. A mentalidade Sebna tem objetivo especifico, apresentar a Palavra do Senhor em alto padrão distorcido em diversas teses, tradições, culturas, menos o que é divinamente verdadeiro.

Mt 24:24-25. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos. Vejam que eu os avisei antecipadamente.

Esse é um tempo em que as pessoas estão ficando enfadada e revoltadas brigando contra suas religiões e mestres, há uma revolta com o tempo de lutas e sofrimentos alguns já abandonaram a fé e se apostataram, isso é o esfriamento e o declínio espiritual que o espírito de Sebna está causando na igreja do Senhor Jesus.

Jesus fez sérias advertência antecipadamente para sua igreja sobre esses homens, eles provocam aflição no coração do povo, ensinando e iludindo o povo com seus sinais e falsas maravilhas, aproveitando da crença exagerado das pessoas em acreditam em coisas materiais.

Esses falsos apóstolos estão causando ruínas nas paredes das igrejas, destruindo e arruinando aqueles que deveriam entrar na casa de Deus, deixando o templo do Senhor em ruínas devido seus discursos falsos por uma consciência de fingimento e engano.

Como o Profeta Isaías, estava sofrendo vendo o desespero do povo em sua época, nesta temporada Deus também tem seus verdadeiros homens estabelecidos sofrendo pelo povo que está vivendo uma expectativa falsa em venda de acessórios como: rosa do amor, cimento da casa própria, água ungida, martelo da justiça, toalhinhas e salvação em sacrifícios materiais, essa barganha desonesta, fraudulenta que Deus condena.

Ef 2:8-9. Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.

Deus não divide sua Glória com objetos, a Igreja do Senhor não é mercado e nem shopping onde você compra suas alegrias. A Graça do Senhor é um favor imerecido da Sua bondade pela fé em Jesus Cristo, você não paga por aquilo que é de graça. A nossa fé e a nossa nossa salvação não são produtos de habilidades naturais ou qualquer mérito de esforço pessoal, é dom de Deus.

Líderes verdadeiros são instrumentos de Deus, eles vão ensinar as coisas perfeitas em Deus.

1.5 - PRISÃO NO VALE.
(Isaías 22:5) Pois o Soberano, o Senhor dos Exércitos enviou um dia de tumulto, pisoteamento e pavor ao vale da Visão; dia de derrubar muros e de gritar por socorro pelos montes. (NIV)
Sebna não só levou o povo para o vale, ele construiu paredes para aprisionar o povo de Deus no vale. Deus promete quebrar as paredes e inspirar uma paixão pela verdadeira experiência no topo da montanha - a posição de Sião.

NOTAS - Roy Pillay.
A demanda desta temporada para subir mais alto em Deus.

Salmos 61:1-4. Ouve, ó Deus, o meu clamor; atende à minha oração.
2 Desde a extremidade da terra clamo a ti, estando abatido o meu coração; leva-me para a rocha que é mais alta do que e
3 Pois tu és o meu refúgio, uma torre forte contra o inimigo.
4 Deixa-me habitar no teu tabernáculo para sempre; dá que me abrigue no esconderijo das tuas asas.

A rocha mais alto do crente é Cristo. Esta pedra é um lugar de refúgio e proteção contra o inimigo. Nossa confiança está nele.
O coração do Profeta foi entusiasticamente para o povo de Deus; a solução para o povo de Deus nesta temporada é migrar para uma dimensão mais elevada em Deus - Cristo.
Mas onde está o Cristo? Onde é o lugar da morada de Cristo?
Cristo se manifesta onde reunir o povo de Deus.
O lugar mais alto é um lugar onde há uma abundância de graça; onde dobram os cinco dons estão presentes.

NOTAS - Pedro Amancio.
Sl 40:2. Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro.

Sl 95:1. Venham! Cantemos ao Senhor com alegria! Aclamemos a Rocha da nossa salvação.

Nós já estivemos numa posição bem inferior (vale) mas a Voz do Senhor não foi desperdiçada, ela veio com poder e exaltação. A nossa posição firme na doutrina nos manterá longe das prisões apavorante do vale. A Palavra de Deus é a Rocha nos fez submergir do poço da destruição para uma experiência de viver na Montanha que É Cristo.

Sl 19:14. Que as palavras da minha boca e a meditação do meu coração sejam agradáveis a ti, Senhor, minha Rocha e meu Resgatador!

O nosso cântico devem refletir nossas situações anterior dos quais passamos por diversas necessidades essas situações passadas não podem ser apagadas pois elas refletiam o nosso fim. Agora na posição de bem aventurados do Senhor nós devemos estar ciente que fomos resgatados de uma horrível prisão no vale. Deus nos elevou em Jesus Cristo, nossas canções de louvor deve ter um som alegre.

Isaías 33:16. É esse o homem que habitará nas alturas; seu refúgio será a fortaleza das rochas; terá suprimento de pão, e água não lhe faltará.

A imagem do Filho de Deus é semelhante a Ele, em amor, bondade misericórdia em perdoar. Os nossos cânticos deve haver humilhação e refletir o perdão que nos tirou da prisão.

A rocha simboliza segurança e defesa de um refúgio alto e inacessível, um alicerce inabalável, resposta para as situações difíceis. Deus é descrito como a Rocha que traz segurança e firmeza ao seu povo, e Jesus e a rocha de escândalo e pedra da construção da verdadeira igreja de Deus.

O vale espiritual está além de ser um acidente geográfico. Pessoas que estão no vale vivem num alongamento depressivo. No vale os conflitos ficam sem solução e a segurança é minima, ao sair do vale você deve abandonar idolatria totalmente.

A igreja no vale está sem visão, ela faz as mesmas coisas de forma repetidas todos os dias, isso significa indefinidamente que os seus dias não muda. Essa igreja vive a rotina de andar em círculo e viver os mesmo hábitos sem o conhecimento de uma visão ampliada. A falta de visão do monte não permite a renovação, criatividade, conhecimento e sem inspiração para a reforma.



“Algumas pessoas fazem as mesmas coisas e de forma repetida todos os dias e isso significa que o mesmo dia vai se repetindo indefinidamente por todos os dias da vida com diferenças mínimas. A mesma rotina, os mesmos lugares, as mesmas pessoas, os mesmos hábitos, o mesmo conhecimento, o mesmo trabalho, o mesmo caminho, os mesmos programas e, assim por diante. Dessa forma, é difícil inspiração para que a criatividade deixe de ficar submersa!” (CRIATIVIDADE, 2017). Considerando a importância da criatividade para a inovação, analise as afirmativas a seguir. I. Fazer coisas diferentes todos os dias favorece a criatividade. II. A mente quando aguçada por novidades está mais sujeita a novas ideias. III. Assistir filmes, ler livros, conhecer novos lugares não favorece a criatividade. IV. O prazer ao realizar determinada tarefa ou trabalho passa a ser um estímulo à criatividade. Assinale a alternativa que possui apenas assertivas corretas.








1.6 - EXPOSTOS À INVASÃO DO INIMIGO.
(Isaías 22:8) Judá ficou sem defesas. Naquele dia vocês olharam para as armas do palácio da Floresta (NIV)
Sebna não construiu uma fortaleza para proteger o povo de Deus. Sob sua liderança, as defesas da igreja foram arrancadas. O povo dependia da “blindagem” da floresta - uma cobertura inferior.

NOTAS - Roy Pillay.
A armadura da floresta é um símbolo da dependência do povo de Deus em seus recursos naturais.

Salmos 91:1-11. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará.
2 Direi do Senhor: Ele é o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio.
3 Porque ele te livra do laço do passarinho, e da peste perniciosa.
4 Ele te cobre com as suas penas, e debaixo das suas asas encontras refúgio; a sua verdade é escudo e broquel.
5 Não temerás os terrores da noite, nem a seta que voe de dia,
6 nem peste que anda na escuridão, nem mortandade que assole ao meio-dia.
7 Mil poderão cair ao teu lado, e dez mil à tua direita; mas tu não serás atingido.
8 Somente com os teus olhos contemplarás, e verás a recompensa dos ímpios.
9 Porquanto fizeste do Senhor o teu refúgio, e do Altíssimo a tua habitação,
10 nenhum mal te sucederá, nem praga alguma chegará à tua tenda.
11 Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos.

Não contamos com as estruturas da Babilônia nos proteger; crentes em Cristo habitam no esconderijo do Deus Altíssimo.

NOTAS - Pedro Amancio.



1.7 Quebra a casa para construir um muro
 (Isaías 22: 9-10) e viram que a cidade de Davi tinha muitas brechas em seus muros. Vocês armazenaram água no açude inferior, contaram as casas de Jerusalém e derrubaram algumas para fortalecer os muros. (NVI)
 Destrói a vida familiar em função da vida da igreja. Sob Sebna, a vida familiar é quebradapara construir a igreja.
1.8 Represa a unção
(Isaías 22:11) Vocês construíram um reservatório entre os dois muros para a água do açude velho, mas não olharam para aquele que fez estas coisas, nem deram atenção àquele que há muito as planejou. (NVI)
Sebna transformou água corrente em água estagnada. Ele frustra o fluxo do Espírito de Deus.A ordem de Sebna traz estagnação na casa de Deus.
 1.9 Falta de um foco “Cristocêntrico”
(Isaías 22:11) Vocês construíram um reservatório entre os dois muros para a água do açude velho, mas não olharam para aquele que fez estas coisas, nem deram atenção àquele que há muito as planejou. (NVI)

Não há consulta a Cristo. Esta ordem confia na própria força.
 1.10 Oposição às exigências de Deus
(Isaías 22:12-13) Naquele dia o Soberano, o Senhor dos Exércitos, os chamou para que chorassem e pranteassem, arrancassem os seus cabelos e usassem vestes de lamento. Mas, ao contrário, houve júbilo e alegria, abate de gado e matança de ovelhas, muita carne e muito vinho! E vocês diziam: "Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos". (NVI)
 Esta ordem não pode satisfazer as exigências de Deus. Ele age em oposição à vontade de Deus. É uma ordem “gulosa , indulgente que sente falta dos tempos passados de Deus. Assim como Eli esta ordem não pode ouvir a voz atual de Deus.

1.11 Justifica a satisfação instantânea
(Isaías 22:13) Mas, ao contrário, houve júbilo e alegria, abate de gado e matança de ovelhas, muita carne e muito vinho! E vocês diziam: "Comamos e bebamos, porque amanhã morreremos". (NVI)
Para esta ordem o reino é carne e bebida. Para esta ordem, há a possibilidade de morte amanhã, justifica a satisfação carnal de hoje.
 1.12 Uma liderança que não pode ser justificada
 (Isaías 22:14) O Senhor dos Exércitos revelou-me isso: "Até o dia de sua morte não haverá propiciação em favor desse pecado", diz o Soberano, o Senhor dos Exércitos. (NVI)

Esta ordem de liderança é totalmente desqualificada. Deus não aceita esse padrão em sua igreja.
(Isaías 22: 17-18) "Veja que o Senhor vai agarrar você e atirá-lo para bem longe, ó homem poderoso! Ele o embrulhará como uma bola e o atirará num vasto campo. Lá você morrerá e lá os seus poderosos carros se tornarão a vergonha da casa do seu senhor! (NVI)

Esta liderança Deus cortou de sua igreja.
(Isaías 22:25) "Naquele dia", anuncia o Senhor dos Exércitos, "a estaca fincada em terreno firme cederá; será arrebentada e desabará, e o peso sobre ela cairá. " Pois o Senhor o declarou. (NVI).

Nota P. A.
Eliaquim” significa “Quem Deus levanta, estabelece e sustenta...
Eliaquim é o servo fiel, aquele a quem o rei pode confiar as chaves de todos cômodos do palácio. Eliaquim, filho de Hilquias”, isto é, “aquele que Deus sustenta” é fruto de uma consciência que diz “minha porção é o Senhor”.

A figura de Eliaquim representa o próprio Cristo. É Ele “o que tem a chave de Davi. O que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre” (Ap.3:7). Ele recebe o domínio, e se lavanta como “pai para os moradores de Jerusalém”. Ele é quem cuida de todos os vasos menores, desde as taças até os jarros.

Ap. 3:7,8. “Estas são as palavras daquele que é santo e verdadeiro, que tem a chave de Davi. O que ele abre ninguém pode fechar, e o que ele fecha ninguém pode abrir. Conheço as suas obras. Eis que coloquei diante de você uma porta aberta que ninguém pode fechar. Sei que você tem pouca força, mas guardou a minha palavra e não negou o meu nome.

Se alguém quer privilégio no Reino de Deus, existe uma porta perfeita de entrada...
Nela está o Porteiro, Ele tem a visão perfeita... sua visão não na está no muro, nem no telhado... Ele vê! da Montanha...

Homens orgulhos tem assumido uma postura de Deus no altar do Senhor...
Seus temperamentos, suas ideias, seus comportamentos soa como deuses... isso tem excluído Deus da sua própria casa... esse tipo de liderança não pode ser justificado diante do Grande Deus Todo Poderoso.

Ser mordomo, é ser despenseiro, que cada um se ache fiel. Um mordomo fiel colocará os interesses do Senhor acima dos seus, o mordomo deve zelar pelos bens de seu Amo como se fossem seus. Muitas lideranças são justificadas pelo o seu próprio eu, esquecendo que ele é administrador, e tem uma relação com Dons, Ministérios, Palavra de Deus. Etc.

Há um exame crítico e preliminar de julgamento do Senhor em relação ao nosso trabalho que estão baseados em convicção humana. Esse sistema se chama Sebna, tem captado muitos ouvidos de crentes... Esse tipo de trabalho Deus nunca irá aprovar...

Nossa palavra, nossa mensagem tem que estar fora de pressão psicológica e emocionais e motivacionais. Esses são entendimentos que fazem o povo subir no telhado... Nossa mensagem devem vir da Montanha, nossa mensagem é para fazer o vale sair das pessoas e trazer eles ao alto da Montanha. Eu falei subir a Montanha, não ficar no pé da Montanha...
1.13 Construção para si mesmo
 (Isaías 22: 15-16) Assim diz o Soberano, o Senhor dos Exércitos: "Vá, dizer a esse administrador do palácio de Sebna: Que faz você aqui, e quem lhe deu permissão para abrir aqui um túmulo, você que o está lavrando no alto do monte e talhando na rocha o seu lugar de descanso? (NVI)
Vemos a partir destes versos que Sebna foi responsável por todos os problemas anteriores. Sebna estava construindo para si mesmo. Ele estava construindo um monumento para si mesmo. Ele estava construindo um nome para si mesmo.
 Esta é do tipo de “liderança de celebridade” que era o flagelo do movimento carismático. O povo de Deus não estava equipado - ele foi saqueado. A liderança construiu para si em nome de Deus. Em muitos lugares, os únicos benfeitores da "doutrina da prosperidade" foram os próprios líderes. Ao povo de Deus foram dadas folhas para cobrir-se (armadura da floresta) em vez da armadura de Deus.
 A ordem Sebna representa uma liderança que constrói o seu próprio reino, em detrimento de um povo crédulo. É uma liderança que posiciona as pessoas no vale e o inimigo na montanha.
Esta liderança tem semelhanças com Saul e Eli.

Nota P. A.
A preocupação de Sebna era garantir seu futuro, construir uma morada para si mesmo. Mal sabia que estava cavando sua própria sepultura. Todos os carros e riquezas que ele havia acumulado de nada serviriam quando o juízo de Deus o acometesse.

Ironicamente, Deus o chama de “homem forte”, que é um dos significados de seu nome. Ele seria tranformado em uma bola, rolando despenhadeiro abaixo.

Nossa chamada não é para acumular bens terrenos, nem com fama ou reconhecimento. Nos temos um cronograma a seguir. Cumprir a missão de Cristo, representar Cristo, essa é a prioridade absoluta.
Não precisamos reivindicar nada. Nossa relação com Deus não é sindical, mas filial.
Nós não somos uma associação ou fundação de trabalhadores, nossa posição é de filhos do Reino... Nos não estamos aqui para defender os interesses sociais, económicos e profissionais, nosso interesse deve ser fazer a vontade do Pai...

Você não pode ser um ladrão na casa de Deus...
você não pode estar na casa do Senhor profanando a Doutrina Verdadeira...
Você não pode estar carregando o mesmo espírito Sebna...
Jesus é todos benefícios que você precisa na casa de Deus...

Sebna não tem futuro no Reino de Deus...
Deus não divide a Glória Dele com ninguém...

João. 14:13. Temos a senha que abre todos os tesouros dos céus. E a senha é o nome de Jesus. É Ele quem garante: “E farei tudo o que pedirdes em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho”

Um profano nunca vai glorificar o Pai...
Filhos profano serão expulsos do Éden...
Sebna carrega um espírito de orgulho e ruína...

2 Ordem de liderança de Eliaquim

2.1 Aquele dia é agora.

Nota P. A.
Eliaquim seria exaltado pelos bons valores do seu coração. Os sentimentos de Eliacim era de um "pai" (protector e conselheiro) para o povo de Judá.
A posição de fidelidade, é a chave para você assumir o controle de administração... Deus procura um coração de cuidados, responsabilidade e, interesse pelo o seu povo.

Existem muitos estrangeiros com interesses na casa de Deus... Que dizem e afirmam em adorar a Deus, mas eles buscam e aceitam privilégios pelos os serviços prestados a Deus... Vocês não devem abusar de seu cargos para enriquecer ou ganhar prestígios.
(Isaías 22:20) "Naquele dia convocarei o meu servo Eliaquim, filho de Hilquias.(NVI)
2.2 Aquele que é chamado
 (Isaías 22:20) "Naquele dia convocarei o meu servo Eliaquim, filho de Hilquias.(NVI)
Quem é chamado é um escolhido - o homem estabelecido da casa.

Nota P. A.
Esse história poderemos comparar com Saúl e Davi...
Saúl, escolhido mas, não chamado...
Davi, Chamado e escolhido...

O Ministério do Senhor é muito ao contrário dos homens. Deus estabeleceu todos os padrões de ordem na Casa... Salvação, Benção, segurança, misericórdia, fidelidade, sustentação e alegria, comunhão e justiça... Essas são as marcas do Homem estabelecido. Ao receber ao ser escolhido e chamado lembra toda glória só a Deus.

O ministério do homem é opressão na submissão, mentiras e exigências sem retidão. Apesar de tudo isso só Deus é o juízo, ele conhece todo interior, Ele pode julgar o íntimo.

Esse é um momento de transição... Eliaquim representa uma nova estação na Casa...
Eliaquim representa a cultura da Migração... Uma nova ordem para a Casa de Deus...
Essa nova ordem expulsa a velha ordem... O profeta do Senhor entrou no vale trazendo esperança para os ossos secos...

A humildade veio para substituir a soberba... Não queira subir muito rápido, devemos escalar a Montanha com sabedoria... antes de subir a montanha lembra que você estava no vale...

Só Jesus veio primeiro da Montanha para o vale trazendo libertação...
Antes Dele voltar para a Montanha houve Sacrifício no vale...

O homem estabelecido sabe representar Jesus no vale...
O homem estabelecido tem responsabilidade no ministério do Senhor...
Ele adverti contra os erros doutrinários e moral e ensina todos os protocolos do Reino para uma representação perfeita do Seu Deus.

Colessenses 1:13. Pois Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado.


 2.3 Provisões sob sua custódia
(Isaías 22:21) Eu o vestirei com o manto que pertencia a você, com o seu cinto o revestirei de força e a ele entregarei a autoridade que você exercia. Ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para os moradores de Judá. (NVI)

Nota P.A.
O cinto denota uma proximidade especial com Deus.
O cinto significa a Justiça de Cristo.
Fidelidade é o cinto dos rins de Cristo.

2.4 Encarregado da casa
(Isaías 22:21b) ... e a ele entregarei a autoridade que você exercia. Ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para os moradores de Judá. (NVI)
Note-se que Sebna estava no comando da casa.
(Isaías 22:15) Assim diz o Soberano, o Senhor dos Exércitos: "Vá, dizer a esse administrador do palácio de Sebna: (NVI)
 Esta responsabilidade foi agora transferida para uma nova ordem - a ordem de Eliaquim. O homem estabelecido legítimo é da ordem de Eliaquim.
 2.5 Um pai Espiritual
(Isaías 22:21c) Ele será um pai para os habitantes de Jerusalém e para os moradores de Judá. (NVI)
Deus está levantando líderes que serão pais Espirituais do seu povo.
 (1Coríntios 4:15) Embora possam ter dez mil tutores em Cristo, vocês não têm muitos pais, pois em Cristo Jesus eu mesmo os gerei por meio do evangelho. (NVI)

Nota P.A.
Nós temos Deus como o primeiro Pai, depois o pai biológico e por terceiro o pai espiritual. A posição do pai espiritual é de uma grande responsabilidade, eles têm obrigação de conduzir a igreja na posição em Deus...
O PAI ESPIRITUAL É AQUELE QUE GERA O FILHO EM CRISTO...
O PAI ESPIRITUAL É AQUELE QUE DÁ EXEMPLO AOS FILHOS...
UM PAI ESPIRITUAL É AQUELE QUE CORRIGE OS FILHOS...
O PAI ESPIRITUAL É AQUELE QUE AMA E CUIDA BEM DOs FILHOs de Deus na casa de Deus.

Os filhos gerados espirituais precisam ter a identidade do pai e não podem fugir das suas obrigações de filhos...
Deus neste tempo está trazendo uma grande reforma, muitas casa Dele estão migrando para o conhecimento que há um pai terreno espiritual sobre o comando Dele para os seus filhos na terra. É fundamental se preparar para ser um pai espiritual nesta nova estação... há uma chamado do Senhor para pais e filhos, Deus quer um pai espiritual verdadeiro na sua casa para cuidar de filhos verdadeiro também em sua Casa.
Um pai com o coração no filho e o filhos com o,coração no pai...

 (Malaquias 4:5-6) "Vejam, eu enviarei a vocês o profeta Elias antes do grande e terrível dia do Senhor. Ele fará com que os corações dos pais se voltem para seus filhos, e os corações dos filhos para seus pais; do contrário eu virei e castigarei a terra com maldição. " (NVI)
 2.6 Tecnologia para construir como Davi.
(Isaías 22:22) Porei sobre os ombros dele a chave do reino de Davi; o que ele abrir ninguém conseguirá fechar, e o que ele fechar ninguém conseguirá abrir. (NVI)

Davi era um homem preciso. O Tabernáculo de Davi é uma imagem da igreja. A chave para esse padrão Deus dará à ordem de Eliaquim. A ordem Eliaquim irá selecionar cuidadosamente os materiais certos para construir a casa de Deus - definitivamente não é de madeira, palha e feno, mas ouro, prata uma pedra preciosa.

Nota P.A.
O poder da chave é autoridade, Eliaquim vai construir de conformidade ao padrão que Deus quer.
A nossa construção é sobre a obra de Jesus Cristo, Pedro também recebeu a chave de ligamento... Quando construíamos no padrão do Senhor, recebemos o Espírito de autoridade... Há um poder operando sobre aquele,que está construindo com Cristo.
Deus da autoridade, Ele espera que nos vamos construir de acordo com sua vontade.
Deus da o modelo certo de como construir, Moisés recebeu todos as instruções...
Jesus construi de acordo com o seu pai... Nos,também temos a Planta da construção... A tecnologia desta demanda é observar a Palavra do Pai é fazer como ele quer. Lembra que para construir com o homem de Deus você precisa matar a sua visão...
2.7 Liderança estável
(Isaías 22:23) Eu o fincarei como uma estaca em terreno firme; ele será para o reino de seu pai um trono de glória. (NVI)
 Esta liderança é arraigada e fundada em Cristo - o lugar seguro. Esta liderança é o trono onde Cristo está sentado, ou seja, Cristo governa sua igreja através desta ordem de liderança.

Nota P.A.
Para fincar uma estaca é preciso ter uma marreta pesada, a estaca para entrar no solo precisa ser pontiaguda. A Palavra de Deus é como marreta, a estaca é a Doutrina do Senhor penetrando no solo que somos nós...
Cristo é nossa fundação firme, Cristo é o senhor da sua igreja. Deus irá honrar nossas palavras fortes, Jesus governa com homens segundo o coração de Deus, assim a igreja vai ser estabelecida no verdadeiro padrão que CRISTO!

Nossa liderança será estável na casa quando estivermos fazendo de acordo com o pai... o manual da construção está com o pai...
2.8 Um homem estabelecido encarregado do povo de Deus
(Isaías 22:24) Toda a glória de sua família dependerá dele: sua prole e seus descendentes — todos os seus utensílios menores, das bacias aos jarros. (NVI)
A ordem Eliaquim é uma ordem de homens estabelecidos legítimos, chamados e enviados por Deus para conduzir o Seu povo. Os vasos aqui, são os vasos de honra na igreja - membros genuínos do corpo de Cristo. Estes membros devem estar ligados a um homem estabelecido legítimo – A estaca.

Deus não escolhe os vasos do chão. Certifique-se de que você pertence a uma igreja local, ligado a um homem Estabelecido designado por Deus.

Nota P.A.

Deus é responsável, Ele constrói com o ser humano, sua construção é com homens terrestres. Deus faz suas escolhas, Ele é soberano... Ele está olhando a maneira como estamos construído...

2 Timóteo 3-5.
1 Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos;
2 pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios,
3 sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem,
4 traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,
5 tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder. Afasta- te também desses.

Este é um retrato de crentes / homens de Deus que não são responsáveis perante a autoridade espiritual. Eles escrevem suas próprias leis. Eles desprezam as instruções de um pai espiritual. Eles amam seus edifícios, suas casas, seus carros, suas famílias, suas realizações, suas qualificações educacionais, suas carreiras, seus negócios.

Esses homens são tipos que Deus despreza a frente de ministérios, eles demonstram ausência de graça .... A falta da legitimidade para a construção da família de Deus.