LIÇÃO 24 - O HOMEM ESTABELECIDO IMPRECISO - PARTE I

07/08/2021 13:17 LIÇÃO 24 - O HOMEM ESTABELECIDO IMPRECISO.

2 Crônicas 26.1-23. O REINADO UZIAS.
Todo o povo de Judá tomou a Uzias, que era de dezesseis anos, e o constituiu rei em lugar de Amazias, seu pai. Ele edificou a Elate e a restituiu a Judá, depois que o rei descansou com seus pais. Uzias tinha dezesseis anos quando começou a reinar e cinquenta e dois anos reinou em Jerusalém. Era o nome de sua mãe Jecolias, de Jerusalém. Ele fez o que era reto perante o SENHOR, segundo tudo o que fizera Amazias, seu pai. Propôs-se buscar a Deus nos dias de Zacarias, que era sábio nas visões de Deus; nos dias em que buscou ao SENHOR, Deus o fez prosperar.
Saiu e guerreou contra os filisteus e quebrou o muro de Gate, o de Jabné e o de Asdode; e edificou cidades no território de Asdode e entre os filisteus. Deus o ajudou contra os filisteus, e contra os arábios que habitavam em Gur-Baal, e contra os meunitas. Os amonitas deram presentes a Uzias, cujo renome se espalhara até à entrada do Egito, porque se tinha tornado em extremo forte. Também edificou Uzias torres em Jerusalém, à Porta da Esquina, à Porta do Vale e à Porta do Ângulo e as fortificou. Também edificou torres no deserto e cavou muitas cisternas, porque tinha muito gado, tanto nos vales como nas campinas; tinha lavradores e vinhateiros, nos montes e nos campos férteis, porque era amigo da agricultura. Tinha também Uzias um exército de homens destros nas armas, que saíam à guerra em tropas, segundo o rol feito pelo escrivão Jeiel e Maaseias, oficial, sob a direção de Hananias, um dos príncipes do rei. O número total dos cabeças das famílias, homens valentes, era de dois mil e seiscentos. Debaixo das suas ordens, havia um exército guerreiro de trezentos e sete mil e quinhentos homens, que faziam a guerra com grande poder, para ajudar o rei contra os inimigos. Preparou-lhes Uzias, para todo o exército, escudos, lanças, capacetes, couraças e arcos e até fundas para atirar pedras. Fabricou em Jerusalém máquinas, de invenção de homens peritos, destinadas para as torres e cantos das muralhas, para atirarem flechas e grandes pedras; divulgou-se a sua fama até muito longe, porque foi maravilhosamente ajudado, até que se tornou forte.
UZIAS ATACADO DE LEPRA. 
16 - Mas, havendo-se já fortificado, exaltou-se o seu coração para a sua própria ruína, e cometeu transgressões contra o SENHOR, seu Deus, porque entrou no templo do SENHOR para queimar incenso no altar do incenso. Porém o sacerdote Azarias entrou após ele, com oitenta sacerdotes do SENHOR, homens da maior firmeza; e resistiram ao rei Uzias e lhe disseram: A ti, Uzias, não compete queimar incenso perante o SENHOR, mas aos sacerdotes, filhos de Arão, que são consagrados para este mister; sai do santuário, porque transgrediste; nem será isso para honra tua da parte do SENHOR Deus. Então, Uzias se indignou; tinha o incensário na mão para queimar incenso; indignando-se ele, pois, contra os sacerdotes, a lepra lhe saiu na testa perante os sacerdotes, na Casa do SENHOR, junto ao altar do incenso. Então, o sumo sacerdote Azarias e todos os sacerdotes voltaram-se para ele, e eis que estava leproso na testa, e apressadamente o lançaram fora; até ele mesmo se deu pressa em sair, visto que o SENHOR o ferira. Assim, ficou leproso o rei Uzias até ao dia da sua morte; e morou, por ser leproso, numa casa separada, porque foi excluído da Casa do SENHOR; e Jotão, seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei, julgando o povo da terra.
Quanto aos mais atos de Uzias, tanto os primeiros como os últimos, o profeta Isaías, filho de Amoz, os escreveu. Descansou Uzias com seus pais, e, com seus pais, o sepultaram no campo do sepulcro que era dos reis; porque disseram: Ele é leproso. E Jotão, seu filho, reinou em seu lugar.

INTRODUÇÃO - Pedro Amancio.
Nest lição vamos estudar o reinado de Uzias, um rei com um período de fidelidade, ajudado por Deus, teve sucesso e fama. Ele prosperou nos seus projetos de construção, e teve sucesso militarmente com suas forças armadas. 
Suas conquistas foi devido o zelo, eles fez o que era reto aos olhos do Senhor. Deus o ajudou grandemente, ele triunfou sobre os filisteus e os árabes. Uzias demoliu as fortificações as cidades dos inimigos, isto lhe trouxe reputação e fama nos países vizinhos. Seu reinado foi destacada pela suas invenções maquinarias tanto de guerra como na agricultura. Sua política trouxe admiração interna e externa, grande era o seu poder em Deus.

Até que: O orgulho do sucesso, a sombria presunção de buscar ser uma liderança espiritual que nunca lhe poderia ser sua por direito. Esse é o perigo querer misturar a política nas coisas de Deus. Levar a religião para a política, ou trazer a política para a casa de Deus. O altar do Senhor não deve ser dado a politicagem.

Esse é o período de pecado na vida do rei Uzias, se contaminou com as benção matérias. Uzias se aplica a muitas lideranças nesta temporada, elas vivem dois períodos com Deus, um período de fidelidade e benção, é outro de pecado e castigo. Eles vão por caminhos que o Senhor não aprova. Uzias por se achar tão abençoado por Deus, afrontou, violou, desafiou a santidade Deus.

O seu orgulho o levou a uma posição extrema, invadiu o templo do Senhor, onde havia um homem estabelecido preciso em autoridade espiritual para o serviço de Deus. O ato presunçoso de Uzias em oferecer sacrifício, foi um desafio rebelde de ultrapassar a autoridade do homem estabelecido na casa de Deus, ele quiz oferecer incenso, uma tarefa reservado aos sacerdotes. 

O ato presunçoso de Uzias lembra os filhos de Arão oferecendo fogo estranho no altar e a rebelião de Corá. Se tem uma coisa que Deus age rápido é contra rebelião. Os resultados dos orgulhos e das soberbas são desastrosos, eles resultam em fracasso e sofrimentos.

Fl 2:3-5. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.
Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus,

O egocêntrico é uma fraqueza que não estima a humildade e nem a modéstia. A palavra do Senhor no ensina a máxima humildade apontando Jesus como o padrão mais importante. A humildade na Palavra de Deus, é a sabedoria para a consciência das nossas fraquezas, e nos ensina a ter cortesia e decisão de atribuir de imediato todos créditos a Deus e ao próximo.

AMÉM.

AS IMAGENS DOS REIS DA VELHO TESTAMENTO DEFINEM O HOMEM ESTABELECIDO DA IGREJA LOCAL.

UZIAS É UM EXEMPLO DE LIDERANÇA IMPRECISA.
 
O HOMEM ESTABELECIDO - UZIAS.

1. PRIORIDADE IMPRECISA.

Ele reforça a posição comercial de Judá primeiro.

2 Crônicas 26:2.Foi ele quem reconquistou e reconstruiu a cidade de Elate para Judá, depois que Amazias descansou com os seus antepassados (NVI).

Ele construiu Elate - cidade portuária terminal para a frota de Salomão. Este foi o local do fracasso de Josafá (2 Crônicas. 20:36-37, fez aliança com Acazias, filho de Acabe.

Nos seus dias finais Josafá tornou-se um mercador. É triste quando um rei com um mandato para demonstrar o reino de Deus se torna um comerciante.
Este ato de Uzias demonstra uma fraqueza na prioridade. Ao construir Elate primeiro, ele se ocupou com a construção de navios, importação e exportação, em vez de quebrar ídolos e bosques.

PERSPECTIVAS - Roy Pillay.

Esta é a triste realidade de muitos líderes nesta temporada. Eles são motivados por uma paixão pelo sucesso comercial. Há muito pouca consideração para alinhamento espiritual para o coração de Deus. 

Ageu 1:3-9. Veio, pois, a palavra do Senhor, por intermédio do profeta Ageu, dizendo: 4 Acaso é tempo de habitardes nas vossas casas forradas, enquanto esta casa fica desolada? 5 Ora pois, assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos. 6 Tendes semeado muito, e recolhido pouco; comeis, mas não vos fartais; bebeis, mas não vos saciais; vestis-vos, mas ninguém se aquece; e o que recebe salário, recebe-o para o meter num saco furado. 7 Assim diz o Senhor dos exércitos: Considerai os vossos caminhos. 8 Subi ao monte, e trazei madeira, e edificai a casa; e dela me deleitarei, e serei glorificado, diz o Senhor. 9 Esperastes o muito, mas eis que veio a ser pouco; e esse pouco, quando o trouxestes para casa, eu o dissipei com um assopro. Por que causa? diz o Senhor dos exércitos. Por causa da minha casa, que está em ruínas, enquanto correis, cada um de vós, à sua propria casa.   

OBS: Pedro Amancio.
As pessoas quando estão preocupadas com o seus interesses e sucesso vão desprezar a casa de Deus. A procura pelo bens e prazeres da terra tem dificultado a visão do tesouro do Céu. As preferência terrenas tem sido a preocupação do mundo, até mesmo os crentes tem buscado os valores do mundo e esquecido que Deus é capaz de suprir suas necessidade. As administrações imprecisas da Casa de Deus tem colocado um fardo espiritual inquietante nas pessoas por uma busca física desordenada pelas coisas da terra.

NOTA - Pedro Amancio.
Todos nós podemos aprender muito da vida de Uzias, suas forças e fraquezas, suas realizações e erros.
 
Reconstruir os muros quebrados de Elate, pode parecer bom e aceitável pelos cidadãos de Judá, mas era a questão mais importante naquela época?
Como líderes espirituais, nós também podemos ter nossas prioridades mal colocadas. Devemos discernir o que é mais importante. Devemos concentrar-nos mais na reconstrução das paredes quebradas na vida das pessoas. Como líderes, conduzimos as pessoas a Cristo. As pessoas precisam primeiro de Cristo, não de um auditório primeiro. Alimentar os famintos, visitar os doentes, ajudar a necessidade não é errado, mas nosso objetivo é expô-los a Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Mateus 6: 33 Buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça.

Há muitas vidas quebradas por aí que precisam ser reconstruídas. Somente pela Palavra do Senhor e ajuda do Espírito Santo, podemos fazê-lo.
A visão apostólica é a de Atos 6:2. Então os doze convocaram a multidão dos discípulos e disseram: "Não é desejável que deixemos a Palavra do Senhor e sirvamos as mesas. Vv:4. Mas nos daremos continuamente à oração E ao ministério da Palavra"

O reinado de Uzias  foi para Israel o maior período de prosperidade e poder desde a morte de Salomão. Uzias vem do hebraico uziyah e significa “Jeová é a minha força”

Uzias consolidou a posição do Reino de Judá nas rotas comerciais, e reabriu portos e indústrias.

Uzias não foi como Davi, mas também não foi um rei conhecido por casos de corrupção. Uzias iniciou seu reinado temendo, buscando e rendendo culto a Deus, fazendo o que era reto perante o Senhor, e Deus o abençoou. Ele foi muito amado por seu povo, e reconhecido como um grande rei. Durante muito tempo ele se espelhou no sacerdote Zacarias.
Em um determinado momento de sua vida, inflado pelo orgulho de seus triunfos que lhe renderam grande poder e riqueza, ele entrou arrogantemente no templo e, contrariando os sacerdotes, tentou oferecer incenso no altar. 

Uzias ultrapassou a linha do limite. Seu chamado era somente para ser rei.
Esse é o perigo de ultrapassar, ir além. Deus fez demarcações, Cristo é o exemplo da prioridade precisa do nosso chamado.

Miriam ultrapassou a sua posição de profeta.
Nos tornamos impreciso quando vamos além dos protocolos.
Deus nos deu um manual, os filhos de Eli foram imprecisos na Casa de Deus.

Nossas alianças tem que ter fins Espirituais. Estabelecer o Reino de Deus na cidade. A influência tem que ser de Cristo, Ele é a nossa economia  na construção de uma Casa perfeita.

Qual é a definição de um casa fortificada? Uma casa luxuosa com portas resistentes ou uma casa onde a voz de Deus é o único som? A resposta dessa pergunta define onde está o nosso coração.

Reino de Deus é onde a graça está depositada, não é uma empresa comercial. Nós somos o depósito da Graça de Deus...

2 - JUSTIÇA LIMITADA.

2 Crônicas 26:4 Ele fez o que o Senhor aprova, tal como o seu pai Amazias; (NVI).

ABC NOTAS.
Seu senso de fazer o que era certo, era limitado pelo exemplo de seu pai. Ele foi além de seu pai em realizações econômicas, mas não além de seu pai em justiça. A visão do Senhor ditou seu comportamento a exemplo de seu pai.

Seguimos o exemplo de Cristo na pessoa da justiça do Pai

PERSPECTIVAS Roy Pillay.
Cristo é nosso padrão de justiça. Ele é a nossa justiça. Nesta temporada, os crentes estabelecem o padrão de justiça. Amazias não era o padrão perfeito. 

O apóstolo Paulo confirmou esta posição.

1 Coríntios 11:1. Sede meus imitadores, como também eu o sou de Cristo.   

Obs: Pedro Amancio.
Apostolo Paulo é uma precisão desafiante de encorajamento para as lideranças imprecisa desta temporada. Não há nada errado você imitar um homem que vive o exemplo e o padrão de Jesus. É preciso confirmar também nossa precisa posição com o homem de Deus.

NOTAS - Pedro Amancio.
Outra fraqueza de Uzias foi que seu nível de justiça atingiu apenas onde seu pai estava. Ele nunca se moveu além da justiça de seu pai. Ele poderia ter imitado seu pai e seu avô, que poderiam destruir completamente a idolatria na terra, e em sua vida. Enquanto Uzias podia construir cidades, inventar máquinas e fazer prosperar Judá, sua reforma estava incompleta, porque a terra ainda estava ligada à idolatria. Ele não reforma o culto de Judá

A reforma espiritual vem antes da restauração econômica

Mateus 16:26 Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a própria alma? Ou o que um homem dará em troca de sua alma?

O filho deve observar o que o pai está fazendo. O filho deve edificar conforme o padrão do pai. A sabedoria na construção esta em seguir a vontades divina do pai.

Nossos comportamentos devem ser de firmeza e coragem no hábito de respeitar a Construção de reforma que Deus está fazendo através do homem preciso. Se você não observar o Sacerdote preciso na Casa, a lepra espiritual vai separar você.

OBS::Pedro Amancio.
Devemos ser fiéis a Deus como ele é fiel à Sua Palavra. Devemos ser obedientes como Cristo foi até a morte.

Nesta temporada, todos devem morrer, nem um homem deve ficar vivo na casa do Senhor. Toda carnalidades deve ficar morta, este é o exemplo perfeito de Cristo. Devemos usar o relacionamento de Jesus com Deus Pai celestial como um padrão. 

Gl 2:20. Assim já não sou eu quem vive, mas Cristo é quem vive em mim. E esta vida que vivo agora, eu a vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e se deu a si mesmo por mim.

Deus está construindo a sua família de acordo com a fidelidade do homem preciso. Devemos respeitar a autoridade dos homens conjunto nos domicílios de fé Esta é a doutrina da nossa casa.

Isso mostra que podemos ser seletivos na construção da Casa de Deus. Construir com os protocolos real é bom. Mas sem o arranjo sacerdotal construiremos imprecisamente. Nós dois, (Pai e Filho) somos rei e sacerdotes diante do Senhor. A compreensão deste conhecimento trará respeito na construção do Senhor.

3 - UMA BUSCA MÍSTICA A DEUS.

(2 Crônicas 26:5) e buscou a Deus durante a vida de Zacarias, que o instruiu no temor de Deus. Enquanto buscou o Senhor, Deus o fez prosperar. (NVI).

NOTAS - ABC
Ele buscou a Deus. Isso parece uma coisa boa. Mas sua busca de Deus parece ser motivada por "visões" ao invés de um verdadeiro interesse do coração. Um verdadeiro interesse do coração seria caracterizado pela destruição do ídolo.

PERSPECTIVAS- Roy Pillay.
Relação do Uziah com Deus baseou-se em visões e sinais. Ele prosperou durante os tempos que ele buscou o senhor.

Filipenses 3:8-11. im, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo, 9 e seja achado nele, não tendo como minha justiça a que vem da lei, mas a que vem pela fé em Cristo, a saber, a justiça que vem de Deus pela fé; 10 para conhecê-lo, e o poder da sua ressurreição e a e a participação dos seus sofrimentos, conformando-me a ele na sua morte,  
11 para ver se de algum modo posso chegar à ressurreição dentre os mortos.   

Paixão de Paul foi conhecer o Senhor Jesus Cristo. Ele valorizou seu relacionamento com o senhor mais do que todas as suas realizações.

NOTAS - Pedro Amancio.
Uzias foi grandemente influenciado pelo profeta Zacarias. Ele foi ensinado a temer o Senhor, foi o que, o fez se tornar-se um líder sábio. Ele fez Judá uma nação muito próspera. O profeta Zacarias foi a voz de Deus para aquela época.

Nesta temporada, operamos sob 2 Pedro 1:19. Assim temos mais confiança ainda na mensagem anunciada pelos profetas. Vocês fazem bem em prestar atenção nessa mensagem. Pois ela é como uma luz que brilha em lugar escuro, até que o dia amanheça e a luz da estrela da manhã brilhe no coração de vocês.

Assim nesta estação temos a Palavra infalível do Senhor. A Palavra do Senhor está acima das visões, sonhos e anjos. Não descartamos visões e sonhos, mas ponderamos contra a Palavra. A Palavra do Senhor é o padrão para nós. Lembre-se que a fé é sobrenatural.

Hebreus 10:38 "Ora, o justo viverá pela fé, mas se alguém recua, a minha alma não tem prazer nele" 

Hebreus 11: 6 "Mas sem fé é impossível agradar a Deus, Que vem a Deus deve crer que Ele é, e que Ele é um galardoador daqueles que diligentemente o buscam "

Temos que saber expor nossas experiências sobrenatural de modo que não fiquemos místicos. Todo homem de Deus tem que buscar uma posição espiritual profunda de sensibilidade nas escrituras  com responsabilidade. O conhecimento e o relacionamento com Deus deve expor nossa fé diante do Senhor. Cada crente tem a sua própria experiência. Nossas experiências são individual. Deus é infinitamente maior que tudo quanto os homens estejam dispostos a experimentar... 

OBS: Pedro Amancio.
As pessoas estão buscando por um Deus místico que realiza seus desejos, como o Gênio da lâmpada. Não uma busca pelo o viver da vida Dele. Os enganos vem daqueles que têm alimentado o povo de Deus com falsa doutrina de que Deus está jogando benção materiais e por relacionamentos de sacrifícios estranhos a Palavra de Deus.

A renúncia do passado, uma mudança para o futuro. Busquemos os valores de Cristo. A palavra do Pai tem o poder de criar ordem no meio do caos.

Esta Palavra se tornou carne e habitou entre os homens. Esta palavra deve residir em nós. Sem Doutrina vamos correr atrás de qualquer vento de cobertura falsa…

4 - ABRE AS PORTAS PARA A INVASÃO DO INIMIGO.

(2 Crônicas 26:6) Ele saiu à guerra contra os filisteus e derrubou os muros de Gate, de Jabne e de Asdode. Depois reconstruiu cidades próximo a Asdode e em outros lugares do território filisteu. (NVI).

ABC NOTAS
Ele quebrou as paredes. Isso também parece uma coisa boa, mas quando você quebrar as paredes, você se abre para influenciar por nações pagãs.

PERSPECTIVAS - Roy Pillay. 
Uzias desmantelou o muro de Gate e Asdode. Ashdod foi uma das cinco cidades estratégicas importantes dos filisteus. Por quebrar as paredes, ele expôs as pessoas a cultura de adoração dos filisteus.

NOTAS - Pedro Amancio.
É irônico que Uzias desceu aos filisteus e quebrou o muro de Gate, Jabné e Asdode. Ele negligenciou quebrar os santuários e altares do deus pagão em Judá. Este líder estava em um crescimento de raiar e prosperidade, tudo feito possível por Deus, mas ele não podia ajudar a nação para se entregar completamente a Deus.

Quando não há muros podemos ser facilmente seduzidos pela atração da cultura dos filisteus.

A imagem da quebra dos muros é um perigo, é a brexa para o inimigos entrar. A imagem da destruição é uma adaptação do evangelho por onde mundo quer entrar. A vontade de Deus é que devemos restaurar e não destruir.

Apostolo Paulo indo para Damasco começou a carreira querendo ganhar um prêmio de Deus, nossas conquistas devem ter aprovação de Deus.

O homem que Deus usou para remover as escamas dos olhos de Paulo não era uma celebridade, era um líder desconhecido com o nome de Ananias.

Apóstolo Paulo queria destruir uma Nova ordem com aprovação de uma mentalidade Uzias. Cristo mudou a mente de Paulo através de um peixeiro.
 
5. ELE SE TORNOU FAMOSO, E NÃO DEUS. 

(2 Crônicas 26:7-8) Deus o ajudou contra os filisteus, contra os árabes que viviam em Gur-Baal e contra os meunitas. Os amonitas pagavam tributo a Uzias, e sua fama estendeu-se até a fronteira do Egito, pois havia se tornado muito poderoso. (NVI)
Seu nome significa "força de Jeová". Ele usou a força de Jeová para "se fortalecer muito" (Antiga KJV).

Este rei estava construindo seu próprio reino, não de Deus.

NOTA - Pedro Amancio.
Jesus disse: “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha própria vontade, e sim a vontade daquele que me enviou”. Jo 6:38.

Jesus não fez política com o mandato que recebeu de Deus, a mulher de Zebedeu fez um pedido ambicioso por seus filhos. A nossa ação é indicar o Reino de Deus, as pessoas precisam de uma oportunidade de ouvir Jesus em nossas casas. Nos tornaremos filhos verdadeiro quando cumprimos o mandato da prática de Cristo.

Nessa estação Cristo está a mandar fogo sobre os corações usurpadores. Ou você constrói com Ele, ou você está construindo contra Ele. Jesus não está a construir um reino terreno, mas um Reino celeste. O propósito principal do mandato de Cristo é a Salvação e a Justiça de Deus.

O Filho verdadeiro expos o Pai.
Filhos verdadeiros vão expor a Doutrina Pai.

Jo. 12:49. Pois não falei por mim mesmo, mas o Pai que me enviou me ordenou o que dizer e o que falar. 

Na construção do Reino de Cristo, nossa visão terá que morrer.
Na implementação da Doutrina do ABC em nossas casas, nao misturar vinhos.

No Reino do Céu, Cristo já é Rei. A Glória pertence a Ele. A coroa está na cabeça Dele. Tudo isso pode ser revelado nos filhos obedientes.

Fl. 2:6,7. que, embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens.

Essa deve ser nossa posição, esperar em Cristo para ser aprovado por Deus.


DIÁLOGOS.

PR. Malcolm 
Como homens perfeito não estamos destinados a correr atrás da fama e fortuna. Nossa responsabilidade é exaltar o nome em Cristo. Uzias nunca exaltou Deus em qualquer de suas façanhas. Ele apenas fez o que quis.

O dia do pregador da celebridade deve chegar ao fim. O único famoso é Jesus Cristo.

Ap. Roy. 
O espírito de ambição deve ser destruído. Os líderes estão à procura de "fama instantânea" - Temos de estar preparados para trabalhar o nosso sucesso. Se Cristo vive em nós, não temos que correr atrás de fama e dinheiro.

Pr. Edivaldo. Nós fomos separados para o ministério de Cristo, e não para a reputação pública.

Ap. John Barnes.
Nosso mandato e missão é anunciar nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Devemos ter cuidado para não roubar a Deus, tomando o que lhe pertence. Ele merece toda a glória, honra e louvor. 

Nossa perspectiva é: 1 Coríntios 10:31 "Portanto, quer comais quer bebais, fazei tudo para a glória de Deus"

6. PROTEGE OS INTERESSES PESSOAIS.

(2 Crônicas 26:9) Uzias construiu torres fortificadas em Jerusalém, na porta da Esquina, na porta do Vale e no canto do muro. (NVI).

COMENTÁRIOS- Roy Pillay. 
Uzias construiu torres em posições estratégicas para fins de segurança. O Senhor é claro sobre isso. Este é um salmo escrito por Salomão:

Salmos 127
1 Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

O Senhor observa tudo o que estamos construindo. Ele frustrou a Torre de Babel porque o motivo dos homens era construir um nome para si.

Gênesis 11: 4-9. Disseram mais: Eia, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo cume toque no céu, e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra. 5 Então desceu o Senhor para ver a cidade e a torre que os filhos dos homens edificavam; 6 e disse: Eis que o povo é um e todos têm uma só língua; e isto é o que começam a fazer; agora não haverá restrição para tudo o que eles intentarem fazer. 
7 Eia, desçamos, e confundamos ali a sua linguagem, para que não entenda um a língua do outro. 8 Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade. 9 Por isso se chamou o seu nome Babel, porquanto ali confundiu o Senhor a linguagem de toda a terra, e dali o Senhor os espalhou sobre a face de toda a terra.

Servimos a um Deus ciumento. Estamos criando nossas famílias e famílias - não nossas empresas privadas, comerciais.

ABC NOTAS
Quando um homem constrói seu próprio reino, ele precisa protegê-lo e protegê-lo. Uzias construiu torres para vigiar seu próprio reino.

NOTA - Pedro Amancio. 
Uzias, ao atingir uma excelência reconhecida nacionalmente e internacionalmente, não soube resistir aos encantos humanos e temporário do poder. Sua experiência é hoje um alerta para construirmos uma vida séria e eterna com Deus.

Muitos Uzias estão no desafio de governar a Casa de Deus, esse desafio é tão grande que só pode ser vencido se o governante estiver debaixo da legislar do Grande Governador, exemplo de todos os governadores: Deus, rei dos céus e da terra!

Jesus nos deixou uma escala de valores.
Acima de toda equitação terrena está a comunhão espiritual, Deus deve possuir posição de gozo e cuidados em nossa vida.

Não podemos administrar a casa de Deus com malícia, essa foi atitude de Uzias, em nossos cultos não devem haver corações duros. Todo o tesouro do culto é Cristo. Nosso valor é ter fé em Jesus. Não estamos presos as limitações físicas, morais e carnais, Cristo compadeceu das nossas fraquezas para que fossemos forte Nele. Jesus é a nossa torre fortificada nossos interesses pertence a Jesus.

Tiago 2:5 Ouçam, meus amados irmãos: Não escolheu Deus os que são pobres aos olhos do mundo para serem ricos em fé e herdarem o Reino que ele prometeu aos que o amam?

Apostolo Tiago em sua carta condena os erros dos juízos humanos que muitas vezes usam caminhos do engano por onde se espera chegar à felicidade, mas no fundo conduzem a miséria e a desgraça. A vida é uma concessão de Deus para que podemos glorifica-lo.

Apostolo Tiago também condena as tentações que acompanham a riqueza que são uma segurança falsa, corrupção, amor ao poder, desprezo aos menos favorecidos e acúmulos além das necessidade.

A visão do rico em Lc. 16:25 é que, no inferno não tem como gozar dos tesouros terrenos, adquirido e acumulados na terra. O rico levou uma vida egocêntrica, nunca pensou no próximo.

Uzias tinham uma unção para construir sistemas e estruturas; Mas ele não demonstrou nenhuma justiça e paixão em direção a Deus. Nós devemos reinar sobre a esfera que Deus nos designou