LIÇÃO 24 - O HOMEM ESTABELECIDO IMPRECISO - PARTE III

07/08/2021 13:08

11. BLOQUEOU A VISÃO.


PERSPECTIVA - Roy Pillay. 


A verdade é que Uzias confiou em sua própria habilidade; Suas próprias habilidades e talentos na construção da nação. Ele queria que a nação confiasse nele (Uzias). Uzias queria ser o provedor do povo. Uzias queria ser o grande libertador. Ele desprezava a idéia da nação confiando em Deus para todas as coisas. Somos chamados a representar Deus e Seu Cristo; Somos portadores de Cristo. É essa graça que entrega as pessoas. Este Cristo não deve ser bloqueado ou obstruído. Este Cristo deve ser revelado para que todos possam ver. Não as coisas materiais que possuímos, mas os atributos de Cristo em nós. O povo viu todas as conquistas e sucessos de Uzias, mas eles não viram o Cristo nele.


Mateus 5: 14-16. Tu és a luz do mundo. Uma cidade que está situada em uma colina não pode ser escondida. 15 Também não acendem uma lâmpada e a colocam debaixo de uma cesta, mas sobre um candelabro, e dá luz a todos os que estão na casa. 16 Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.



ABC NOTAS

Quando ele fortaleceu a posição comercial de Judá, a economia foi vista.

Quando fez bem, seu pai foi visto.

Quando buscou a Deus, Zacarias foi visto.

Quando quebrou as paredes, o inimigo foi visto.

Quando construiu torres, seu reino foi visto.

Quando ele construiu o sistema de defesa, seu exército foi visto.

Quando entrou no templo, o Juízo foi visto.

 

Este rei simplesmente bloqueou a nação de ver Deus.

Ele não queimou nenhum ídolo, não juntou a nação em oração, não celebrou a páscoa, não desenvolveu uma paixão nacional por Deus.

Ele era um homem estabelecido que impediu as pessoas de verem Deus.

Ele era como um arranha céus que bloqueia o sol.

Por isso que somente quando morreu, Isaias viu o Senhor.

 

Isaías 6:1. No ano em que o rei Uzias morreu, eu vi o Senhor assentado num trono alto e exaltado, e a aba de sua veste enchia o templo. (NVI)


Foi sua morte que ativou o ministério profético. Uzias representa homens/ministérios glamorosos que impedem o povo de ver Deus


NOTAS - Pedro Amancio.


É interessante notar que nesta temporada a Igreja esta sobre sombra de grandes edifícios espirituais impreciso que são as doutrinas falsas tem impedido a visão para do entendimento perfeito sobre Cristo. O povo não consegue enxergar Deus por causa dos reflexos das doutrinas falsas que bloqueiam a perfeita visão sobre as coisas concernente a Deus.


Líderes de alguns ministérios tem pregado que o alvo é luxo e conforto. Dizem que o verdadeiro crente tem que ser próspero financeiramente, pois Deus é dono do ouro. 


Muitos homens construíram seus próprios prédios e colocaram suas tecnologias audiovisuais, tornaram se pop stars gospel, suas mensagens e músicas tornaram devoção do povo, levando muitas pessoas a viver um declínio espiritual, bloqueando o Sol (o verdadeira sentido Palavra)no altar. Esses homens têm o coração ensoberbecido pelo orgulho de suas construções pessoais, eles têm em mente do si próprio. 


Conhecer a Verdade sem proseguir nela é pior do que não conhecê-la. A s ordenanças de Jesus não pode ser uma alusão em nossa vida, se não seremos piores que aquelas cidades que Jesus proferiu juízo sobre elas. 


Lc 10:13-15. Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Porque, se em Tiro e em Sidom, se tivessem operado os milagres que em vós se fizeram, há muito que elas se teriam arrependido, assentadas em pano de saco e cinza. Contudo, no Juízo, haverá menos rigor para Tiro e Sidom do que para vós outras. Tu, Cafarnaum, elevar-te-ás, porventura, até ao céu? Descerás até ao inferno.


A condenação para aqueles que recebem a Graça em vão é assustadora. 

Jesus não condena o intelecto, mais sim o orgulho intelectual sem humildade. Deus precisa ter acesso ao seu povo, Deus precisa ter acesso ao nosso coração.


Você pode construir muros e colocar Deus dentro do seu espaço.

Você pode destruir muros que estão sendo empecilho de Deus de entrar no seu quintal. Temos que levantar nossos edifícios sobre a Rocha Jesus, Ele é o fundamento da nossa construção. Nesta temporada os edifícios devem ser sobrenatural para que o povo tenha a perfeita visão do Senhor. 


DIÁLOGOS.


Hudson - Quando homem não compreender a doutrina da representação, nunca será a luz para o seu povo. Este é o ponto, devemos seguir e ver  Cristo no vaso humano espiritual.


Ap. John - Quando os líderes se elevam, e seu sucesso é destacado, Cristo é evitado. Devemos elevar Cristo, para que Ele possa atrair pessoas para Ele.


Pr. Edivaldo - Precisamos ter clareza em quem estamos seguindo, e quem estamos representando.


Ap. Robson - Infelizmente muitos homens querem ser reconhecidos como grandes, mas Grande é Cristo.


12. ISOLAMENTO.


(2Crônicas 26:18-21) Eles o enfrentaram e disseram: "Não é certo que você, Uzias, queime incenso ao Senhor. Isto é tarefa dos sacerdotes, os descendentes de Arão consagrados para queimar incenso. Saia do santuário, pois você foi infiel e não será honrado por Deus, o Senhor". Uzias, que estava com um incensário na mão, pronto para queimar o incenso, irritou-se e indignou-se contra os sacerdotes; e na mesma hora, na presença deles, diante do altar de incenso no templo do Senhor, surgiu lepra em sua testa. Quando o sumo sacerdote Azarias e todos os outros sacerdotes viram a lepra, expulsaram-no imediatamente do templo. Na verdade, ele mesmo ficou ansioso para sair, pois o Senhor o havia ferido. O rei Uzias sofreu de lepra até o dia em que morreu. Durante todo esse tempo morou numa casa separada, leproso e excluído do templo do Senhor. Seu filho Jotão tomava conta do palácio e governava o povo.


PERSPECTIVAS - Roy Pillay. 


O pecado de transgressão trará isolamento ao ofensor. A maior perda para um crente deve ser separada da Presença de um Deus Todo-Poderoso; Para ser separado de Sua voz; Para ser separado de Sua Glória.

Foi quando o sacerdote Eli morreu. Eli não morreu quando soube que Israel perdeu a batalha contra os filisteus; Ele não morreu quando os israelitas foram abatidos e mortos; Ele não morreu quando seus filhos foram mortos.

Eli morreu quando soube que a Arca de Deus havia sido capturada.

Eli morreu quando a Presença de Deus (Arca) se foi.


1 Samuel 4:17-18. Então respondeu o que trazia as novas, e disse: Israel fugiu de diante dos filisteus, e houve grande matança entre o povo; além disto, também teus dois filhos, Hofni e Finéias, são mortos, e a arca de Deus é tomada. 18 Quando ele fez menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, junto à porta, e quebrou-se-lhe o pescoço, e morreu, porquanto era homem velho e pesado. Ele tinha julgado a Israel quarenta anos.   


O isolamento que matará o sacerdote é o isolamento da Presença de Deus. Esta Presença se manifesta quando os crentes se reúnem; Especialmente na reunião da "igreja na cidade" onde há muitas graças que são representadas. Cristo está no meio. A esposa de Finéias recebeu esta revelação. Ela definiu o isolamento como a ausência da Arca (Presença de Deus); A morte de seu mensageiro (Eli, o sacerdote) e seu marido (companheirismo). Ela declarou que seu filho será chamado "Icabô".


1 Samuel 4:21-22. E chamou ao menino de Icabô, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque fora tomada a arca de Deus, e por causa de seu sogro e de seu marido. 22 E disse: De Israel se foi a glória, pois é tomada a arca de Deus.


ABC NOTAS

Uzias foi atingido pela Lepra. Ele foi cortado de seu povo e do templo. Ele foi cortado da presença reveladora de Deus. Ele tinha que viver em revelações passadas.


Nota P.A.

Uzias corrompeu se,  chegou ao ponto de se sentir superior aos sacerdotes. Ele foi repreendido pelo sacerdote Azarias, Que triste fim para aquele que um dia foi tão abençoado por Deus. Uzias foi enganado pelo seu próprio coração.


Muitos homens tem caído no evangelho por causa de suas próprias arrogâncias, Obediência deve ser o exemplo dos pais, se queremos filhos ministrando em nosso casas como sacerdotes fiéis, nossos corações terão que ser honestos na chamada.


Você na pode pensar que é um Deus na terra. Quando você começar a ter esse sentimento, que você é como Deus, é o início da queda e de tragédia.

Adão profanou a Palavra de Deus com esse sentimento, e foi expulso do Edem.


O princípios da Palavra Deus é fazer você feliz.

Os pais espirituais tem que estar preocupados em que toda a congregação obedeça fielmente a Deus. Não queremos filhos separados da Graça de Deus.


Todos os princípios de Deus quando obedecidos vem acompanhados de bênção. Todos tem que ser capaz de sobreviver pela a palavra de Deus, mesmo que morra por ela, obediência é vida...


Quando você desobedece o que esta escrito na Palavra, você será exposto ao sentimento da vergonha. Deus tem limites para a nossa vida, hoje o nosso limite é Cristo...


1 Samuel.15:22,23

Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros. Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria, e o porfiar é como iniqüidade e idolatria. Porquanto tu rejeitaste a palavra do SENHOR, ele também te rejeitou a ti, para que não sejas rei."  


Uzias estava na unção de Saúl, carregando o mesmo espírito.

As Escrituras está trazendo exemplo de homens que estiveram a serviço de Deus, uns bem sucedidos por que mantiveram seus corações puros, e outros que foram além do seus chamados, outros profanos e outros que se apostataram da fé etc.


Orgulho e desobediência abrem uma ilegalidade no mundo espiritual que se transforma em brecha escancarada para o diabo entrar no coração e lançar lepra, tristeza e isolamento…


DIÁLOGOS.


Ap. Roy - Uma igreja que despreza o movimento do Espírito Santo e a presença de Deus, terá a falta da vida espiritual de Deus.


Os crentes em atos 2:42 veio de atos 2:1-4. Eles estavam no Cenáculo do Espírito Santo. O Espírito Santo é poder. Você não pode comprar o Espírito Santo em uma loja. Estes homens seguiram as instruções de Jesus. Eles sabiam exatamente o local onde eles devem ser encontrados.


Pra. Sheila - O Espírito Santo é Vida. O Espírito Santo é um professor, ouça a Sua voz.


Pr. Alistair - É o espírito santo que os levará a toda a verdade.


Hudson - A unidade no Espírito depende do respeito ao chamado e a Graça.


Ap. Robson - Temos que entender que dependemos totalmente do Poder do Espirito de Deus em Nossas vidas.


Ap. Roy - Tudo retorna para a palavra do Senhor. Não podemos escapar as instruções do senhor. Muitos crentes estão esperando no lugar errado para o movimento de Deus. Algumas pessoas estão esperando para receber as instruções de celebridades.


AP. Jhon - Podemos nos desligar de onde deveríamos estar em Cristo, se nossa mente e atenção estiverem obscurecidas pelo que estamos construindo, o que conseguiremos?. Devemos sempre ser sensíveis ao Espírito Santo para que Ele possa nos direcionar para onde devemos estar, Caso contrário podemos ficar isolados.


13. PRODUZ FILHOS DANIFICADOS.


(2Crônicas 27:2) Ele fez o que o Senhor aprova, tal como seu pai, mas, ao contrário deste, não entrou no templo do Senhor. O povo, contudo, prosseguiu em suas práticas corruptas. 


RP PERSPECTIVA

Jotão fez atos de justiça. A definição de justiça é fazer o que é certo aos olhos do Senhor. Ele não entrou no templo porque obviamente temia a Deus por causa da lepra de seu pai.

Jotão e a nação prosperaram porque a mão de Deus estava com eles.


2 Crônicas 27:6. Assim Jotão se tornou poderoso, porque dirigiu os seus caminhos na presença do Senhor seu Deus.


ABC NOTAS

Uzias não tinha relação com seu filho e seu filho não tinha relação com Deus. Seu filho Jotão tomou a decisão de não entrar no templo. Ele interpretou mal o julgamento de Deus. Ele não tinha lepra, mas comportava-se como um leproso.


NOTAS - Pedro Amancio.


Todo homem bom precisa de um homem de Deus, todo homem mau também precisa de um homem de Deus. Precisamos conhecer homens com coração em Deus, nós vamos admirar suas posturas, mas eles não são o nosso Deus.  Podemos imitar seus suas boas condutas, mas o padrão é Cristo.


Tem muitos pais que apresentam seus filhos no templo, depois nunca retornaram com os filhos a casa de Deus. As instruções desses pais para os seus filhos serão de conquistas, os seus pés  não conhecem os caminhos da Casa do Senhor. seus corações terão dificuldades em amar a Deus sobre todas as coisas.


Esses são modelos de filhos danificados: um dia foram ao templo quando eram criancinhas, agora estão com 25 ano, e ainda continuam sem saber que um dia foram apresentados no Templo Meu Deus!


Para fazer a vontade de Deus precisamos coordenar os nossos caminhos com os caminhos de Deus revelados na sua Palavra.


Pessoas podem andar em retidão e nunca ter se entregado a vida para Cristo. O Céu está sempre aberto aos corações que buscam uma comunhão com Cristo. 


Nós vivemos no relacionamento do Filho que tem relação com o seu Pai.

Nós nos relacionamos com o Pai que tem relacionamento com o Filho.


Nosso mandato é ensinar o cominho do Senhor aos nossos filho.


A PALAVRA DE DEUS É A PROTEÇÃO CONTRA O CAMINHO DA DESGRAÇA.


Dificilmente uma pessoa com espírito de auto-suficiência receberá conselhos. As pessoas que estão com o coração nas riquezas desprezarão Deus. Isso é uma insensatez, são pessoas sem Tino.


SL. 34:11. Venham, meus filhos, ouçam-me; eu lhes ensinarei o temor do Senhor.


Pv. 3:1,2. Filho, não esqueça os meus ensinamentos; lembre sempre dos meus conselhos. Os meus ensinamentos lhe darão uma vida longa e cheia de sucesso.


Sl. 18:32. Ele é o Deus que me reveste de força e torna perfeito o meu caminho.


Em nossas casas devemos ensinar além da adoração.

Nossos ensinamentos vão além das palavras de amor.

Nossos ensinamentos devem revelar a sabedoria do temor a Deus.


DIÁLOGOS.

 

AP. Roy - O pai e o filho devem ter um relacionamento verdadeiro, autêntico. Filhos de Sião são "casados" Nós estamos copiando o padrão do céu.


Marcirlei - Pai e filhos tem que estar no mesmo Espírito, na mesma direção no mesmo ouvir e mesma voz.


Pr. Ronaldo - Não podemos governar a igreja com as ferramentas da terra, precisamos governar a igreja com a instrução da Palavra e do Espírito Santo. É necessário de intimidade com o Pai, Jesus Cristo buscava com o Pai. Os filhos precisam aprender a ter relacionamentos com o Pai. Nao podemos governar a igreja do Senhor com as coisas da terra. 


Pr. Edivaldo - Cada um de nós, sem dúvida alguma, carrega consigo traços do pai: sejam físicos, emocionais ou espirituais. Quando não é assim, por alguma razão, as pessoas se espantam quando dizemos ser filhos de quem somos.


Pr. Alistair - A Bíblia diz em João: Eu sou a videira e vós os ramos, se permanecerdes em mim. O segredo é permanecer. Permaneça conectado. Somente através da conexão é encontrada graça.


AP. Jhon - Devemos ter um relacionamento íntimo com nosso pai, aprender com ele, ouvir sua interpretação e ser uma verdadeira representação, para que nossos filhos possam conhecer o caminho da Justiça. Quando não estamos mais lá, nossos filhos não devem ter dúvidas sobre o que está errado ou certo.


14. FALHA AO TRAZER A TRANSIÇÃO.


(2Crônicas 27:2) Ele fez o que o Senhor aprova, tal como seu pai, mas, ao contrário deste, não entrou no templo do Senhor. O povo, contudo, prosseguiu em suas práticas corruptas. 


PERSPECTIVA - Roy Pillay. 


Embora o povo tivesse um novo rei, isso não impediu a corrupção. O Espírito do mal e da maldade era inerente à cultura do povo. Israel desprezou a liderança profética de Samuel, o profeta, porque eles rejeitaram instruções que vieram com o coração e mente de Deus.

Deus disse a Samuel: Quando o povo te rejeita, rejeita-Me (Deus). Por quê?

Porque Samuel era um representante EXATO da voz de Deus.


1 Samuel 8: 6-7. Mas pareceu mal aos olhos de Samuel, quando disseram: Dá-nos um rei para nos julgar. Então Samuel orou ao Senhor. 7 Disse o Senhor a Samuel: Ouve a voz do povo em tudo quanto te dizem, pois não é a ti que têm rejeitado, porém a mim, para que eu não reine sobre eles.


ABC NOTAS

Uzias não conseguiu trazer transição ao povo - eles ainda agiam de forma corrupta.

SUA VIDA PODE SER COMPARADA COM A VIDA DO APÓSTOLO PAULO. UM HOMEM ESTABELECIDO PRECISO.


(Filipenses 1:12) Quero que saibam, irmãos, que aquilo que me aconteceu tem antes servido para o progresso do evangelho. (NVI)


Tudo o que aconteceu em sua vida aprofundou o evangelho – Isso trouxe glória a Deus, quando desceu ao rio para orar, Lídia foi salva.


(Atos 16:13-14) No sábado saímos da cidade e fomos para a beira do rio, onde esperávamos encontrar um lugar de oração. Sentamo-nos e começamos a conversar com as mulheres que se haviam reunido ali. Uma das que ouviam era uma mulher temente a Deus chamada Lídia, vendedora de tecido de púrpura, da cidade de Tiatira. O Senhor abriu seu coração para atender à mensagem de Paulo. (NVI)


Quando ele foi preso, o carcereiro e sua família foram salvos.


(Atos 16:30-31) Então levou-os para fora e perguntou: "Senhores, que devo fazer para ser salvo? " Eles responderam: "Creia no Senhor Jesus, e serão salvos, você e os de sua casa". (NVI)


Quando naufragaram, os habitantes da ilha experimentaram a graça de Deus.


(Atos 28:8-9) Seu pai estava doente, acamado, sofrendo de febre e disenteria. Paulo entrou para vê-lo e, depois de orar, impôs-lhe as mãos e o curou. Tendo acontecido isso, os outros doentes da ilha vieram e foram curados. (NVI)


Quando preso em Roma, foi uma oportunidade para os gentios de ouvir o evangelho.


(Atos 28:29-31) Depois que ele disse isto, os judeus se retiraram, discutindo intensamente entre si. Por dois anos inteiros Paulo permaneceu na casa que havia alugado, e recebia a todos os que iam vê-lo. Pregava o Reino de Deus e ensinava a respeito do Senhor Jesus Cristo, abertamente e sem impedimento algum. (NVI)


(Filipenses 1:20) Aguardo ansiosamente e espero que em nada serei envergonhado. Pelo contrário, com toda a determinação de sempre, também agora Cristo será engrandecido em meu corpo, quer pela vida quer pela morte; (NVI)


Ele era um instrumento para a glória de Cristo. Seu corpo foi usado para engrandecer Cristo, assim como um telescópio magnifica as estrelas. Paulo não impediu outros de verem a Cristo. Ele fez os outros verem Cristo melhor.


NOTAS - Pedro Amancio. 


As transições sempre envolve mudança, é uma evolução progressiva que significam acontecimentos importantes na vida das pessoas.


Para Chaperó conhecer o Apostolo Roy, e fazer aliança com ele foi muito importante, houve uma transição significante. Aprender as lições do ABC está sendo importante, é uma mudança evolutiva e progressiva em nossas vidas.


Para a doutrina apostólica tivemos que fazer uma transição, nós fomos estimulados  a fazer uma mudança, no princípio houve uns poucos se resistência, tivemos que mudar a mentalidade para receber os conhecimento, e, então vivemos agora uma mudança de aspecto interno. 


Precisamos fazer transição do orgulho para humildade.


Fl. 2:3,4. Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.


Nesse tempo a transição importante para a igreja é sair da Babilônia e voltar para o seu Deus. Nosso cultos precisam do Espírito Santo, nossos altar precisam declarar sempre Jesus Cristo.




AMÉM!