LIÇÃO 26 - FALSOS IRMÃOS INTRODUÇÃO

25/08/2020 07:54

LIÇÃO 26 - ABC - FALSOS IRMÃOS.

 
 ÍNDICE
 
1. Como detectar falsos irmãos - Testes diagnósticos.............................................................3
1.1 Teste do fruto...................................................3
1.2 Teste de Associação.......................................4
1.3 O teste da linguagem.....................................5
1.4 O teste do sofrimento....................................6
1.5 Teste da edificação........................................ 6
2. Como lidar com um falso irmão...................7
2.1 Mantenham-se no amor de Deus............. 7
2.2 Tenham compaixão de outras pessoas.. 7
2.3 Salvem com temor.......................................... 7
2.4 Alguns têm que ser cortados/evitados...7
2.5 Resposta Davídica............................................8

INTRODUÇÃO.

NOTAS - Pedro Amancio.

Está lição tem um chamada forte no seu título, Falsos Irmãos.
Nós vamos abordar essa lição de maneira construtiva para a igreja.
Nesses últimos dias temos falado sobre a estrutura forte na igreja.
A estrutura forte da igreja está em todos os irmãos eliminar a farsa e serem legítimos, verdadeiros e sinceros uns com os outros. 

Cada irmão deverá se examinar para evitar a análise individual da vida do outros irmãos.

Lc 6:41. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?

Mt 7:3-5. Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.

A gente falsa no meio da igreja do Senhor Jesus passa pela percepção espiritual quando alguém enxerga suas próprias falhas. Jesus descobriu os valores frágeis nos apóstolos e pode fazer uma análise da integridade e do coração falso na sua mesa. 

Jesus nos adverte sobre julgamentos inadequados e orienta para não ser intencional no julgamento com os outros. Jesus está descartando o orgulho de alguém se considerar melhor que o outro. 

Gl 6:1. Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.

 Todos na igreja tem responsabilidade pessoal. Vivam em Espírito e jamais satisfarão os desejo da carne. Provar o coração é uma prerrogativa de Deus, por isso não julgar as intenções e nem o coração das pessoas. 

Nem todos na igreja estão apto a repreender nos outros, pois há falha nas mesmas culpas com que acusam, isso é pior porque trazem vergonha a si mesmo, é não fazem bem para aquele que foi a quem repreendeu. 

Os fariseus eram os mais orgulhosos em justificação própria, é os mais desprezíveis em condenar os outros. Os atos de alguns homens serem tão rigorosos em relação as faltas dos outros, e as vezes são indulgentes com suas próprias falhas, isso é hipocrisia. Devemos ser inculpáveis e inocentes quando corrigimos os irmãos. 

Não seja demasiadamente puro que não possa resgatar seu irmão da mentira e da falsidade.

FALSIDADE.

Fl. 1:15-16. Alguns, efetivamente, proclamam a Cristo por inveja e porfia; outros, porém, o fazem de boa vontade;

A falsidade é um erro premeditado que deve ser corrigido. Falsidade é o mecanismo principal da inveja do ódio e da raiva, é desvio de caracter. Suas ações são são premeditadas em destruição. 

A Palavra de Deus nos exorta a removermos qualquer vestígio de falsidade das nossas vidas. A A falsidade tem ligação com à mentira  e a inveja.

Ef 4:25. Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.

Tem pessoas que acham que uma mentira pode ser mais agradável que uma verdade dolorosa. O diabo é o pai da mentira.

A verdade é a dívida que cada irmão tem para com outro. Mentir é um tremendo pecado.

Pv 6:16-19. Seis coisas o SENHOR aborrece, e a sétima a sua alma abomina: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que trama projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal, testemunha falsa que profere mentiras e o que semeia contendas entre irmãos.

A falsidade é uma perversidade, é a malícia, é fraude e dissimulação prejudicial ao corpo de Cristo.

Ex 20:16. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.

Deus proíbe falar falsamente sobre qualquer assunto. Crentes ou não crentes, esse mandamento (nono) diz a respeito de reputação, a nossa reputação de também de outras pessoas. A falsidade tende aumentar sua projeção à custa da ruína dos outros. A falsidade é desastrosa, seus efeitos é perverter a justiça, ganhar algo em detrimento de outra pessoa.

Apóstolo Paulo ao longo de seu ministério teve que lhe dar com pessoas opostas, apóstolo Paulo reclamou da falsidade, inveja e a rivalidade de alguns irmãos. Nada mudou para esta temporada presente, muitos crentes estão sendo consumidos pelo espírito da falsidade, inveja, ira e mentira, estão dando lugar o diabo e causando impacto destrutivo na igreja do Senhor Jesus. 

Ef 4:17-25. Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza. Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros.

Pessoas têm dificuldade com a santidade da nova natureza produzida em Jesus Cristo. Alguns ainda já velho no evangelho dão trabalho, outros não se afastam da igreja, mas perturbam a paz na igreja, outros saem da igreja falando e destilando veneno contra os seus períodos de frequências, esqueceram suas benção quando se submetiam com carinho palavra de seus líderes. Esses são crentes modelos de Judas não aceitam conselhos e vão entregar o pai e os irmãos por causa da vaidade de seus pensamentos e dureza de seus corações.

Há muitas pessoas opostas a santidade e quando são disciplinados pela pai da casa se afastam do conforto espiritual e entram em decepção espiritual e começam causar problemas falando falsamente contra aqueles que um dia tiveram comunhão em Jesus Cristo. 

Essa lição não pode ser ofensa e nem acusação para os crentes, mas visa eliminar as mentes orgulhosas, vingativas, mentirosas e invejosas e fortalecer os filhos de Deus na casa do pai. 
 
 FALSOS IRMÃOS.
 
(2Coríntios 11:26) Muitas vezes, passei por perigos em viagens, perigos em rios, perigos entre assaltantes, perigos entre meus próprios compatriotas, perigos entre os gentios, perigos na cidade, perigos no deserto, perigos no mar, perigos entre falsos irmãos. 
 
(Gálatas 2:4) Essa questão foi suscitada devido ao fato de alguns falsos irmãos judeus terem se infiltrado em nosso meio, com o propósito de espionar a liberdade que temos em Cristo Jesus e nos reduzir à condição de escravos.

ABERTURA.

NOTAS - Roy Pillay.

Que não podemos fazer nada sobre falsos irmãos. Eles funcionam alegremente em todas as partes do corpo de Cristo. Judas se sentou na mesma mesa de Jesus. 

O apóstolo Paulo advertiu seu filho Timothy sobre Alexandre, o latoeiro.

2 Timóteo 4:14-16. Alexandre, o latoeiro, me fez muito mal; o Senhor lhe retribuirá segundo as suas obras. 15 Tu também guarda-te dele; porque resistiu muito às nossas palavras. 16 Na minha primeira defesa ninguém me assistiu, antes todos me desampararam. Que isto não lhes seja imputado.   

A serpente funcionava no jardim.
O propósito desta lição é ajudar os líderes para detectar falsos irmãos em sua esfera de operação. A presença do joio não deve intimidar o trigo. Ambos vão crescer juntos.
Precisamos de graça extraordinária, sobrenatural de Deus (a plenitude de graça) para nos ajudar a lidar com os falsos irmãos.

NOTAS - Pedro Amancio.

O zelo e o cuidado de líderes compromissados doutrinariamente com a pureza moral da igreja fazem surgir sentimentos opostos naqueles que querem tolerar a imoralidade na casa do Senhor.

Apóstolo Paulo nos revela a angústia e o sofrimento de uma pessoa dedicado a Cristo e a sua Palavra, ele fala que muitas tribulações são enfrentadas por servir a Deus.

Ele passou por tantos tumultos ameaçadores e viu a fúria dos falsos irmãos contra os apóstolos quando o evangelho foi pregado nas cidades de Icônico, Listra e Derbe. 

CIDADE DE ICÔNIO.
Atos 14:4-7. Mas dividiu-se o povo da cidade: uns eram pelos judeus; outros, pelos apóstolos. E, como surgisse um tumulto dos gentios e judeus, associados com as suas autoridades, para os ultrajar e apedrejar, sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades da Licaônia e circunvizinhança, onde anunciaram o evangelho.

CIDADE DE LISTRA.
At 14:19. Sobrevieram, porém, judeus de Antioquia e Icônio e, instigando as multidões e apedrejando a Paulo, arrastaram-no para fora da cidade, dando-o por morto.

CIDADE DE FILIPOS.
At 16:22-23. Levantou-se a multidão, unida contra eles, e os pretores, rasgando-lhes as vestes, mandaram açoitá-los com varas. E, depois de lhes darem muitos açoites, os lançaram no cárcere, ordenando ao carcereiro que os guardasse com toda a segurança.

CIDADE DE TESSALÔNICA.
 At 17:5-9. Os judeus, porém, movidos de inveja, trazendo consigo alguns homens maus dentre a malandragem, ajuntando a turba, alvoroçaram a cidade e, assaltando a casa de Jasom, procuravam trazê-los para o meio do povo. Porém, não os encontrando, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades, clamando: Estes que têm transtornado o mundo chegaram também aqui, os quais Jasom hospedou. Todos estes procedem contra os decretos de César, afirmando ser Jesus outro rei. Tanto a multidão como as autoridades ficaram agitadas ao ouvirem estas palavras; contudo, soltaram Jasom e os mais, após terem recebido deles a fiança estipulada.

CIDADE DE ÉFESO.
Demétrio o ourives excitou grande tumulto contra os apóstolos.

Ler - At 19:23-41.

At 19:26-27. e estais vendo e ouvindo que não só em Éfeso, mas em quase toda a Ásia, este Paulo tem persuadido e desencaminhado muita gente, afirmando não serem deuses os que são feitos por mãos humanas. Não somente há o perigo de a nossa profissão cair em descrédito, como também o de o próprio templo da grande deusa, Diana, ser estimado em nada, e ser mesmo destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo adoram.

O amor as igrejas e a pregação da Palavra de Deus, muitas das vezes levou  os apóstolos ao desespero da fé. Pessoas estão na igreja, mas ficam irritadas quando a mensagem traz reforma com ajustes. Os cuidados dos apóstolos com a doutrina da igreja gera conflitos por causa da disciplina que deve ser aplicada para acabar com a idolatria. Pessoas tem seus costumes e não querem largar seus padrões inapropriados, querem ser crentes zelosos sem se libertar das suas mentiras interior.

Mt 10:34-35. Não penseis que vim trazer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada. Pois vim causar divisão entre o homem e seu pai; entre a filha e sua mãe e entre a nora e sua sogra.

O evangelho é a Espada de Cristo. O evangelho é a Luz de Deus, ele requer uma tomada de mudança de vida. A doutrina de Jesus é uma revolução espiritual que causa divisão física na sociedade, Ele exige a ruptura com os padrões dos sistemas que governam o mundo. 

Falsos irmaos surgi da falsa conversão, e a falsa conversão está relacionado a falsa doutrina. Esses falsos irmãos surgem de más associações e são frutos de um ensinamento deturpado da Palavra de Deus. Uma Casa sem a disciplina de Deus, tornará um lugar fácil para para subir os falsos crentes que agem maliciosamente com ódio, seus objetivos são perigosos, eles manobram para trazer discórdia entre irmãos e acabar com reputação e a vida dos líderes.

Pv. 6:16-19. Há seis coisas que o Senhor odeia, sete coisas que ele detesta: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, coração que traça planos perversos, pés que se apressam para fazer o mal, a testemunha falsa que espalha mentiras e aquele que provoca discórdia entre irmãos.

Pessoas querem progredir prejudicando o próximo, eles estão cheios de mentiras, ambição, cobiça, arrogância, soberba, seus semblantes demostram orgulho, olhar altivo, tudo que Deus detesta, essas coisas são patentes na crueldade dos falsos irmãos.

Crentes quando não estão de acordo com os ensinamentos de reforma colocam a igreja em alvoroço, vão criar problemas e até assustar os novos convertidos. Os motins surgem da insatisfação, falsos irmãos são fabricantes de motins. 

Temos que ter cuidado para não orar com essas pessoas que carregam ódio, amargura que tem intenção invadir nossas casas para destilar veneno e nos inflamar contra os homens de Deus. Famílias são amedrontadas na casa do Senhor por causa de espírito de perseguição de alguns falsos irmãos. 

Em todos esses ensinamentos sobre falsidade teremos, ainda sim teremos irmãos com a mentalidade de Caim que mesmo ouvindo Deus falar com ele sobre o pecado batendo a porta de seu coração ele matou seu irmão Abel.

CAIM E ABEL.
Gn 4:6-7. Então, lhe disse o SENHOR: Por que andas irado, e por que descaiu o teu semblante? Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo.

Essa é uma realidade para todos que atua no espírito do erro, oferecendo oferta contaminada ao Senhor... Quando houve a Palavra de Reforma, desprezam a doutrina, ficam raiva e ódio carregando sentimento de amargura e espírito de falso irmão.

JOSÉ E SEUS IRMÃOS.
Na história de José com seus irmãos nos faz entender como age os falsos irmãos, eles não se conformam com aquilo que Deus dá ou confia a outrem. O sentimento de inveja e ódio falam mais alto, é um sentimento maligno, o dicionário define a inveja como misto de desgosto, ódio provocado pela alegria ou prosperidade do outro.

Gn 37:4-8. Vendo, pois, seus irmãos que o pai o amava mais que a todos os outros filhos, odiaram-no e já não lhe podiam falar pacificamente.
Teve José um sonho e o relatou a seus irmãos; por isso, o odiaram ainda mais. Pois lhes disse: Rogo-vos, ouvi este sonho que tive: Atávamos feixes no campo, e eis que o meu feixe se levantou e ficou em pé; e os vossos feixes o rodeavam e se inclinavam perante o meu. Então, lhe disseram seus irmãos: Reinarás, com efeito, sobre nós? E sobre nós dominarás realmente? E com isso tanto mais o odiavam, por causa dos seus sonhos e de suas palavras.

As lutas de sobrevivência de José sem dúvidas foram com muitas lutas e sofrimento. A inveja de seus irmãos designou tristezas grandiosa em seu coração que todo palácio pode ouvir o seu choro. 

Gn 45:1-6. Então, José, não se podendo conter diante de todos os que estavam com ele, bradou: Fazei sair a todos da minha presença! E ninguém ficou com ele, quando José se deu a conhecer a seus irmãos. E levantou a voz em choro, de maneira que os egípcios o ouviam e também a casa de Faraó. E disse a seus irmãos: Eu sou José; vive ainda meu pai? E seus irmãos não lhe puderam responder, porque ficaram atemorizados perante ele.
Disse José a seus irmãos: Agora, chegai-vos a mim. E chegaram-se. Então, disse: Eu sou José, vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Agora, pois, não vos entristeçais, nem vos irriteis contra vós mesmos por me haverdes vendido para aqui; porque, para conservação da vida, Deus me enviou adiante de vós.

Da inveja nascem o ódio, a maledicência, a calúnia, é uma alegria causada pela desgraça do próximo. Os irmãos de José sentiram desprazer do amor de Jacó por José. 

O ciúme leva à divisão e animosidade profunda dentro da igreja. Relacionamentos mais íntimos entre um pai e um filho (pastor e ovelha) podem aborrecer as pessoas na igreja. José foi odiado por seus irmãos porque o pai o amava. Filhos que sentam na mesa do pai são filhos diferenciados. Pensamentos malignos de destruição irão surgir na mente dos falsos irmãos.

Os falsos irmãos devem lamentar seus pecados, suas injúrias se quiserem voltar ao convívio da comunhão, caso contrário continuaram a passar fome espiritual. Os falsos irmãos ouviram de José como Deus transformou o mal deles em bens. Somente um homem com o coração em Deus consegue compreender e ser acrescentado nos propósitos do Senhor. Quando Jose diz que Deus me enviou, ele revela que Deus sobrepôs soberanamente sua providência as mas ações de seus irmãos. 

MOISÉS E SEUS IRMÃOS.
Miriam e Arão, se levantaram contra a liderança de Moisés, e a maneira de ofender Moisés foi falar mal da família de Moisés. 

Nm 12:1-2. Falaram Miriã e Arão contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita. E disseram: Porventura, tem falado o SENHOR somente por Moisés? Não tem falado também por nós? O SENHOR o ouviu.

Os irmãos de Moisés, perceberam que a única maneira de derrubar Moisés da liderança seria falar mal dele para a igreja usando sua esposa Zípora, sua esposa Etíope. Miriam estava movida pelo espirito da falsidade, inveja e rebeldia. Falsos irmãos não gostam de submeter a liderança, eles querem viver paralelamente dentro das igrejas fazendo o que bem querem causando divisão no corpo de Cristo. 

Descontentamento tem levado muitos crentes a errar contra os irmãos e também contra o homem estabelecido, nunca tente diminuir, rejeitar ou manchar a reputação daqueles que são chamados por Deus. Miriam e Arão desafiaram a autoridade e tentaram manchar a reputação física (famíliar) e espiritual de Moisés.

Todos na igreja podem receber revelações, visões e sonhos, pois a congregação é santa e nela deve haver respeito. Na igreja não há pessoas comuns, todos são filhos de Deus, não podemos ser movidos pela marca de Caim, Miriam ou Arão.
 
SAUL E DAVI.
1 Sm 18:8-9. Então, Saul se indignou muito, pois estas palavras lhe desagradaram em extremo; e disse: Dez milhares deram elas a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão o reino? Daquele dia em diante, Saul não via a Davi com bons olhos.

Saul é um crente ungido por Deus, mas opera no espírito da falsidade.
Saul tinha ódio de Davi por causa da Graça de Deus sobre a vida de Davi. Saul um espírito falso, invejoso e perseguidor operando na igreja querendo matar aquele que um dia o livrou de um grande problema. Crentes invejosos que não se deixam ser tratados pela Palavra do Senhor ficarão loucos e destituídos da sua posição.
O rei Saul literalmente ficou louco, ele se voltou contra seu amigo e servo Davi, simplesmente por inveja. Quando desobedecemos a Palavra de Deus vem a queda e a destituição. 

ABSALÃO E AMNOM.
Rm. 1:28 E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes.

Absalão passou a odiar e projetar o assassinato de seu irmão Amnom. Absalão foi consumido pela raiva e pelo ressentimento até que surgiu a oportunidade de vingar-se, ele matou Amnom. 

2 Sm.13:28-29.  Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre de vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então, o matareis. Não temais, pois não sou eu quem vo-lo ordena? Sede fortes e valentes.

Falsidade foi mecanismo principal do ódio e da raiva de Absalão. Sentimentos camuflados leva as pessoas a premeditar seus erros. Absalão não tinha inveja, mas operava no espírito da vingança, que vemos em muitas relações na igreja, o espírito de dar o troco na mesma moeda, pode levar tempo, mas espere porque tem irmão na igreja que não deixa passar e nem perdoa. 

Irmãos modelo Absalão estão na casa mais infelizes, eles estão esperando uma oportunidade de prazer mesquinho para ferir o coração do pai. O irmão falso Absalão causou muita tristeza ao pai esse irmão operou na injustiça. Ele desenvolveu uma natureza maldosa prontos para o pecado mortal. A falsidade é um atraso, é um retrocesso, uma indiferença, que pode trazer tristezas e solidão e espalhar os irmãos na igreja.

APLICAÇÃO.
Pv. 10:12. O ódio provoca brigas, mas o amor perdoa todas as ofensas.
Rm 12:21. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.
2 Ts 3:13. Quanto a vocês, irmãos, nunca se cansem de fazer o bem.

Os princípios de Jesus Cristo é a base de todas as relações, tanto pessoais, sociais como também espirituais. O cumprir da Lei é amar o próximo. Os verdadeiros irmãos vivem em perfeição absoluto do amor de Deus, não pagando o mal o mal.

Falsos irmãos são como ímpios eles esconde seus ódios, dessa forma engana as pessoas com seus propósitos pecaminosos, mas os irmãos verdadeiros buscam o bem dos outros mesmo quando são ofendidos ou perseguidos. 

O Amor cobre toda as transgressões. 

Mt. 5:44-48. Mas eu lhes digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem, para que vocês venham a ser filhos de seu Pai que está nos céus. Porque ele faz raiar o seu sol sobre maus e bons e derrama chuva sobre justos e injustos. Se vocês amarem aqueles que os amam, que recompensa vocês receberão? Até os publicanos fazem isso! E se saudarem apenas os seus irmãos, o que estarão fazendo de mais? Até os pagãos fazem isso!

Se podemos amar nossos inimigos, muito mais compaixão teremos dos nossos falsos irmãos. Jesus está nos ensinando a ser corteses nos seus insultos. Melhor que boas palavra devemos responder seus insultos o bem.
A Palavra de Deus nos ensina a derrotar os planos malignos dos falsos irmãos; com paciência, tolerância, bondade e beneficência. Bons irmãos nunca devem se cansar de fazer o bem, mesmo para aqueles que achamos que não merecem.

CONCLUSÃO DA ABERTURA.
Jesus fez a pergunta: Quem é seu irmão? A resposta é esta: Quem faz a vontade do pai. É a vontade do pai que determina irmãos de verdade ou falsos... Falsos irmãos são identificados pelo alinhamento com a vontade do pai - nada mais.

Na Doutrina Apostólica somos ensinados a conviver com todos os tipos de crentes.A palavra nos diz que devemos ter paz com todos.

Nossa condição na casa é de conversão, pois outrora, éramos nós os falsos irmãos, mas hoje, com a luz da Palavra, Deus tem nos mostrado uma maneira de sermos primeiramente verdadeiros diante Dele. Devemos estar atentos a doutrina pra não viramos falso também!

O falso surgi a medida que se opõem a voz do Pai. O homem estabelecido tem o discernimento do falso irmão. Se somos verdadeiros com nosso Pai espiritual seremos verdadeiros com os nossos irmãos. A pratica da Doutrina anunciada através dos Apóstolo, impedirá o surgimento do falso, precisamos renovar nossa mente sempre.

A igreja tem base nas escrituras, todo o conhecimento de sua Doutrina tem a base bíblica. 

Matheus 4:4. O homem  não vive só de pão mas de toda palavra que procede da boca de Deus.

A Palavra de Deus praticada pelo os irmãos verdadeiros irá frustrar todos os planos do falso irmão. Muitas pessoas conhecem o que está escrito nas Escrituras, mas nunca praticaram. A Palavra de Deus é a espada para dos irmãos verdadeiros.

O homem espiritual é a própria a igreja, ele precisa da  palavra.
Tudo que  acontece no presente tem ligação com o  passado. colhemos  tudo que plantamos.

Deus enviou o seu Filho para nos tornar livres, Jesus plantou o amor a justiça a misericórdia e o perdão. O que se espera em um apostólico são os mesmos atributos de Cristo.

Houve grande revolta dos religiosos no período em que era apresentado o Messias. As pessoas estudaram mas não se preparam espiritualmente, pois visavam o seu próprio conforto.

1 Coríntios 15:33. Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes (bons irmãos). 

Temos que ter atenção com quem conversamos. Nossa aliança deve ser estabelecida com pessoas que celebram a doutrina e a Cristo. Falsos irmãos vão atuar no espírito de Absalão, vão tentar tornar o coração dos irmãos contrário ao do homem estabelecido.

Filhos de Deus devem exercer sabedoria em Cristo e pedir a inteligência divina para lidar com os falsos irmãos. A mesma graça que atrai, irá expulsar os que não fazem a vontade do Pai. Os falsos irmãos logo serão identificados pela não aplicação da doutrina. a arvore é conhecida pelo fruto. O homem estabelecido saberá avaliar quem é o falso no ceio da igreja.

Em tudo isso não podemos nos cansar de fazer o bem. Esse modelo de irmãos estarão entre os filhos de Deus.  Eles usam o Altar falem bem mais não vivem o que é ensinado, gostam falar aquilo que não praticam.

Jesus não matou o Judas. Judas se matou. Jesus colocou pão em sua boca.

Deus permite que os homens tenham o direito de escolher.
No jardim Adão fez a escolha. Eva permitiu a doutrina do falso irmão (serpente) para transformar o coração de seguir a doutrina de Deus. 

A serpente foi criada por Deus.
Deus instalou a serpente no jardim para testar a fidelidade de seu filho. 
A liberdade do Pai, não pode ser ser uma oportunidade para você praticar profanação.
Assim também é a igreja (Jardim) a serpente continua procurando Eva na Igreja.

Não podemos criar uma casa de cobras e escorpiões - nosso objetivo é filhos fiéis.