LIÇÃO 26 - FALSOS IRMÃOS PARTE I

25/08/2020 07:53
1 - COMO DETECTAR FALSOS IRMÃOS

Teste e Diagnósticos.
 
NOTAS - Pedro Amancio.

São bajuladores - Eles gostam de elogiar as pessoas mesmo quando estão erradas citam textos isolados da Bíblia somente para agradar seus ouvintes.

Jeremias 23.16. O SENHOR Todo-Poderoso diz ao povo de Jerusalém: - Não escutem o que os profetas dizem, pois eles estão iludindo vocês com falsas esperanças. Dizem coisas que eles mesmos inventam e não aquilo que eu falei. 

São prepotentes - Eles se consideram superiores, gostam de ostentação e desprezam as pessoas que julgam inferiores. Tem muitos líderes se julgando superiores a outros por causa da sua influência política e econômica.

1 Reis 22.24-26: Então o profeta Zedequias chegou perto de Micaías, deu um tapa na cara dele e perguntou: - Quando foi que o Espírito do SENHOR saiu de mim e falou com você? 25 - Você descobrirá isso quando entrar em algum quarto dos fundos, tentando se esconder! - respondeu Micaías. 
26 Aí o rei Acabe deu a seguinte ordem a um dos seus oficiais: - Prenda Micaías e o leve a Amom, o governador da cidade, e ao príncipe Joás.

Zedequias um falso irmão mau, insultou e agrediu o verdadeiro irmão Micaías profeta verdadeiro diante da corte real. Os falsos profetas sempre abusam dos verdadeiros profetas.

São exibicionistas - Eles são especialistas em inovações, tem visões deturpadas, gostam de se promover. Suas mentes são doentias, mentirosas e satânicas.

Jeremias 14.14: Mas o SENHOR respondeu: - Esses profetas estão profetizando mentiras em meu nome. Eu não os enviei, nem lhes dei ordens e nunca lhes disse nada. As suas visões são mentiras, e as suas adivinhações não valem nada; eles inventam profecias só para enganar.

São hipócritas - Eles dão muita importância a coisas pequenas e ignoram as importantes verdades da Doutrina. Levando o povo a praticar coisas irrelevantes que nada acrescentam a fé, como usos, costumes e liturgias religiosas.

1 Tm. 6.3-5: Se alguém ensina alguma doutrina diferente e não concorda com as verdadeiras palavras do nosso Senhor Jesus Cristo e com os ensinamentos da nossa religião, 4 essa pessoa está cheia de orgulho e não sabe nada. Discutir e brigar a respeito de palavras é como uma doença nessas pessoas. E daí vêm invejas, brigas, insultos, desconfianças maldosas 5 e discussões sem fim, como costumam fazer as pessoas que perderam o juízo e não têm mais a verdade. 

Essa gente pensa que o evangelho é um meio de ficar rico.

São Ritualistas - Eles encobrem suas verdadeiras intenções malignas com discursos que falam de justiça e sacrifícios, a fim de impressionar os santos. Esses falsos irmãos se vestem como santos, mas escondem seus demônios por trás das vestes, roubam a identidade das pessoas persuadindo-as para que sigam seus modelos e se vangloriam quando conseguem alguém para que sejam como eles. 

2 Co. 11.13-15: Aqueles homens são apóstolos falsos e não verdadeiros. Eles mentem a respeito dos seus trabalhos e se disfarçam, apresentando-se como verdadeiros apóstolos de Cristo. 14 E isso não é de admirar, pois até Satanás pode se disfarçar e ficar parecendo um anjo de luz. 15 Portanto, não é nada demais que os servidores dele se disfarcem, apresentando-se como pessoas que fazem o bem. Mas no fim eles receberão exatamente o que as suas ações merecem.

Os falsos irmãos causam danos a igreja do Senhor com especulações doutrinárias. geralmente nada sabem mais são soberbos e o que aprenderam é sobre si mesmo. Eles deliram em questões, são ociosos em obras, suas palavras mensagens são maliciosas cheias de suspeitas que provavam disputas e reclamações na casa de Deus.

Rm. 16.17,18: Meus irmãos, peço que tomem cuidado com as pessoas que provocam divisões, que atrapalham os outros na fé e que vão contra o ensinamento que vocês receberam. Afastem-se dessas pessoas 18 porque os que fazem essas coisas não estão servindo a Cristo, o nosso Senhor, mas a si mesmos. Por meio de conversa macia e com bajulação, eles enganam o coração das pessoas simples. 

Os falsos irmãos sobrecarregam a igreja com imposições que causam dissensões e escândalos, é preciso desviar-se deles, eles são um perigo estão na igreja, mas não servem a Jesus, eles querem é lesar a igreja distorcendo o ensino bíblico.

Mt. 16.6,11,12: Jesus disse: - Fiquem alertas e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus. 11 Vocês não entendem que eu não estou falando a respeito de pães? Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus! 12 Então os discípulos entenderam que ele não estava dizendo que tivessem cuidado com o fermento usado no pão, mas com os ensinamentos dos fariseus e dos saduceus. 

São amantes dos prazeres e dinheiro - Eles usam a igreja para alcançar seus objetivos financeiros, fazem negócios com a igreja de Deus como se ela fosse sua propriedade. O seu deus é a riqueza e fama, eles estão sempre dispostos a fazer qualquer negócio para obter vantagens, por amor ao dinheiro. São verdadeiros adoradores do bezerro de ouro. Os crentes precisam estar alertas a seus discursos atraentes motivados por desejos egoístas. 

2 Pe. 2.1-3: No passado apareceram falsos profetas no meio do povo, e assim também vão aparecer falsos mestres entre vocês. Eles ensinarão doutrinas destruidoras e falsas e rejeitarão o Mestre que os salvou. E isso fará com que caia sobre eles uma rápida destruição. 2 Mesmo assim, muita gente vai imitar a vida imoral deles, e por causa desses falsos mestres muitas pessoas vão falar mal do Caminho da verdade. 3. Em sua ambição pelo dinheiro, esses falsos mestres vão explorar vocês, contando histórias inventadas. Mas faz muito tempo que o Juiz está alerta, e o Destruidor deles está bem acordado.

Se realmente queremos viver uma vida que agrade a Deus e andar segundo  a Doutrina é necessário estudarmos a Palavra de Deus todos os dias. 

Os Falsos irmãos são inimigos vitais que nos perseguem, tentam nos desestimular, nos enfraquecer na fé e nos entristecer. Os falsos irmãos, eles nos causam aflições, fadigas, são perigosos para os avanços da igreja do Senhor Jesus. Os irmãos falso agem pelas costas. Não existe nenhuma sinceridade neles, os seus sentimentos de inveja e ódio são provocados pela alegria ou prosperidade de outrem. A história de José é perfeita, e nos faz entender como age os falsos irmãos, eles não se conformam com aquilo que Deus nos confiou. Os falsos irmãos querem nos matar, nos jogar em uma cova e destruir o nosso Ministério.  Suas armas são: calúnias, maledicências, mentiras, falso testemunho e fingimento. Eles dizem que nos ama, na verdade são hipócritas, que nos abraçam com tapinhas em nossas costas, mais por trás querem nos matar como Caim fez com Abel.

1 Jo. 3:15 "Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele",  

O falso irmão carregam uma rebelião resoluta em seu espírito contra Deus. Eles decaíram da Graça e vivem apostadamente a morte espiritual, pois no seu espírito do há maldade.

1.1 - TESTE DO FRUTO.

(2 Timóteo 3:10) Tu, porém, tens seguido atentamente minha teologia, procedimento, propósitos, fé, paciência, amor, perseverança; 

NOTAS - ABC.

Paulo declara que Timóteo não somente conhecia sua doutrina, mas também sua maneira de viver. Doutrina precisa (correta) não valida a autenticidade de alguém. Modo de viver é um determinante mais importante da genuinidade de alguém. A conduta é o produto do coração de uma pessoa.
 
(Mateus 12: 35) Uma boa pessoa tira do seu bom tesouro coisas boas; mas a pessoa má, tira do seu tesouro mau, coisas más.
 
Coisas boas vem de um coração bom. O fruto (modo de viver) reflete o estado do coração de uma pessoa. Falsos irmãos são deficientes no fruto do Espírito.

(Mateus 12: 35) Uma boa pessoa tira do seu bom tesouro coisas boas; mas a pessoa má, tira do seu tesouro mau, coisas más.
 
Judas declara que esses homens se rastejam/infiltram despercebidos.
 
(Judas 1:4) Porquanto, certos indivíduos, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se em vossa congregação com toda espécie de falsidades. Essas pessoas são ímpias e adulteraram a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor. A punição eterna dos ímpios (KJA)
 
A palavra rastejar é usada para serpentes. Judas atribui uma qualidade de serpente a esses irmãos.

NOTAS - Roy Pillay.

Vida de Paulo no Ministério foi um testemunho a Timóteo. O apóstolo Paulo foi firme e fiel em cada julgamento e aflição. 

Fidelidade de Timóteo a Paulo. 

Seguir nos momentos difíceis no Ministério validando sua filiação. A vida de Paulo foi um excelente exemplo para seu filho espiritual, Timóteo. Isto era mais importante que todas as qualificações de Paulo; a forma da vida cotidiana de Paulo.
O teste de fruta para o filho espiritual de pensamento similar é a capacidade de acompanhar o pai em todas as circunstâncias. A fidelidade do seu filho é a revelação do fruto do Ministério do pastor.
Os habitantes de Sião devem demonstrar o mesmo nível de integridade. Nós somos a nação Santa de Deus; Seu sacerdócio real.

NOTAS - Pedro Amancio.

Ap. Paulo está exortando Timóteo e Tito, que eles precisam permanecer firme e leal a Verdade. 

Tt. 2:7-9. Você mesmo deve ser, em tudo, um exemplo de boa conduta. Seja sincero e sério quando estiver ensinando. Use palavras certas, para que ninguém possa criticá-lo e para que os inimigos fiquem envergonhados por não terem nada de mau a dizer a nosso respeito.

Somos exortados a ser vigilante contra os falsos irmãos em suas condutas, também em seus ensinos heréticos, mortais para a fé. A fé significa o conjunto das verdades em que cremos a respeito da salvação e sobre Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Os falsos mestres sempre causaram grande dano à Igreja. Os piores inimigos da Doutrina Apostólica são aqueles que se declaram mestres, mas pervertem a fé dos santos, eles estão dentro das igrejas, pregando uma falsa mensagem do evangelho. 

O apóstolo Paulo nos advertiu dizendo: "Depois de sua partida, lobos vorazes penetrariam no meio da igreja, e que não pouparia o rebanho.

A Doutrina Apostólica é expor a Palavra da Verdade diante dos sofismas que se levantam através dos falsos mestres. Nosso trabalho é sustentar e edificar a igreja no ensino dos apóstolos.

Rm.16:17-18. Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos.

Os falsos irmãos ocultam o seus passado, para causar divisões e enganar os corações dos  simples na Igreja.

Não podemos nos impressionar com vestes e práticas religiosas, e nem com a eloquência de suas palavras, e nem o que eles fazem ou produzem. A marca deles é egoísta, esses falsos irmãos querem nos seduzir com suas mensagens de um evangelho fácil. 

Relacionamento com duas Doutrina, é o filho que tem um pai verdadeiro, e quer se relacionar com o padrasto. Não podemos construir com uma variedade de doutrinas. A palavras na boca de seu pai devem ser ordem para os nossos passos.

Fidelidade em ouvir e obedecer a voz do pai, vai apontar se somos verdadeiros ou falsos... A nossa doutrina é clara, obedecer ao pai. Sermos filhos fiéis. A palavra de Deus na boca do seu pai é o seu padrão.
Na migração perfeita a Doutrina é vinda do Pai. O seu estudo não são para acrescentar seus conhecimentos, mas para praticar a Doutrina, que evitará a falsa religião... 

CARACTERÍSTICAS DE FALSOS IRMÃOS.

NOTAS ABC.

Judas delinear algumas qualidades deles:
Rejeitam autoridade.
Falam mal de dignitários (autoridades)
Falam mal de tudo o que eles não conhecem.
Seguem o caminho de Caim (matam os irmãos).
O erro de Balaão (impulsionados, movidos por dinheiro).
Corrompidos na rebelião de Corá (Engolidos pelo secularismo-mundanismo)
Servindo somente a eles mesmos.
Estrelas errantes (não podem dar direção).
Resmungões e murmuradores.
Andam de acordo com suas próprias luxúrias.
Sensualidade.
Causam divisões.

Judas 1:8-13) Ora, estes, da mesma forma, como alucinados inconsequentes, não apenas contaminam o próprio corpo, mas rejeitam toda autoridade instituída e caluniam os seres celestiais. No entanto, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando argumentava com o Diabo, e batalhava a respeito do corpo de Moisés, se atreveu a fazer qualquer acusação injuriosa contra o inimigo, limitando-se a declarar: "O Senhor te repreenda!" Apesar disso, esses tais, levianamente, difamam tudo o que não compreendem; e se corrompem até nas atitudes mais simples que aprendem por instinto, como animais irracionais, se corrompem. Ai deles! Porquanto trilharam o caminho de Caim, ávidos pelo lucro se jogaram no erro de Balaão, e foram tragados pela morte na rebelião de Corá. Essas pessoas participam de vossas reuniões e celebrações fraternais, banqueteando-se convosco, sem o menor pudor. Agem como pastores que a si mesmos se apascentam; vagam como nuvens sem água, impelidas pelos ventos. São como árvores sem folhas nem fruto, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz. São como as ondas bravias do mar, espumando suas próprias indecências; estrelas errantes, para as quais estão preparadas as mais densas trevas por toda a eternidade.
  
(Judas 1:16-19) Tais pessoas vivem murmurando e se queixando, dominados por seus próprios desejos impuros. Sua boca proclama arrogância, e usam de adulação para conquistar seus objetivos. Exortação à perseverança da fé Vós, entretanto, amados, lembrai-vos das palavras anteriormente proferidas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, os quais vos alertavam: "Nos últimos tempos, haverá zombadores que seguirão as suas próprias e ímpias vontades". Estes são os que provocam divisões entre vós, os quais são dominados pelas paixões de suas próprias almas e não têm o Espírito.

ELES NÃO TEM O ESPÍRITO (ELES NÃO SÃO SALVOS).

NOTAS - Roy Pillay.

Falsos irmãos desprezam e rejeitam a autoridade espiritual; Eles dizem "Eu seguir a Cristo" esta é uma função fora de autoridade espiritual. 

Coré, revoltou-se contra a liderança de Moisés. Quando nos rebelamos contra o conjunto homem que é apontado por Deus, é igual a se rebelar contra Deus.

Números 16:11. Pelo que tu e toda a tua companhia estais congregados contra o Senhor; e Arão, quem é ele, para que murmureis contra ele?   

Falsos irmãos vão criticar e atacar a igualdade homem e procura definir com o homem de Deus.
Balaão não pode amaldiçoar o povo de Deus, porque eles são abençoados.
Falsos irmãos trazem divisão para a casa de Deus.

NOTAS - Pedro Amancio.

Esses falsos irmãos eles alteram a atmosfera do ambientes da igreja, eles anulam presença da Graça do Senhor. Com os seus corações impuro dizem textos isolados da bíblia para agredir os verdadeiros irmãos. Seus objetivos não, é esclarecer o irmão mas infectar a igreja do Senhor com doutrinas falsas e místicas do anti-Cristo etc...

Os Falsos mestres estão preocupados em agradar os seus seguidores, eles manipulam a palavra, criam suas próprias doutrinas e aprisionam as pessoas simples (falta de entendimento). Para o falso irmão o importante é ter os dízimos e ofertas em dia... Seus objetivos, é destruir toda e qualquer tipo de construção do Senhor Jesus.

ELES ASSUSTAM EM SILÊNCIO.

ABC NOTAS.

Judas declara que esses homens se rastejam/infiltram despercebidos.
A palavra rastejar é usada para serpentes. Judas atribui uma qualidade de serpente a esses irmãos.

(Judas 1:4) Porquanto, certos indivíduos, cuja condenação já estava sentenciada há muito tempo, infiltraram-se em vossa congregação com toda espécie de falsidades. Essas pessoas são ímpias e adulteraram a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor. A punição eterna dos ímpios (KJA)

NOTAS - Roy Pillay.

Falsos irmãos negarão o Senhor Jesus Cristo; Eles fazem a graça da graça de Deus mais barata (hiper).
Eles promovem a idolatria na casa de Deus. Falsos irmãos funcionar silenciosamente e movem-se sob a grama, como cobras.

NOTAS - Pedro Amancio.

Mateus 13:24-25. Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeou boa semente no seu campo;
mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.

A parábola é a doutrina de Cristo. Jesus está nos ensinando sobre o seu reino. O pai não pode dormir após a plantação! A Igreja deve ser acordada.

O apóstolo Paulo nos advertiu dizendo: "Depois de sua partida, lobos vorazes penetrariam no meio da igreja, e que não pouparia o rebanho.

A Doutrina Apostólica é expor a Palavra da Verdade diante dos sofismas que se levantam através do falso mestre. Nosso trabalho é sustentar e edificar a igreja no ensino dos apóstolos.

Rm.16:17-18. Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam o coração dos ingênuos.

Precisamos estar vigilantes a respeito de mensagens enganosas, se a mensagem não tem cristo no centro,  ela busca enquadrar a carnalidade como visão, e se torna uma filosofia vã cheia de sutileza.

Eles são prudentes no tocante em destruir o Reino. E com isso eles vão matando a fé de muitos. Vigiai pois o vosso adversário anda em derredor procurando a quem possa tragar. Temos de proteger nossos corações e nossas mentes contra irmãos que atacam a doutrina do pai.

Os falsos irmãos ocultam o seus passado, para causar divisões e enganar os corações dos  simples na Igreja.

Não podemos nos impressionar com vestes e práticas religiosas, e nem com a eloquência de suas palavras, e nem o que eles fazem ou produzem. A marca deles é egoísta, esses falsos irmãos querem nos seduzir com suas mensagens de um evangelho fácil.

Estas pessoas estão na igreja, mas já se entregaram a concupiscências carnais e agora vivem uma verdade distorcida e comprometida sem consideração com suas próprias consciências. 
 
1.2 - TESTE DE ASSOCIAÇÕES.

NOTAS - ABC.

(Hebreus 11:24-26) Pela fé, Moisés, já adulto, recusou ser aclamado como filho da filha do Faraó, preferindo ser maltratado com o povo de Deus a desfrutar os prazeres que o pecado é capaz de proporcionar por curto período de tempo. Por amor ao Messias, julgou sua desonra uma riqueza mais excelente que os tesouros do Egito, porquanto contemplava sua gloriosa recompensa.

Quando Moisés descobriu que ele não era filho da filha de Faraó, ele se separou da cultura dos egípicios. Ele escolheu o sofrimento ao invés dos prazeres do pecado. Verdadeiros irmãos se separam do mundanismo. Verdadeiros irmãos não estão confortáveis com a cultura do mundo. Verdadeiros irmãos não se identificam com os padrões pecaminosos mundanos (A cultura babilônica)
 
(2 Coríntios 6:14-18) Jamais vos coloqueis em jugo desigual com os descrentes. Pois o que há de comum entre a justiça e a injustiça? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que parceria pode se estabelecer entre o crente e o incrédulo? E que acordo pode existir entre o templo de Deus e os ídolos? Porquanto somos santuário do Deus vivo. Como declarou o próprio Senhor: "Habitarei neles e entre eles caminharei; serei o seu Deus, e eles serão meu povo!" Portanto, "saí do meio deles e separai-vos, diz o Senhor, e não toqueis em nada que seja impuro, e Eu vos receberei. Serei para vós Pai e sereis para mim filhos e filhas", diz o Senhor Todo-Poderoso! (KJA)

NOTAS - Roy Pillay.

Êxodo 2:11-12. Ora, aconteceu naqueles dias que, sendo Moisés já homem, saiu a ter com seus irmãos e atentou para as suas cargas; e viu um egípcio que feria a um hebreu dentre, seus irmãos. 
12 Olhou para um lado e para outro, e vendo que não havia ninguém ali, matou o egípcio e escondeu-o na areia. 

A identidade do verdadeiro irmão será testada.
Existe um lugar no desenvolvimento do crente; Chamado a maturidade.
Os verdadeiros filhos de Deus, quando maduros, não ficarão em silêncio quando seu irmão for perseguido, condenado ao ostracismo, humilhado e atacado por pessoas egípcias (mundanas / carnais). É quando os verdadeiros irmãos são testados.

Êxodo 2:13-14. Tornou a sair no dia seguinte, e eis que dois hebreus contendiam; e perguntou ao que fazia a injustiça: Por que feres a teu próximo?  
14 Respondeu ele: Quem te constituiu a ti príncipe e juiz sobre nós? Pensas tu matar-me, como mataste o egípcio? Temeu, pois, Moisés e disse: Certamente o negócio já foi descoberto.   

Verdadeiros irmãos também serão testados em justiça. Moisés viu dois homens hebraicos lutando; Moisés repreendeu o homem que estava errado. Era claro que Moisés estava contra a opressão de seu povo; Ele também era um defensor dos justos. Moisés carregava o mesmo espírito de libertador como Jesus. Os olhos de Deus testemunharam os atos justos de Moisés.
Isso também foi profetizado sobre Jesus:

Isaías 61:1-3. O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; 
2 a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;
3 a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja glorificado.

Verdadeiros irmãos que vivem em Sião são chamados "árvores da justiça".
Cristo é a justiça de Deus. Verdadeiros irmãos desconectará da padrões e estilo de vida deste mundo. Nossos atos de Justiça trazem glória ao Nome do Senhor.

NOTAS - Pedro Amancio.

Conviver com falso irmão é com o colocar um boi e um junto orando a terra junto. Não tem como caminhar junto o justo e o injusto. É um absurdo misturar a luz com as trevas e querer que o fogo fique aceso jogando água nele. É errado unir as coisas boas as coisas ruins. Que afinidade tem o Santo com o profano? 

O mundo não é a norma é nem o padrão para o crente. O Céu não funciona com princípios do mundo, a Palavra de Deus é bem clara: Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente.

O crente é responsável por suas associações, há um contraste muito grande entre o filho criterioso e o filho de pouco discernimento. As nossas associações não podem desviar  o nosso coração de Deus.

Os relacionamentos são nossas escolhas e tudo que os filhos de Deus escolhem precisam ser escolhidos com regra do é bom, pois há o perigo de se unir com aquilo que é perigoso ou mau. Os filhos de Deus não deve se familiarizar com que é falso ou incrédulo. Que comunhão há entre Cristo e Satanás? 

Is 52:11. Retirai-vos, retirai-vos, saí de lá, não toqueis coisa imunda; saí do meio dela, purificai-vos, vós que levais os utensílios do SENHOR.

Não tocar na coisas imundas afim de não ser contaminadas por elas. Temos que deixar a Babilônia com confiança em Deus sem nenhuma contaminação. Se separar da Babilônia é fundamental para um relacionamento verdadeiro com Deus. 

Sl 1:1-2. Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios,
não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.

Os filhos de Deus são caracterizados pela retidão, pelo amor, pela obediência. Os filhos de Deus são conhecidos pelas práticas da Palavra é pelos os lugares que frequentam. Eles evitam as más associações, eles evitam as coisas danosas e destrutivas e procuram andar com prazer nos caminhos do Senhor.

NOTAS - Roy Pillay.

Depois de experimentar um grande movimento espiritual de Deus, Sansão conectado com carnalidade, formando alianças com ministérios e indivíduos que nasceram na carne.
Esta é uma demonstração de um filho que é desobediente à voz e instrução de seu pai e sua mãe.

NOTAS - Pedro Amancio.

Sansão, estava em perfeitas condições espirituais, força física, vigor intelectual e pureza moral. Mas, a influência de companheiros ímpios, desviou o seu coração Senhor.
Depois de experimentar um grande movimento espiritual de Deus, Sansão se associou com a carnalidade formando aliança com ministérios e indivíduos.
Sansão, estava em perfeitas condições espirituais, força física, vigor intelectual, e pureza moral. Mas, a influência de companheiros ímpios, desviou o seu coração...

Não podemos servir a Deus e ao mundo ao mesmo tempo. O Crente não deve centralizar nossas afeições em amigos ou parentes mundanos. 

Não os despreze, quando estiver associados com eles, mas que vossa luz brilhe; por palavras, comportamento, hábitos e práticas, não deixe de maneira nenhuma ser moldados por suas idéias e costumes.

Sejam sábios no procedimento para com os de fora; aproveitem ao máximo todas as oportunidades. O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um.

Afastar-se dos falsos crentes que possuem moral frouxa, quanto menos nos associarmos com estes irmãos, melhor para nossa espiritualidade. 

Os falsos irmãos tem intelecto e o coração para envenenar e arruinar. É perigoso manter familiaridade com aqueles cuja mente por natureza é de baixo nível. 

1 Coríntios 15:33 Não se deixem enganar: "As más companhias corrompem os bons costumes...

Por natureza eles são conscienciosos desta a pureza da Palavra, participam e simpatizam com a imbecilidade. Esta associação é um erro, não se cogita para os filhos da nossa casa CBVC/CCF.

Fl. 3:17-19. Irmãos, sigam unidos o meu exemplo e observem os que vivem de acordo com o padrão que lhes apresentamos. Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o seu deus é o estômago e eles têm orgulho do que é vergonhoso; só pensam nas coisas terrenas.

Temos que procurar irmãos para associações sérias, irmãos que vão entrar conosco na fornalha ardente, com chamas acesas no Espírito... todos os que quiserem formar um caráter reto, escolham companheiros verdadeiros de uma séria, e refletida disposição de Espirito, ande em companhia de irmãos que estão de acordo com os princípios totalmente de Deus.

Pv. 22:24-25 "Não faças amizade com o iracundo; nem andes com o homem colérico; para que não aprendas as suas veredas, e tomes um laço para a tua alma" 

DIÁLOGOS.

Crentes devem entender sua posição diante da cultura do mundo, só seremos verdadeiros no momento em que vivermos a doutrina da palavra, é a palavra quem nos aproxima de Deus, ela que O revela à nós. A renovação de mentalidade será transformada pela doutrina verdadeira.

A palavra de Deus é a voz de Deus para a Igreja; os principais termos de referência para o crente. O teste do verdadeiro irmão é o irmão que faz a vontade do pai. (comentários de Jesus)

Jó. 8:36. Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui.

O teste de associação é importante para o nosso sucesso contra os inimigos de Deus. Gideão desconectado de todas as pessoas que estavam com medo. Havia 33000 pessoas na "Igreja" de Gideão.
Gideão foi o mais fraco em seu clã; Mas Deus usou a sua liderança e 300 homens para derrotar os poderosos Medianitas.

Muitas associações complicam a integridade da Palavra. Muitas alianças nos levam para a política.

Associações é uma coisa muito séria. Uma má associação pode destruir tudo aquilo que Cristo tem construído em nós.

Só a doutrina é capaz de mudar a nossa mentalidade, não basta apenas conhecer a Palavra de Deus, mas é preciso principalmente viver a doutrina.
Nos tornaremos verdade quando não só falarmos da doutrina, mas vivermos.

Muitos homens na bíblia conheciam e falavam da doutrina, mas eram falsos, porque apenas falavam e não viviam. O mundo precisa ver em nós a figura da verdadeira doutrina de Cristo. Precisamos ser crentes verdadeiros que vivem espontaneamente a doutrina.

Marcos 14:72. Naquele instante o galo cantou pela segunda vez, e Pedro lembrou que Jesus lhe tinha dito: "Antes que o galo cante duas vezes, você dirá três vezes que não me conhece. " Então Pedro caiu em si e começou a chorar.

Pedro não passou no teste da associação, sua experiência nos mostra duas posições distintas:

1- Sua atitude foi de covardia mediante ao pavor da morte que o rodeava, se naquele instante se ele dissesse que era um deles, poderia também sofrer a acusação da cruz.

2- A ação da cruz revela um Pedro que se torna conhecido como o pai da igreja, sua atitude de CRER na promessa do Espírito Santo faz com que ele se levante como aquele que continua o ministério de Cristo, incentivando aos irmãos a perseverarem nas promessas de Cristo é a espalhar em todas as maravilhas das boas novas.

Pedro nos mostra a grandeza da misericórdia e piedade do nosso Deus, assim, mesmo que se um dia nos tornamos um falso irmão, a misericórdia de Deus nos alcança e nos mostra que através de Sua palavra podemos nos tornar como VERDADEIROS IRMÃOS.

Nós devemos ser muito cuidadosos, que não se torne uma família crítica.
Devemos amar, também, nossos irmãos falsos (Jesus é nosso exemplo)
Precisamos da graça de Cristo. Não devemos esquecer que esses preceitos servem para que não nos tornemos um falso irmão...

A formação de Cristo no crente é revelada na natureza de Cristo no crente.
Não há outras provas. Inteligência não é a evidência de Cristo.

Não os despreze, quando estiver associados com eles, mas que vossa luz brilhe; por palavras, comportamento, hábitos e práticas, não deixe de maneira nenhuma ser moldados por suas idéias e costumes.

Precisamos revelar Cristo através do nosso modo de vida. Temos que falar a mesma voz, ter o mesmo som.

Nós não amaldiçoar a escuridão! Nossa luz (Cristo) deve brilhar mais intensamente. A palavra de Deus julga todos os homens! Nós simplesmente devemos brilhar!  A luz de Cristo será a diferença nas trevas, Ele é a Justiça que deve haver no mundo.

Isaias 60. 1 Levanta-te, resplandece, porque é chegada a tua luz, e é nascida sobre ti a glória do Senhor 2 Pois eis que as trevas cobrirão a terra, e a escuridão os povos; mas sobre ti o Senhor virá surgindo, e a sua glória se verá sobre ti.

Esta é a mensagem que dele ouvimos e transmitimos a vocês: Deus é luz; nele não há treva alguma. Se afirmarmos que temos comunhão com ele, mas andamos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

A luz não fica preocupado com as trevas.

Temos que ser diferentes. Eclesiastes nos diz: para tudo há uma estação.
Estamos em uma nova temporada agora. A demanda é amar os irmãos e os inimigos.

Ec. 3:8 tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

Podemos viver em ambos os ambientes, mas não temos nenhuma associação com a Babilônia, nosso padrão é Cristo. Nós devemos brilhar, mais brilhante do que o mundo, porque eles estão esperando nossa manifestação. A luz deve expulsar a escuridão.

Daniel, José, Moisés é nossos exemplos.
Eles viveram na Babilônia e no Egito, mas eles não profanaram sua cultura em Deus

Mt. 5:16. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso pai que esta nos céus. 

A luz é pureza e revelação de Cristo.
A demanda desta temporada é a consagração, ela é a Luz.

1.3 - O TESTE DA LINGUAGEM. 

(Juízes 12:4-6) E ajuntou Jefté a todos os homens de Gileade, e combateu contra Efraim; e os homens de Gileade feriram a Efraim; porque este dissera-lhe: Fugitivos sois de Efraim, vós gileaditas que habitais entre Efraim e Manassés, Porque tomaram os gileaditas aos efraimitas os vaus do Jordão; e sucedeu que, quando algum dos fugitivos de Efraim dizia: Deixai-me passar; então os gileaditas perguntavam: És tu efraimita? E dizendo ele: Não, Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil. (NVI)

NOTA -  ABC.

Os efraimitas declararam guerra contra os gileaditas porque o apoio deles não foi alistado por Jefité em sua batalha contra os amonitas. 
Os vitoriosos gileaditas tomaram posse do Jordão. Os efraimitas tinham que atravessar o Jordão para escapar.
Os gileaditas tinham um problema em distinguir entre eles mesmos e os efraimitas, pois ambos os povos se pareciam. Enfim, os efraimitas não conseguiam pronunciar o som do "H".
A palavra "Chibolete". [ "SHIBBOLETH" ]

42000 efraimitas foram identificados e mortos através desse método.
 
CHIBOLETE (SHIBBOLETH) SIGNIFICA RAMO
CIBOLETE (SIBBOLETH) SIGNIFICA CARGA
 
(Jeremias 23:5) E virá uma época", declara Yahweh, "em que levantarei da linhagem de Davi um Renovo Justo*, um rei que reinará com sabedoria e fará o que é justo e correto na terra.
 
Isaías 4:2-2. Naquele dia o renovo* do Senhor será cheio de beleza e de glória; e o fruto da terra excelente e formoso para os que escaparem de Israel. (NVI)
 
(Zacarias 6:12-13) E fala-lhe, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Eis aqui o homem cujo nome é RENOVO*; ele brotará do seu lugar, e edificará o templo do SENHOR. Ele mesmo edificará o templo do Senhor, e ele levará a glória; assentar-se-á no seu trono e dominará, e será sacerdote no seu trono, e conselho de paz haverá entre ambos os ofícios. (NVI)
 
*[Na biblia em inglês (NKJ)  está ao invés de "renovo justo" está "branch of righteousness" que significa um "ramo de justiça"]

O RAMO É USADO PARA TIPIFICAR JESUS E SUA IGREJA
 
Falsos irmãos não falam de forma entusiasmada sobre Jesus e sua igreja. Eles estão mais preocupados com seus fardos. A linguagem deles nunca edifica. Falsos irmãos não conseguem tomar posse do Jordão (Uma tipificação da palavra cheia do Espírito).
 
ALGUNS COMENTÁRIOS E PADRÕES DE COMPORTAMENTO DE FALSOS IRMÃOS:
ELES AFIRMAM QUE HÁ FACÇÕES NA IGREJA. DE FATO ELES FORMAM SUAS PRÓPRIAS FACÇÕES FORA DO LÍDER E SEUS SEGUIDORES.
ACUSAM O HOMEM ESTABELECIDO DE NÃO CUIDAR DA CONGREGAÇÃO.
ELES DIZEM QUE RECEBEM RECLAMAÇÕES PELO HOMEM ESTABELECIDO NÃO SE CONSULTAR COM ELES.
ELES AFIRMAM QUE CONHECEM PECADO SECRETO DO HOMEM ESTABELECIDO.
ELES DÃO SUGESTÕES E DICAS QUE SEMEIAM SEMENTES DE DÚVIDA NA MENTE DO POVO.
ELES TÊM CONSTANTE CONFLITO COM OS ESCUDEIROS DO HOMEM ESTABELECIDO.
ELES DIZEM "O CULTO FOI BOM, MAS..."
ELES FICAM IRADOS QUANDO O HOMEM ESTABELECIDO É ELOGIADO.

NOTAS - Roy Pillay. 

Embora Deus não nos julgue por nossa capacidade de comunicação, essa habilidade é importante na construção da Igreja de Jesus Cristo (O Templo deste presente). Devemos construir com verdade e graça. Nosso discurso deve revelar que somos na Presença do Senhor Jesus Cristo. Nós fomos com o Cristo que tem a "medida completa de graça". Essa graça (de Cristo) é manifestada quando várias graças se reúnem como Seu Templo.
Nós somos vasos humanos em quem Cristo está sendo formado. Temos uma medida de graça; Mas podemos fazer com que essa graça cresça para níveis superiores associando-se a crentes que carregam maiores depósitos de graça.
Isso também se refere à apresentação da doutrina correta. Quando falamos, ou quando escrevemos, as pessoas discernirão imediatamente a tribo que representamos.

NOTAS - Pedro Amancio.

Ef. 4:29. Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem." 

Velhos hábitos ruins não cabem em uma nova vida, devemos ser livres vícios altamente destrutivos. Na parábola do joio descobrimos que não é fácil separar o crente verdadeiro do falso, são tão parecidos. Nunca tentar separá-los, Deus, mediante apresentação dos seus frutos, no final fará a separação.

O falso irmão finge que ama a Palavra de Deus, mas ele não está disposto a obedece-la. Para o falso irmão as Escrituras não devem ser consideradas como a Palavra infalível de Deus...

Nós devemos ser capazes de entrar neste mundo escuro, em lugares ruins e pregar o evangelho (brilho da luz). O segredo é a regra, como filhos de Deus no meio do mal...

Pedro aquecendo na fogueira, foi definido com sendo discípulo de Jesus.

Mt.26:73. Pouco tempo depois, os que estavam por ali chegaram a Pedro e disseram: "Certamente você é um deles! O seu modo de falar o denuncia".

Pedro possuía a mesmo modo de falar de Cristo , nossa linguagem devem denunciar quem é nosso Mestre e Senhor...

O teste da linguagem definirá os falsos irmãos, o verdadeiro filho, fala tudo que vê o pai fazer, utiliza a mesma linguagem do pai, a construção está em dar continuidade àquilo que o pai começou.

Falsos irmãos recebem a doutrina, mas não crêem na doutrina, sendo assim, utilizam sua própria linguagem, sua própria doutrina, achando que estratégias humanas os habilitará ao sucesso.


O ponto é este: A igreja tem joio e trigo. O objetivo do pastor não é limpar o jardim e remover o joio. Jesus nos instrui: deixá-los sozinhos. Por que? Podemos destruir o trigo. Jesus ama os justos; Ele não irá atrapalhar a vida dos justos.

Um dos maiores problemas que temos na igreja é a comunicação. A comunicação (linguagem) pode fazer a igreja crescer ou destruí-la. Devemos ser sábios com quem conversamos. Nosso discurso deve ser claro como a água. Quando estamos alinhados com a voz do homem estabelecido podemos reconhecer e cumprir nosso mandato.

Gideão foi além de sua medida, pois confiou no processo seletivo correto, dos homens fortes que bebem a água, eles  foram de aceitarem a Palavra de imediato...
Os homens que foram capazes de interiorizar a Palavra (bebendo da água) foram escolhidos para o exército de Gideão... Igreja forte acessa a Doutrina de imediato!

Os falsos irmãos tem a palavra, mas acrescenta  o achismo.
Os falsos irmãos tem intelecto e o coração para envenenar e arruinar. É perigoso manter familiaridade com aqueles cuja mente por natureza é de baixo nível. 

1 Coríntios 15:33 Não se deixem enganar: "As más companhias corrompem os bons costumes...

Por natureza eles são conscienciosos desta a pureza da Palavra, participam e simpatizam com a imbecilidade. Esta associação é um erro, não se cogita para os filhos da nossa casa CBVC/CCF. O segredo é a regra, como filhos de Deus no meio do mal... 
Temos de ter mais do que o entendimento acadêmico da palavra de Deus;
Deve ser como um "fogo" em nossos ossos!
Não podemos mudar qualquer pessoa. É o Espírito Santo quem convence o crente.

1.4 - O TESTE DE SOFRIMENTO.
 
(Gálatas 6:17) Sem mais, que ninguém me perturbe, pois trago em meu corpo as marcas de Jesus.

NOTAS - ABC

As marcas de Jesus representam o seu sofrimento para os outros.
Os sofrimentos de Paulo foram para os outros.
Ele sofreu para que outros pudessem avançar.
Ele estava freqüentemente em trabalho de parto.

Gálatas 4:19. Meus filhos pequenos, para quem eu trabalho novamente no nascimento até que Cristo seja formado em você,

1 Tessalonicenses 2:9. Para lembrar, irmãos, nosso trabalho e trabalho; Para trabalhar noite e dia, para que não possamos ser um fardo para qualquer um de vocês, nós te pregamos o evangelho de Deus. (NKJ)

2 Tessalonicenses 3:8. Nem comemos pão de ninguém, mas trabalhamos com trabalho e trabalho de noite e de dia, para que não possamos ser um fardo para qualquer um de vocês,

Falsos irmãos também sofrem - mas por si mesmos.
Eles não sofrem os conflito quando pecam, porque são desprovidos do Espírito.

 NOTAS - Roy Pillay.

1 Pedro 2:18-22. Servos, seja submisso aos seus senhores com todo o medo, não só para o bem e gentil, mas também para os duros. 19 Pois isso é louvável, se por causa da consciência em relação a Deus, alguém sofra sofrimento, sofrendo erroneamente. 20 Para que crédito é se, quando você é espancado por suas falhas, você a toma pacientemente? Mas quando você faz o bem e sofre, se você tomar pacientemente, isso é louvável diante de Deus. 21 Por isso, você foi chamado, porque Cristo também sofreu por nós, deixando-nos um exemplo, para que você siga os Seus passos:
22 "Quem não cometeu pecado.

Nem o engano foi encontrado em Sua boca ";

Jesus é o nosso exemplo perfeito. Ele foi perseguido e morreu por nossos pecados; Ele não fez nada de errado. Ele é um exemplo perfeito de um verdadeiro irmão.

Provérbios 18:24. Um homem que tem amigos deve ser amigo,
Mas há um amigo que se aproxima, mais do que um irmão.

David e Jonathan experimentaram esse tipo de amizade íntima e pessoal. Sua aliança estendeu-se para além do túmulo.

1 Samuel 23:15-18. Então David viu que Saul tinha vindo buscar a vida dele. E David estava no deserto de Zife em uma floresta. 16 Então Jônatas, filho de Saul, levantou-se e foi a Davi no bosque e fortaleceu a mão em Deus. 17 E disse-lhe: Não temas, pois a mão de Saul, meu pai, não te achará. Você será rei sobre Israel, e eu ficarei junto a você. Até o meu pai Saul sabe disso. "18 Então os dois fizeram uma aliança perante o Senhor. E David ficou no bosque, e Jonathan foi para sua própria casa.

Os líderes mais fortes do Corpo de Cristo precisam de um verdadeiro amigo e irmão. Davi era um guerreiro forte e poderoso; Mas David precisava de um verdadeiro irmão como Jonathan para fortalecer sua mão. David recebeu a graça de proteção de seu irmão Jonathan.

NOTAS - Pedro Amancio.

2 Tm. 2:11. Fiel é esta palavra: Se já morremos com ele, também viveremos com ele;

Lu. 9:23. Jesus dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me.

Os berreiros crentes serão destronizados de suas vidas quando aceitarem Jesus. Quando você vem a Cristo, você está buscando a Vida Dele. O caminho para a vida é o viver para Deus, morrendo em nós mesmo (vontade própria), para entronizar Cristo, você precisa ser destronizado. O sofrimento por Cristo tem um valor real. A certeza da Gloria!, Nos precisamos saber que sofrimento seguirá a Glória.

Ao escolher obedecer ao Senhor Jesus Cristo, estamos nos posicionando em desacordo com o mundo. O sofrimento por amar a obra, faz parte de ser um verdadeiro seguidor de Cristo. 

Jesus disse que o caminho que leva à vida é difícil, Mt.7:14. porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.

2 Coríntios 4:17. Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação.

O verdadeiro discípulo para seguir a Jesus irá matar sua própria vontade, seus direitos, suas paixões, suas metas. A nossa motivação neste ministério, é estar crucificados na cruz com Cristo.  Gl.4:24. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

O faltosos crentes, só querem ser participantes na carne, eles estão cheios de paixões. Esses falsos irmãos estão cheio lascívias, vivem dentro das igrejas com seus olhares cheios de concupiscências. Eles operam no caráter da iniquidade, suas ações são forças de erros, lançadores de contendas dentro da Casa de Deus, caluniadores, têm formas de piedade, mas rejeitam a Cristo. Eles tem inspiração pelos males e corrupção. Eles são perturbadores dos filhos de Deus na igreja.

Judas. 12,13. Com as suas vergonhosas bebedeiras, eles são como manchas de sujeira nas refeições de amizade que vocês realizam. Eles cuidam somente de si mesmos. São como nuvens levadas pelo vento, que não trazem nenhuma chuva; são como árvores que, mesmo no outono, não produzem nenhuma fruta; são como árvores que foram arrancadas pela raiz e estão completamente mortas. Eles são como as ondas bravas do mar, jogando para cima a espuma das suas ações vergonhosas; são como estrelas sem rumo, para as quais Deus reservou, para sempre, um lugar na mais profunda escuridão.

É uma honra, um privilégio para nós apóstolos, sofrer afrontas por esse Nome Jesus. É uma dignidade passar por momentos difíceis por amar a nossa vida verdadeira com Senhor Jesus. 
Deus nos ensina a buscar sua vontade e a praticar o bem, não importa onde nem com quem estamos, nossa responsabilidade é de sofrer por Cristo. Mesmo que venhamos a sofrer praticando o bem, não podemos nos desanimar, pois 1 Pe.3:17 "Se for da vontade de Deus, é melhor que sofrais por praticardes o que é bom do que praticando o mal".  

Há muitas coisas para nós superar numa vida com Deus.
Apatia, aflição, imoralidade / idolatria (Balaão), Jezebel, espíritos religiosos, contenda, indiferença. Esses predicados muitas das vezes vamos encontrar pela frente em nossa vida de crente.

Andar em família é fazer aliança com outros irmãos, nosso modelo de família não pode ser igual ao da Babilônia, nosso modelo deve ser como o modelo do céu, Cristo é o nosso principal testemunho de como nos portar com nossos irmãos.

Quando você ama o que faz não se torna penoso, Apóstolo Paulo amava formar Cristo em pessoas. Esse deve ser o nosso prazer ensinar.

A Palavra sempre nos indicará o cuidado ao fazer as alianças , não podemos ser imprecisos nesse quesito , Josafá tinha um amizade com Acabe, a qual Deus não aprovava, ele trouxe  maldição sobre si. Estamos a caminhar para a posição final Sião. Não há nenhum falsos irmãos em Sião. Em Sião não tem como o mal operar.

Nossas alianças devem ser estabelecidas de acordo com os padrões de Cristo. Honestidade, lealdade, fidelidade... Essas características aplicadas ao conhecimento da Palavra nos farão construir ministerialmente nossa vida espiritual.

Paulo advertiu seu filho Timothy sobre falsos irmãos.
Esta é uma realidade do Ministério; Nós não podemos evitá-lo.
Nossa libertação está quando chegarmos em Sião. Uma companhia de irmãos que compartilham a mesma paixão; Eles não atropelar um ao outro.

O propósito desta lição é ensinar a ensinar sobre a existência e as características dos falsos irmãos. Essa verdade é baseada nos protocolos da Palavra de Deus. A morte de Cristo na Cruz foi para não entregar o corpo de Cristo aos falsos irmãos; o sangue de Jesus é para a salvação dos pecadores. A Cruz é para a salvação de todos os pecadores (incluindo falsos irmãos).

O diabo não está morto; a Bíblia diz que ele está andando por aí como um leão que ruge, Isto significa que se deve discernir cuidadosamente nossas associações.

Quem é nosso irmão? O que Jesus disse?
São aqueles que nos ouvem e fazem a vontade de Deus.

Mateus 12:48. Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos? 
49 E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
50 Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

Este é o padrão do céu - uma verdade espiritual.

Agora nosso desafio é implementar esta verdade na igreja que está na terra para identificar o nosso verdadeiro irmão.

Por exemplo; a representação terrena
Qualquer indivíduo que ensina a doutrina de meu pai espiritual, é meu irmão de verdade. Isto é a central para a compreensão da doutrina dos odres do pai/filho.

Um falso irmão (ou irmã) não respeita os servos ungidos de Deus.
Este indivíduo traz calúnia e fofocas para destruir os Santos de Deus.
O resultado desta prática é grande sofrimento dos servos ungidos de Deus.
Esta prática não é tolerada nas empresas ABC/CCF/CBVC.

Temos uma grande responsabilidade de cultivar a cultura de Sião para termos um ambiente perfeito para a nossa Casa.

Salmos 121:1 Elevo os meus olhos para os montes; de onde me vem o socorro?   
121:2 O meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra.   
121:3 Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não dormitará.   
121:4 Eis que não dormitará nem dormirá aquele que guarda a Israel.   
121:5 O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua mão direita.   
121:6 De dia o sol não te ferirá, nem a lua de noite.   
121:7 O Senhor te guardará de todo o mal; ele guardará a tua vida.   
121:8 O Senhor guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.

Levante os olhos para os montes. As colinas representam Sião, não é uma cidade terrena, é um ambiente espiritual absolutamente seguro. Este é o lugar da morada de Cristo com posicionamento em Cristo. Não há nenhum inimigo em Sião; nenhum inimigo pode viver na presença de Cristo, assim deve ser também na Sua Igreja.

A Igreja que não está em Sião, elas sofrerão ataques. Muitas igrejas estão no deserto estamos matando uns aos outros todos os dias. Devemos ensinar nosso povo sobre a qualidade de vida em Sião. A excelência da união fraternal com os irmãos.

Salmo 133. Oh! Como é bom e agradável viverem unidos os irmãos! É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião. Ali, ordena o SENHOR a sua bênção e a vida para sempre.

Cada líder tem a responsabilidade divina para segurar a mão do seu irmão.

1.5 - TESTE DA IDENTIFICAÇÃO.
 
(1Reis 3:16-27) Certo dia duas prostitutas compareceram diante do rei. Uma delas disse: "Ah meu senhor! Esta mulher mora comigo na mesma casa. Eu dei à luz um filho e ela estava comigo na casa. Três dias depois de nascer o meu filho, esta mulher também deu à luz um filho. Estávamos sozinhas, e não havia mais ninguém na casa. "Certa noite esta mulher se deitou sobre o seu filho, e ele morreu". Então ela se levantou no meio da noite e pegou o meu filho enquanto eu, tua serva, dormia, e o pôs ao seu lado. E pôs o filho dela, morto, ao meu lado. Ao levantar-me de madrugada para amamentar o meu filho, ele estava morto. Mas quando olhei bem para ele de manhã, vi que não era o filho que eu dera à luz". A outra mulher disse: "Não! O que está vivo é meu filho; o morto é seu". Mas a primeira insistia: "Não! O morto é seu; o vivo é meu". Assim elas discutiram diante do rei. O rei disse: "Esta afirma: 'Meu filho está vivo, e o seu filho está morto', enquanto aquela diz: 'Não! Seu filho está morto, e o meu está vivo'". Então o rei ordenou: "Tragam-me uma espada". Trouxeram-lhe. Ele então ordenou: "Cortem a criança viva ao meio e deem metade a uma e metade à outra". A mãe do filho que estava vivo, movida pela compaixão materna, clamou: "Por favor, meu senhor, dê a criança viva a ela! Não a mate! " A outra, porém, disse: "Não será nem minha nem sua. Cortem-na ao meio! " Então o rei deu o seu veredicto: "Não matem a criança! Deem-na à primeira mulher. Ela é a mãe"

NOTAS - ABC.

Nessa história, a sabedoria de Salomão foi exposta quando ele identificou a mãe genuína. A mãe genuína estava preparada para sofrer a perda ao invés de ver a criança dividida. Eles estão preparados para sofrer a perda.

NOTAS - Roy Pillay.

As duas mulheres representam dois irmãos que vivem na mesma casa. A verdadeira mãe não quer ver seus filhos mortos ou divididos.
 
Observe as ações de Abraão relativas a Ló.
 
Gênesis 13:7-13. E houve conflitos entre os pastores do gado de Abram e os pastores do gado de Lot. Os cananeus e os perizeus então moravam na terra.
8 Então Abrão disse a Lot: "Por favor, não haja conflitos entre você e eu, e entre meus pastores e seus pastores; Pois somos irmãos. 9 Não é toda a terra diante de você? Por favor, separe-se de mim. Se você tomar a esquerda, eu irei para a direita; Ou, se você for para a direita, então irei para a esquerda. "
10 E levantou Lot os olhos e viu toda a planície do Jordão, que estava bem regada em todos os lugares (antes que o Senhor destruísse Sodoma e Gomorra) como o jardim do Senhor, como a terra do Egito enquanto você se dirige para Zoar. 11 Então Lot escolheu para si toda a planície do Jordão, e Lot viajou para o leste. E eles se separaram um do outro. 12 Abrão habitou na terra de Canaã, e Lot habitou nas cidades da planície e acamparam sua tenda, até Sodoma. 13 Mas os homens de Sodoma eram extremamente perversos e pecaminosos contra o Senhor.
 
Abraão declarou: "Nós somos irmãos". Existem leis de Deus relativas aos irmãos hebreus. Abração declarou que conflitos e contenções não eram aceitáveis entre os irmãos. A disputa não era entre Abraão e Ló; Era com seus pastores. Abraão e Ló se separaram para preservar seus relacionamentos.
 
Gênesis 14:11-16. Então tomaram todos os bens de Sodoma e Gomorra, e todas as suas provisões, e seguiram seu caminho. 12 Também tomaram Ló, filho do irmão de Abrão, que morava em Sodoma e seus bens, e partiu.
13 Então veio aquele que escapou e contou a Abrão o hebraico, pois habitava pelas árvores de Mamere, o amorreus, irmão de Escol e irmão de Aner; E eles eram aliados com Abram. 14 Quando Abram soube que seu irmão era levado em cativeiro, ele armou seus trezentos e dezoito servos treinados que nasceram em sua própria casa e seguiram em perseguição até Dan. 15 Ele dividiu suas forças contra eles de noite, e ele e seus servos os atacaram e os perseguiram até Hobah, que fica ao norte de Damasco. 16 Então ele trouxe de volta todos os bens, e também trouxe de volta o seu irmão Lot e seus bens, bem como as mulheres e o povo.
 
Vemos a manifestação de Cristo nas ações de Abrão. Quando Abrão soube da captura de Ló, Abram imediatamente reuniu seus homens e perseguiu o inimigo de seu irmão. Ele salvou Ló, seus pertences e também as pessoas com ele. Esta é a marca de um verdadeiro irmão.

Quando Abraão ouviu que Sodoma devia ser destruído por Deus, ele intercedeu pela segurança da cidade, porque Lot estava lá. A segurança de Lot era importante para Abraão.

Esta é a inteligência divina. Ele vem de cima. É identificado em primeiro lugar por a sua pureza. Pureza de nossos pensamentos e a pureza de nossos motivos irá revelar se estamos a funcionar a partir da sabedoria do alto. 

Salomão foi confirmado diante de Israel quando, decidiu sobre esse julgamento. Quando operamos pelo o Espírito Santo, nossos erros se tornarão nulos. Inteligência Divina será demostrada em nossos julgamentos.

1 Coríntios 2:15. Porém o homem espiritual julga todas as coisas, mas ele mesmo não é julgado por ninguém...

NOTAS - Pedro Amancio.

"Se dissermos que mantemos comunhão com Ele e andarmos nas trevas, mentimos" (I Jo 1:6). 

O cristão que mantém comunhão com Deus não pode andar nas trevas, porque Deus é Luz!
Comunhão com Deus inclui uma vida de oração, leitura e estudo da Palavra, confissão, consagração, vigilância diária. 

O engano pode tomar diversas formas, de encobrir a Verdade, ou de pronunciar a Falsidade. Nos somos testados todos os dias a viver uma vida separada...
Nosso exame passa pela a Palavra de Deus, nossas perdas é para manter a unidade do Corpo de Cristo. Não devemos desfalcar o Corpo. Nossos irmãos são muito importantes.

Sl 139:23. O Salmista Davi fez esta oração: "Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me, e conhece os meus pensamentos." 

Não tente examinar a você mesmo, pois seu coração é enganoso e corrupto. Peça ao Senhor para sondar a sua vida e revelar como Ele mesmo te vê.

Pv. 10:19. "O caminho do SENHOR é fortaleza para os íntegros, mas ruína aos que praticam a iniqüidade".

Nossa fé precisa ir além da conversão a da alegria, a Sabedoria é andar na dependência de Deus.
Nossos testemunhos irrepreensível trarão muitas vidas ao Reino, nosso teste é para que a criança viva, precisamos da Espada (Palavra de Deus) para edificar vidas... 

1 Pe. 1:7. "Para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo".
 Nossa fé é tocada pela provação, assim o crente cresce, a finalidade da provação é tronar o crente um homem perfeito, plenamente desenvolvido no Ministério do Senhor Jesus. 

Tudo isso é para examinar avaliarmos nós mesmos. Nossos irmãos também estão nos testes, a Palavra de Deus é uma faca que corta os dois lados, o Bom e o Falso...