LIÇÃO 26 - FALSOS IRMÃOS PARTE II

25/08/2020 07:49
2. - COMO LIDAR COM FALSOS IRMÃOS.

NOTAS - Pedro Amancio.

Todos nós conhecemos e convivemos com irmaos insuportáveis dentro da igreja. São irmãos pedante, mentirosos, enganador, hipócrita, arrogante, inconvenientes, deselegantes, ofensivos, sem limites, abusados, sem amor, irritantes, insubmissos, incompatíveis. Esses irmãos tem tantos adjetivos, que tornaram pessoas insuportáveis dentro da igreja. Mas eles fazem parte da nossa convivência, somos obrigados biblicamente a compartilhar ambientes, conversas, tarefas com eles. 

Como vamos suportar e conviver com esses falsos irmãos em nossa Igreja?
A resposta está na Doutrina das Escrituras. Não podemos agir segundo a carne, (para brigar, ofender,) nossa posição deve ser espirituais, Jesus deseja que nós consigamos conviver com os diferentes. Porque, se você parar pra pensar, a pessoa nada mais é do que uma "pessoa diferente" de você. Temos que agir segundo o padrão de Cristo, não podemos fugir da comunhão, estamos sendo Doutrinado no Amor de Jesus. 

Ap. Paulo em diz Efésios 4:1-3. Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz;

A Doutrina do amor precisa funcionar na igreja para o bem do Corpo de Cristo.
A qualidade de Cristo no verdadeiro irmão, é imprescindível para mudar o comportamento do falso irmão.
 
1 Co. 13:4-8. O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece, não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal; não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;

O Amor Ágape, resolve todos os conflitos. Quando o nosso conhecimento se tornar completo os dons irão desaparecer... Sem amor os dons, são imperfeitos... 

Todas as nossas atitudes são recomendadas pela a Palavra de Deus. Suportar em Amor de Verdade exige esforço de consciência, zelo, cuidado e dedicação. Se queremos a unidade do Espírito com esses irmãos falsos, a essência do Amor é Sacrifício...(Jesus). As exigências das nossas orações é o perdão para todos aqueles que nos ofendem...

O amar esses irmãos é algo que exige esforço. Deus deseja paz para sua Igreja, paz para cada filho de seu Corpo. Jesus nunca prometeu que na sua congregação todos seriam pessoas perfeitas... Temos que amar todos os que estão na Casa, isso significa um grande esforço de todos para a convivência. Pois essa é a única forma possível de haver unidade na Igreja. Temos que fazer sempre uma grande análise que o insuportável da sua igreja pode ser você...
 
2.1 - MANTENHA-SE NO AMOR DEUS. 

(Judas 1:20-22) Edifiquem-se, porém, amados, na santíssima fé que vocês têm, orando no Espírito Santo. Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna. Tenham compaixão daqueles que duvidam; 

NOTAS - Roy Pillay.

Devemos evitar conflitos e contenções em nosso ministério.
Esta escritura deve se tornar nossa referência diária:

Hebreus 13:1-3. Permaneça o amor fraternal.
2 Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos.
3 Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo.

Nós nos manteremos no amor de Deus. Isso nos permitirá suportar todas as coisas. O amor não se comporta grosseiramente; O amor não está cheio de conhecimento ou orgulho. O amor de Deus é capaz de suportar o sofrimento.

1 Coríntios 13:4-8. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece
5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;   
6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;  
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.   
8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

NOTAS - Pedro Amancio.

Nosso amor por Jesus não pode ser só de palavras, esse amor exige obediência aos mandamentos de Jesus. Essa obediência é uma decisão acompanhada por um conjunto permanente de atitudes.

Jesus diz: Jo 14:21-24. Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também amarei e me revelarei a ele. Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele. Aquele que não me ama não obedece às minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.

Se nós amamos Jesus de verdade, temos que dar provas desse amor, conhecendo verdadeiramente os seus mandamentos, quando Ele diz que amemos uns aos outros como Ele amou.
Jesus está dizendo que temos que amar todas as pessoas que nos cercam, as boas e as más. Amar todos os irmãos que fazem parte da igreja do Senhor Jesus, mesmo aqueles irmãos que você não o acha simpático, ou dão bom testemunho de crente, e não crêem fervorosamente como nós cremos.

Quando uma pessoa se sente amada, é mais fácil mudá-la, mostrá-la o caminho certo. Jesus quer criar uma intimidade conosco através do amor divino. O principal problema que nós enfrentamos é falar de amor, sem conhecemos o amor de Deus. 
Fomos criados à imagem e semelhança do Senhor. Muitas vezes, a nossa grande dificuldade é encontrar o amor de Deus, porque nos acostumamos com o amor do homem. Esperamos recompensa por tudo que fazemos aos homens, através dos homens... 
Nossa recompensa por amar os homens, vem do Céu... O amor de Deus nos deixa livre de qualquer recompensa humana. O amor de Deus nos torna livres... De todos os preconceitos, Jesus foi livre por amar a todos sem fazer acepções de irmaos...   

Mc. 12:30-33. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força.
O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele, e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.

2 Ts. 3:5. Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.

O amor e Palavra de Deus deve purificar as intenções dos corações.

Este é um ponto que nos traz o exemplo de perfeição. Mossa vida precisa ser completada em Cristo, é Ele quem nos aperfeiçoa. Crentes apostólicos tem esse entendimento, de que não é força, o talento e a inteligência divina é quem nos fará firmes no Senhor. Ele quem nos escolheu. Tudo isso se aperfeiçoará quando chegarmos ao nível de reconhecemos Cristo em nossos irmãos, esse é um nível bem elevado de maturidade.

A Doutrina do amor precisa funcionar na igreja para o bem do Corpo de Cristo. A qualidade de Cristo no verdadeiro irmão, é imprescindível para mudar o comportamento do falso irmão. O Amor Ágape deve resolve todos os conflitos. Quando o nosso conhecimento se tornar completo os dons irão desaparecer Sem amor os dons são imperfeitos.

Precisamos aprender que os filhos de Deus são diferentes, todos temos que operar no desejo de ser como Cristo. Todos precisam chegar a estatura de perfeição em Cristo Jesus.

Lê livro de Deuteronômio 4.  Moisés exorta os filhos de Deus ter afinidade com Deus através da obediência. Tudo que contradiz, modifica ou altera as Escrituras devem ser rejeitado pelo os fiéis de Deus.

Todas as nossas atitudes são recomendadas pela a Palavra de Deus. Suportar em Amor de Verdade exige esforço de consciência, zelo, cuidado e dedicação. Se queremos a unidade do Espírito com esses irmãos falsos, a essência do Amor é Sacrifício...(Jesus). As exigências das nossas orações é o perdão para todos aqueles que nos ofendem. Nosso amor (o amor de Deus) é capaz de suportar o sofrimento. Se verdadeiramente amamos nossos irmãos, então nossos irmãos não nos causará mal algum.

O amor é a base de tudo. Sabemos que o falso irmão sempre existirá. Mas precisamos aprender a lidar com eles. Cristo pôde morar com Judas, mesmo sabendo que ele estava pronto para traí-lo. Devemos vestir o casaco do amor e do perdão. Podemos ter todos os presentes, mas sem amor, é inútil. Nesta temporada, não há tempo a perder. Devemos refletir Cristo em tudo. O amor e a oração pelos nossos inimigos são necessários.

2.2 - TENHAM COMPAIXÃO DE OUTRAS PESSOAS.

(Judas1:22) Tenham compaixão daqueles que duvidam; 

NOTAS - Roy Pillay. 

Êxodo 32:7-10. Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu;   
8 depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.  
9 Disse mais o Senhor a Moisés: Tenho observado este povo, e eis que é povo de dura cerviz.   
10 Agora, pois, deixa-me, para que a minha ira se acenda contra eles, e eu os consuma; e eu farei de ti uma grande nação. 

O povo de Deus está adorando ídolos. Eles esqueceram o Deus que os trouxe do Egito; Eles estão fascinados com o bezerro de ouro. Eles esqueceram o seu primeiro amor. Deus estava pronto para destruir estas pessoas. 

Mas Moisés, o grande líder, chamado por Deus começaram a demonstrar compaixão sobre o povo de Deus. 

Êxodo 32:11-14. Moisés, porém, suplicou ao Senhor seu Deus, e disse: ç Senhor, por que se acende a tua ira contra o teu povo, que tiraste da terra do Egito com grande força e com forte mão?
12 Por que hão de falar os egípcios, dizendo: Para mal os tirou, para matá-los nos montes, e para destruí-los da face da terra?. Torna-te da tua ardente ira, e arrepende-te deste mal contra o teu povo.
13 Lembra-te de Abraão, de Isaque, e de Israel, teus servos, aos quais por ti mesmo juraste, e lhes disseste: Multiplicarei os vossos descendentes como as estrelas do céu, e lhes darei toda esta terra de que tenho falado, e eles a possuirão por herança para sempre.
14 Então o Senhor se arrependeu do mal que dissera que havia de fazer ao seu povo. 

Nós não se deve dar os egípcios a oportunidade de questionar a integridade e a fidelidade do nosso Deus.

NOTAS - Pedro Amancio.

A compaixão de Cristo em nós deve desperta a vontade de ajudar o irmão a superar os seus problemas, consolando e dando suporte emocional e espiritual.

Uma pessoa com compaixão ao próximo consegue compreender o estado emocional alheio e se compadecer de sua condição, desejando que este consiga superar ou aliviar o seu sofrimento. Jesus é o padrão de compaixão, ele se compadecia das pessoas e mudava as suas situações. A compaixão é um sentimento essencial no ceio da igreja do Senhor Jesus.

A fé do crente tem que ter atitude, em face das necessidades dos irmãos, a fé demostra o fruto do Amor de Cristo. As boa obras não salvam, mas fazem parte de um coração de quem tem Deus. 
Ser um crente, não significa automaticamente que ele é um irmão bondoso ao próximo. Quando lemos a parábola do bom samaritano, fica claro essa posição, nem todos os crentes se esforçam para mudar a situação de um irmão. 

Lc. 10:31-32. Casualmente, descia um sacerdote por aquele mesmo caminho e, vendo-o, passou de largo. Semelhantemente, um levita descia por aquele lugar e, vendo-o, também passou de largo.

Ter misericórdia nas atitudes é tão importante quanto amar o próximo.

Mt. 12:33. não devias tu, igualmente, compadecer-te do teu conservo, como também eu me compadeci de ti?

Não podemos ser indiferentes ao sofrimento e à dor do outro. Precisamos ser participativo no sofrimento um do outro. Isso nos torna pessoas mais humildes, acaba com indiferença, e nos faz comprometidos, solidários e fraternos com a situação do outro. Compaixão é sofrer é sentir o mesmo que o irmão está sentindo na sua dor. Jesus o perfeito padrão de sentimento para a sua igreja.

Devemos reconhecer a realidade que os falsos irmãos atrasam o progresso do nosso avanço. Vemos que o coração de Moisés é o coração do intercessor. Nós como crentes devemos observar o tipo de Altar que estamos construindo. Nosso mandato é levantar Cristo e seu reino.  

O amor de Deus é referido como o amor "Ágape". Trata-se do sofrimento, é o amor que não busca recompensas.
A maioria dos crentes compreende que o amor é sentimental. Este é o amor sem verdade. 

Amor verdadeiro irá produzir a manifestação de honra. Cada graça deve ser capaz de treinar e equipar. Nosso ofício será sempre o de ensinar, quer ouçam ou deixem de ouvir. 

Efésios 4:11-12. E ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres, 
12 tendo em vista o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

 Doutrina do amor precisa funcionar na igreja para o bem do Corpo de Cristo. A qualidade de Cristo no verdadeiro irmão, é imprescindível para mudar o comportamento do falso irmão.

Todas as graças têm um propósito comum para treinar e equipar para que cada crente passa ter permanente as atitudes de edificações 

2.3 - SALVEM COM TEMOR.
 
(Judas1:23) a outros, salvem-nos, arrebatando-os do fogo; a outros ainda, mostrem misericórdia com temor, odiando até a roupa contaminada pela carne. 

NOTAS - ABC.

ESTAS PESSOAS PRECISAM SER SALVAS

NOTAS - Roy Pillay.

Êxodo 20:18-21. Ora, todo o povo presenciava os trovões, e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte a fumegar; e o povo, vendo isso, estremeceu e pôs-se de longe. 
19 E disseram a Moisés: Fala-nos tu mesmo, e ouviremos; mas não fale Deus conosco, para que não morramos.  
20 Respondeu Moisés ao povo: Não temais, porque Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.
21 Assim o povo estava em pé de longe; Moisés, porém, se chegou às trevas espessas onde Deus estava. 

Deus revelaram suas impressionantes sinais antes de seu povo; o povo de Deus estava com medo de Deus. Este é o princípio da sabedoria; devemos temer Deus. A finalidade deste medo é fazer com que as pessoas que se abstenha de pecar.

NOTAS - Pedro Amancio.

Tg. 5:19-20. Meus irmãos, se algum entre vós se desviar da verdade, e alguém o converter, sabei que aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá multidão de pecados.

Devamos agir em amor e ajudar a recuperar aqueles os irmãos que tropeçam. A Palavra de Deus, ensina que somos uma família, um corpo, e cada crente deve preocupar-se intensamente com o crescimento espiritual um do outro. 

Hb. 12:11-13. Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto
de justiça. Por isso, restabelecei as mãos descaídas e os joelhos trôpegos; e fazei caminhos retos para os pés, para que não se extravie o que é manco; antes, seja curado.

É nosso dever ajudar os irmãos fracos e desanimados para que não caiam nas mãos do Inimigo.

Essa é a linguagem de nossa doutrina, tudo que somos ou que viermos a ser, deverá ser baseado no conhecimento que precisamos temer ao nosso Deus. Somos testemunhas do que Ele é capaz.

DIÁLOGOS.

O principio da sabedoria é temer a Deus. Se eu tenho ​temor, vou buscar, fazer o que é correto em todos os âmbitos da minha vida.

Advertir o irmão, não tratá-lo como inimigo: O corrigir os irmãos que falham é para manter a pureza na igreja. As correções devem ser motivadas pelo amor, não pelo ódio ou pelo desprezo.

Anunciaremos o Amor sem nos esquecer da espada, a palavra de Deus trará a salvação, mas o temor a Ele nos trará a misericórdia.  O Amor deve incluir a verdade (a palavra de Deus). Não se deixe intimidar pelos homens insubordinados, caso contrário todos perduraram o temos do Senhor.

2.4 - ALGUNS TERÃO QUE SEREM CORTADOS E EVITADOS.

(1Timóteo 1:19-20) mantendo a fé e a boa consciência que alguns rejeitaram e, por isso, naufragaram na fé. Entre eles estão Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. 

(2Timóteo 2:16-18) Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade. O ensino deles alastra como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto. Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé. 

Romanos 16:17-18) Recomendo-lhes, irmãos, que tomem cuidado com aqueles que causam divisões e colocam obstáculos ao ensino que vocês têm recebido. Afastem-se deles. Pois essas pessoas não estão servindo a Cristo, nosso Senhor, mas a seus próprios apetites. Mediante palavras suaves e bajulação, enganam os corações dos ingênuos. 

NOTAS ABC.

SALOMÃO CORTOU JOABE, SIMEI E ADONIAS.

NOTAS - Roy Pillay. 

O apóstolo Paulo não está escrevendo para um estranho. Estes versos não serão entendidos por estranhos. Paulo está escrevendo para o seu verdadeiro filho espiritual na fé. Esta é uma carta confidencial. Paulo mencionou os nomes dos falsos irmãos a Timóteo - Himeneu e Philetus; que sua mensagem se espalhou como câncer. Estes homens estavam ensinando que a segunda vinda de Jesus já tinha acontecido. Paulo mencionou os nomes dos homens ao seu verdadeiro filho Timothy porque ele podia confiar nele.

Verdadeiros pais avisará seus verdadeiros filhos no Ministério.

Provérbios 9:7-9. O que repreende ao escarnecedor, traz afronta sobre si; e o que censura ao ímpio, recebe a sua mancha.   
8 Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á.   
9 Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.   

Salomão, um homem sábio, acreditamos que ele escreveu este livro de provérbios aconselha-nos que nós vai se machucar se nós repreender os homens ímpios. Devemos ensinar justos e sábios; aumentarão em aprendizagem.

NOTAS - Pedro Amancio.

Tolerar o falso irmão na igreja é colocar todos os filhos em perigo.
Falsos irmãos irão destruir o odre do Pai/Filho. Temos que ter muito cuidado com nossa construção.

Paulo ensinou que os verdadeiros filhos devem notar e se afastar daqueles que provocam divisões contra a doutrina de Cristo. Apóstolo Paulo está informando a Timóteo sobre os nomes dos falsos irmãos. Esta é uma carta confidencial ao seu filho. Timóteo não pode contar o todo mundo.

Os conselhos de Davi para seu filho Salomão.

Davi disse para Salomão com quem ele iria governar, seu conselho foi para configurar um reinado com paz. Suas instruções foi para eliminar os falsos irmãos que estiveram na sua administração. 

1 Rs 2:4-9. Para que o SENHOR confirme a palavra que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, de todo o seu coração e de toda a sua alma, nunca te faltará sucessor ao trono de Israel. Também tu sabes o que me fez Joabe, filho de Zeruia, e o que fez aos dois comandantes do exército de Israel, a Abner, filho de Ner, e a Amasa, filho de Jéter, os quais matou, e, em tempo de paz, vingou o sangue derramado em guerra, manchando com ele o cinto que trazia nos lombos e as sandálias nos pés. Faze, pois, segundo a tua sabedoria e não permitas que suas cãs desçam à sepultura em paz. Porém, com os filhos de Barzilai, o gileadita, usarás de benevolência, e estarão entre os que comem à tua mesa, porque assim se houveram comigo, quando eu fugia por causa de teu irmão Absalão. Eis que também contigo está Simei, filho de Gera, filho de Benjamim, de Baurim, que me maldisse com dura maldição, no dia em que ia a Maanaim; porém ele saiu a encontrar-se comigo junto ao Jordão, e eu, pelo SENHOR, lhe jurei, dizendo que o não mataria à espada. Mas, agora, não o tenhas por inculpável, pois és homem prudente e bem saberás o que lhe hás de fazer para que as suas cãs desçam à sepultura com sangue.

Um pai na casa dará conselhos aos filhos sobre certas pessoas. Nem sempre o amigo do pai é amigo do filho. Um pai pode ser abusado, mas não permitirá que o filho passe constragimentos.

Davi e Paulo estavam censurando e prevenindo seus filhos contra os elementos que deram aborrecimentos nos seus ministérios, e serem diligentemente aprovados por Deus fazendo tudo corretamente. 

Pessoas que se desviam do homem estabelecido, vão deixar a verdade e serão homens frustrados, eles defenderão doutrinas contrárias ao  que o pai da casa ensinam. Observando Davi e Paulo, nessa temporada os filhos não tem que ficar guerreando se eles derem ouvidos aos ensinamentos dos pais. 

Os pais não devem buscar glória pessoal; Não temos que ter interesse em títulos. Queremos ver o muro a ser construído. Temos que ter responsabilidade de construir uma forte futura geração de filhos para a igreja do Senhor Jesus.

Os pais devem fazer uma grande limpeza em seus escritórios e passar a sua administração para os filhos sem erros, lutas, guerras e aborrecimento. 

DIÁLOGOS.

Deve haver uma comunicação honesta e clara entre um pai e seu verdadeiro filho na fé, como Paulo e Timóteo.

O joio cresce junto com o trigo, por causa do amor de Deus para o trigo.

Está é uma advertência a todos os nossos filhos, se deturpamos a mensagem do pai, logo, temos nossa posição na igreja: Falso irmão.

Devemos estar conscientes dos falsos irmãos em nossa esfera; em nossa igreja.

Este fórum é um lugar de advertência para não nos tornarmos falsos diante da mesa do pai. Falso irmão também é falso filho.


2.5 - ALGUNS IRÃO EMBORA POR SI MESMOS, NESSE CASO NÃO FAÇA NADA.
 
(2Timóteo 1:15) Você sabe que todos os da província da Ásia me abandonaram, inclusive Fígelo e Hermógenes.

NOTAS - Roy Pillay.

Novamente, é importante notar que o apóstolo Paulo está escrevendo confidencialmente a Timóteo, seu verdadeiro filho na fé. Jesus não estava zangado com Judas, mas estava triste.
Todos os líderes experimentarão essa tristeza e decepção no ministério; É parte integrante da vida de um pastor. Todo pastor e líder experimentou a dor das pessoas que deixaram o ministério.

Estudaremos a sabedoria de João em sua carta para encorajar o grupo de crentes que experimentaram essa tristeza:

1 João 2:19-21. Saíram dentre nós, mas não eram dos nossos; porque, se fossem dos nossos, teriam permanecido conosco; mas todos eles saíram para que se manifestasse que não são dos nossos. 
20 Ora, vós tendes a unção da parte do Santo, e todos tendes conhecimento.   
21 Não vos escrevi porque não soubésseis a verdade, mas porque a sabeis, e porque nenhuma mentira vem da verdade.   

Jesus declarou que os filhos que receberam o Pai, ele os manteve.
A exceção foi Judas.

João 17:12. Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura.

Há outros que seguiram Jesus para os sinais, as maravilhas e os milagres. Muitos discípulos abandonaram Jesus quando os pediu para entrar em aliança com Ele.

Jesus ordenou ao povo comer Sua carne e beber o Seu sangue.

João 6:53-56. Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Se não comerdes a carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos.   
54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia.   
55 Porque a minha carne verdadeiramente é comida, e o meu sangue verdadeiramente é bebida.   
56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele.   

Jesus diz às pessoas que é o Pai dele que manda filhos.

João 6:64-68. Mas há alguns de vós que não crêem. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quem eram os que não criam, e quem era o que o havia de entregar.  
65 E continuou: Por isso vos disse que ninguém pode vir a mim, se pelo Pai lhe não for concedido.   
66 Por causa disso muitos dos seus discípulos voltaram para trás e não andaram mais com ele.   
67 Perguntou então Jesus aos doze: Quereis vós também retirar-vos?   
68 Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna.   

Muitos dos discípulos de Jesus o abandonaram. Podemos ver claramente que Jesus quiz os discípulos que foram enviados por Seu Pai. Jesus tornou difícil para as pessoas segui-Lo. Ele queria testar sua fidelidade. Elias demonstra essa mesma atitude com Eliseu. Não precisamos forçar as pessoas a nos seguir.

NOTAS - Pedro Amancio.

Salmos 1:5. Por isso, os perversos não prevalecerão no juízo,
nem os pecadores, na congregação dos justos.

O Espírito Santo dispersa é espalha o falso irmão. As provas e os momentos difíceis revelam nosso coração. Deus não é autor das divisões e dissensões na igreja, todavia Ele as permite para revelar os aprovados. Deus está avaliando as atitudes erradas. As provas e os momentos difíceis revelam nosso coração.

1 Co. 11:19. "porque até mesmo importa que haja partidos entre vós, para que também os aprovados se tornem conhecidos em vosso meio." 

O Espírito Santo vai desqualificar e separar esses irmãos dá verdadeira comunhão. A Graça de Jesus fará que os falsos irmãos saiam da congregação.

A verdadeira Doutrina não difícil para entender, mas é dura de aceitar, Jesus é escândalo para os falsos discípulos, Jesus declarou que os verdadeiros filhos são enviados de Seu pai.

DIÁLOGOS.

Exatamente! essa graça deve ser compartilhada na casa entre os irmãos, aqueles que não participam nos mostram que não querem a graça que há na casa. Não devemos lamentar a ausência desses irmãos que desprezam à Graça de Jesus. Devemos ser a propaganda para os odres de pai e filho. Esta graça expelirá os falsos irmãos.

Verdadeiros filhos tem seus corações aplicados à graça do pai por causa da construção do reino, construir o reino de Deus, nos faz abandonar nossa visão pessoal e ir de coração puro para se alinhar com o homem estabelecido.

Cada família deve construir a muralha da cidade onde vivem. Cada líder tem a responsabilidade de construir uma parte do muro com os seus homens perto de sua casa. Nossa construção deve ter a Cristo como o portal das ovelhas, essa é a única maneira de garantir a entrada é a saída dos filhos. Cristo é a porta. Este Cristo é representado pelo  homem estabelecido na sua igreja na terra. Cada pai deve proteger o seu rebanho. 

As pessoas estão lutando com a doutrina da representação. Se não compreendemos a doutrina da representação, nós não migrará para esta temporada presente em Deus. Cada Construtor na cidade precisa de uma Neemias. A visão de construir a Igreja da cidade foi dado ao Dr Govender pelo Senhor há cerca de 15 anos. Ele é nosso Neemias. Ele nos dá as instruções para construir. Temos de construir com os nossos homens na seção da muralha que foi nomeada para nós.

As nossas nomeações não podem constranger o homem estabelecido, nossa defesa é a Muralha. A Doutrina é a proteção da Cidade. Cada professor, cada líder, não deve descansar até que a parede da cidade seja construída.

A Doutrina são os tijolos desse muro, vamos construir tijolo sobre tijolo... Doutrina perfeita, tijolos com à medida certa.

Esse é o ponto importante da migração precisa, quando estiver construído o muro usar as ferramentas certas. O muro não pode ficar torto, ele é a entrada principal, a proteção da cidade.

Os falsos irmãos vão querer incendiar os portais, construir o muro com a enxada numa mão e a espada na outra. O líder não pode ser uma pessoa ingênua nessa construção. 

2.6 - RESPOSTA DAVÍDICA.

(Salmos 56:5-13) O tempo todo eles distorcem as minhas palavras; estão sempre tramando prejudicar-me. Conspiram, ficam à espreita, vigiam os meus passos, na esperança de tirar-me a vida. Deixarás escapar essa gente tão perversa? Na tua ira, ó Deus, derruba as nações. Registra, tu mesmo, o meu lamento; recolhe as minhas lágrimas em teu odre; acaso não estão anotadas em teu livro? Os meus inimigos retrocederão, quando eu clamar por socorro. Com isso saberei que Deus está a meu favor. Confio em Deus, cuja palavra louvo, no Senhor, cuja palavra louvo, nesse Deus eu confio, e não temerei. Que poderá fazer-me o homem? Cumprirei os votos que te fiz, ó Deus; a ti apresentarei minhas ofertas de gratidão. Pois me livraste da morte e os meus pés de tropeçarem, para que eu ande diante de Deus na luz que ilumina os vivos.
 
(Salmos 57:1-11) Misericórdia, ó Deus; misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia. Eu me refugiarei à sombra das tuas asas, até que passe o perigo. Clamo ao Deus Altíssimo, a Deus, que para comigo cumpre o seu propósito. Dos céus ele me envia a salvação, põe em fuga os que me perseguem de perto; Pausa Deus envia o seu amor e a sua fidelidade. Estou em meio a leões, ávidos para devorar; seus dentes são lanças e flechas, suas línguas são espadas afiadas. Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus! Sobre toda a terra esteja a tua glória! Preparam armadilhas para os meus pés; fiquei muito abatido. Abriram uma cova no meu caminho, mas foram eles que nela caíram. Pausa Meu coração está firme, ó Deus, meu coração está firme; cantarei ao som de instrumentos! Acorde, minha alma! Acordem, harpa e lira! Vou despertar a alvorada! Eu te louvarei, ó Senhor, entre as nações; cantarei teus louvores entre os povos. Pois o teu amor é tão grande que alcança os céus; a tua fidelidade vai até às nuvens. Sê exaltado, ó Deus, acima dos céus! Sobre toda a terra esteja a tua glória!

NOTAS - Roy Pillay.

Davi escolheu chorar a Deus.
Quando os homens vieram a David em Ziklag e declararam sua paz para ele, David uniu seu coração com os corações dos homens. Quando damos nossos corações a um relacionamento com as pessoas, nossos corações podem ser quebrados; Mas David advertiu os homens com estas palavras:

1 Crônicas 12:16-17. Igualmente alguns dos filhos de Benjamim e de Judá vieram a Davi, ao lugar forte. 
17 Davi saiu-lhes ao encontro e lhes disse: Se viestes a mim pacificamente para me ajudar, o meu coração se unirá convosco; porém se é para me entregar aos meus inimigos, sem que haja mal nas minhas mãos, o Deus de nossos pais o veja e o repreenda. 

Esta é a razão pela qual David clamou a Deus; Porque ele colocou sua total confiança em Deus.
Em uma crise, Davi levaria sua queixa a Deus para julgar. David declarou que sua ajuda virá do céu.

NOTAS - Pedro Amancio.

Davi nos dá um grande exemplo de como vamos conviver com o Falso irmão que está em busca de poder. Neste salmo vemos situação de medo e fé, em todos os confrontos não podemos perder a fé. Quanto mal os falsos irmãos podem nos fazer? Elas podem infligir dor, sofrimento e morte. Mas ninguém pode nos roubar nossas almas ou nosso futuro além desta vida.

Mt. 10:28. "Não tenham medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma".

Se o nosso coração estiver firmado em Deus e na sua Palavra, teremos respostas nas perturbações impostas pelos nossos falsos irmãos.

A Cruz é a respostas, Jesus conhece as nossas obras, nosso íntimo, Ele conhece todas as nossas tristezas com esses irmãos.

Assim como Davi, temos que ter o segredo da Confiança em Deus. Muitas mudanças só acontecem com intervenção do Senhor.

O caráter do falso irmão será sempre de desfraldar seu próximo, desejando lhe mal. Ele está a lançar a rede da maledicências, mentiras para desestabilizar espiritualmente e emocionalmente os filhos de Deus. Esses irmãos são serpentes com ação venenosa, são indiferentes à Palavra de Deu, suas surdez são peçonhenta querendo frustrar o Plano do Senhor na vida de seus justo.

Devemos observar que Deus liberta o justo filho das mãos desses homens maus para colocar o cântico de louvores em nossas bocas. Davi venceu as circunstâncias cantando hinos fervorosos em suas dificuldades. Nosso coração precisa confiar em Deus para as mudanças dessas circunstâncias.

Na obra do Reino vamos ter muitos transtornos, ao substituir peças que não estão funcionando no muro, vamos trazer incômodos ao nosso redor. Temos que construir e migrar mesmo com as dificuldade​s. Não deve ser desencorajados com instruções difícil, ela nos protegerá...

CONCLUSÃO.

Rezo para que esta lição tenha ajudado todos nós no nosso relacionamento com falso irmãos.
Esta lição nos ajudará em nossa busca pelo domínio.
Devemos evitar conflitos e contenções em nosso ministério.
Esta escritura deve se tornar nossa referência diária.

Hebreus 13:1-3. Permaneça o amor fraternal.   
2 Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, sem o saberem, hospedaram anjos.
3 Lembrai-vos dos presos, como se estivésseis presos com eles, e dos maltratados, como sendo-o vós mesmos também no corpo. 

Nós nos manteremos no amor de Deus. Isso nos permitirá suportar todas as coisas.

1 Coríntios 13:4-8. O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece,  
5 não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal;   
6 não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;   
7 tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.   
8 O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

DIÁLOGOS.

Precisamos de grande graça para lidar com falsos irmãos. Temos a certeza de que é o Senhor quem julga nossa causa, como Davi, apresentaremos nossas queixas ao Senhor confiadamente. Não podemos tirá-los do reino (igreja) temos que conviver com eles, há Graça na casa, a Graça basta!..

Nossas mãos serão limpas se Deus está julgando os falsos irmãos. Temos que construir nossa parede sem destruir a parede do nosso irmão. Não deve haver nenhuma contenda ou disputa em nosso trabalho.

Os inimigos de Neemias declararam a conclusão da parede: "Deus tem ajudado estes homens"

 A graça do pai é causa da construção do Muro, construir o Reino de Deus, nos faz abandonar nossa visão pessoal e ir de coração puro para se alinhar com o homem estabelecido que viu as brechas...

Todo o nosso trabalho deve trazer a Glória de Deus. 
Deus honra a pregação da verdade.
A pregação consistente da verdade, vai neutralizar o efeito dos falsos irmãos.
Construa com um só espírito de uma só mente, um só coração, uma só visão em sua casa. 

Cristo é nossa fundação firme... Cristo é o senhor da nossa igreja. Deus irá honrar nossas palavras fortes. Nossas críticas deve vir com conhecimento bíblico. A nossa responsabilidade no Corpo de Cristo é para ajudar os nossos irmãos para construir a verdadeira igreja. Nossas palavras devem ser graciosa.

DEUS ABENÇOE VOCÊS.

Amém!