LIÇÃO 38 - ABC - A IGREJA EM DESCANSO. PARTE III

23/11/2020 15:35 1.10 - NÃO AFROUXA.

 

(2 Reis 4:24) Ela mandou selar a jumenta, e disse ao servo: "Vamos rápido, só pare quando eu mandar". (NVI)


Esta igreja não diminui a velocidade em uma crise.

Esta igreja não perde seu impulso.

O médico, a família e o diabo podem dizer "devagar!" , mas esta igreja está ativada.

Esta é uma igreja em repouso - não uma igreja morta.

Ela ora, adora, sacrifica e obedece de forma consistente.

(Você é uma lâmpada, não uma vela - peça mais óleo.)

 

NOTAS – ROY Pillay.

 

Uma crise exige uma resposta rápida, precisa e clara. Ela não teve tempo de esperar pela próxima reunião ou Festival no Templo. Ela sabia que tinha que se conectar com o homem de Deus que foi enviado a ela. Ela o reconheceu como um procurador e representante de Deus em sua vida; suas palavras em uma crise são mais valiosas e preciosas do que qualquer outro conselho.

 

NOTAS - Cláudia Amancio.

 

( Efésios 6:13) Portanto tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau, e, havendo feito tudo, ficar firmes.

 

Essa é uma igreja que não perde o seu vigor quando o dia mau chega. Ela está firme em momentos de caos. Ela não se baseia nas circunstâncias temporais. Ela continua ativada mesmo nas tribulações.

 

( Efésios 3:20) Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera;

 

Reconhecemos o poder de Deus, mas precisamos saber, qual poder tem operado em nós nos momentos de angústias e aflições. O papel de Deus está visível, mas quanto ao nosso em colocar em prática? 

Sunamita não permitiu que sua adversidade determinasse o final de sua fé. Ela colocou em prática tudo o que o homem de Deus lhe ensinou no decorrer do seu relacionamento com ele.

 

( Romanos 8:19) Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.

 

O mundo busca enxergar nos Filhos de Deus, as mesmas atitudes que havia em Cristo. Só assim eles crerão. Se pregamos um Cristo tão poderoso, precisamos crer nesse mesmo Cristo nos dias das NOSSAS adversidades.

 

( Pv 24:10) Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena.

 

Poucos são os crentes que podem suportar as aflições. É importante ter sempre em mente, força para os enfrentamentos das dificuldades momentâneas. É necessário observar toda a advertência pessoal de Deus, seus propósitos em Jesus, que são capaz de fortalecer seus filhos em meio ao sofrimento. A igreja precisa continuar se esforçando nas lutas desta vida, tendo como vista a conclusão eterna de descansar somente em Deus.

 

NOTAS - Pedro Amancio.

 

Pv 24:10. Se te mostrares frouxo no dia da angústia, a tua força será pequena.

 

Poucos são os crentes que podem suportar mudanças aflitiva. É importante ter sempre em mente força para os enfrentamentos das dificuldades momentâneas. É necessário observar todas as advertências pessoal de Deus, seus propósitos em Jesus que são capaz de fortalecer seus filhos em meios os sofrimentos. A igreja precisa continuar se esforçando na lutas desta vida tendo como vista a conclusão eterna de descansar somente em Deus. 

 

Pessoas são inclinadas a desfalecer, ficar desencorajadas, sem firmeza e sem força na alma, é que podemos chamar de depressão ou frouxidão em momentos de adversidade ( dia de angústia). 

 

Muita gente não vão compreender nossas queixas e nossas falas de amarguras na alma e no espírito, quando declaramos para elas um Deus Todo Poderoso. Elas esperam que o testemunho da nossa fé para crerem no nosso Deus. Se deixarmos nossos sofrimentos físicos e nossas reclamações expostos elas falarão e zombarão de nós.

 

Jesus pregou sobre o amor, vida, salvação, curas essas coisas foram notarias em seu testemunho. Mas mesmo assim Ele foi ultrajado por suas verdades. O povo zombavam com blasfêmia da sua fé. 

 

Mc 15:27-32. Com ele crucificaram dois ladrões, um à sua direita, e outro à sua esquerda. [E cumpriu-se a Escritura que diz: Com malfeitores foi contado.] Os que iam passando, blasfemavam dele, meneando a cabeça e dizendo: Ah! Tu que destróis o santuário e, em três dias, o reedificas! Salva-te a ti mesmo, descendo da cruz! De igual modo, os principais sacerdotes com os escribas, escarnecendo, entre si diziam: Salvou os outros, a si mesmo não pode salvar-se; desça agora da cruz o Cristo, o rei de Israel, para que vejamos e creiamos. Também os que com ele foram crucificados o insultavam.

 

A convicção da nossa fé precisa nos levar para cruz. Aqueles que indagam sobre a nossa fé precisam de resposta na prática, coso contrário eles não crerão no nosso Jesus, o qual tanto pregamos.

 

Mudança aflitivas faz com que as pessoas, experimentam emoções de ansiedade, incertezas, medos e solidão. Os filhos fiéis devem saber que passarão por provações, sofrimentos e injustiças. Nossos sentimentos devem ser expressado ao Pai como Jesus se expressou no Getsêmani.

 

Mc 14:32-34. Então, foram a um lugar chamado Getsêmani; ali chegados, disse Jesus a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou orar. E, levando consigo a Pedro, Tiago e João, começou a sentir-se tomado de pavor e de angústia. E lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai.

 

Getsêmani lugar para se esmagar sentimentos e avançar na vontade de Deus. Jesus estava conversando com o Pai sobre uma crise, na qual ele próprio seria morto. Getsêmani é um lugar para ser impulsionar o espírito e não descansar ou dormir, Getsêmani é lugar de dar resposta, Jesus disse: vamos que é chegado a hora.

 

Pessoas não estão preparadas para as circunstâncias difíceis, elas não conseguem ficar de pé quando os sofrimentos chegam, elas estão dormido ao lado do homem estabelecido. O cálice do Senhor é uma provação, palavras precisam ir além do Getsêmani, elas precisam estar na pratica da Cruz. 

 

Lc 22:42. Jesus disse: Pai, se queres, passa de mim este cálice; contudo, não se faça a minha vontade, e sim a tua.

 

Precisamos dar suporte a cruz para podermos experimentar a justiça com as futuras promessas de alegrias depois de paráramos os sofrimentos. Cristo representa o maior avanço em meios a sofrimento e vergonhas. Por isso não desanimamos pois que fez a promessa é fiel pra cumprir.

 

A fé do crente precisa ser consciente, voluntária em relatos consistentes mesmo em tempo de dores, angústias, medos e agonias. Pessoas confessarão seus traumas ao nosso Deus, quando virem que temos um Redentor que traz alívio as nossas almas em tempo de tribulação.

 

Sunamita não debruçou sobre o corpo da criança, esse sofrimento amargo teria que ser passado adiante, ela confiou em Eliseu como seu redentor para trazer a criança de volta à vida. A resolução para a vida é uma forte fé. 

 

Fl 1:21. Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.

 

Graças a Jesus Cristo, a morte tem um sentido positivo na vida dos crentes. A igreja é ativada por palavras de ânimo em meios às circunstâncias. Se com Ele morremos com Ele viveremos. 

 

A igreja é lugar de pessoas que creem em Jesus, nossa fé deve ser um desafio para os jumentos. Eles precisam ver os nossos benefícios concedidos por Deus. Nosso postura é de avançar quando tudo diz que não.

 

Jó 11:16-19. Pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. A tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. Sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo. Deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor.

 

Os relatórios das nossas privações devem ter boas notícias, nossas relatos devem ser de esperança mesmo quando as coisas não estão bem. Nossos avanços na maturidade espiritual irá tranquilizar os impacientes da fé.

 

1.11 - QUER A SUBSTÂNCIA NÃO A SOMBRA.


(2 Reis 4:29-30) Então Eliseu disse a Geazi: "Ponha a capa por dentro do cinto, pegue o meu cajado e corra. Se você encontrar alguém, não o cumprimente e, se alguém o cumprimentar, não responda. Quando lá chegar, ponha o meu cajado sobre o rosto do menino". Mas a mãe do menino disse: "Juro pelo nome do Senhor e por tua vida que, se ficares, não irei". Então ele foi com ela. (NVI)

 

(Jó 22:25) o Todo-poderoso será o seu ouro, será para você prata seleta. (NVI)

 

Uma igreja em repouso não se contenta nada menos do que com a coisa real.

Isso é diferente de Naamã - ele deixou Deus e tomou a terra.

Ao contrário dos fariseus e escribas - eles tomaram o sábado, não o Senhor do sábado. Eles pegaram a lei - não o legislador.

Esta igreja sabe que a sombra, a figura e o tipo não funcionam mais.

 

NOTAS – Roy Pillay.

 

A equipe teria funcionado porque era uma instrução específica da boca do homem de Deus. Devemos ser claros em nosso entendimento sobre isso. É a Palavra do Senhor na boca de Seu profeta que traz libertação.

 

A mãe de Jesus concorda com minha perspectiva:

 

João 2:5. Disse então sua mãe aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser

 

Quando a graça de Deus realiza milagres por meio de Seus discípulos e servos, dê sempre a glória a Deus pelas instruções na boca do homem de Deus. A palavra em sua boca é a substância.

 

 

NOTAS - Pedro Amancio.

 

Sunamita é uma igreja forte no ensino apostólico, ela não tem tendência a crença popular. Sunamita rejeitou o cajado e os rituais que desvaloriza a fé no ensino profético do homem estabelecido. 

 

Mt 9:16-17. “Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo. Nem se põe vinho novo em vasilha de couro velha; se o fizer, a vasilha rebentará, o vinho se derramará e a vasilha se estragará. Ao contrário, põe-se vinho novo em vasilha de couro nova; e ambos se conservam”.

 

Sunamita rejeitou a mistura doutrinária, essa igreja não aceita misturar os vinhos, mesmo em tempo de aflição ela é consciente e não aceita doutrina estranha.

 

Cl 2:17:18. Ninguém, pois, vos julgue por causa de comida e bebida, ou dia de festa, ou lua nova, ou sábados, porque tudo isso tem sido sombra das coisas que haviam de vir; porém o corpo é de Cristo. Ninguém se faça árbitro contra vós outros, pretextando humildade e culto dos anjos, baseando-se em visões, enfatuado, sem motivo algum, na sua mente carnal. 

 

Não permita, não deixe que imponha coisas sobre vós. Pessoas têm pretexto de acrescimentos espirituais, e de se apegar as coisas que nada podem acrescentar na comunhão com Deus. Todas cerimônias são sombras, são exigências, argumentos antigos, a realidade da igreja é Cristo. 

 

Sunamita é uma igreja instruída perfeitamente na verdade tem relacionamentos na mesa do homem estabelecido, conhece Deus e o homem de comando na casa de Deus. Sunamita está fundamentada na verdadeira doutrina e tem noções das práticas perfeita do culto verdadeiro ao Senhor. 

 

Ela sabe que certas coisas que acontece nas igrejas são meras invenções humanas orgulhosas que nada podem acrescentar a fé porque são fantasias próprias da carne.

 

OBS: Pessoa mística gosta de demostrar seu secretismo e aplicar suas experiência espirituais a outras pessoas. Eles absorveram todos os tipos de crença e querem trazer para a casa do Senhor, cuidado!

 

Deus é a resposta para tudo, e poucos são os que se aplicam para buscar ou obter o entendimento da sabedoria que está em Deus.

 

Pv 16:16. É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata!

 

A igreja do Senhor Jesus nesta temporada é o cominho do entendimento e a sabedoria para agradar a Deus. 

 

Pv 8:10-11. Prefiram a minha instrução à prata, e o conhecimento ao ouro puro, pois a sabedoria é mais preciosa do que rubis; nada do que vocês possam desejar compara-se a ela.

 

Jesus é a sabedoria, Ele é o entendimento que todos os corações. Todas as coisas corretas, honestas, todas as riquezas do mundo são compreensíveis Nele. 

 

Jó valorizou a palavra de Deus no seu íntimo mais que a provisão do seu bem estar físico. 

 

Atos 3:6. Então, afirmou-lhe Pedro: “Não possuo prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em o Nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ergue-te e anda!” 

 

A riqueza é uma benção quando não ficamos presa a ela por amor. O homem sem o entendimento irar valorizar o ouro e a prata mais do Deus.

Pedro valorizou o Nome Jesus mais que a prata e doque o ouro. 

 

Jo 12:42-43. Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga; pois preferiam a aprovação dos homens do que a aprovação de Deus.

 

Naamã viu sua pele ser curada da lepra, sua comissão testemunhou do grande milagre e mesmo assim foi coberto pela sombra orgulhosa das glórias do seu rei sírio. 

 

Pessoas acreditam e Jesus, elas amam Jesus, elas querem receber curas, milagres e até bens físicos em Jesus, mas elas sofrem fortes influências de outras crenças. Essas pessoas acreditam em amuletos, luas, rezas copiadas e diversas cerimônias, elas creem em tudo, mas são fracas na fé. Quando sofrem pressão físicas e espirituais essas pessoas viram fumaça, se escondem de vergonha. Elas buscam bens preciosos materialmente, elas desperdiçam muito tempo desejando coisas difíceis de serem alcançadas. 

 

Elas servem mais a criatura que o Criador, se aproximam da Igreja de Jesus querendo recompensa financeira e aplausos dos homens. As exigências bíblicas não permitem que elas tenham vivam confortavelmente na igreja do Senhor Jesus.

 

1.12 - NÃO INTERFERE NA UNÇÃO.


(2 Reis 4:33) Ele entrou, fechou a porta e orou ao Senhor. (NVI)

 

Ela não entrou no quarto com Eliseu. Ela ficou do lado de fora.

Ela confia na unção;

 

NOTAS – Roy Pillay. 

 

Uma crise exige que o servo de Deus fale com Deus. Os milagres não pretendem ser espetáculos públicos. O propósito do milagre é glorificar o Nome do Senhor; esta não é uma oportunidade de foto para postar no Facebook ou Instagram. Coloque todas essas coisas fora da sala e tranque a porta. Quando a criança sair viva da sala, todos verão o que Deus fez de forma sobrenatural na sala atrás de portas trancadas.

 

NOTAS – Eleanor Pillay.

 

A igreja em repouso tem plena confiança na unção que está presente em seu meio. Esta igreja não atrapalha ou interrompe o fluxo da unção. Como a sunamita, devemos confiar na unção e em seu poder.

 

A descrença tem uma influência perturbadora na unção

 

Mateus 17:19- 20. Então, os discípulos, aproximando-se de Jesus, perguntaram em particular: Por que motivo não pudemos nós expulsá-lo? 20 E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível. 

 

Jesus caminhou no jardim do Getsêmani sozinho. Ele pediu a seus discípulos que se sentassem do lado de fora e esperassem por ele. Seus discípulos não estavam com ele.

 

Mateus 26:36. Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar; 

 

Quando Jesus curou a menina de 12 anos. Ele colocou todos para fora da sala, exceto os pais da menina e aqueles que vieram com Jesus.

 

Mateus 9:25. Mas, afastado o povo, entrou Jesus, tomou a menina pela mão, e ela se levantou. 

 

Nossa confiança deve estar enraizada na promessa de que Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo trabalhando junto com o Profeta de Deus e a preciosa unção, tem a capacidade de salvar, curar, libertar e libertar.

 

NOTAS - Pedro Amancio.

 

Pessoas querem doar aquilo não tem, outras querem cooperar interferindo com seu ponto de vista e acabam sendo desagradáveis. Precisamos cooperar sem interferir. A cooperação é maior quando há confiabilidade e 

liberdade para se fazer ao que delegamos autoridade para fazer. Ajudamos mais quando não interferimos, ajudamos mais quando confiamos.

 

Jr 17:5. Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!

 

Não podemos tomar essa passagem como negativa, caso contrário teremos consequências em nossas vidas desastrosas. Deus não proíbe o homem de ajudar, ou buscar ajuda no homem, mas há condenação para aqueles que afastam seus corações do Senhor para buscar ajuda no ser humano. Ele será como um arbusto solitário no deserto sem recursos quando á calamidade chegar. 

 

O homem que confia em Deus é uma árvore plantada com todos os recursos que não se importa com que vai acontecer, seus pensamentos serão de sabedoria na angústia.

 

Todas as benção de Deus são decorrentes da obediência aos mandamentos de Deus é neles há uma relação de confiança entre Deus e os homens. 

 

Sunamita quando avaliou Eliseu como homem de Deus, ela estava exaltando a Deus quando disse que ele era um santo homem, ela foi guiada pelo Espírito de Deus. Quando Sunamita estava honrando Eliseu, ela estava honrando Deus no homem. Quando ela procurou Eliseu pela morte da criança, ela o procurou pela a unção que havia sobre a vida de Eliseu. Ela disse: Tão certo como vive o Senhor, e como você vive, não o deixarei. 2 Rs 4:30. Agora ela é muito clara procurou o homem por causa do seu Deus. 

 

Nesta temporada o Espírito Santo é o auxílio que temos da parte de Deus para selecionarmos os homens que podem receber os nossos votos de fé com confiança. Em momentos de crises precisamos confiar nos profetas de Deus.

 

Josafá se viu em aflição quando soube que uma grande multidão inimiga se levantou para invadir Judá. Josafá buscou resposta providencial divina num momento de crise.

 

2 Cr 20:15. Todo o Judá estava em pé diante do SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres e os seus filhos. Então, veio o Espírito do SENHOR no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaia, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filhos de Asafe, e disse: Dai ouvidos, todo o Judá e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá, ao que vos diz o SENHOR. Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, mas de Deus.

 

Josafá um rei conclamando o povo a confiar em Deus pela a palavra dos profetas. Josafá não estava falando de crise financeira, campanha da prosperidade e nem de jejum da casa própria ou carro zero na garagem. Josafá confiou em Deus para uma resposta de sua crise e a crise do povo na boca de um homem de Deus.

 

2 Cr 20:20. Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.

 

Jaaziel, um levita a boca desse homem Deus falou aos judeus que não havia nada a temer. Certas problemas nós mesmos teremos que resolver sem interferência de outrem para não complicar, mas tem crises que são necessárias buscar ajuda e permitir e confiar em Deus que o seu homem estabelecido passa trazer soluções de Deus para as aflições dos nossos corações.

 

Em muitas orações as respostas vem das mensagens que sai do altar da igreja. Nas reuniões da igreja a Palavra de Deus é a resposta relevante e evidente para muitas crises. A igreja descansa quando dar crédito a voz profética do homem estabelecido.

 

Sunamita demostrou ser um crente com equilíbrio emocional quando fechou a porta do quarto. Essa é uma fé de grande desafio para o tempo de hoje. 

 

Situações de enfermidades tem sido comum e variável as emoções quando se trata de criança. As inquietações emocionais dos pais tem interferido em prontos socorros, clínicas e hospitais causando tumultos nas emergências. Esse assunto da Sunamita é ótimo para aprimorar o interior do crente quando levarem seus filhos para tratamento, reaja conforme Sunamita confiem em Deus, coloque suas esperanças em Deus e ore para que Deus dê entendimento aos médicos nos diagnósticos das crises de suas crianças. 

 

Tg 1:19. Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.

 

E lembre-se sempre Deus é o excelente remédio para as nossas emoções.

A Verdade sobre Deus é a razão das nossas práticas de confiança. O sábio reflete sobre a situação, mas o tolo de tudo reclama e o seu aborrecimento traz irá.

 

Hb 13:17. Sede obedientes aos vossos líderes espirituais e submissos à autoridade que exercem. Pois eles zelam por vós como quem deve prestar contas de seus atos; para que ministrem com alegria e não murmurando, porquanto desta maneira tal ministério não seria proveitoso para vós outros. 

 

Seja em quem for sua confiança bíblica, seja unicamente em Deus ou no homem de Deus. Cale-se, não interfira eles trabalharem, somente tenha fé. Não despreze a oportunidade de interagir com a unção que está na vida do seu Eliseu.

 

1.13 - RECONHEÇA A UNÇÃO E CRIE UM QUARTO PARA ELE.,

 

(2 Reis 4:34-35) Então, deitou-se sobre o menino, boca a boca, olhos com olhos, mãos com mãos. Enquanto se debruçava sobre ele, o corpo do menino foi se aquecendo. Eliseu levantou-se e começou a andar pelo quarto; depois subiu na cama e debruçou-se mais uma vez sobre ele. O menino espirrou sete vezes e abriu os olhos. (NVI)

 

Ela abriu quarto para a unção - agora a unção faz um quarto para ela - não apenas a restauração de seu filho, mas também a restauração de sua terra.

 

(2 Reis 8:1-6) Eliseu tinha prevenido a mãe do menino que ele havia ressuscitado: "Saia do país com sua família e vá morar onde puder, pois o Senhor determinou uma fome nesta terra, que durará sete anos". A mulher seguiu o conselho do homem de Deus, partiu com sua família e passou sete anos na terra dos filisteus. Ao final dos sete anos ela voltou a Israel e foi fazer um apelo ao rei para readquirir sua casa e sua propriedade. O rei estava conversando com Geazi, servo do homem de Deus, e disse: "Conte-me todos os prodígios que Eliseu tem feito". Enquanto Geazi contava ao rei como Eliseu havia ressuscitado o menino, a própria mãe do menino que Eliseu tinha ressuscitado, chegou para apresentar sua petição ao rei para readquirir sua casa e sua propriedade. Geazi exclamou: "Esta é a mulher, ó rei, meu senhor, e este é o filho dela, a quem Eliseu ressuscitou". O rei pediu que ela contasse o ocorrido, e ela confirmou os fatos. Então ele designou um funcionário para cuidar do caso dela e lhe ordenou: "Devolva tudo o que lhe pertencia, inclusive toda a renda das colheitas, desde que ela saiu do país até hoje". (NVI)

 

NOTA - Pedro Amancio.

 

Mt 10:41. Quem recebe um profeta por reconhecê-lo como profeta, receberá a recompensa de profeta; e quem recebe um justo por suas qualidades de justiça, receberá a recompensa de justo. 

 

Honra significa: Consideração e homenagem à virtude, ao talento, à coragem, às boas ações ou às qualidades de alguém, distinção.

 

Sunamita viu Eliseu como uma pessoa de qualidade distinta em virtudes espiritual, coisas muita de difíceis para os tempo de hoje no ceio da igreja, nos relacionamentos familiar e social. A gentileza que Sunamita fez a Eliseu, Deus a tomou para si. Honra é a chave essencial para recebermos também as considerações de Deus.

 

A gentileza demostrada ao povo de Deus é a seus ministros serão aceitas e recompensadas conforme forem feitas (qualidade) em amor e bondade. 

 

Onde a honra não não é ensinada haverá desrespeito e desconsideração com o ser humano. Esta é a causa de muitas reclamações dos direitos. Os padrões vão sendo desvalorizados pela más atitudes e comportamentos dos homens que não respeitam nada e nem dão satisfações. Pessoas são desonradas nos horários, responsabilidades de serviços, comprometimentos, ignoram as palavra empenhadas, promessa feitas que não cumprem, e tantas outras coisas. Esses comportamentos maus estão crescendo casas vez mais e com eles vem tamanha indignação.

 

A igreja do Senhor Jesus foi infectada com esses maus comportamentos. É preciso ensinar fortemente sobre honras e direitos, casa contrário os desrespeitos e as desconsiderações irá desvalorizar a Palavra de Deus, reclamações e as insatisfações continuarão dentro da Casa do Senhor.

 

Nossas lições e nossos exemplos de líderes precisam ser demostrados e não exigidos. A educação dos filhos passam pelos pais, eles precisam atrair os olhares das Sunamitas, elas tem bons olhos espirituais. 

 

Se ensinarmos os filhos a Nova Natureza e o amor de Deus, eles saberão a honrar uns aos outros. Seus corações precisam ser ensinados a dar preferência para receber elogios de Jesus. A honra perfeita se aprende na Palavra de Deus 

 

Rm 12:13. Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a vocês. No zelo, não sejais remissos; sede fervorosos de espírito, servindo ao Senhor; regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes; compartilhai as necessidades dos santos; praticai a hospitalidade.

 

A igreja carrega a marca da nova vida e cada crente deve se avaliar no padrão de Cristo com responsabilidade da verdade em convicção das boas maneiras em gentilezas com honra devidas. O amor deve liderar todos os comportamentos dos filhos de Deus. 

 

Os crentes são motivados pelo zelo espiritual, Jesus ensina a ser colaboradores do seu trabalho no seus profetas e nos seus justo. A igreja tem responsabilidade vocacional nessa função de honrar os Santos de Deus em suas necessidades e prover recursos e hospitalidades. Os crentes de honra não perdem a oportunidade de demostrar e funcionar na misericórdia. 

 

Fl 2:3. Nada façais por rivalidade(contendas) nem por vaidade (vangloria); pelo contrário, cada um considere, com toda a humildade, as demais pessoas superiores a si mesmo. 

 

Sunamita quando fez o quarto superior, ela não estava demonstrando ostentação ou vaidade. Ambos sentimentos são destrutivos e aniquilam todas as benção e levantam espíritos de inimizades e oposição física e espiritual. O sentimento de Sunamita para Eliseu foi de dignidade e consideração espiritual, ela fez isso sem procurar algo para si próprio.

 

Rm 13:7-8. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra. A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei.

 

Sunamita não devia nada a Eliseu, ela estava aplicando a Lei do amor do ao próximo e do reconhecimento daqueles estão acima de nós no Senhor. Honra, Respeito e Amor está acima das dívidas e está incluída nas obrigações que a Palavra de Deus exige para com Ele é com o próximo.

 

Quanto mais excelente for a nossa admiração, consideração e digna a honra para com as pessoas, maior será a manifestação da gratidão externas das pessoas para conosco. O profeta Eliseu foi recíproco ao amor, respeito, admiração, confiança e honra da Sunamita. As honras de Sunamita para com o homem estabelecido foram testemunhos diante do rei, na petição de restituição de suas terras. 

 

Geazi estava relatando os feitos do homem estabelecido para o rei e entre esses feitos falou Geazi do filho da mulher o qual havia Eliseu restituído a vida. Honra traz restituição, honra ela falam por si mesma.

 

 Crie um ambiente de honra, para honrar Deus, pois ele da honra a quem lhe dá honra. Nossas famílias não podem ser desprezadas como a família de Eli. 

 

1 Sm 2:30. Portanto, o SENHOR, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o SENHOR declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo.

 

Deus é toda fonte de honra, é Ele quem exalta e despreza, como você espera ser tratado por Deus? 

 

Ml 1:6. “O filho honra seu pai, e o servo, o seu senhor. Se eu sou pai, onde está a honra que me é devida? Se eu sou senhor, onde está o temor que me devem?”, pergunta o SENHOR dos Exércitos a vocês, sacerdotes. “São vocês que desprezam o meu nome!

“Mas vocês perguntam: ‘De que maneira temos desprezado o teu nome?’

 

Deus reprova as ofertas da desonra e o coração de impureza.

Como filhos de Deus, nossa obrigação é honrar nosso Pai voluntariamente. Honra é uma obrigação para todos que querem se relacionar com Deus.

 

1.14 - AUSÊNCIA DE SENTIMENTALISMO. 

 

(2 Reis 4:36-37) Eliseu chamou Geazi e o mandou chamar a sunamita. E ele obedeceu. Quando ela chegou, Eliseu disse: "Pegue seu filho". Ela entrou, prostrou-se a seus pés, curvando-se até o chão. Então pegou o filho e saiu. (NVI)

 

Ela não ficou impressionada com o milagre. Era como se ela esperasse.

Não houve agradecimentos, nenhuma troca de palavras, nenhum choro.

Lembre-se, ela disse que "está tudo bem" - muito antes.

 

NOTAS - Pedro Amancio.

 

A relação de Sunamita com o profeta Eliseu foi delineado por atitudes de maturidade, desde do princípio seus relacionamentos foram baseados na confiança, sinceridade e fé.

 

Relacionamentos sinceros eliminam a ansiedade e os sintomas que possam produzir medos ou qualquer outro tipo danos físicos ou psicológicos.

 

Mc 6:5-6. Ele não pôde fazer milagres em Nazaré, a não ser curar alguns doentes, pondo as mãos sobre eles. E ficou admirado com a falta de fé que havia ali.

 

Avaliações e percepções errôneas causam desconforto na fé e as incertezas não permitem Jesus operar milagres. Não podemos deixar que a incredulidade paralise as ações de Deus. Dureza no coração e rejeição impediram Jesus de curar doenças.

 

Sl 18:25. Tu, ó SENHOR Deus, és fiel com os que são fiéis a ti

e correto com aqueles que são corretos.

 

A tranquilidade de Sunamita é refletida no caráter do homem de Deus, suas afeições para com Eliseu estão corretamente colocadas na vontade de Deus e nos seus propósitos, por isso tanta confiança demostrada quando subiu no quarta para ver a criança. 

 

Muitos homens impedem o fluxo dos favores de Deus quando desprezam os enviados do Senhor. Sunamita nunca se abdicou de receber e honrar o homem de Deus, ela não colocou barreira em suas portas, até quando recebeu o seu filho vivo prostrou aos pés do homem estabelecido. 

 

Certos gestos são mais preciosos que palavras. As posturas dizem tudo revelam as intenções. O silêncio é precioso no sofrimento, mas quando Deus socorre seus juros devem jubilar.

 

Lm 3:26-29. O melhor é ter esperança e aguardar em silêncio a ajuda do SENHOR. E é bom que as pessoas aprendam a sofrer com paciência desde a sua juventude. Quando Deus nos faz sofrer, devemos ficar sozinhos, pacientes e em silêncio. Devemos nos curvar, humildes, pois ainda pode haver esperança.

 

Todos filhos/crentes devem aguardar a bondade e justiça de Deus com paciência em silêncio com postura em humildade, pois nossos sofrimentos são temporários se dependermos unicamente de Deus. 

 

Mais do que ouvir ou falar, melhor é a prática. 

 

Mt 7:24. “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha.

 

Sunamita estava associada a graça do homem estabelecido, ela o confessou como homem santo, ela estava imponderada pela fé, ela já tinha experimentado o milagre, ela sabia que nada era impossível para Deus e o seu homem estabelecido. A Palavra de Deus na boca do homem estabelecido era o fundamento da sua casa. As palavras de Jesus é a prudência de todas a práticas que constrói vida na Rocha.

 

Nossos pensamentos e sentimentos, nossas palavras e ações o equilíbrio da nossa mente e o conteúdo de nossas vidas devem estar de acordo e conformidade com as palavras de Jesus e o seu homem estabelecido. 

 

Se não estivermos fundamentado em Cristo certamente nossa ressurreição 

falhará. 

 

Tg 1:22. Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. 

 

Sentar na mesa com Eliseu e fazer do seu ouvido mercador da Palavra, no dia da angústia você não terá resposta. É uma insensatez não examinar a palavra e não examinar a si mesmo. É preciso sair dos discursos para a prática, a prática da Palavra acaba com muitas dificuldades dos crentes.

Se ouvirmos e colocarmos em prática o que Jesus falou seremos 

abençoados. 

 

CONCLUSÃO.

 

As atitudes de Sunamita nos revela que Deus pode fazer algo tremendo em nossas vidas por ser gentil com seus homens estabelecidos. A forma como apreciamos, discernimos e tratamos bem aqueles que Deus nos envia. Deus tem o prazer fazer coisas para nós mesmo que não sentimos falta de nada. 

 

Filhos/ crentes de Deus como a mulher Sunamita, os milagres sobre naturais são uma realidade na vida deles.

 

Rm 8:18. ” Porque para mim tenho certeza que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que virá no porvir.” 

 

O silêncio de Sunamita é uma virtude de confiança e fé, a Palavra não expressa tristeza e nem lamento da sua adversidade, mas busca auxílio no seu Deus. 

 

Lc 21:33. Os céus e a terra passarão, mas as minhas palavras jamais passarão.” 

 

Sl 125:1. “Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.”.

 

Sl 30:5. “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” 

 

A Palavra de Deus na boca do homem estabelecido é a orientação para se repousar e dar descanso a sua igreja.

 

Amém!