LIÇÃO 40 - CONSTRUINDO FORTALEZA . PARTE I

21/11/2020 22:21

 LIÇÃO 40 - CONSTRUINDO FORTALEZA .

 

 

ÍNDICE

 

 

1 1 Princípios ilustrados pelas portas que podem desenvolver fortalezas positivas na vida de um crente………………….3

1.1 Porta das Ovelhas..........................................4

1.2 Porta dos Peixes............................................5

1.3 Porta Velha....................................................5

1.4 Porta do Vale.......................…........................6

1.5 Porta do Esterco (lixo)....................................7

1.6 Porta da Fonte................……...........................7

1.7 Porta das Águas.............................................8

1.8 Porta dos Cavalos..........................................9

1.9 Porta Oriental (Leste).....................................9

1.10 Porta Mifcade (MIPHKAD)..............…..……....10

 

 

CONSTRUINDO A FORTALEZA.

 

INTRODUÇÃO - Pedro Amancio.

 

Depois do exílio Deus está renovando o seu povo, O povo reconheceu que o motivo de seu sofrimento era a transgressão aos mandamentos de Deus.

O propósito de Neemias é o mesmo de Esdras, mas Neemias amplia esse propósito construindo fisicamente e espiritualmente o povo de Deus. O compromisso era recuperar a identidade do povo israelita como de Deus e edificar os muros de Jerusalém através de pactos. Esdras e Neemias fizeram reformas administrativas civil, religiosa e moral. Neemias Enfrentou oposições políticas, civil e religiosa. Mas consegui levar o povo a reconstrução física, espiritual e moral de mãos dadas. fé e costumes de Judá haviam estado expostos por longo tempo à influências de outros povos, isso causou desvios de condutas. Esdras faz parte da construção da reestruturação de mãos dadas com Neemias, que vamos aprender nesta lição.

 

Leia Neemias 3

 

Neemias reparou os muros de Jerusalém - Ele construiu a fortaleza.

 

1 Princípios ilustrados pelas portas que podem desenvolver fortalezas positivas na vida de um crente.

 

Os israelitas retornaram sob 3 alicerces:

 

Sob Zorobabel e Josué, Sob Esdras que estava preocupado com santificação do povo de Deus. SobNeemias que estava preocupado com a proteção do povo de Deus.

Neemias, um judeu, foi copeiro do rei persa. Ele tinha um alto nível de responsabilidade pelo bem-estar pessoal do rei. Apesar de seu emprego de prestígio, Neemias estava preocupado com o povo escolhido de Deus.

 

Ele é informado por Hanani que: Os muros estão quebrados.

As pessoas estão aflitas e humilhadas. As portas estavam queimadas pelo fogo Neemias reconhece que a condição de Jerusalém é devido à desobediência. Ele chora e jejua.

 

Com o apoio da Artaxerxes, Neemias volta a Jerusalém. Ele espia o muro quebrado durante a noite e chama as pessoas no dia seguinte.

Daqui nasceu a comissão “Sim, vamos começar a reconstrução” 

 

Neemias 2:18. E lhes declarei como a boa mão do meu Deus estivera comigo e também as palavras que o rei me falara. Então, disseram: Disponhamo-nos e edifiquemos. E fortaleceram as mãos para a boa obra.

 

As paredes quebradas causaram a mistura e contaminação do povo de Deus - enfraquecendo suas defesas contra o inimigo. Neemias reconstruiu as portas para proteger o povo de Deus. Responsabilidade pessoal foi exercida na construção das portas e fortalecendo a posição de Jerusalém.

Os portas simbolizam pontos de acesso na vida de um crente que precisam ser fortificados e vigiados para evitar a invasão demoníaca.

 

(Eclesiastes 10:8) Aquele que faz uma cova cairá nela, e quem romper um muro vai ser mordido por uma serpente (NVI)

 

Quando a porta é quebrado a parede é interrompida, permitindo a serpente entrar.

 

(1 João 5:18) Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não está no pecado; aquele que nasceu de Deus o protege, e o Maligno não o atinge. (NVI)

 

O crente conserva-se por manter a integridade dos portões.

 

(Salmos 87:2) o Senhor ama as portas de Sião mais do que qualquer outro lugar de Jacó.(NVI)

 

NOTAS - Pedro Amancio.

 

HISTÓRIA.

 

Zarobabel - Governador.

Zorobabel era descendente da casa de Davi, ele liderou o retorno do primeiro grupo de judeus exilados que se encontravam no cativeiro Babilônico. Ele trabalhou pela reconstrução do Templo de Jerusalém. 

 

Ag 2:1-4. No segundo ano do rei Dario, no sétimo mês, ao vigésimo primeiro do mês, veio a palavra do SENHOR por intermédio do profeta Ageu, dizendo: Fala, agora, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e ao resto do povo, dizendo: Quem dentre vós, que tenha sobrevivido, contemplou esta casa na sua primeira glória? E como a vedes agora? Não é ela como nada aos vossos olhos? Ora, pois, sê forte, Zorobabel, diz o SENHOR, e sê forte, Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote, e tu, todo o povo da terra, sê forte, diz o SENHOR, e trabalhai, porque eu sou convosco, diz o SENHOR dos Exércitos;

 

O Profeta Ageu, fala a Zorobabele (Governador) e a Josué (Sacerdote) para o povo considerar suas circunstâncias econômicas e espirituais e completar a restauração do Templo. 

 

Depois do retorno da Babilônia o povo ficou desanimado devido a grande oposição que impedia progresso na construção do templo. A vida se tornou difícil e a moral do povo estava em baixa. 

 

Zorobabel - Responsável por motivar as pessoas desanimadas e egoístas.

 

Josué - Sacerdote.

Josué - Um dos líderes dos líderes dos exilados que retornaram da Babilônia, ele foi responsável por educar pessoas desonestas e perversas.

 

Ag 1:1. No segundo ano do rei Dario, no sexto mês, no primeiro dia do mês, veio a palavra do SENHOR, por intermédio do profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Jozadaque, o sumo sacerdote. 

 

Josue o sumo sacerdote autorizado a representar o povo diante de Deus. O trabalho de ambos eram de grande desafios.

 

O profeta Zacarias, em suas visões faz menção a essas duas lideranças como: Governador e Sacerdote ainda no exílio. Eles eram homens bons e notáveis que Esdras e a Neemias se alinharam para a construção da fortaleza. 

 

Esdras - Sacerdote e Escriba.

Ele liderou o segundo grupo de retorno de israelitas que retornaram da Babilônia. Esdras foi enviado a Jerusalém pelo rei Artaxerxes.

 

Ed 7:10-12. Porque Esdras tinha disposto o coração para buscar a Lei do SENHOR, e para a cumprir, e para ensinar em Israel os seus estatutos e os seus juízos. Esta é a cópia da carta que o rei Artaxerxes deu ao sacerdote Esdras, o escriba das palavras, dos mandamentos e dos estatutos do SENHOR sobre Israel: Artaxerxes, rei dos reis, ao sacerdote Esdras, escriba da Lei do Deus do céu: Paz perfeita!

 

O objetivo ida de Esdras a Jerusalém era para que ele avaliasse as condições civis e religiosas do povo judeu que estava habitando em Jerusalém e vizinhança. Quando Esdras chegou em Jerusalém, à encontrou seus habitantes muito pobre e com muitas dificuldades. Esdras trouxe para Jerusalém muito dinheiro e as coisas necessárias para manter o templo em funcionamento. Ele liderou um avivamento e ensinou as Escrituras e levou o povo a se dedicar a Deu.

 

Esdras descobriu que muitos homens tinham se casado com mulheres estrangeiras de outras religiões. Esse foi uns dos problemas passado que fez o povo de Israel se desviar para a idolatria. Agora novamente sacerdotes, levitas e líderes civis tinham casados com mulheres pagãs, vida moral e religiosa em Jerusalém estava em caos espiritual. 

Os homens casados com as mulheres estrangeiras foram convidados a se separar delas. 

 

Ed 10:10-11. Então, se levantou Esdras, o sacerdote, e lhes disse: Vós transgredistes casando-vos com mulheres estrangeiras, aumentando a culpa de Israel. Agora, pois, fazei confissão ao SENHOR, Deus de vossos pais, e fazei o que é do seu agrado; separai-vos dos povos de outras terras e das mulheres estrangeiras. 

 

Os líderes do povo se arrependerem e renovaram seus compromissos de pureza conjugal e foram reintegrado são serviço do Senhor. O divórcio foi uma reforma religiosa e não uma reforma racial.

 

2 Co 6:14-18. Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente? Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus:

“Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”. Portanto, “saiam do meio deles e separem-se”, diz o Senhor. “Não toquem em coisas impuras, e eu os receberei” “e lhes serei Pai, e vocês serão meus filhos e minhas filhas”, diz o Senhor todo-poderoso.

 

Não podemos confundir, as exigências de Esdras é sobre religiosidade.

Os crentes fracassam na fé por causa de suas associações idólatras e uniões pagãs. 

 

Temos muitos casamentos perfeitos na Bíblia: Moises e Zipora, Boaz e Rute e outros. 

 

Esdras foi muito importante na revivificação religiosa de Israel. Ele fez parte da companhia de Neemias juntamente com Zorobabel, Josué e outros. 

 

Ne 12:1. São estes os sacerdotes e levitas que subiram com Zorobabel, filho de Sealtiel, e com Jesua: Seraías, Jeremias, Esdras.

 

Essa companhia trabalharam sob pressão e repressão inimigo. Eles foram dedicados ao ministério da reforma física, moral e espiritual com fidelidade a Deus.

 

NEEMIAS - O Líder Dinâmico.

 

Neemias foi copeiro do rei persa Artaxerxes, ele ocupou posições elevada durante o reinado de Artaxerxes. Sua posição era próxima do rei, era ele quem experimentava o vinho e a comida do rei. Essa aproximação valeu uma carta de envio com decretos para Jerusalém como responsável por reconstruir os muros da cidade. Neemias usou a influência do seu cargo para apoiar a Esdras na renovação do pacto e exercer uma liderança espiritual. 

 

Reconstruir os muros e os portões da Cidade de Jerusalém significava dignidade. Muito foram as zombarias sobre Neemias e seus trabalhadores, ações de acusações políticas, mas em todas Neemias resistiu com orações e defesas devidas as ameaças de forca. 

 

Neemias acabou com a prática da usura e a murmuração dos pobres que eram maltratados pelos ricos.

 

A construção dos muros de Jerusalém tornou-se histórico por causa dos conflitos com Sambalate e sua companhia: Tobias, Gesém, Noadias, e outros profetas de tentaram intimidar Neemias. O muro foi construído em 52 dias, apesar de muita oposição.

 

Neemias planejou suas ações desafiando os inimigos interno e externo da reforma. O povo estava desanimado, mas foi encorajado na fé por uma perspectiva de ir alem da construção dos muros, construir suas vidas em Deus e manter a história da grande nação de Deus. 

 

O registro bíblico da Companhia de Neemias os torna homens de modelos de reforma. 

 

O Processo da Construção.

 

Neemias amplia o processo da construção, mostrando que ela é física, moral e espiritual.

 

Muitos muros estão derubados, e precisam ser reconstruídos. O processo da reconstrução deve ser de mãos dadas, todos devem ter compromisso de recuperação na edificação. O pacto de fidelidade facilita a edificação das coisa que foram destruídas.

 

Ne. 8:13-16. No dia seguinte, ajuntaram-se a Esdras, o escriba, os cabeças das famílias de todo o povo, os sacerdotes e os levitas, e isto para atentarem nas palavras da Lei. Acharam escrito na Lei que o SENHOR ordenara por intermédio de Moisés que os filhos de Israel habitassem em cabanas, durante a festa do sétimo mês; que publicassem e fizessem passar pregão por todas as suas cidades e em Jerusalém, dizendo: Saí ao monte e trazei ramos de oliveiras, ramos de zambujeiros, ramos de murtas, ramos de palmeiras e ramos de árvores frondosas, para fazer cabanas, como está escrito. Saiu, pois, o povo, trouxeram os ramos e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, e nos seus pátios, e nos átrios da Casa de Deus, e na praça da Porta das Águas, e na praça da Porta de Efraim. Toda a congregação dos que tinham voltado do cativeiro fez cabanas e nelas habitou; porque nunca fizeram assim os filhos de Israel, desde os dias de Josué, filho de Num, até àquele dia; e houve mui grande alegria. Dia após dia, leu Esdras no Livro da Lei de Deus, desde o primeiro dia até ao último; e celebraram a festa por sete dias; no oitavo dia, houve uma assembleia solene, segundo o prescrito.

 

A Palavra de Deus trouxe renovo a celebração pela construção dos muros. Os líderes e o povo ouviram a interpretação de Edras, eles vieram para aprender e se tornarem aptos para ensinar os outros. Todas festas devem ser celebradas com com alegria na interpretação na Palavrade de Deus.

 

Nossas as instruções estão na Lei do Senhor.

 

A instrução escrita exigi obediência. Quando você viver a cultura de Deus, ninguém precisa dizer a você e o fazer, não existe um escrito que Deus mandou neemias construir o muro.

 

Obediência anula monte e jejum. Na Construção da cultura de Deus, as estratégias humanas de ministérios serão anuladas.

 

Ne. 1:3-4. E eles me responderam: “Aqueles que sobreviveram ao cativeiro e estão lá na província passam por grande sofrimento e humilhação. O muro de Jerusalém foi derrubado, e suas portas foram destruídas pelo fogo”. Quando ouvi essas coisas, sentei-me e chorei. Passei dias lamentando-me, jejuando e orando ao Deus dos céus.

 

Neemias é um homem preocupado com Jerusalém, ele está no exílio, mas seus espírito foi afetado pela a cidade destruída. Jerusalém a cidade da adoração.

 

Na cultura de Deus nos afeta pela condições que estão erradas.

A paixão dessa cultura nos leva a sofrer pelas coisas de Deus.

 

A paixão nos leva a construir as coisas mais rápidas.

Se você não tem paixão, os muros vão continuar quebrados. Se a Igreja não tem paixão, os muros vão continuar derrubados.

Sem paixao coisas vão ficar jogadas, e muitas vão quebrar.

 

Neemias é um visionário. A paixão de Neemias deve atrair você.

A visão de Nemias precisa ser abraçada pela igreja.

Se você quer ter paixão, deve se associar com um apaixonado por Deus.

 

Na edificação deve haver respeito, cada qual com sua agilidade. Considere o outro, muitos são os trabalhares. Todos devem estar afetados e apaixonados pela construção com Neemias, lado a lado. Com propósito e respeito.

 

Cristo é o nosso Neemias.

 

Efésio. 4:11-15. E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. 

 

Esse é o muro de Neemias. Cada Graça está trazendo suas graças para construção do corpo. Foi Cristo que nos posicionar no muro..

 

Aqui em Efésios, Cristo é a nosso Nemias.

 

Ef 4.7. Rogo-vos, pois, eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor, esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz; há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos. E a graça foi concedida a cada um de nós segundo a proporção do dom de Cristo.

 

A Unidade do Corpo de Cristo deve elevar e ampliar a construção do muros. Neemias edificou o muro físico. Cristo está edificando o muro espiritual. Neemias aperfeiçoou o muro. Jesus aperfeiçoa o seu corpo com humildade, mansidão, longaminidade e amor esses elementos do seu caráter na construção do corpo. 

 

A unidade de construção repele as ameaças hostil. O povo de Deus quando trabalha em conjunto a igreja funciona efetivamente fundamentada numa só fé e num só propósito de edificação.

 

1.1 - PORTAS DAS OVELHAS.

 

(Neemias 3:1) O sumo sacerdote Eliasibe e os seus colegas sacerdotes começaram o seu trabalho e reconstruíram a porta das Ovelhas. Eles a consagraram e colocaram as portas no lugar. Depois construíram o muro até a torre dos Cem, que consagraram, e até a torre de Hananeel. (NVI)

 

A porta das ovelhas era a entrada para o templo. Foi aqui que o cordeiro sem mancha ou defeito foi escolhido.

 

(João 10:7) Então Jesus afirmou de novo: "Digo-lhes a verdade: Eu sou a porta das ovelhas.(NVI)

 

Esta porta é um símbolo de Jesus como o Caminho.

 

(João 14:6) Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim. (NVI)

 

Ele é o caminho para o templo - a Igreja de Deus.

Construindo a porta das ovelhas é entender o papel central de Jesus na tua salvação.

 

(Atos 4:10-12) saibam os senhores e todo o povo de Israel que por meio do nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem os senhores crucificaram, mas a quem Deus ressuscitou dos mortos, este homem está aí curado diante dos senhores. Este Jesus é ‘a pedra que vocês, construtores, rejeitaram, e que se tornou a pedra angular’. Não há salvação em nenhum outro, pois, debaixo do céu não há nenhum outro nome dado aos homens pelo qual devamos ser salvos". (NVI)

 

(1 Timóteo 2:5) Pois há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, (NVI)

 

Este foi a primeira porta mencionada - significando a supremacia e senhorio de Jesus Cristo na vida de um crente.

 

(Filipenses 2:10-11) para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, no céu, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai. (NVI)

 

Onde esse portão é destruído o crente é uma presa fácil para os cultos.

Este é um bom momento para rever:

 

A DIVINDADE DE JESUS CRISTO – ELE É O SENHOR DA SUA VIDA?

REGENERAÇÃO (NOVO NASCIMENTO) – O QUE E COMO?

COMO VOCÊ SABE QUE VOCÊ ESTÁ SALVO (REGENERADO)?

 

NOTAS - Pedro Amancio. 

 

A Porta das Ovelhas tem o significado em Jesus. O Cordeiro sendo fornecido para morte de todos os pecados. A sua ressurreição confirmou o perdão e a redenção para todos os pecadores que aceitarem Jesus como enviado de Deus.

 

Sl 87:1-2. O SENHOR edificou sua cidade sobre o monte santo;

ele ama as portas de Sião mais do que qualquer outro lugar de Jacó.

 

Jerusalém (Igreja) é importante porque Deus colocou seu Nome Nela. Deus celebra Sião como a cidade escolhida e contempla todas as pessoas que estão dentro de seus muros. A igreja é a porta da cidade santa que todas as pessoas precisam localizar e entrar, nela estão todas as coisas gloriosa do Senhor. A igreja é o lugar físico dos Santos, mas qua do entramos por suas portas Deus se faz habitar espiritualmente.

 

Sl 147:3-4. Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas. Ele determina o número de estrelas e chama cada uma pelo nome.

 

Nessa temporada os crentes/filhos de Deus, precisam entender que a igreja é o edifício e suas portas são muito importante para Deus. É uma insensatez não querer não querer se reunir ou desprezar a porta da sua cidade.

 

Pessoas orgulhosas desprezam a comunhão a cidade dos santos, lugar onde Deus colocou seu Nome. Os crente precisam ir além de contemplar o contato físico ou exterior, a adoração dentro das portas das igrejas é movida pelo Espírito Santo que habita nos filhos de Deus. 

 

Os que entram pela porta das Ovelhas (Cristo) serão consolados em seus espíritos. Essa porta (Cristo) é o amparo dos humildes, dos dispersos e dos desanimador espiritualmente. Jesus é o entendimento da porta porta das ovelhas (igreja) cuja mente não se pode medir com a razão humana. 

 

Sl 118:20. Esta é a porta do SENHOR, pela qual entram os justos.

 

Os justos amam a casa do Senhor. 

 

Porta das ovelhas é a porta da misericórdia para todos que entram por ela. Esta porta representa o sacrifício perfeito de Jesus pela humanidade. Jesus mesmo faz declaração e afirmação de si mesmo de satisfazer todos os anseios da alma espiritualmente. Jesus é o único meio pelo qual todos os homens podem fazer parte do povo de Deus.

 

Jo 1:12-13. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

 

Portas das ovelhas é um símbolo de um ensinamento que da acesso com exclusividade a Deus e rejeita as invenções e meios de se achegar a Deus. Somente o Cordeiro verdadeiro pode aproximar o homem diante de Deus. Por isso Jesus declara Eu Sou!.. A Porta, A Verdade, O Pão, A vida, todos os homens são capaz de conferir o que Jesus afirma. 

 

Deus nos concedeu em Jesus o direito de fazer parte da sua família como filhos. A Porta/Jesus tem privilégio de adoção para todos que acreditam em Jesus. 

 

Das doze portas essa é a menor, mas no plano espiritual se tornou a mais importante porta. Jesus a consagrou quando ele disse que é a porta das ovelhas. Profeticamente Jesus previu essa porta como a porta da entrada para a libertação. A igreja é um curral espiritual onde Cristo se reúne com as ovelhas. Jesus só pode cuidar das ovelhas se elas estiveram no bom redil/Jesus, elas só pertence a Jesus se forem obedientes a sua voz. 

 

Jo 10:9-10. Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e achará pastagem. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

 

Ovelhas sem o entendimento da voz do seu pastor serão tomadas por salteadores. Crentes sem senso/doutrina, não entenderão, não terão capacidade e serão ignorantes sobre as coisas de Deus. O conhecimento da porta é para é para manter os ladroes do lado de fora e proteger as ovelhas que está dentro da Igreja. 

 

Jesus é a porta de proteção para todos os crentes/filhos de Deus.

Crente sem igreja, é crente sem pastor e sem proteção. 

Crente que não frequenta igreja está sujeita a ser devorado pelo lobo. 

Lembre se quem quer chegar e entrar no curral/igreja, Jesus é o caminho.

A doutrina de Jesus é a fortaleza contra os lobos, ladrões, salteadores e mercenários. 

 

Jesus é a a primeira porta, Ele se tornou a principal entrada para Sião como também é a principal pedra do edifício, a primeira pedra da construção, é o pilar principal da construção de Deus. 

 

Todas as Escrituras fazem referência a Jesus como porta e como pedra, numa posição de edificação, mas muitos rejeitam Jesus na edificação de suas vidas. 

 

Sl 118:22. A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular;

 

As Escrituras são armas aprovadas para todos os conflitos físicos e espirituais internos dos filhos de Deus. 

 

Jo 3:18. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

 

O mundo tem um Nome poderoso que trouxe libertação física e espiritual, o mesmo Nome é Poderoso para a Salvação, e não há outro Nome dado aos homens que os possa salvar. Jesus é o Nome que está sobre qualquer palavra que possa se referir de salvação. 

 

Hb 10:22-23. Aproximemos-nos, com sincero coração, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e lavado o corpo com água pura. Guardemos firme a confissão da esperança, sem vacilar, pois quem fez a promessa é fiel.

 

O processo de crer em Jesus não pode ser suspenso, há um julgamento para o grande dia. O crente deve manter firma sua confissão até o fim, sabendo que há inimigos físicos e espirituais que farão tudo que puderem para tirar levar os filhos de Deus apostasia. 

 

Mantenha sua mente ocupada com as coisas de Deus para fabricar fortalezas interior contra todas investidas dos agentes do diabo.

 

1.2 PORTA DOS PEIXES.

 

(Neemias 3:3) A porta do Peixe foi reconstruída pelos filhos de Hassenaá. Eles puseram as vigas e colocaram as portas, os ferrolhos e as trancas no lugar. (NVI)

 

Aqui os pescadores de Tiro vendiam as suas capturas para os israelitas.

 

(Mateus 4:19) E disse Jesus: "Sigam-me, e eu os farei pescadores de homens". (NVI)

 

Alguém disse que “se você não está pescando, então você não está seguindo”. Somos chamados a pescar. Este é o propósito da nossa escolha.

 

(João 15:16) Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome. (NVI)

 

Isso faz parte da delegação.

 

(Mateus 28:18-20) Então, Jesus aproximou-se deles e disse: "Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos". (NVI)

 

Isto é o que estamos habilitados a fazer.

 

(Atos 1:8) Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". (NVI)

 

SER TESTEMUNHA DE JESUS É UM DOS MAIS IMPORTANTES ATOS DE OBEDIÊNCIA.

 

(Marcos 16:20) Então, os discípulos saíram e pregaram por toda parte; e o Senhor cooperava com eles, confirmando-lhes a palavra com os sinais que a acompanhavam. (NVI)

 

Como os discípulos obedeceram a delegação para pescar, o Senhor cooperava com eles com sinais que se seguiram.

Quando um crente perde o seu testemunho, ele perde sua alegria.

 

NOTAS - Pedro Amancio.

 

A Porta do Peixe é o lugar da multiplicação, da frutificação e do trabalho.

Essa porta era a era a porta da comercialização, por ela passava toda atividade econômica e trabalhosa dos pescadores. Ela está posicionada na direção noroeste do templo, com vista para o mar, por ela entravam e saíam os que vendiam os peixes apanhados no Rio Jordão e no Mar da Galiléia.

 

No hebraico a palavra peixe tem o sentido de crescimento, reprodução, e mover-se rapidamente. Era um dos meios onde os trabalhadores adquiririam os suprimentos para suas famílias.

 

Lc 5:4-6. Tendo acabado de falar, disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas”, e a todos: “Lancem as redes para a pesca”.

Simão respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes”.

Quando o fizeram, pegaram tal quantidade de peixes que as redes começaram a rasgar-se.

 

A porta dos peixes movimento de homens. No sentido espiritual vimos Jesus movimentar Pedro, André, João e Thiago. Jesus os encontrou arruinados, eles não tinha pescado nada, até que Jesus disse vai mais ao fundo e lança a rede. Sobre a palavra de Jesus a porta dos peixe passou para o significado pregação do Evangelho, da pesca de peixes para a pesca de homens para o Reino do Senhor. Jesus nos fez pescadores de homens, partir de seus primeiros discípulos.

 

Nesta temporada temos que ver está porta com sentidos espirituais e aplica-lá na sustentabilidade e edificação das nossas famílias. Esta porta é rica de ensinamentos, ela indica atividade, ação, um mover para a multiplicação, provisão e prosperidade de Deus. 

 

Ne 2:17. Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio.

 

A reconstrução de Neemias vai além das suas preocupações com muros da Cidade Santa. Ele estava preocupado também com a estima do povo que estava em baixa. Depois que Neemias fez balanço da destruição, ele atentou para a situação do povo e percebeu a miséria que Jerusalém estava. 

 

Todo progresso do homem vem que Deus. Mas antes de você remeter qualquer parecer aos homens saiba que primeiro precisa levá-los as Deus.

 

Neemias viu além do físico, ele viu o mais importante, ele viu o povo.Ele precisa que o povo precisava de uma porta de multiplicação. A porta do peixe é mais que comercialização, ela é a porta dos relacionamentos. Neemias sabe da importância dessa porta, reconstruí-la, significaria uma cura interna. Os muros queimados e miséria era uma vergonha moral e espiritual.

 

Os corações dos crentes precisam ser incitados pelos trabalhos na casa do Senhor, precisam se ajuntar na construção, esse não é um trabalho de um homem só. As mãos dadas apressam o progresso da casa de Deus. 

 

Todos que trabalham na restaurarão da Porta dos Peixes são nomes significativos O evangelho traz luz das alturas, e nos faz amigos de Deus, justos e firmes no Senhor.

 

Rm 10:14-15. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito:

Quão formosos são os pés dos que anunciam coisas boas!

 

Todos que vem em Nome do Senhor devem trazer alguma coisa de Deus para a construção.

 

Na edificação da Porta dos Peixes:  

Hasenaá - Trouxe Luz.

Meremote - Trouxe Alturas

Mesulão - Trouxe Amizade.

Zadoque - Trouxe Justiça.

Tecoítas - Trouxeram Firmeza.

 

Neemias 3.5 Os seus nobres, porém, não se sujeitaram ao serviço do seu senhor.

 

Os nobres de Tecoa que se recusaram a participar do projeto da reestruturação da porta dos peixes. Não pescoço

 

1 Tm 6:17. Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;

 

O orgulho dos nobres de Tecoa não impediu que alguns homens tecoistas participassem na restauração e na edificação da porta que iria trazer prosperidade a Cidade Santa e aos pobres. 

 

Jesus chamou homens humildes, é muito difícil homens nobres irem a porta dos peixes, eles não gostam de pegar na rede, eles não sabem prepara o barco para Jesus entrar. Eles não gostam de palavra de comando, são sem paciência e não se ajuntam aos companheiros quando a rede fica pesada.

 

Pessoas que não se envolve com os trabalhos na casa do Senhor perdem oportunidade de contribuir com a obra de Deus. 

 

At. 17:11. Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.

 

Neemias e nem Paulo se distraíram com o descontentamento dos insubordinados. Todos líderes que querem ver a igreja prosperar não devem forçar os irmãos preguiçosos. 

 

Todas as obras estão que estão feitas pelos crentes, estão sendo também registradas pelo Senhor para honra-los, quando o Livro for aberto. Quando você constrói com o homem de Deus em obediência seu nome se torna significativo na construção da igreja. 

 

Todos devemos trabalhar de mãos dadas com o homem de Deus na edificação da Porta. Nossas dificuldades acabam quando abandonamos nossas ocupações normais para se dedicar ao chamado de Jesus. 

 

Nosso barco precisa ser atracado no porto chamado Jesus, Ele é a porta da nossa economia. 

 

1.3 - PORTA VELHA (Antiga).

 

(Neemias 3:6) Joiada, filho de Paséia, e Mesulão, filho de Besodéias, repararam a porta velha, colocaram-lhe as vigas, e lhe assentaram os batentes com seus ferrolhos e trancas. (JFA)

 

Esta porta estava entre a velha e a nova Jerusalém.

A porta velha conduz ao passado.

Um foco no passado vai dificultar a sua migração para os propósitos atuais de Deus.

 

(Filipenses 3:13-14) Irmãos, não penso que eu mesmo já o tenha alcançado, mas uma coisa faço: esquecendo-me das coisas que ficaram para trás e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo, a fim de ganhar o prêmio do chamado celestial de Deus em Cristo (NVI)


Vivemos a palavra procedente, não a palavra precedente.


(Mateus 4:4) Jesus respondeu: "Está escrito: ‘Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus’". (NVI)


Exemplos de pessoas com foco passado:

Samuel em luto por Saul.

Dez espias que projetavam os feitores egípcios sobre os gigantes em Canaã.

Elias declarando que não era melhor do que seus pais

Os profetas de Elias procurando pelo corpo de Elias, enquanto Eliseu surgiu com uma porção dobrada da unção.

 

NOTAS - Pedro Amancio.

 

2 Co 5:17. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!

 

Nós ainda não obtivemos a perfeição, mas Cristo já nos conquistou. O equilíbrio da fé é avançar e não se contentar com as coisas atuais, pois nosso verdadeiro descanso é quando entramos pelo Portão chamado Sião.

O novo homem é gerado pela a Palavra de Deus no espírito. A regeneração é um aprendizado com o Espírito Santo todos os dias. 

 

O crente não deve morrer no portão velho, Jesus se manifestou como o Portão Novo para que todos os homens pudessem entrar na Nova Jerusalém por Ele. Portão Velho é como o crente velho, nunca migrou para a Palavra Procedente (restauração), eles vivem num sistema administrativo espiritual ultrapassado, são incapaz de andar na perfeita vontade de Deus. 

 

O crente em Cristo foi separado de toda negociação do passado. Foram sepultado com Cristo e ressuscitados para andar por fé em novidade de vida. A reforma de Neemias trouxe novas regras em nova direção afins de manter os princípios perfeito de Deus, para que os novos líderes e o povo não vivessem as coisas velhas (idolatria) do passado. 

 

Nenhum homem tem autoridade sob outro homem, se ele antes mesmo não se submeter ou estar sob outra autoridade em obediência. Deus quer levar você para um novo nível de discernimento.

 

Líderes não faz negociação quando são enviados para trazer reforma, eles são contagiantes na edificação e no temor do Senhor. Eles liberam a Palavra de Deus é depois instrui como andar juntos em atitudes que agradam a Deus. Os homens de Deus projetam a igreja pa a compreensão perfeita da doutrina do Senhor Jesus.

 

Hb 6:1-3. Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos que conduzem à morte, da fé em Deus, da instrução a respeito de batismos, da imposição de mãos, da ressurreição dos mortos e do juízo eterno. Assim faremos, se Deus o permitir.

 

Antes dos fundamentos precisamos primeiro colocar Cristo no coração, é Ele a base da fé, Ele é a reforma da igreja. Os rudimentos devem proseguir, com uma nova mentalidade, sabemos que a Palavra de Deus nunca muda, mas as construção sobre ela sim. Sem uma palavra procedente viveremos uma fé de resistência ao Novo de Deus como os fariseus. 

 

Na construção da porta velha (antiga) ficou evidente que houve renovação espiritual. É impossível construir os muros e não reparar os portões. Muro e portão é a segurança e os fundamentos da casa. Se os muros e as portas de Jerusalém não fossem restauradas, Israel teria que conviver com o passado bem presente sem perspectiva de um futuro com Deus.

 

Ec 7:10. Não diga: "Por que os dias do passado foram melhores que os de hoje?" Pois não é sábio fazer esse tipo de pergunta. 

 

Os excessos do passado Vaz as pessoas conviver com culpas, tristezas, mágoas, ressentimentos e injustiças, está é a grande causa dos sofrimentos dos crentes que não recebem a Palavra de Reforma Procedente. 

 

Quando Israel no deserto não esqueceu da comida do Egito. Cansado de comer o maná caído do céu, teve saudade das cebolas comidas no Egito, no tempo da escravidão. 

 

Nem 11:4-6. E o populacho que estava no meio deles veio a ter grande desejo das comidas dos egípcios; pelo que os filhos de Israel tornaram a chorar e também disseram: Quem nos dará carne a comer? Lembramo-nos dos peixes que, no Egito, comíamos de graça; dos pepinos, dos melões, dos alhos silvestres, das cebolas e dos alhos. Agora, porém, seca-se a nossa alma, e nenhuma coisa vemos senão este maná.

 

A primeira armadilha da idolatria, é não viver na dependência de Deus, e se associar com o populacho. O passados precisam ficar no passado para buscar uma vivência consciente para uma vida perfeita com Deus. A incapacidade de lhe dar com o passado será um grande problema quando surgirem as adversidades.

 

Se Deus perdoa e esquece porque você não consegue esquecer o seu passado. A maioria das pessoas depressivas é porque elas não conseguem esquecer do passado.

 

Rm 15:4-6. Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança.

O Deus que concede perseverança e ânimo dê-lhes um espírito de unidade, segundo Cristo Jesus, para que com um só coração e uma só voz vocês glorifiquem ao Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo.

 

Assim como tudo que foi escrito sobre os protocolos dado por Moisés, serviram para ensino do povo de Israel, assim também eles devem ser de exemplo e consolação para a igreja do Senhor Jesus. As Escrituras devem ser buscadas como Neemias fez. O homem estabelecido carrega a Palavra de Reforma Procedente para trazer esperança e consolação para levar os filhos de Deus a unidade e unanimidade de pensamentos para edificar Jesus Cristo dentro da sua Igreja. Tudo que foi escrito sobre Cristo é para exemplo do exemplo. 

 

As Escrituras é o único passado a ser observado, pois Elas é a entrada do presente que leva a Eternidade.