LIÇÃO 40 - CONSTRUINDO FORTALEZA . PARTE II

21/11/2020 22:31 1.4 - PORTA DO VALE.

 

(Neemias 3:13) A porta do Vale foi reparada por Hanum e pelos moradores de Zanoa. Eles a reconstruíram e colocaram as portas, os ferrolhos e as trancas no lugar. Também repararam quatrocentos e cinquenta metros do muro, até a porta do Esterco. (NVI)

 

O vale é um símbolo de testes e sofrimentos.


(Salmos 23:4) Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. (NVI)


Ele também é um símbolo de desesperança - lembre-se vale de ossos secos de Ezequiel.
O vale faz parte de nossa defesa para nos tornar vencedores - é um campo de treinamento para reinar. As experiências do vale são ordenadas para que possamos conhecer o LÍRIO DO VALE.

Um portão do vale restaurado significa que você tem a chave do vale - quando você entra, sabe como sair.


(1 Samuel 30:6) Davi ficou profundamente angustiado, pois os homens falavam em apedrejá-lo; todos estavam amargurados por causa de seus filhos e suas filhas. Davi, porém, fortaleceu-se no Senhor seu Deus. (NVI)


CONSIDERAR AS SEGUINTES ESCRITURAS:


(Salmos 37:23) O Senhor firma os passos de um homem, quando a conduta deste o agrada; (NVI)


(Filipenses 1:29) pois a vocês foi dado o privilégio de, não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele, (NVI)


(2 Timóteo 3:12) De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. (NVI)

 

(1Pedro 1:7) Assim acontece para que fique comprovado que a fé que vocês têm, muito mais valiosa do que o ouro que perece, mesmo que refinado pelo fogo, é genuína e resultará em louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo for revelado. (NVI)


(Tiago 1:2-3) Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. (NVI)


REVER A RESPOSTA DO CRENTE A PROVAÇÕES E OS OBJETIVOS DAS PROVAÇÕES E TRIBULAÇÕES.

 

NOTAS - Pedro Amancio.

O soberbo e o ímpio eles vivem em pompa e prazer, eles nada observam de Deus. Mas aqueles que são íntimos de Deus, ainda que ande em aflição terá experiência e aprenderá a lição que o sofrimento as aperfeiçoa no conhecimento da Graça.

 

Vale significa situações de conflito interior, que requer intervenção de Deus. Quando as pessoas estão no vale elas estão em situação perigosa, são momentos estreitos que vai exigir cautela (humildade) e vigilância para estar em segurança. Este é um lugar para os crentes refletir suas dificuldades e buscar ajuda no Senhor e reconstruir suas vidas. 

 

Ninguém gosta de sofrer. O sofrimento é o resultado do pecado no mundo. 

É necessário considerar e observar os sofrimentos. Quando estamos sendo afligidos é para aprendermos mais de Deus.

 

É muito importante consertar a porta no vale, quando quebrada torna se entrada e passagem das aflições, amarguras e desgostos. Pessoas no vale se tornam sentimentais, elas experimentam os dissabores e os reflexos dos seus erros. É no vale que elas poderão refletir suas escolhas erradas, suas más associações, as injustiças, no vale elas sente e experimentam o resultado das origens das suas penúrias. Pessoas quem entram no vale, passa por esse canal e não aprende nada, um aborto é mais feliz doque ele.

 

Tg 1:2-3. Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. 

 

Ha pessoas estão sofrendo, mas nada aprende com o sofrimento. O vale deve funcionar como um conselho para os sofrimentos, o vale é um aprendizado da sabedoria que tem com fins trazer maturidade nas pessoas que estão refletindo sobre suas perdas. Quando consertar as porta do vale permita somente Cristo entrar, Ele traz alegrias a vida.

 

Sl 119:71. Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos.

 

Não subestime o vale e nem os ossos que ficaram lá, mas também não subestime o Senhor que tem a capacidade de te reerguer e te tirar do vale e fazer você seguir em frente. 

 

Quando Ziclague foi saqueada pelos amalequitas, Da i se reanimou no Senhor. Deus confortou Davi. Em lugar de desespero é preciso se voltar para Deus em oração, consulte o Senhor e mantenha sua esperança elevada em Deus.

 

CONSIDERANDO AS ESCRITURAS MENCIONADAS.

 

A relação do crente/filho com Cristo é pela fé. A capacidade de crer vem de Deus. O Senhor conhece todos que levam a sério a santidade e mantém uma fé desafiadora em tempo de angústias e sofrimentos. É Deus quem firma os passos dos seus filhos em tempo de dificuldade, o homem que colocou Deus no seu coração sempre emergirá da Palavra de Deus quando passar pelo vale. 

 

Mt 5:10-12. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois quando, por minha causa, vos injuriarem, e vos perseguirem, e, mentindo, disserem todo mal contra vós. Regozijai-vos e exultai, porque é grande o vosso galardão nos céus; pois assim perseguiram aos profetas que viveram antes de vós.

 

Todos tem problemas, a realidade é que os crentes/filhos vão padecer em Cristo. As Escrituras ensina que tanto o sofrimento e a fé são dons de Deus.

Sofrer por Jesus para os crentes é um privilégio (sofrer por Jesus). À fé de disposição de crer em Deus é padecer nas causas em que Jesus sofreria pela as pessoas perseguidas injustamente.

 

A participação nos benefícios do sofrimento de Cristo é maior que a vergonha, a fraude, a violência e a murmuração. Os crentes precisam valorizar suas fidelidades a Jesus quando estiverem em meio à oposição por causa da injustiça do mundo, assim como o próprio Jesus experimentou oposição e perseguição. Todos que andam com Cristo tem também uma cruz que devem levar. Muitos são os que se opõem aos filhos de Deus.

 

Nesta temporada em alguns lugares ainda temos perseguição por causa do Nome Jesus, em outros lugares há menosprezo de se viver na fé em Jesus. O sofrimento é um elemento esperado na vida do crente piedoso

 

Jo 15:18-21. Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou.

 

Jesus deixa claro para os seus discípulos que os herdeiros do céus nunca foram os preferidos do mundo. A serpente não gosta da semente da igreja. A bondade de Cristo sobressaiu em meios a perseguição e o ódio, Ele suportou e venceu o mundo. Ele deixou seu legado terreno para que seus discípulos pudessem pela fé vencer a ignorância e a inimizade do mundo.

 

Os filhos de Deus não são surpreendidos com a descrença do mundo. Caim é um modelo da reação do mundo contra Cristo. O pecado do mundo é rejeitar a Suprema revelação de Deus não somente no conhecimento de Cristo, mas nos seus homens estabelecidos. Assim manifesta particularmente o ódio contra Jesus nos seus enviados. Com tudo os crentes devem ser pacientes cuidar das sua obrigações,fazer seus trabalhos e esperará com paciência suas recompensas com humildade na volta do Senhor Jesus.

 

As breves provações no vale na se pode comparar a salvação futura.

O tempo é como se fosse o vale. Há uma recompensa para todos que saírem do vale na revelação do Senhor Jesus, honraram Jesus nas provações, tiveram fé e determinação para suportar tudo no Nome do Senhor Jesus. 

 

o Restaurador das portas está chegando, Ele mesmo entrará por elas. 

Ele perdoou nossos pecados e nos dá vitoria sobre o inimigo. 

 

Salmos 24:1-10. Ao SENHOR pertence a terra e tudo o que nela se contém, o mundo e os que nele habitam. Fundou-a ele sobre os mares e sobre as correntes a estabeleceu. Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar? O que é limpo de mãos e puro de coração,

que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação. Vv 6. Tal é a geração dos que o buscam, dos que buscam a face do Deus de Jacó. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é o Rei da Glória? O SENHOR, forte e poderoso,

o SENHOR, poderoso nas batalhas. Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó portais eternos, para que entre o Rei da Glória. Quem é esse Rei da Glória? O SENHOR dos Exércitos, ele é o Rei da Glória.

 

A terra subsistem por causa da geração dos filhos de Deus. O privilégio do crente foi definido por uma aliança eterna, Deus definiu nossa missão eterna no Senhor Jesus. Apesar de todos os sofrimentos do vale, sairemos limpo dele através do Senhor Jesus.

 

Cl 1:13. Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor.

 

Jesus nos tirou do vele, ele nos libertou do domínio de satanás. Jesus está estabelecendo as pessoas no lugar certo. Sua Igreja é o vale do remidos. A igreja do Senhor tem a porta que representa o reino. Na igreja as pessoas tem mais chance de remover seus obstáculos, mudar as mentalidade e renunciar os pecados para viver uma vida de alegria com Deus. 

 

1.5 - PORTAS DO ESTERCO - (LIXO). 

 

(Neemias 3:14) A porta do Esterco foi reparada por Malquias, filho de Recabe, governador do distrito de Bete-Haquerém. Ele a reconstruiu e colocou as portas, os ferrolhos e as trancas no lugar. (NVI)

 

Esta porta levou ao Vale do Hinom.

Lixo foi recolhido e passado através dessa porta para o vale onde foi queimado diariamente.

Esta porta é o simbolismo da carne.

 

(Gálatas 5:19-21) Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem; idolatria e feitiçaria; ódio, discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, dissensões, facções e inveja; embriaguez, orgias e coisas semelhantes. Eu os advirto, como antes já os adverti, que os que praticam essas coisas não herdarão o Reino de Deus. (NVI)


(Provérbios 25:28) Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.(NVI)

 

PAUL QUEIMAVA A CARNE DIARIAMENTE.

 

(1Coríntios 15:31) Eu vos declaro, irmãos, pela glória que de vós tenho em Cristo Jesus nosso Senhor, que morro todos os dias. (JFA)

 

Restaurar o portão do lixo significa superar a carne.

A carne exige “seja feita a minha vontade”.

JESUS:

 

(Mateus 26:42) E retirou-se outra vez para orar: "Meu Pai, se não for possível afastar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade". (NVI)

 

REVER MÉTODOS BÍBLICOS DE SUPERAR A CARNE.

 

NOTAS - Pedro Amancio.

 

A porta do esterco/monturo é a porta pela qual o lixo que era produzido dentro dos muros de Jerusalém era retirado para fora da cidade.

 

Os lixos são ações que resultam da natureza humana, são ações de consumo que produz lixos, e precisam ser descartados, pois ninguém convive com o seu mau cheiro dos lixos. De uma forma sintetizada, o lixo corresponde a todos os resíduos gerados pelas atividades humanas que consideramos sem utilidade e que entrou em desuso e precisa ser descartado, caso contrário seu acúmulo resultará em doenças.

 

O lixo pode ser classificado em muitos níveis desde de orgânico até tóxico. Esse é um problema muito sério para muitas cidades. Jerusalém tinha um problema sério, convivia com a porta do lixo destruída, Jerusalém convivia com o mau cheiro das suas produções humanas. 

 

Migrando do lixo físico para o lixo espiritual. Quantas ações de imundície estão produzindo lixo espiritual. Este lixo é um entulho (pecado) que tem levado mau cheio da terra para o céu.

 

Gn 6:5. Viu o SENHOR que a maldade do homem se havia multiplicado na terra e que era continuamente mau todo desígnio do seu coração;

 

Pessoas se acostumaram a viver no meio da imundície, sem esperança e conformados com o mau cheiro do pecado. O pecado é como o lixo ele é infeccioso, e, é mais destrutivo em cidades populosas é como uma lepra que se espalha contaminando as pessoas. O lixo espiritual corrompe o ar e expande suas bactérias (corrupção) pervertendo a moral das pessoas, contaminado o solo (coração) e produzindo um chorume (líquido/água suja) soltando um gaz insuportável para as narinas. 

 

Deus observou o monturo do pecado que fluíam, bem com a largura e a profundidade desse lixão. Deus viu que a fonte de todo lixo produzido estava no coração do homem. Tem pessoas que gostam produzir lixos deliberadamente para jogar na porta dos outros. 

 

O dilúvio passado destruiu quase toda humanidade, mas nessa temporada a Palavra de são às águas do dilúvio que limpa toda sujeira espiritual no coração dos homens. A Palavra da Reforma procedente restaura e elimina todo lixo mau cheiroso que o homem produz espiritualmente. 

 

Mt 15:19. Pois do coração saem os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as imoralidades sexuais, os roubos, os falsos testemunhos e as calúnias.

 

Deus enviou Jesus para limpar toda sujeira que as pessoas estão produzindo. Os mensageiros de Jesus se tornaram os trabalhadores que estão fazendo a limpeza da cidade. 

 

No lixo espiritual encontramos muitas fantasias e imaginações carnais, maus pensamentos e cheios de malícias. Essa é uma porta (coração) com sujeira carnal, quando está aberta lança toda sujeira que foi produzida no engano do falso testemunho com amargura interior.

 

Pessoas sem domínio vão se relacionar com o lixão, vão sentir apetites por coisas estragadas, elas estão acostumadas com o cheiro, foram treinadas para revirar se no lixo e escolher suas comidas tóxicas.

 

Elas passam mal quando come coisas limpas, elas sente náuseas quando sentam na mesa para comer uma comida pura. Essas pessoas tem mentalidade de ficar revirando lixo, mesmo quando não há necessidade.

 

Deus não convive com sujeira. A aparência da nossa casa reflete como estamos interiormente. Construir a porta do esterco/monturo significou zelo pela cidade de Deus, este ato de Malaquias e seu filho foi como como cuidar da saúde externa e da alma do povo, foi um excelente testemunho de não deixar entrar o mau cheiro na cidade (igreja). 

 

Quando você não faz à vontade de Deus, o pecado nunca será problema para você. Pessoas carnais não sentem culpas, suas consciências foram tomadas pelo pecado. Essa é uma mentalidade de facilidades, sem responsabilidade vasculha o que quer, sem culpa, sem pressão e sem temor a Deus, entregue as boas ideias do mundo. Esse modelo de pessoas não espera nada de Deus, o mundo se tornou sua expectativa de prazer. 

 

O pecado é a morte da alma, onde quer que ele prevaleça haverá privações em toda a vida espiritual. Mentalidades indiferentes as coisas de Deus vivem o curso do mundo (diabo). Essa mentalidade perversão é escavar de satanás, pois eles vivem suas próprias sugestões. 

 

Ef 2:1-5. Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos.

 

É fácil notar a indiferença nestas pessoas em relação a vida com Deus, elas nunca tiveram problemas com o mundo. Sempre viveram no egoísmo e num relacionamento destruídos de lutas interna querendo satisfazer carnalmente. No fundo elas sabem que são infelizes procuram a paz e a felicidade, mas são rebeldes pois querem as coisas do seu jeito cumprindo os desejos carnais. Essas pessoas estão incluídas em todos os pecados de perversidades e vergonhas.

 

A mente carnal leva o homem a um perfeito escravo de seus apetites viciosos. Ela não tem inclinação ou capacidade de responder a Deus, ou habilidade para agradar o Senhor.

 

Assim também éramos antes de nós relacionar com Jesus, vivíamos uma vida alheia sem Deus. Mas graças a bom Deus, Pai do Nosso Senhor Jesus Cristo e por seus próprios méritos fez mudanças em nossas mentalidades, limpando todas as imundícies e nos fez Novas Criaturas por Jesus Cristo.

 

As mentalidades carnais são destrutivas para o nosso relacionamento de fé com Deus. As obras da carne são ações que resultam da natureza humana e devemos considerá-las lixo, em Gálatas 5:19. Ora, as obras da carne são manifestas: imoralidade sexual, impureza e libertinagem. São evidências indiscutível do esterco produzido e condenado pela própria sociedade. Esses são pecados que devem ser lançados para o lado de fora da casa do Senhor Jesus, juntamente com a idolatria e a feitiçaria. 

 

Se não lutarmos contra a nossa própria natureza vil e perversa, seremos dominados por ela, e as obras da carne se farão presentes em nossa vida.

As bebedeiras, orgias, feitiçaria e invejas surgem quando as pessoas não estão satisfeitas com Jesus na suas vidas. Estás pessoas foram dominadas carnalmente.

 

Espírito de Deus se entristece, deixando um vazio, e uma angústia em na almas e nos corações dos homens e eles se tornam um lixo espiritualmente.

 

1.6 - PORTA DA FONTE/ÁGUAS 

 

(Neemias 3:15) A porta da Fonte foi reparada por Salum, filho de Col-Hozé, governador do distrito de Mispá. Ele a reconstruiu, a cobriu e colocou as portas, os ferrolhos e as trancas no lugar. Também fez os reparos do muro do tanque de Siloé, junto ao jardim do Rei, até aos degraus que descem da cidade de Davi. (NVI)

 

A porta da fonte levou para o palácio do rei.

É o simbolismo do Espírito Santo.

 

(Zacarias 4:6) "Esta é a palavra do Senhor para Zorobabel: ‘Não por força nem por violência, mas pelo meu Espírito’, diz o Senhor dos Exércitos. (NVI).

 

Um crente deficiente no Espírito Santo é vulnerável a ataques demoníacos.

 

REVER:
A DIVINDADE DO ESPÍRITO SANTO.

O PAPEL DO ESPÍRITO SANTO.

AS 3 UNÇÕES RETRATADAS NA VIDA DE DAVI.

 

NOTAS - Pedro Amancio.

 

A Palavra de Deus é a Porta das Fontes/Águas. Jesus disse para Mulher Samaritana que Ele é a fonte das Águas Vivas.

 

Jo 4:14-15. Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna”.

A mulher lhe disse: “Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água”.

 

A mulher samaritana tinha sede de Deus, ela creu nas Palavras de Jesus e entrou num relacionamento pessoal e continuo de confiança com Jesus.

 

Jr 2:13. “O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram,

a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas,

cisternas rachadas que não retêm água.

 

Pessoas não conseguem reter melhor do abastecimento das águas por que suas mentes estão rachadas. Elas não conseguem reter a Palavra de Deus devido as rachaduras nas suas cisternas (vidas). Como a mulher samaritana elas precisam de restauração.

 

 Certas fontes só proporciona satisfação momentânea, é como o poço de Jacó, é uma água que não é corrente, quem bebe delas não conhecem perfeitamente o dom de Deus. 

 

Is 12:3. Com o coração repleto de alegria tirareis água pura das fontes da salvação!

 

A mulher samaritana não se opôs ao plano de salvação, à ironia do balde deu lugar a Palavra com Espírito, ela migrou da religiosidade poço para a fonte (Palavra) na boca do Homem de Deus. 

 

Zc 13:1. “Naquele dia uma fonte jorrará para os descendentes de Davi e para os habitantes de Jerusalém, para purificá-los do pecado e da impureza.

 

Agora todos na cidade sabem onde buscar água para saciar a sede. As cisternas geralmente secam, mas a Palavra da de Deus é a fonte de água viva que não seca, ela jorra vivacidade, salvação, esperança, alegria, saúde, força, amparo, restauração, amor, paz, justiça, amor etc.

 

Porque o Senhor Jesus é a força dos nossos cânticos, Ele é às águas da nossa fonte, Ele é o nosso manancial de pureza e salvação. A mulher samaritana bebeu da fonte da salvação. A Palavra de Deus é a nossa abundante fonte de vida. 

 

Rm 8:1. Romanos 8:1. Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito.

 

Nosso Deus abriu uma Fonte/Jesus de purificação com águas correntes onde todos podem ficar limpos de suas impurezas de todas as imundície do pecado. Cristo é a fonte da misericórdia e do amor de Deus para com todos os homens que quiserem beber da sua água.

 

OS FILHOS DE DEUS SÃO DEFINIDOS POR SEREM GUIADOS PELO ESPÍRITO DE DEUS. 

 

Rm 8:14. Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 

 

Nosso encontro com Cristo nos elevou ao relacionamento de filhos do Deus, pelo próprio Espírito de Deus. Este é um testemunho descrito pela própria Palavra de Deus. 

 

Jo 1:12. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que creem no seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

 

A Palavra de é a fonte da felicidade, rejeitar o testemunho da Palavra é rejeitar o Espírito do Senhor, e sem o Espírito do Senhor as pessoas ficam vulneráveis espiritualmente. Crentes sem o Espírito Santo terá problemas na sua vida moral, suas atitudes demonstrarão que estão sobre influências demoníacas.

 

A raiz do mal na vida do crente está além das atitudes demoníacas. Crentes sem os princípios de Deus darão legalidade ao diabo para agir na vida deles. Os comportamentos pecaminosos de muitas pessoas na igreja é a desobediência, pessoas que gostam de fazer o que bem quer. Eles resistem a Palavra e o homem estabelecido é dão lugar ao diabo. Esses crentes estão em pelejas suas portas internas estão sempre abertas para o ataque inimigo.

 

Tg 4:7. Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao Diabo, e ele fugirá de vocês.

 

 Crente sem o Espírito Santo, cederá as tentações continuadamente, eles não conseguem resistir o diabo. A resolução da resistência é sujeitar a Deus no seu entendimento e trancar a porta das tentações que os demônios não entram. 

 

Os filhos de Deus são cautelosos e se desviam do mal.

 

A DIVINDADE E O PAPEL DO ESPÍRITO SANTO.

 

O ESPÍRITO SANTO TEM OS MESMOS ATRIBUTOS DO PAI E DO FILHO. 

 

As Escrituras revelam claramente que o Espírito Santo é Deus.

 

Jo 15:26. Quando vier o Conselheiro, que eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade que provém do Pai, ele testemunhará a meu respeito.

 

O Espírito Santo é a Verdade, é Ele que ensina sobre a verdade, Jesus diz que Ele ilumina a mente com o conhecimento do Pai e do Filho. Jesus considera O Espírito Santo como uma pessoa distinta procedente de Deus com personalidade, poder, autoridade e testificação do Pai e Dele mesmo. 

 

A maior blasfêmia do homem é contra o Espírito Santo. Blasfemar contra o Espírito Santo é se tornar rejeitado continuamente por Deus. A blasfêmia é um insulto a Deus, é rejeitar Deus de forma consciente.

 

Mc 3:28-29. Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”.

 

Ninguém pode atribuir as obras do Pai/Filho/ Espírito Santo, intencionalmente como sendo satânica.

 

Citaremos algumas Escrituras sobre como o Espírito Santo é Deus. Os atributos de Deus são dados ao Espírito Santo.

 

1 Co 3:16-17. Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; pois o santuário de Deus, que são vocês, é sagrado.

 

Ef 2:22. Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.

 

O Pai, o Filho e o Espírito Santo é uma sociedade do mesmo nível.

 

Mt 28:19. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

 

2 Co 13:13. Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a presença do Espírito Santo estejam com todos vocês!

 

Os mesmos atributos e a mesma Glória do Pai, é a mesma do Filho e do Espírito Santo. Se você não acreditar no Espírito Santo, Deus não poderá agir na sua vida. É Ele quem orienta os filhos de Deus com sabedoria e conclui as obra do Pai e do Filho na Terra.

 

1. Eternidade - Hebreus 9:14. Se isso é assim, imaginem então quanto maior ainda é o poder do sangue de Cristo! Por meio do Espírito eterno ele se ofereceu a si mesmo a Deus como sacrifício sem defeito. E o seu sangue nos purifica por dentro, tirando as nossas culpas; assim podemos servir ao Deus vivo, pois já não praticamos cerimônias que não valem nada.

 

2. Vida - Romanos 8:2. Pois a lei do Espírito de Deus, que nos trouxe vida por estarmos unidos com Cristo Jesus, livrou você da lei do pecado e da morte.

 

3. Onipresença - Salmos 139:7-8. Aonde posso ir a fim de escapar do teu Espírito? Para onde posso fugir da tua presença? Se eu subir ao céu, tu lá estás; se descer ao mundo dos mortos, lá estás também.

 

4. Santidade - Mateus 28:19. Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

 

A santificação é a contínua operação do Espírito Santo, pela qual Ele liberta o pecador justificando o da corrupção e do pecado, renovando toda a sua natureza à imagem de Deus, e o capacitando para praticar as boas obras.

 

5. Onisciência - 1 Coríntios 2:10. Mas foi a nós que Deus, por meio do Espírito, revelou o seu segredo. O Espírito Santo examina tudo, até mesmo os planos mais profundos e escondidos de Deus.

 

6. Soberania - João 3:8. O vento sopra onde quer, e ouve-se o barulho que ele faz, mas não se sabe de onde ele vem, nem para onde vai. A mesma coisa acontece com todos os que nascem do Espírito.

 

7. Onipotência - Gênesis 1:1-2. No começo Deus criou os céus e a terra. A terra era um vazio, sem nenhum ser vivente, e estava coberta por um mar profundo. A escuridão cobria o mar, e o Espírito de Deus se movia por cima da água.

 

João 3:5. Jesus disse: Eu afirmo ao senhor que isto é verdade: ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito.

 

CONCLUSÃO:

 

O Espírito Santo é a terceira pessoa da Trindade com uma única atuação. É um único Deus em essência que subsite em três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Eles não se dividem, é uma única pessoas atuando nas pessoas e na terra.

 

AS 3 UNÇÕES RETRATADAS NA VIDA DE DAVI.

 

A unção do Espírito é muito importante e indispensável no exercício da autoridade espiritual. David foi homem de profunda fé, foi quem quem abriu a porta do arrependimento e da adoração.

 

1 Sm 16:12-13. Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o SENHOR disse a Samuel: “É este! Levante-se e unja-o”. Samuel apanhou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do SENHOR apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá.

 

2 Sm 2:4. Então os homens de Judá foram a Hebrom e ali ungiram Davi rei da tribo de Judá.

 

2 Sm 5:3. Então todas as autoridades de Israel foram ao encontro do rei Davi em Hebrom; o rei fez um acordo com eles em Hebrom perante o SENHOR, e eles ungiram Davi rei de Israel.

 

Unção da Ousadia, Unção da Unidade, Unção da Conquista.

 

 

--

José Pedro Amancio Filho.

COMUNIDADE BIBLICA VIVENDO COM CRISTO
Rua Sargento Borges, 196 - Chaperó - Itaguaí
Tels: 21 99398-6695 / 21 99182-8936