LIÇÃO 41 – ABC - PERDENDO O DIA DA VISITAÇÃO PARTE I

21/11/2020 23:06

LIÇÃO 41 – ABC - PERDENDO O DIA DA VISITAÇÃO



ÍNDICE

 

1  Obstáculos para discernir a Deus, seus movimentos e seus métodos……..........................................................................................3

1.1 Indulgência comercial (perdendo o bebê)....................................3

1.2 Posição centralizada (perdendo o bebê)........................................4

1.3 Mentalidade de multidão (perdendo o bebê)...............................5

1.4 Hidropsia – Imagem da escravidão teórica (perdendo o bebê)..5

1.5 Incredulidade (Perdendo a Sua morte)............................................6

1.6 Familiaridade (Perdendo Seu ministério).................……...............7

1.7 Apatia (Perdendo Ele)..............................................……........……..........7

1.8 Enfraquecimento.............................................................……..……...........8

1.9 Rebelião (Perdendo o Cristo ascendido).........……..........................8

1.10 Foco na manifestação……...................................………………………..9

1.11 Soberania......…….....................................…………………………..............9

1.12 Burocracia (Perdendo a voz).…….......................................……….10

1.13 Emocionalismo (Perdendo a ressurreição)......……..................10

1.14 Estupidez (Insensatez).……...............................……………………...10

 

PERDENDO O DIA DA VISITAÇÃO.


INTRODUÇÃO - Pedro Amancio.


Os dias atuais temos muitas crises no mundo, temos que admitir que há também crentes em desconforto, eles estão envolvidos em muitos problemas, suas muitas preocupações, os tornaram incrédulos não permitem eles sentirem a visitação do Espírito Santo que traz conforto, esperança nas adversidades do dia a dia.


Muitas preocupações cobrem o coração, como uma densa fumaça, ela sufoca com tristezas e até aparece que a vida não faz mais sentindo. 


Os dois discípulos discípulos no caminho de Emaús seus olhos estava fechados de tanta tristezas que quase perderam a visitação de Jesus. 


Lc 24:16-17. Mas, os olhos deles estavam como fechados, para que o não conhecessem. E Ele lhe disse: Que palavras são essas que, caminhando, trocais entre vós e por que estais tristes?


Antes esses homens caminharam juntos com Jesus por um longo tempo. Mas no caminho de Emaús eles consideram Jesus um estranho. Suas expectativas estavam mortas, eles estavam desapontados e desistidos das mensagens que ouviram do seu Senhor. 


Assim é o que temos vistos nessa temporada pessoas decepcionadas abandonam seus lugares e se vão pelos os caminhos de Emaús, afim disfarçar suas tristezas, angústias e dores, em certo lugares jamais receberão a visitação do Senhor Jesus. Muitas pessoas perdem visitação maravilhosa do Senhor na Igreja, por que seus corações estão na direção de Emaús.


Tristezas fazem as pessoas tomarem rumos diferentes, pessoas esquecem as instruções quando sentem as perdas. Esses dois homens foram instruídos por Jesus, as Palavra foram para ficar em Jerusalém. 


JOVEM RICO.

Lc 18:18. Certo homem importante lhe perguntou: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?”


Corações sobrecarregados e cheios de preocupações como o do jovem rico vão sentir o peso da Escola de Jesus, as palavras do mestre vai pesar seu coração e você vão perder o dia visitação do Senhor Jesus.


Lc 18:19-22. “Por que você me chama bom?”, respondeu Jesus. “Não há ninguém que seja bom, a não ser somente Deus. Você conhece os mandamentos: ‘Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe’.” “A tudo isso tenho obedecido desde a adolescência”, disse ele. Ao ouvir isso, disse-lhe Jesus: “Falta-lhe ainda uma coisa. Venda tudo o que você possui e dê o dinheiro aos pobres, e você terá um tesouro nos céus. Depois venha e siga-me”.


A ignorância não torna as pessoas inocentes diante de Deus. Pessoas podem ter a virtudes sem transgressão como esse jovem, mas precisam conhecer a dimensão da doutrina divina de Jesus. Ele disse para Jesus tudo isso tenho observado e obedecido por pensamento e obras. 


Jesus sabia que esse jovem tinha sua identidade pessoal, a riqueza e o poder tornará o sentido e o propósito da sua vida. Essas coisas estavam concentradas em seu coração. 


O jovem aqueceu do maior dos mandamentos “Amar a Deus sobre as coisas”. Quando as pessoas são examinadas no coração revelam o Deus que as governam. As tristezas de muitas pessoas é ter que se separar do que elas mais gostam. 


Apenas uma coisa faltava a esse homem, não era dar aos pobres sua riqueza, mas amar a Deus sobre todas as coisas. Ele dialogou com o Mestre, mas pode ser visitado por Jesus. 


 

1 - Obstáculos para discernir a Deus, seus movimentos e seus métodos.


(Marcos 16:12) Depois Jesus apareceu noutra forma a dois deles, estando eles a caminho do campo. (NVI)

 

forma - morte - aparência externa.

 

Jesus apareceu em diferentes formas:

Bebê na manjedoura

Criança no templo

Servo sofredor

Senhor ressuscitado

Senhor Ascenso

 

Os caminhos de Deus não são os nossos. Devemos conhecer seus caminhos e caráter para reconhecê-lo.

Aqueles que o reconhecem migraram para a forma mais alta de discernimento. Eles superaram uma infinidade de limitações naturais.

Sua divindade estava escondida dos Pilates, Herodes e Escribas do dia.

Até os movimentos de Deus surgem de formas diferentes. Você pode ver Deus nos diferentes movimentos da história?

 

Existem obstáculos (limitações) que impedem as pessoas de discernir os movimentos genuínos de Deus.

Esses obstáculos impedem a revelação Dele.

 

(Provérbios 29:18) Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei! (NVI)


Onde não há visão (ponto de vista) dele - as pessoas perecem.

As mentalidades predominantes durante sua encarnação e ministério que impediram muitos de reconhecer Jesus são as mesmas hoje.

Se você conhece os atributos dele, quando ele muda de aparência, você o reconhecerá facilmente. Se você o vir na manjedoura, verá humildade em vez de pobreza.


NOTAS - Pedro Amancio.


A mulher de Ló não discerniu os anjos do Senhor na sua casa, ela ignorou a instrução dos anjos de não olhar para trás. Pessoas apegadas as coisas matérias evidências uma inclinação a desprezar as instruções de livramento, elas não avançam na vida espiritual, elas vivem o conflito das perdas o que elas tem em vistas não são os movimentos e nem os métodos de Deus. 


Gn 19:26. Mas a mulher de Ló olhou para trás e se transformou numa coluna de sal. 


A mulher de Ló é uma representação de crentes que estão presos ao sistema corrupto. Eles não levam a sério os protocolos, os convênios e nem as resoluções das ordens específicas da Palavra de Deus, eles estão presos aos prazeres de Sodoma e Gomorra.


Lc 17:32. Lembrem-se da mulher de Ló!


Jesus ensina a natureza do reino de Deus é espiritual, não é material e nem político, sua aparência não é exterior. Pelo contrário, está dentro dos corações. A mulher de Ló desprezou o dia da visitação, saiu de Sodoma, mas com o coração numa sociedade em Gomorra.


Os prazeres da sociedade terrena é o grande obstáculo para discernir Deus nos tempos de hoje. Como Sodoma e Gomorra, tudo é possível, poucos são os crentes que querem deixar Sodoma. É necessário abandonar Gomorra enquanto há tempo.


Is. 55:8-9. “Pois os meus pensamentos não são os pensamentos de vocês,

nem os seus caminhos são os meus caminhos”, declara o SENHOR. “Assim como os céus são mais altos do que a terra, também os meus caminhos são mais altos do que os seus caminhos, e os meus pensamentos, mais altos do que os seus pensamentos.


O Anjo do Senhor indicou o caminho alto da fuga, mas Ló tinha outro caminho em seus pensamentos. Os céus estão acima da terra nossas expectativas deve sempre estar no monte. O conhecimento de Ló sobre a cidadezinha foi imparcial e imperfeito. A instrução de ir para o monte era para livra-lo da inevitável destruição da cidade. Pessoas em meios as dificuldades serão incapaz de compreender os conselhos e os incentivos de Deus. 


Pv 18:15. O coração do que tem discernimento adquire conhecimento; os ouvidos dos sábios saem à sua procura. 


Jesus fez um convite aos perversos eles devem abandonar seus caminhos e seus pensamentos maligno, se eles quiserem ser visitados por Deus.


Hb 1:1-3. Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo. O Filho é o resplendor da glória de Deus e a expressão exata do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa. Depois de ter realizado a purificação dos pecados, ele se assentou à direita da Majestade nas alturas,


A natureza de Deus é a comunicação. Ele sempre se revelou aos homens ao longo dos tempos. As Santas Sagradas Escrituras mostra seus movimentos e todas as formas de comunicação para com todos os seres humanos.


Deus revelou sua mente aos seus escolhidos e qualificados, afim de que eles possam revelar a vontade de Deus a outros homens. A falta do discernimento nas Escrituras tem sido o grande obstáculo para entender a revelação procedente de Deus para o homem nesta temporada. 


Jesus foi a revelação prometida, Ele era esperado e os fariseus não souberam discernir a revelação que eles tanto esperavam. A religiosidade filosófica é o maior obstáculo para o resplendor da Glória de Deus. 


1.1 -  INDULGÊNCIA COMERCIAL - PERDENDO O BEBÊ.

 

(Lucas 2:7) e ela deu à luz o seu primogênito. Envolveu-o em panos e o colocou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. (NVI)


Er A indulgência comercial do estalajadeiro o impediu de reconhecer Jesus.

Ele perdeu o bebê.


Há pessoas cuja ocupação os impede de ver o que Deus está fazendo agora. Eles sentem falta das estações e tempos de Deus. O dinheiro é uma distração poderosa. O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal.

 

Compare o poder do dinheiro com a oração.

A tribo de Dã estava ocupada nos negócios de transporte - eles perderam a visita.


Precisamos de dinheiro para viver, mas não se deve permitir que o dinheiro prejudique nossa vigilância.

 

OCUPADO - OCUPADO SOB A JUSTIÇA DE SATANÁS.

As escrituras nos exortam a ser vigilantes.


(Lucas 21:36) Estejam sempre atentos e orem para que vocês possam escapar de tudo o que está para acontecer, e estar de pé diante do Filho do homem". (NVI)


(1Tessalonicenses 5:6) Portanto, não durmamos como os demais, mas estejamos atentos e sejamos sóbrios; (NVI)


(Apocalipse 3:3) Lembre-se, portanto, do que você recebeu e ouviu; obedeça e arrependa-se. Mas se você não estiver atento, virei como um ladrão e você não saberá a que hora virei contra você. (NVI)

 

(Marcos 14:38) Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. " (NVI)


(observe - ficar sem dormir, manter-se acordado, prudente, estar atento, estar pronto).


HAVIAM AQUELES QUE SE DEDICAVAM A OBSERVAR


(Lucas 2:25) Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, que era justo e piedoso, e que esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. (NVI)

 

(Lucas 2:36-38) Estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era muito idosa; havia vivido com seu marido sete anos depois de se casar e então permanecera viúva até a idade de oitenta e quatro anos. Nunca deixava o templo: adorava a Deus jejuando e orando dia e noite. Tendo chegado ali naquele exato momento, deu graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. (NVI)


NOTAS - John Barnes.


FALTANDO SEU DIA DE VISITA.

Um dos entraves que podem nos fazer perder o dia de visitação é a nossa preocupação com o acúmulo de posses e dinheiro. Se perdermos o dia da visitação do Senhor, perdemos o que Deus tem para nós para nos levar ao próximo nível em nosso relacionamento com Cristo. O dia da visitação do Senhor é na maioria das vezes sem acontecimentos e pode ser facilmente perdido. Ele deve ser discernido no espírito.


INDULGÊNCIA DE NEGÓCIOS (saudades do bebê)

A estalajadeira de Belém, não tinha lugar para José e Maria, ou não queria dar lugar para eles, porque uma mulher grávida, prestes a dar à luz, não cabia nos seus planos comerciais. Ele não reconheceu o dia da visitação do Senhor.


Lucas 2:7. E ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. 


Outro exemplo de pessoa que perdeu o dia da visita do Senhor é o Jovem Rico.


Marcos 10:17-22. E, pondo-se Jesus a caminho, correu um homem ao seu encontro e, ajoelhando-se, perguntou-lhe: Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 

18 Respondeu-lhe Jesus: Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um, que é Deus. 19 Sabes os mandamentos: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho, não defraudarás ninguém, honra a teu pai e tua mãe. 20 Então, ele respondeu: Mestre, tudo isso tenho observado desde a minha juventude. 21 E Jesus, fitando-o, o amou e disse: Só uma coisa te falta: Vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu; então, vem e segue-me. 22 Ele, porém, contrariado com esta palavra, retirou-se triste, porque era dono de muitas propriedades. 


Este rico governante perdeu a oportunidade de se tornar um seguidor de Cristo, porque seu amor pelas coisas materiais obscureceu seu discernimento da visitação do Senhor. Ele perdeu a PORTA para a vida eterna, Cristo. O dia da visitação do Senhor é aquele momento em sua vida em que Deus visita você para mudar sua vida e destino para sempre. Devemos estar vigilantes e orar pela visitação do Senhor.


Lucas 12:15. Então, lhes recomendou: Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. 


Provérbios 11:4. As riquezas de nada aproveitam no dia da ira, mas a justiça livra da morte. 



1João 2:15. Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele; 


Um bom exemplo de pessoa que viu o dia da visitação do Senhor foi Barnabé. Ele foi o primeiro a vender suas terras e financiar a Igreja em Jerusalém.


Atos 4:36-37. José, a quem os apóstolos deram o sobrenome de Barnabé, que quer dizer filho de exortação, levita, natural de Chipre, 37 como tivesse um campo, vendendo-o, trouxe o preço e o depositou aos pés dos apóstolos. 


Este ato de generosidade e resposta à necessidade da Igreja, creio eu, foi notado pelo Espírito Santo e mais tarde ele foi enviado pelos Apóstolos em Jerusalém para ir a Antioquia.


Atos 11:22. A notícia a respeito deles chegou aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé até Antioquia. 


Infelizmente, Ananias e sua esposa Safira, perderam o dia da visitação do Senhor, por causa de sua desonestidade em suas finanças.


NOTAS - Pedro Amancio.


Esse foi um tempo de grande movimentação. Decretos do mundo traz agitação na população, elas ficam apressadas e nas suas pressas muitas coisas passam desapercebidas. Nesta temporada também não é diferente, principalmente no Brasil onde tudo é gira em torno do lucro.


 A preocupação de apenas aumentar o negócio resultará em declínio espiritual.


No decreto de César Augusto Imperador de Roma, José, que era nascido em Belém, teve que viajar com Maria para o cumprimento da determinação do édito imperial. A cidade de Belém estava muito cheia. José e Maria quando chegaram na cidade de Belém procuram uma hospedaria, mas o dono da hospedaria negaram a eles um lugar para ficar. O dono do hotel perdeu a oportunidade de colocar os nomes de José, Maria, e o nome de Jesus, no livro dos hóspedes da sua hospedaria. O Nome que é sobre todo nome que passa existir.


Jesus nasceu num estábulo. Ele nasceu num curral emprestado, de uma maneira improvisada, num tabuleiro em que se deposita comida para vacas, cavalos etc. Jesus foi colocado em uma manjedoura. Esse nascimento é uma representação da humildade, do símbolo da rejeição e da discriminação, da falta de discernimento nas aparências e do poder econômico para a temporada atual.


Lv 12:1-2. Disse o SENHOR a Moisés: “Diga aos israelitas: Quando uma mulher engravidar e der à luz um menino, estará impura por sete dias, assim como está impura durante o seu período menstrual.


O dono da hospedaria tinha conhecimento da Lei. O entendimento para não hospedar a Virgem grávida era que o local do parto ficaria impuro por uma semana, a cidade estava cheia, seu prejuízo seria enorme caso se Maria desse a Luz na sua hospedaria. 


Haverá ruína e destruição quando trocamos a glória de Deus por outras coisas.


1 Tm 6:9. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição,


Reflexão para esse tempo é que os corações das pessoas estão cheios, hospedaram muitas coisas físicas, alguns tem não mais lugar para Jesus se  hospedar em seus corações. Elas tem dificuldades de remover as indulgências financeiras, tudo é negócio material. O propósitos dos seus corações são as riquezas terrenas.

 

Os crentes não podem ser alienados sobre a importância do dinheiro, tanto para o bem, quanto para os seus males. Jesus disse sobre ele: 

Mt 6:24. "Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. 


O Dono da hospedaria serviu as exigências do ganho e tornou servo da busca de ganho e perdeu a oportunidade com o nascimento da Criança  Santa. Imagino a inquietação desse homem quando soube que aquele nasceu na manjedoura era o Messias que poderia ter nascido no seu hotel, pois antes seus pais tinha batido a sua porta pedindo um lugar para hospedar. Ele teve que com viver com isso por longos tempos de sua vida.

 

Pv 15:16. É melhor ter pouco com o temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação. 


Aqueles que rejeitam Jesus como enviado de Deus, quando Ele voltar Naquele Grande com Seu Pai e Seus Anjos, na Sua Grande Glória, eu não imagino, mas eles que ficarão poderão imaginar, eles terão que com viver com isso, perderam a oportunidade da visitação.


Deus pode transformar nossas vidas para sempre, mas o dinheiro é por pouco tempo.


Temos muitos crentes envolvidos com praticas boas, elas são ótimos exemplos de condutas, mas gastam os seus tempos defrontando de coisas boas longe da Casa do Senhor. Elas consideram seus valores superiores aos valores das Escrituras Santa. Seus interesses estão acima da igreja do Senhor Jesus, é lãs estão convencidas que estão com Cristo Naquele Grande Dia quando Jesus vier buscará seus escolhidos. 


Em Mt 23 Jesus condena as atitudes hipócritas, ele adverte os mestre e os fariseus, eles estavam preocupados com os pequenos detalhes. Essa é uma advertência dura, mas é para chamar sua atenção do seu descuido, nem todas a boas coisas engrandecem o Nome de Deus. Não podemos negligenciar as coisas que se conta como eternas. 


Há muitas armadilhas quando em nossos assuntos principais Deus não está envolvido neles. Os tempos estão mais tumultuados e os crentes precisam estar atentos, vigiando e orando para não ser prejudicado pelos dias que antecede a Vinda de Cristo.


Mt 6:33. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.


A maioria das pessoas elas se preocupam apenas com as coisas terrenas, elas são laços que estão levando muitos crentes a esqueceram da volta do SenhorJesus. O próprio Cristo aconselhou seus discípulos para o aro de vigiar e orar para estarem preparados, pois esse dia será assustador, menos para os que estão prontos para subirem com Ele. 


Simeão e Ana justos e de outos: justo diante do homens e devoto a Deus; estás duas coisas Deus precisa encontrar em nossos corações. 

Eles são exemplos de como se esperam profeticamente com paciência as profecias concernente a vinda do Messias. Eles foram recompensados, eles viram o Menino Jesus e os tomou em seus braços. Nossos olhos precisam ver a Salvação, todos precisamos ser confirmados pela a Palavra de Deus, mantemos firme a nossa confissão para não perdemos o dia da visitação do Senhor Jesus.


Guardemos firme o que recebemos da instrução da Palavra de Deus, para não receber uma visita irada de Cristo no final. O Céu é o objetivo dos filhos de Deus, a santidade é o caminho.


1.2 - POSIÇÃO CENTRALIZADA - PERDENDO O BEBÊ.

 

A posição de Herodes o impediu de ver Jesus. Sua posição foi contestada. Herodes percebeu isso como competição. Ele estava perturbado. Ele queria proteger sua posição. 


Aqueles que se apegam à autoridade posicional sentirão falta das visitas divinas.


Muitos se juntaram a Jeroboão por causa dos cargos oferecidos.

Eles perderam o verdadeiro templo e o verdadeiro Deus em Jerusalém.


Ambição e afirmação humana podem impedir você de ver Deus.


Considere Isaías 6 - Os anjos tinham rosto e pés cobertos para manter a atenção nele sentado no trono.

 

Jesus não estava na posição central - ele não se tornou famoso.


(Mateus 2:1-8) Depois que Jesus nasceu em Belém da Judéia, nos dias do rei Herodes, magos vindos do Oriente chegaram a Jerusalém e perguntaram: "Onde está o recém-nascido rei dos judeus? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo". Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém. Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. E eles responderam: "Em Belém da Judéia; pois assim escreveu o profeta: ‘Mas tu, Belém, da terra de Judá, de forma alguma és a menor entre as principais cidades de Judá; pois de ti virá o líder que, como pastor, conduzirá Israel, o meu povo’ ". Então Herodes chamou os magos secretamente e informou-se com eles a respeito do tempo exato em que a estrela tinha aparecido. Enviou-os a Belém e disse: "Vão informar-se com exatidão sobre o menino. Logo que o encontrarem, avisem-me, para que eu também vá adorá-lo". (NVI)


(Mateus 2:16) Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nas proximidades, de acordo com a informação que havia obtido dos magos. (NVI)

 

A centralização na posição pode motivá-lo a tentar matar um movimento de Deus.


NOTAS - Eleanor Pillay 


1 Reis 12:31. Jeroboão fez também santuários nos altos e, dentre o povo, constituiu sacerdotes que não eram dos filhos de Levi. 


Embora Jeroboão tenha começado bem, ele não terminou bem. Deus o levantou como um rei, mas como rei ele mergulhou toda a nação no pecado. Sua vida oferece um exemplo da influência poderosa que uma pessoa pode ter sobre os outros de maneira negativa. Ele comprou o povo de Deus com cargos. Ele sente falta de seu chamado como o Rei que Deus queria que Ele fosse por causa de Sua fome de poder e posição.


Jeroboão pode ter conseguido influenciar muitos israelitas a se unirem a Ele pelas posições que lhes ofereceu em seu Templo da Idolatria. Ele pode pensar que isso seria o mesmo do homem de Deus que veio a ele com a Palavra de Deus. Os verdadeiros crentes no único Deus verdadeiro nunca podem ser comprados por cargos.


1 Reis 13:8. Porém o homem de Deus disse ao rei: Ainda que me desses metade da tua casa, não iria contigo, nem comeria pão, nem beberia água neste lugar. 


Vemos a mesma resposta de nosso Senhor quando tentado por Satanás. Se Jesus se importasse com posição e poder, todos nós poderíamos estar vivendo uma vida agora sem o poder redentor da cruz. Mas Ele entendeu que foi chamado para um propósito com destino divino. Ele não se afastou do mandato de Seu Pai


Mateus 4:8-10. Levou-o ainda o diabo a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles 9 e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. 10 Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele darás culto. 


Vemos a mesma resposta de Daniel. O rei ordena a Aspenaz que escolha jovens irsaelitas que serão treinados e receberão posições no palácio.


Daniel 1:3-5. Disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, tanto da linhagem real como dos nobres, 4 jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei e lhes ensinasse a cultura e a língua dos caldeus. 5 Determinou-lhes o rei a ração diária, das finas iguarias da mesa real e do vinho que ele bebia, e que assim fossem mantidos por três anos, ao cabo dos quais assistiriam diante do rei. 


Daniel 1:8. Resolveu Daniel, firmemente, não contaminar-se com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; então, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não contaminar-se. 


Precisamos entender que somos chamados por Deus. Somos reis e sacerdotes para Sua glória. Não há maior honra que esta.


1 Pedro 2:9. Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; 


Não há chamado ou posição mais elevada do que servir no Reino de Deus. Nossa busca por posição, poder e autoridade nos fará perder a visão de nosso grande Deus e Seu propósito para nossa vida.


Marcos 10:45. Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.


NOTAS - Pedro Amancio.


Mt 2:16. Quando Herodes percebeu que havia sido enganado pelos magos, ficou furioso e ordenou que matassem todos os meninos de dois anos para baixo, em Belém e nas proximidades, de acordo com a informação que havia obtido dos magos.


Herodes o Grande nasceu em aproximadamente 73 a.C. Ele era filho de Antípatre com uma mulher árabe, e era natural da Iduméia, um território ao sul da Palestina.


Herodes, nunca foi judeu. O imperador Augusto César foi quem o nomeou como rei dos judeus. Herodes para legitimar seu reinado casou-se com uma princesa que veio da dinastia fundada sob a liderança de Simão/Judas Macabeu, chamada Asmoneus, que mais tarde ele conspirou e assassinou todos os membros dessa família, até mesmo sua esposa e seu filho. Essa família e os judeus o consideravam usurpador do trono. Ele reinou por mais de três décadas como fiel aliado do Império Romano.


Essa história se encontra nos livros apócrifos 1 e 2 Macabeus.


Herodes o Grande era grande até na crueldade, ele não poupava nem mesmo seus familiares. Sua natureza de desconfiança, bestial e sanguinária ficaram evidente na decretação da morte das crianças de Belém. Quando ele desconfiava que a pessoa era uma ameaça ao seu trono, ele conspirava para sua morte. 


Na matança das crianças foi um ódio com crueldade absurda irracional. O sepulcro de Raquel ficava perto de Belém e novamente houve tristeza em Israel gerada por espíritos tiranos. As lamentações das mães é como o choro de Raquel, as crianças já não estão nos braços de suas mães.


Jr 31:15. Assim diz o SENHOR: “Ouve-se uma voz em Ramá, pranto e amargo choro; é Raquel, que chora por seus filhos e recusa ser consolada, porque os seus filhos já não existem”.


Essa citação de Mateus é inspirado no Espírito Santo. Ele descreve a lamentação do tempo do exílio de Israel pelos babilônicos, com calamidade  causada pelo pecado, e agora por Herodes ter subido ao trono causando outra atrocidade ao povo judeu. A mortes das crianças foi um grande lamento por toda parte de Israel. As atrocidades de Herodes o levou a loucura. Eles morreu sem conhecer Jesus.


As mentes herodianas são obscurecidas do entendimento divino. Homens herodianos estão sempre em buscas insaciáveis, eles são governados pelo espírito satânico alimentados por mentiras e corrupções. Eles desprezam e enterram os valores que são divinos. Eles são apegados a posição de poder e ganância. 


2 Tm 3:2. Os homens amarão a si mesmos, serão ainda mais gananciosos, arrogantes, presunçosos, blasfemos, desrespeitosos aos pais, ingratos, ímpios,


Ao longo da história os homens sem escrúpulos foram dominados pela mentalidade ganância e poder. Suas ações sempre foram de se posicionar no tudo ou nada. É o poder, a riqueza, as injustiças e os acúmulos para satisfazer seus desejos carnais. Essa é a extrema corrupção de Herodes operando nesses últimos tempos que antecede a vinda de Cristo.


Temos muitas pessoas nessa temporada influenciadas pelo o espírito herodiano. Eles estão levantando para destruir e tentando enganar a muitos na igreja. Eles estão subvertendo a Verdade e os padrões de Deus, e introduzindo maneiras clandestinas desrespeitosas e blasfemas no seio familiar. 


A falta da cultura de Deus no seio familiar, pode levará à família a conviver com as mentalidades herodianas. Eles não têm apreço pelos valores das Santas Sagrada Escrituras. Esses lares nunca receberá a visitação do Espírito Santo, até que reconheça que Jesus é o posicionamento de toda Casa.


A falta de integridade de muitas pessoas estão nos cargos que elas decidem assumir. É o que vemos muito disso hoje, nas empresas, governos e políticas. A corrupção tem invadido até ministérios evangélicos, infelizmente temos exemplos bíblicos nos alertando para não fazer com Jeroboão, Judas, Alexandre, Himeneu, Fileto e outros como Balaão.


Esse homens aparecem nas narrativas bíblicas, como sendo pessoas que causaram grandes danos, alguns exerceram papéis de profetas, reis, lideranças e outros apostólicos. 


Crentes que se posicionam verdadeiramente em Cristo tem poucos amigos. Eles carregam a marca e os sinais de Jesus. Há uma importância de permanecer firme no conhecimento da Doutrina de Cristo para expor a importância de combater as mentalidades pervertidas das falsas lideranças que querem assumir cargos na Casa de Deus.


Jeroboão se desviou da verdade e atraiu alguns falsos sacerdotes oferecendo a eles construção de falsos de altares. Jeroboão e os falsos sacerdotes implantaram idolatrias e corromperam os entendimentos da pessoas, consequentemente perderam a visitação do Verdadeiro Deus.

A ambição, a incredulidade e o medo de Jeroboão, impediram o povo de se relacionar com Deus.


Nossas posturas devem revelar atitudes de temor quando estamos em adoração a Deus. Na visão de Isaías vemos o comportamentos do anjos. 

O sinal de reverência deles é o nível que todos os crentes precisam alcançar quando for dar culto ao Senhor Jesus. Respeito, temor, pureza, santidade para que Deus nos visite e manifesta a sua Glória em nosso meio.


Fl 2:11. E toda língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai.


Jesus precisa visitar nos quando nos reunirmos para adora-lo. 

Nossos lábios devem permanecer puros, confessando que Jesus é o rei dos Reis e Senhores dos senhores. Quando saltamos o Nome Jesus, é para a glória do Deus Pai. 


1.3 - MENTALIDADE DE MULTIDÃO - PERDENDO O BEBÊ.

 

Toda Jerusalém ficou perturbada porque estava sob a influência de Herodes.

(Mateus 2:3-4) Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém. Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. (NVI)

 

Jerusalém pensava como Herodes. Eles foram mais influenciados por Herodes do que por Deus.

 

É a mesma mentalidade de multidão que mais tarde escolhe Barrabás.

O mundo é uma multidão sob a influência de Satanás.

 

(1João 5:19) Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno. (NVI)

 

(Filipenses 2:12) Assim, meus amados, como sempre vocês obedeceram, não apenas em minha presença, porém muito mais agora na minha ausência, ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor, (NVI)


Se você pensa como a multidão, você perderá Deus.


NOTAS- Roy Pillay. 


Lucas 2:25-35. Ora, havia em Jerusalém um homem cujo nome era Simeão; e este homem, justo e temente a Deus, esperava a consolação de Israel; e o Espírito Santo estava sobre ele. 26 E lhe fora revelado pelo Espírito Santo que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. 27 Assim pelo Espírito foi ao templo; e quando os pais trouxeram o menino Jesus, para fazerem por ele segundo o costume da lei, 28 Simeão o tomou em seus braços, e louvou a Deus, e disse: 29 Agora, Senhor, despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra; 30 pois os meus olhos já viram a tua salvação,  31 a qual tu preparaste ante a face de todos os povos; 32 luz para revelação aos gentios, e para glória do teu povo Israel. 33 Enquanto isso, seu pai e sua mãe se admiravam das coisas que deles se diziam. 34 E Simeão os abençoou, e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este é posto para queda e para levantamento de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição, 35 sim, e uma espada traspassará a tua própria alma, para que se manifestem os pensamentos de muitos corações.   


Havia esse homem justo e devoto Simeão em Jerusalém. Foi revelado a ele pelo Espírito que ele não morreria até que visse o Salvador. Ele foi guiado pelo Espírito para entrar no Templo no dia em que o menino Jesus foi trazido para a dedicação e bênçãos habituais.


Lucas 2:36-38. Havia também uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era já avançada em idade, tendo vivido com o marido sete anos desde a sua virgindade; 37 e era viúva, de quase oitenta e quatro anos. Não se afastava do templo, servindo a Deus noite e dia em jejuns e orações. 

38 Chegando ela na mesma hora, deu graças a Deus, e falou a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.  


Então havia Anna, a profetisa

Esta mulher não saiu do Templo.

Ela jejuou e orou diariamente.

Tanto Simeão quanto Ana consagraram suas vidas e estavam em um estado persistente de expectativa de ver Jesus com seus próprios olhos. Esta é uma raça rara de crentes; a multidão não testemunhou a consagração do menino Jesus no templo; eles foram aqueles que esperaram, servindo a Deus pacientemente, crendo e na expectativa de que seus olhos vissem sua salvação.

O mesmo princípio se aplica durante a visitação do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Os 120 discípulos fiéis que confiaram nas palavras de Jesus demonstrando fé inabalável, esperaram no meio de um povo que zombava deles e os desprezava. O remanescente experimentou um encontro que o povo de Deus lembra, eles honra e celebra até os dias de hoje.


Deus não precisa de uma multidão para salvar uma cidade, mas da presença de alguns justos.


Gênesis 18:32. Disse ainda Abraão: Ora, não se ire o Senhor, pois só mais esta vez falarei. Se porventura se acharem ali dez? Ainda assentiu o Senhor: Por causa dos dez não a destruirei.


NOTAS - Pedro Amancio.


O nascimento de Jesus trouxe perturbação física a Herodes, e perturbação espiritual aos religiosos da Cidade de Jerusalém. Lideranças políticas, religiosas e os sacerdotes ficaram alvoroçadas manuseando os escritos sobre o Messias. 


Mt 21:10. Quando Jesus entrou em Jerusalém, toda a cidade ficou agitada e perguntava: “Quem é este?”


Toda cidade de Jerusalém novamente estava alarmada, tinha se passado trinta anos eles estavam perturbados perguntando quem é esse. Aqui mais vez às instituições dos religiosos estavam preocupados temendo que Jesus tomassem seus poderes eclesiástico. 


Aqui se percebe que as pessoas estavam por admirar as novidades e movidos pela curiosidade de ver alguém desconhecido da Cidade Santa. 

Mas os religiosos e os fariseus, com certeza estavam tomados de inveja e indignação. Também temos os ignorantes, eles estão perguntando quem é este? 


Dt 18:15-18. O SENHOR, o seu Deus, levantará do meio de seus próprios irmãos um profeta como eu; ouçam-no. Pois foi isso que pediram ao SENHOR, o seu Deus, em Horebe, no dia em que se reuniram, quando disseram: ‘Não queremos ouvir a voz do SENHOR, do nosso Deus, nem ver o seu grande fogo, se não morreremos!’ “O SENHOR me disse: ‘Eles têm razão! Levantarei do meio dos seus irmãos um profeta como você; porei minhas palavras na sua boca, e ele lhes dirá tudo o que eu lhe ordenar.


Os fariseus desprezavam o povo, quando estes proclamavam Bendito é o que vem em Nome do Senhor. Hosana ao Filho de Davi, outros diziam Este é o Profeta Jesus, de Nazaré da Galiléia. Jesus visitou o coração de todos aqueles que O receberam como Filho de Davi e com alegria. 


O nascimento de Jesus tornou se incômodo para os principais grupos religiosos, sacerdotes, escribas e príncipes. Eles estavam ameaçados pela magnitude do Messias. Eles se reuniram com Herodes, eles sabiam onde iria nascer o Bebê Santo, mas não quiseram acompanhar os Magos, isso demostrou desprezo, eles não estavam interessados, mas profundamente hostil a virar oposição contra Jesus e seus seguidores, por isso na entrada de Jesus em Jerusalém vemos indiferença e hostilidade por parte do povo e das autoridades quando Jesus era aclamado. 


Mt 26:3-4. Naquela ocasião os chefes dos sacerdotes e os líderes religiosos do povo se reuniram no palácio do sumo sacerdote, cujo nome era Caifás, e juntos planejaram prender Jesus à traição e matá-lo.


Os grupos judaico dominadores e dominados até então contra Herodes, se alinham com ele internamente envolvendo seus diferentes interesses pessoais e torna Jesus, como seus inimigo comum. Ao longo das narrativas bíblicas vemos os comuns acordos na morte de Jesus, é depois perseguições e mortes dos Apóstolo de Cristo e seus seguidores. 


A morte de Jesus foi baseada numa acusação política, social e religiosa, todos esses interesses pessoais para cumprir o que Deus tinha determinado profeticamente conforme as Escrituras.


Mt 26:54. Como então se cumpririam as Escrituras que dizem que as coisas deveriam acontecer desta forma?” 

Lc 24:45-46. Então lhes abriu o entendimento, para que pudessem compreender as Escrituras. E lhes disse: “Está escrito que o Cristo haveria de sofrer e ressuscitar dos mortos no terceiro dia.


A morte e a ressurreição de Cristo eram necessárias para cumprir o plano providencial de Deus. A morte de Jesus foi necessária para que a humanidade fosse liberto do pecado. A sua ressurreição declarou esperança de vida eterna para todos que mudarem suas mentalidade do mundo para a vontade de Deus. Jesus é a vontade de Deus para o mundo.


A multidão estava presente quando vieram prender Jesus.


Mt 26:55. Naquela hora Jesus disse à multidão: “Estou eu chefiando alguma rebelião, para que vocês venham prender-me com espadas e varas? Todos os dias eu estive ensinando no templo, e vocês não me prenderam!


A multidão caminha em trevas, suas mentes são insanas e covardes, pois não assume responsabilidades suas violências chega ao extremo quando influenciadas e ativadas. 


Lc 23:18. Mas toda multidão, uma só voz eles gritaram: “Acaba com ele! Solta-nos Barrabás!”


Barrabás nada tinha para aconselhar o povo, ele era um pobre miserável ladrão, mas a ousadias de seus crimes (pecados) atraiu a multidão. Assim é o mundo ele atrai as pessoas por causa dos seus crimes de malícia, bebedeiras, orgias, sensualidade, ódio, ganância, rebelião, intrigas e outros pecados.  


O pecado é contagiante, ele inflamam a carne, rompe com os pensamentos e violam os mandamentos do Senhor. 


Ef 2:1-6. Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. Todavia, Deus, que é rico em misericórdia, pelo grande amor com que nos amou, deu-nos vida com Cristo, quando ainda estávamos mortos em transgressões — pela graça vocês são salvos. Deus nos ressuscitou com Cristo e com ele nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus.


Satanás é o dominador dos filhos do mundo, que são chamados filhos da desobediência, estes são rebelados contra Deus. Eles estavam aprisionados sem esperança, mas Jesus trouxe uma nova ordem, um novo nascimento, uma nova criação por causa da maravilhosa Graça de Deus. Quem aceita Jesus como enviado de Deus se opõem ao mundo e suas concupiscências.


2 co 5:17. Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!


A visitação do Espírito Santo trouxe mudança total da criatura do mu do para uma nova criação. Nova natureza é abundava feita pela graça de Deus. Velhos princípios foram deixados, segue se novas práticas em Deus. 


Jo 1:12-13. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.


Todas as pessoas visitadas por Jesus se tornar novas criaturas. O poder que opera nelas agora é o poder de Deus confirmando que elas são filhos de Deus é não mais do mundo. Esse não um nascimento físico, é o nascimento da Palavra e do Espírito, está é uma obra sobrenatural de produzida pela visitação de Deus no espírito do homem. 


1.4 - HIDROPSIA - UMA IMAGEM TEÓRICA. 

 

Os principais sacerdotes e os escribas sabiam as respostas, mas não podiam vivê-las.


(Mateus 2:3-4) Quando o rei Herodes ouviu isso, ficou perturbado, e com ele toda a Jerusalém. Tendo reunido todos os chefes dos sacerdotes do povo e os mestres da lei, perguntou-lhes onde deveria nascer o Cristo. (NVI)

 

(Atos 13:27) O povo de Jerusalém e seus governantes não reconheceram Jesus, mas, ao condená-lo, cumpriram as palavras dos profetas, que são lidas todos os sábados. (NVI)

 

Há muita gente que não consegue traduzir o conhecimento teórico em prática.

 

(2Timóteo 3:7) Elas estão sempre aprendendo, mas não conseguem nunca de chegar ao conhecimento da verdade. (NVI)

 

Eles sabem a verdade, mas não podem chegar à verdade.

São pessoas que não nascem de novo.

Eles não podem ver as coisas espirituais.

 

(João 3:3) Em resposta, Jesus declarou: "Digo-lhe a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo". (NVI)

 

(1Coríntios 2:14) Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. (NVI)


NOTAS - Pedro Amancio.


Os principais sacerdotes e os escribas estavam inchados pelo acúmulo do conhecimento teórico, eles tinham a verdade da Escrituras, ma usaram os conceitos teórico sobre os fatos do nascimento do Messias.


 Lideranças quando hidrópicas, elas são letal vão para abortar criança. O líquido que está inchando elas, não permiti elas beber da Fonte da Vida, elas passam mal.


A associação dos principais líderes religiosos com Herodes, foi o domínio da soberba e o desejo de abortar o plano de Deus para a humanidade. Os sacerdotes e os escribas foram contaminados e infectados pelos conceitos da hidropisia espiritual. Eles não puderam acompanhar os magos para adorar O Menino Jesus numa Manjedoura.


Mesmo lendo nas Escrituras sobre Cristo eles não sabiam a missão de Jesus no mundo. Até depois deles ouvirem Jesus falar todos sábados na sinagogas que Ele era o Filhos de Deus, seus entendimentos das Escrituras eram obscuros e teóricos sobre a vinda do Messias, por isso eles abortaram Jesus dos seus corações. 


Eles perderam a oportunidade de serem ministros da Nova Aliança. Eles estavam focados no papeis teológicos sem a prática das Escrituras. A letra os matou, eles ficaram sem o Espírito que vivifica.


Os sacerdotes, escribas e muitas lideranças dessa temporada se encaixam na questão da inerrância de seus ensinos, eles contradizem a Palavra Deus, eles não tem a prática da verdade e isso tem afetado a doutrina que é ensinada de como se deve seguir verdadeiramente Jesus. 


Lc 2:51-52. Contudo, Ele seguiu com eles para Nazaré, pois lhes era obediente. Sua mãe, entretanto, meditava silenciosamente em seu coração sobre todos estes acontecimentos. E Jesus se desenvolvia em sabedoria, estatura e graça na presença de Deus e de todas as pessoas. 


O sacerdotes e os escribas, se caducaram no acúmulo do conhecimento e da vida cerimonial. A hidropsia espiritual também leva a morte. Pessoas também estão achando espiritualidade não precisa de conhecimento. Conhecimento e Graça nos leva as práticas corretas. 


Os sacerdotes, os escribas, os herodianos e outras lideranças trouxeram sérias consequências aos ensinos de Jesus, suas teorias hidrópicas religiosas cooperaram para o surgimento dos falsos crentes.

Quando se ensina a verdadeira doutrina há questionamentos, é quando não se ensina há confusão na igreja. Nos tempos em o Senhor Jesus esteve em carne pessoalmente em entre nós, são como os de hoje.

A hidropsia espiritual tem sido letal para o nascimento e o desenvolvimento das crianças na casa do Senhor Jesus.


Jd 1:19. Estes são os que causam divisões entre vocês, os quais seguem a tendência da sua própria alma e não têm o Espírito.


Pessoas com hidropsia espiritual na igreja, tem uma visão irracional das situações concernente a Jesus Cristo e o seu Reino. Eles nunca se arrependem e estão sempre em oposição a Palavra procedente. Eles são impactos do negativo, não conseguem viver na doutrina perfeita. Estão na escola bíblica, mas não aprendem nada, ouvem a verdade, mas são inconfiáveis. Nas sua práticas ninguém colhe alegria, seus caráter não são de qualidade, o povo sofre com suas irresponsabilidades devido a falta da pureza moral que são atributos primordiais para uma igreja que produz crentes puros.


Os sacerdotes, os escribas e outras lideranças desprezaram as profecias sabre a vinda do Messias. Neste tempo também as pessoas desprezam o conhecimento da segunda vinda de Jesus para buscar sua igreja. 


1 Ts 5:20-21. Não tratem com desprezo as profecias, mas ponham à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom. Afastem-se de toda forma de mal.


Muitos são desordeiros hidrópicos estão por aí falando o que não conhecem das Escrituras. Eles desprezaram o conhecimento da verdade sobre Jesus para anunciar mentiras. Eles não valorizam a Palavra de Deus, mas querem profetizar o que não conhecem. Somos exortados a valorizar as mensagens das Escrituras. A palavra de Deus exercitada é o melhor exame que um filho de Deus pode fazer.


O caráter de Cristo nos crentes produz frutos nas mensagens. 


5:22-25. Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei. Os que pertencem a Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e os seus desejos. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.


Creio que os sacerdotes e os escribas ficaram desmotivados  espiritualmente quando souberam do nascimento do Messias, assim como Herodes ficou fisicamente perturbado. Suas posturas foram para as más inclinação e para os princípios perversos. Suas perseguições a Cristo mostrou desconhecimento de uma nova era para a humanidade, um nascimento espiritual, uma nova vida formada por Deus para os homens.


Ez 36:25-27. Aspergirei água pura sobre vocês e ficarão puros; eu os purificarei de todas as suas impurezas e de todos os seus ídolos. Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne. Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.


Jo 1:12-13. Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por descendência natural, nem pela vontade da carne nem pela vontade de algum homem, mas nasceram de Deus.


Estas passagens está nos ensinando que é preciso haver mudança no espírito, que é o novo nascimento para que possamos receber o Reino o Seu Reino. Deus colaborou com o homem para que ele possa ter essa nova vida. Nascer para uma ter uma vida divina espiritual moldada na Palavra e Espírito Santo. Isso vai exigir um novo coração se queremos Deus habitando dentro de nós.