LIÇÃO 41 – ABC - PERDENDO O DIA DA VISITAÇÃO PARTE II

23/11/2020 13:07

1.5 - INCREDULIDADE - PERDENDO A SUA MORTE.

Mateus 27:39-43) Os que passavam lançavam-lhe insultos, balançando a cabeça e dizendo: "Você que destrói o templo e o reedifica em três dias, salve-se! Desça da cruz, se é Filho de Deus! " Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes religiosos zombavam dele, dizendo: "Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! E é o rei de Israel! Desça agora da cruz, e creremos nele. Ele confiou em Deus. Que Deus o salve agora, se dele tem compaixão, pois disse: 'Sou o Filho de Deus! ' " (NVI)

(João 20:24-29) Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: "Vimos o Senhor! " Mas ele lhes disse: "Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei". Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "Paz seja com vocês! " E Jesus disse a Tomé: "Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia". Disse-lhe Tomé: "Senhor meu e Deus meu! " Então Jesus lhe disse: "Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram". (NVI)

A fé é maior do que ver.

(Hebreus 11:6) Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. (NVI)


O resultado final da descrença é uma perda desastrosa - perda de um movimento de Deus.

(2Reis 7:2) O oficial, em cujo braço o rei estava se apoiando, disse ao homem de Deus: "Ainda que o Senhor abrisse as comportas do céu, será que isso poderia acontecer? " Mas Eliseu advertiu: "Você o verá com os próprios olhos, mas não comerá coisa alguma! " (NVI)

(2Reis 7:17-20) Ora, o rei havia posto o oficial em cujo braço tinha se apoiado como encarregado da porta da cidade, mas quando o povo saiu, atropelou-o junto à porta, e ele morreu, conforme o homem de Deus havia predito quando o rei foi à sua casa. Aconteceu conforme o homem de Deus dissera ao rei: "Amanhã, por volta desta hora, na porta de Samaria, tanto uma medida de farinha como duas medidas de cevada serão vendidas por uma peça de prata". O oficial tinha contestado o homem de Deus perguntando: "Ainda que o Senhor abrisse as comportas do céu, será que isso poderia acontecer? " O homem de Deus havia respondido: "Você verá com os próprios olhos, mas não comerá coisa alguma! " E foi exatamente isso que lhe aconteceu, pois o povo o pisoteou junto à porta da cidade, e ele morreu. (NVI


NOTAS - Pedro Amancio.


Rm 5:8. Mas Deus demonstra seu amor por nós: Cristo morreu em nosso favor quando ainda éramos pecadores.


A morte de Jesus na cruz foi uma carta de perdão, amor, libertação e  justiça da Graça de Deus. Jesus Cristo é o plano de Deus. A morte de Jesus declarou a justiça de seu Pai para sobre todos os pecadores. 


Rm 5:18. Conseqüentemente, assim como uma só transgressão resultou na condenação de todos os homens, assim também um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens.


As ofensas de Adão trouxe condenação e culpas a todas as pessoas. Os atos de Adão separou a humanidade de Deus. Sua transgressão trouxe a morte espiritual e também a física. Em Adão todos pecaram e foram destituídos da Glória de Deus. Mas o ato da obediência de Jesus, quando aceitou o plano da salvação se fez justiça a humanidade. Também é verdade que está justiça é para quem aceita Jesus Cristo como enviado de Deus como salvador. Fomos livre do pecado de Adão pela Graça.


Rm 6:23. Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.


O Apóstolo Paulo, está sendo apresentando o pecado como um trabalho que paga. O salário é merecido quando o trabalhador faz seu esforço para tê-lo. O salário indica que o castigo é merecido. Todos os que são servos do pecado e fazem as obras do pecado podem esperar ser recompensado.


Missão de Jesus é resgatar o homem, trazê-lo de volta para o seu criador. Jesus é a solução de Deus para a culpa.


Jo 3:16-18. Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna. Pois Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para condenar o mundo, mas para que este fosse salvo por meio dele. Quem nele crê não é condenado, mas quem não crê já está condenado, por não crer no nome do Filho Unigênito de Deus.


O amor de Deus é a origem da regeneração, da reconciliação. Deus se agradou dar seu filho para a redenção e a salvação do homem. Jesus é a oferta de vida para todos que o aceitam em fé, confessando e crendo Nele como enviado de Deus.


Rm 10:9. Se você confessar com a sua boca que Jesus é Senhor e crer em seu coração que Deus o ressuscitou dentre os mortos, será salvo. 


Confessar Jesus é expor seu relacionamento com Ele, é tornar dependente Dele, torná-lo evidente na sua vida. Quando expomos Jesus devemos saber que pessoas vão questionar nossa fé, alguns vão zombar da nossa crença, nosso falar, nossas vestes, nossas festas, nossas condutas e nossas honestidades para com Ele. Mas antes pense no que Jesus passou por você.


O próprio Cristo profetizou dos momentos de zombaria sobre a sua vida.


Mc 10:33-34. "Estamos subindo para Jerusalém e o Filho do homem será entregue aos chefes dos sacerdotes e aos mestres da lei. Eles o condenarão à morte e o entregarão aos gentios, que zombarão dele, cuspirão nele, o açoitarão e o matarão. Três dias depois ele ressuscitará".


Jesus sofreu todas as humilhações possíveis antes e depois da sua condenação. Ele foi ofendido na esfera de Rei, Profeta e Salvador.


Mc 14:65. Então alguns começaram a cuspir nele; vendaram-lhe os olhos e, dando-lhe murros, diziam: "Profetize!" E os guardas o levaram, dando-lhe tapas.


Todos o julgaram digno de morte depois de aparecer diante do sumo sacerdote. 


Mt 26:67. Então alguns lhe cuspiram no rosto e lhe deram murros. Outros lhe davam tapas e diziam: "Profetize-nos, Cristo. Quem foi que lhe bateu?"


Jesus foi zombado e cuspido no rosto pelos sumo sacerdotes, pelos os oficiais do templo e os anciãos. Todos esses acontecimentos devem fortalecer o ministério dos seguidores de Jesus. 


Mt 27:27-31. Então, os soldados do governador levaram Jesus ao Pretório e reuniram toda a tropa ao seu redor. Tiraram-lhe as vestes e puseram nele um manto vermelho; fizeram uma coroa de espinhos e a colocaram em sua cabeça. Puseram uma vara em sua mão direita e, ajoelhando-se diante dele, zombavam: "Salve, rei dos judeus!" Cuspiram nele e, tirando-lhe a vara, batiam-lhe com ela na cabeça. Depois de terem zombado dele, tiraram-lhe o manto e vestiram-lhe suas próprias roupas. Então o levaram para crucificá-lo.


Pessoas sem o temor de Deus farão brincadeira cruéis, eles são irônicos nas sua fantasias, eles gostam de humilhar os escolhidos de Deus. Toda encenação visava humilhar a verdadeira realeza de Jesus. Não permita que a maldade dos homens bata na sua cabeça. A Coroa de crente não é de espinho. Jesus estava exercitando sua obediência com realeza através de sua submissão e sofrimento ao Pai, por nossa causa.


Mc 15:31-32. Da mesma forma, os chefes dos sacerdotes e os mestres da lei zombavam dele entre si, dizendo: "Salvou os outros, mas não é capaz de salvar a si mesmo! O Cristo, o Rei de Israel... Desça da cruz, para que o vejamos e creiamos!" Os que foram crucificados com ele também o insultavam.


Os sacerdotes reconheceram que Jesus salvou muitas gente, mas mesmo assim o insultavam. Jesus se tornou um espetáculo por causa do pecado dos outros, até mesmo dos seus zombadores. Jesus foi consciente dos seu escárnio, mas o que assinale o seu maior sofrimento pelo mundo, foi se sentir a dor da separação do Seu Pai. Esta foi a pior dor, sua pior tristeza, a pior angústia, coisas que nunca experimentou. 


Is 53:5. Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades;

o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas

fomos curados.


Aquele que não conheceu o pecado, o Pai o fez pecado pela transgressão de todo mundo. Na reconhecer a dor, a morte e a ressurreição de Jesus, será o pior desastre na vida do homem. 

As humilhações, os sofrimentos, as angústias de agora não se podem comparar as dores para aqueles que rejeitarem Jesus como o enviado de para para salvação.


Mas passagens citadas acima vemos diversos grupos zombando Cristo. Judeus, gentios, governadores, criminosos escribas, sacerdotes e todas os tipos de pessoas num só coro. Também nessa temporada vemos esses mesmos ecos de blasfemacão. Pessoas desacreditadas, mesmo dentro das igrejas agindo como os sacerdotes, escribas e os mais comuns irmãos fazendo coro com o mundo, sem fé para receber a visitação do Senhor Jesus.


A fé do crente deve superar a cruz. O amor do por Jesus deve superar a sua cruz como Jesus superou seus algozes. Tomé por pouco quase cedeu as humilhações da Cruz. 


Tomé é um crente que crê somente nos acontecimentos, seu relacionamento com Cristo foi aprovado por vista. A fé salvadora não é um assentimento intelectual, mas de profunda confiança em Jesus Cristo. Tomé exigiu a veracidade dos dados oferecidos pelos apóstolos, seus sentidos queria uma convicção da existência da vida após a morte. 


Temos muitos crente querendo as benção de de Jesus com a fé de Tomé. Suas convicções de crer são por vistas, eles estão de olhos abertos esperando um milagre com o coração fechados para o conhecimento de Deus.


Corações e mentalidade duras vão achar impossível Deus mudar as situações. Pessoas estão dentro do Arraial de Deus sem fé para verem as coisas impossível acontecer. Elas vão ser atropeladas como foi o oficial que duvidou da Palavra de Deus na boca do homem estabelecido. 


2 Cr 20:20. Pela manhã cedo, se levantaram e saíram ao deserto de Tecoa; ao saírem eles, pôs-se Josafá em pé e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém! Crede no SENHOR, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis.


As circunstâncias das vida está atropelando muitas pessoas na fé, elas dentro das igrejas, mas estão envolvidas na política, nas facilidades dos ganhos fáceis, mas mesmo assim elas estão vazias de Deus. Nada lhes preenche seus corações espiritualmente. Seus negócios se tornaram uma associação da incredulidade, suas mentes foram corrompidas pelo descredito de ouvir e confiar em Deus, na Palavra e seu homem estabelecido. 


O crente precisa ter um fé ativa e obediente para receber a recompensa de Deus. E agir com base na Palavra revelada de seus homens estabelecidos, caso contrário nossos cantigas, orações e louvores viraram pânicos no Grande dia da visitação do Senhor. Jesus.


Rm 3:22. Justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que crêem. Não há distinção. 


Ele é o cordeiro que tira o pecado do mundo. O sangue de Cristo construiu a ponte entre Deus e o homem.


Ef 2:13-14. Mas agora, em Cristo Jesus, vocês, que antes estavam longe, foram aproximados mediante o sangue de Cristo.


A justiça de Deus favoreceu a todos que creem em Jesus Cristo. Deus tornou disponível a morte de seu filho a todos os homens de fé que creem na ressurreição e na vida eterna que está em Jesus Cristo.


1.6 - FAMILIARIDADE- PERDENDO SEU MINISTÉRIO.

O homem associa intimidade com fraqueza. É viril estar indiferente e distante - não se associar ao homem comum.


(Mateus 13:54-58) Chegando à sua cidade, começou a ensinar o povo na sinagoga. Todos ficaram admirados e perguntavam: "De onde lhe vêm esta sabedoria e estes poderes miraculosos? Não é este o filho do carpinteiro? O nome de sua mãe não é Maria, e não são seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas? Não estão conosco todas as suas irmãs? De onde, pois, ele obteve todas essas coisas? " E ficavam escandalizados por causa dele. Mas Jesus lhes disse: "Só em sua própria terra e em sua própria casa é que um profeta não tem honra". E não realizou muitos milagres ali, por causa da incredulidade deles. (NVI)

As pessoas sentiam falta de Deus porque associavam Seus pobres laços humanos com fraqueza, incompetência e fragilidade - como poderia o filho de um carpinteiro ser Deus?


Em vez de apreciar a associação, eles a desprezaram, por causa de suas próprias noções particulares de Deus.

Familiaridade refere-se à semelhança, comum.

Para o olho humano, Ele não veio em uma boa "embalagem".

Rejeição da simplicidade é o orgulho do homem.

O que provou sua humildade foi sua intimidade. Eles usaram sua humildade para miná-lo e desacreditá-lo.

NOTAS - Pedro Amancio. 


Esse é um tempo em que poucas pessoas conseguem vislumbrar o agir de Deus nos seus dia a dia. A dureza dos corações, o desprezo e a rejeição ao homem estabelecido impedem Deus de confirmar qualquer ministério num lugar. Num ambiente cético e hostil ao homem estabelecido e sua familiaridade, a falta de perdão, salvação vão continuará neste lugar.


Jesus foi desprezado por sua familiaridade, essa foi uma agressão física e moral que impediu o ministério de Cristo ser confirmado em Nazaré. Jesus não pode confirmar a doutrina que ensinava em sua cidade natal por causa da depreciação contra sua profissão, sua mãe e seus irmãos. 


Preconceito e desprezo machucam no espírito, esses sentimentos destrói vidas. A sabedoria de Jesus trouxe tensão no ambiente, quando souberam da suas origens humildes. Os soberbos se escandalizaram com a simplicidade, ficaram admirados, confusos, mas sem fé para crer em Jesus, pois eram preconceituosos.


Os preconceitos são quebrado somente com quando a Palavra transformadora traz paz interior. A resposta de Jesus contra os preconceitos dos nazarenos o fizeram expulsar de sua cidade.


Lucas 4:22-30. Todos começaram a elogiar Jesus, admirados com a sua maneira agradável e simpática de falar, e diziam: Ele não é o filho de José?

Então Jesus disse: Sem dúvida vocês vão repetir para mim o ditado: "Médico, cure-se a você mesmo." E também vão dizer: "Nós sabemos de tudo o que você fez em Cafarnaum; faça as mesmas coisas aqui, na sua própria cidade." E continuou: Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nenhum profeta é bem recebido na sua própria terra. Eu digo a vocês que, de fato, havia muitas viúvas em Israel no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e meio, e houve uma grande fome em toda aquela terra. Porém Deus não enviou Elias a nenhuma das viúvas que viviam em Israel, mas somente a uma viúva que morava em Sarepta, perto de Sidom. Havia também muitos leprosos em Israel no tempo do profeta Eliseu, mas nenhum deles foi curado. Só Naamã, o sírio, foi curado. Quando ouviram isso, todos os que estavam na sinagoga ficaram com muita raiva. Então se levantaram, arrastaram Jesus para fora da cidade e o levaram até o alto do monte onde a cidade estava construída, para o jogar dali abaixo. Mas ele passou pelo meio da multidão e foi embora.


Jesus citou os ministérios de Elias e Eliseu ao povo de Nazaré, quando o povo rejeita os profetas, Deus os envia para outros lugares para distribuir seus favores. Essa foi uma situação horrível para Jesus, eles empurraram Jesus para fora da cidade e tentaram matar Jesus na sua própria terra. A visita de Jesus na cidade Nazaré foi desprezada, Ele foi colocado para fora. 


As pessoas de Nazaré foram indiferente a Jesus, seus sentimentos para com Cristo foram revelados quando souberam da suas origens, está é a razão para explicar tanta insensibilidade espiritual. 


A prática do conhecimento da Palavra de Deus acaba com a insensibilidade espiritual. Sem a prática da Palavra de Deus ficaremos frios espiritualmente. Crentes insensíveis agirão como as pessoas da cidade de Nazaré, não sem importam com os sentimentos dos outros e vão ofender, como ofenderam a Jesus. A frieza espiritual faz parte da insensibilidade, elas caminham junto com a indiferença. 


Lc 10:31-32. Acontece que um sacerdote estava descendo por aquele mesmo caminho. Quando viu o homem, tratou de passar pelo outro lado da estrada. Também um levita passou por ali. Olhou e também foi embora pelo outro lado da estrada.


Se não houver a prática bíblica, as pessoas vão continuar caídas, até que Jesus volte e nos conte novamente a mesma parábola do bom samaritano. 


Jesus conseguiu ser humilde em situações de estresse ou de humilhação.


Mt 24:12. A maldade vai se espalhar tanto, que o amor de muitos esfriará;


Nessa temporada vemos uma construção na sociedade por uma busca pessoal. O mundo por um todo está sobrecarregado tensamente por uma estrutura de crescimento de prosperidade a qualquer preço, isso significa que as pessoas estão mais carnais mundanamente nas sua conquistas. As coisas se tornaram mais importante do que Jesus. O povo ficou distante de Deus, eles já não planejam mais Deus nos seus negócios, devido o distanciamento espiritual para com a igreja do Senhor Jesus.


Pv 13:10. O orgulho só gera discussões, mas a sabedoria está com os que tomam conselho. 


Esse é um tempo que precisaremos muito do ensinamento da doutrina de Jesus para superar o espírito da arrogância e da superioridade das pessoas. Nas leituras acima vimos Jesus suportando com sabedoria a soberba e a violência de seus patriotas. 


Tito 3:9. Evite, porém, controvérsias tolas, genealogias, discussões e contendas a respeito da Lei, porque essas coisas são inúteis e sem valor. 


O conhecimento sobre Cristo se não for colocado em prática conforme Jesus fez, em vez dele te tornar simples e humilde ele pode te tornar um agente de satanás. A simplicidade e a humildade irá desaparecer e dará lugar a arrogância, ofensa e às questões concernentes a Jesus e seu Reino acabam virando discursões verbais e até física. 


Aqueles que vivem a cultura do Senhor Jesus devem estar preparados para a rejeição em todos os níveis, seja física ou espiritual. 


A maneira como tratamos e consideramos as pessoas humildes refletem nosso relacionamento com Jesus. 


Fl 2:3. Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos.


Fl 2:8. E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!


A busca pela satisfação permanente tem levado o homem da igreja para o individualismo espiritual. Sua noção sobre Deus já não é mais de comunhão, sua fé já mais será compartilhada. As pessoas individualistas espiritualmente elas tem noções de que tem sua personalidade e não de acordo com as Escrituras Sagradas. Cada um imagina Deus do seu modo por isso as pessoas de Nazaré desacreditaram a pregação de Jesus.


Tito 2:11-14. Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras. 


As pessoas imaginam Deus, como se Ele fosse das suas virtudes, elas  descrevem seus traços como se fossem eles Deus. Eles querem entender o Senhor com suas próprias características. O Senhor Jesus despojou eles das suas mentes imaginária sobre Deus, quando disse que o Espírito de Deus estava sobre Ele é demostrou a Sabedoria do Céus.


As noções particulares sobre Deus foi o impulso para o surgimento de diversas religiões. A sabedoria humana é uma insensibilidade que pode levar as pessoas a rejeitar Jesus no seu ambiente.


1.7 - APATIA - PERDENDO ELE.

ESTE É O PECADO DE UMA VIDA SEM PAIXÃO

DEUS NÃO SE REVELARÁ ÀQUELES QUE NÃO O AMAM

(João 14:21) 21 Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". (NVI)

(Lucas 7:40-50) Respondeu-lhe Jesus: "Simão, tenho algo a lhe dizer". "Dize, Mestre", disse ele. "Dois homens deviam a certo credor. Um lhe devia quinhentos denários e o outro, cinquenta. Nenhum dos dois tinha com que lhe pagar, por isso perdoou a dívida a ambos. Qual deles o amará mais? " Simão respondeu: "Suponho que aquele a quem foi perdoada a dívida maior". "Você julgou bem", disse Jesus. Em seguida, virou-se para a mulher e disse a Simão: "Vê esta mulher? Entrei em sua casa, mas você não me deu água para lavar os pés; ela, porém, molhou os meus pés com as suas lágrimas e os enxugou com os seus cabelos. Você não me saudou com um beijo, mas esta mulher, desde que entrei aqui, não parou de beijar os meus pés. Você não ungiu a minha cabeça com óleo, mas ela derramou perfume nos meus pés. Portanto, eu lhe digo, os muitos pecados dela lhe foram perdoados, pelo que ela amou muito. Mas aquele a quem pouco foi perdoado, pouco ama". Então Jesus disse a ela: "Seus pecados estão perdoados". Os outros convidados começaram a perguntar: "Quem é este que até perdoa pecados? " Jesus disse à mulher: "Sua fé a salvou; vá em paz". (NVI)

Ela recebeu perdão dos pecados e a revelação pela fé.


NOTAS - Pedro Amancio.


A palavra apatia significa falta de sentimentos, significa pessoas esvaziadas de suas emoções físicas e espirituais, para elas nada importa.


É como uma vida sem amor por Deus e ao próximo. Classificamos como uma má vida fazia, que se colocar a si mesmo antes de todas as coisas, até mesmo de Deus. Essa mentalidade sem paixão pelas coisas de Deus, é uma apatia pecaminosa, é querer ser feliz sem colocar Deus nos planos da felicidade.


Jesus censurou a apatia das pessoas que moravam nas cidades de Corazim, Betsaida e Cafarnaum. Os muitos milagres feitos por Jesus nestas cidades não foram possíveis de mudar o coração do povo para serem salvos.


Mt 11:20-24. Então Jesus começou a acusar as cidades onde tinha feito muitos milagres. Ele fez isso porque os seus moradores não haviam se arrependido dos seus pecados. Jesus disse: Ai de você, cidade de Corazim! Ai de você, cidade de Betsaida! Porque, se os milagres que foram feitos em vocês tivessem sido feitos nas cidades de Tiro e de Sidom, os seus moradores já teriam abandonado os seus pecados há muito tempo. E, para mostrarem que estavam arrependidos, teriam vestido roupa feita de pano grosseiro e teriam jogado cinzas na cabeça! Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Tiro e de Sidom do que de vocês, Corazim e Betsaida. E você, cidade de Cafarnaum, acha que vai subir até o céu? Pois será jogada no mundo dos mortos! Porque, se os milagres que foram feitos aí tivessem sido feitos na cidade de Sodoma, ela existiria até hoje. Pois eu afirmo a vocês que, no Dia do Juízo, Deus terá mais pena de Sodoma do que de você, Cafarnaum.


Os moradores destas cidades rejeitaram a missão de Jesus e foram apáticos  quanto aos milagres feitos nestes lugares. Todo ministério de Jesus foi investido netas cidades, principalmente em Cafarnaum 


Jesus esperava por parte do povo um ato de fé, mas a indiferença das pessoas sobre o ministério de Jesu nestas localidades apontou uma mentalidade cética. Podemos investir todo nosso tempo num local como Jesus investiu, e nada acontecer. Podemos ficar num lugar ministrando a Reforma Apostólica por 6 anos e quase nada mudar na vida das pessoas.


A nossa aliança com Jesus, ecoa de uma exigência de ter uma relação concernentes com às coisas de Deus. A obediência a Cristo é uma indicação de que realmente temos apreço por seus mandamentos e o amamos de verdade. 


Jo 14:15. Se vocês me amam, obedeçam aos meus mandamentos. Pessoas querem ficar livres de suas mazelas, mas desprezam os mandamentos práticos de Jesus.


Gratidão, todos os homens devem sentir quando tem um encontro de salvação com o Senhor Jesus. O amor de gratidão devem ir além das palavra de fé e perdão. Não podemos receber um bem de Deus e ficar como que vazio como se nada tivesse acontecido. 


Efésios 4:18. Entenebrecidos no entendimento separados da vida de Deus pela ignorância que há neles, pela dureza do seu coração.


Os apático, eles só se importa e se preocupa consigo mesmo, eles estão na igreja, mas só se dedicam aos seus interesses. Essas pessoas são desprovidas do conhecimento e da relação com o verdadeiro de Deus. Suas naturezas opostas a santidade. Tanto na temporada passada como nessa temporada todos são aconselhados a deixar a ignorância espiritual e aceitar o entendimento sobre Cristo. 


AP 3:15-18. Eu sei o que vocês têm feito. Sei que não são nem frios nem quentes. Como gostaria que fossem uma coisa ou outra! Mas, porque são apenas mornos, nem frios nem quentes, vou logo vomitá-los da minha boca. Vocês dizem: 'Somos ricos, estamos bem de vida e temos tudo o que precisamos.' Mas não sabem que são miseráveis, infelizes, pobres, nus e cegos. Portanto, aconselho que comprem de mim ouro puro para que sejam, de fato, ricos. E comprem roupas brancas para se vestir e cobrir a sua nudez vergonhosa. Comprem também colírio para os olhos a fim de que possam ver.


Olhando as comparações e as duras críticas Jesus, aos crentes de Corazim, Betsaida e Cafarnaum, esses irmãos ultrapassaram as fronteiras, esses irmãos estão circulando em nossas igrejas com suas friezas, esvaziados de sentimentos, não se importando com nada concernente aos convênios do Senhor.


Jesus precisa passar das críticas apáticas. Aqui também vemos a mesma apatia em Laodiceia, Jesus não tem nada para elogiar. Jesus está acusando a indiferença desta igreja de não observar o Seu testemunho fiel e verdadeiro. 


Cristo não pode visitar pessoas que são indiferentes, e que estão coxeando nas suas mentes sobre Ele e o mundo, uma hora quer Deus, outra hora ama as coisas do mundo. O Espírito Santo não suporta essas pessoas na igreja, Ele não visita esse tipo de crente. Essas pessoas vivem a desilusão da fé, inspirados no espírito do engano. Eles não conseguem ver o interior do seus ventres, satanás os cegou para não verem a Luz do evangelho puro. Eles nunca descartam suas opiniões pessoais, por isso Jesus diz que estas pessoas estão nus, pobres. Essas pessoas precisam descarta seus trapos imundos para que seus olhos sejam abertos por Cristo e se vestir da santidade, caso contrário perderam grande dia da visitação do nosso Senhor Jesus.


Esse ponta da lição deve trazer um despertar para as pessoas, não ceder a estratégia de satanás. Ele tem lançado o espírito de apatia  na igreja do Senhor Jesus, e muitos tem perdido a visitação do Senhor Jesus.

A apatia tem provocado depressão espiritual em muitos crentes, eles já não funcionam mais na igreja como funcionavam antigamente. Observe você mesmo e desperta do sono apático.

1.8 - ENFRAQUECIMENTO.


(1Samuel 3:3-9) A lâmpada de Deus ainda não havia se apagado, e Samuel estava deitado no santuário do Senhor, onde se encontrava a arca de Deus. Então o Senhor chamou Samuel. Samuel respondeu: "Estou aqui". E correu até Eli e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou? " Eli, porém, disse: "Não o chamei; volte e deite-se". Então, ele foi e se deitou. De novo o Senhor chamou: "Samuel! " E Samuel se levantou e foi até Eli e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou? " Disse Eli: "Meu filho, não o chamei; volte e deite-se". Ora, Samuel ainda não conhecia o Senhor. A palavra do Senhor ainda não lhe havia sido revelada. O Senhor chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi até Eli e disse: "Estou aqui; o senhor me chamou? " Então Eli percebeu que o Senhor estava chamando o menino e lhe disse: "Vá e deite-se; se ele chamá-lo, diga: 'Fala, Senhor, pois o teu servo está ouvindo' ". Então Samuel foi se deitar. (NVI)

Eli perdeu a visita de Deus. Ele teve que ouvir Samuel.


NOTAS - Pedro Amancio.


1 Tm 5:24-25. Os pecados de algumas pessoas podem ser vistos claramente, antes mesmo de elas serem julgadas. Mas os pecados de outras pessoas só são vistos depois.


As falhas do sacerdote Eli eram notórias, sua posição parecia mais uma representação da perversão doque uma liderança de Deus no templo, tamanha era sua falha diante das práticas maligna de seus filhos.


1 Sm 2:12. Os filhos de Eli eram malignos; e não se importavam com o SENHOR.


Esses jovens lidavam com os serviços na casa de Deus, mas desonrava e profanava a adoração do Senhor. Suas práticas iníquas trouxe julgamento sobre a geração familiar do sacerdote Eli. 


Antes de qualquer julgamento, sempre haverá da parte de Deus uma palavra  de aviso. 


Deus enviou um profeta com duras críticas ao comportamento do sacerdote Eli, de como ele dirigia sua família. 1 Samuel 2:27-36. 


Os filhos de Eli é uma representação que podemos aplicar nesta temporada: homens maus infiltrados na igreja, obreiros degenerados ministrando a casa de Deus que se aproveitam das suas posições para obter lucros ilícitos e praticar diversas imoralidades. São homens indisciplinados seguindo líderes fracos, sem autoridade para plicar à disciplina. Os líderes fracos observam atos de iniquidade na casa de Deus, mas não tem força para destituir dos cargos ministeriais os maus obreiros.


Fl 3:18-19. Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo. O destino deles é a perdição, o seu deus é o estômago e eles têm orgulho do que é vergonhoso; só pensam nas coisas terrenas.


Essa parte de Eli, equivale a muitos líderes no tempo de hoje, eles desprezam a santidade de Deus quando escolhe qualquer pessoa sem qualquer qualificação espiritual, e até mesmo quando estes cometem atos de condutas imorais não os afastam do cargo. 


Mesmo depois ouvir o profeta falar sobre o juízo de Deus sobre a sua casa, Eli foi indiferente a profecia. Temos muitas pessoas que mesmo depois de ser em repreendidas e saber sobre o Grande Dia do Senhor, elas continuam nas suas falhas, nesse caso, não pode haver perdão e nem a visitação do Senhor Jesus.


A vida familiar de Eli é uma grande lição para as lideranças nesta temporada, não podemos repetir os seus erros. A falha na instrução dos filhos pode se tornar um caos familiar. Não aplicar a doutrina de Deus corretamente ao filho do erro, podemos destruir uma geração inteira de filhos na igreja. Os filhos precisam ser educados de forma bem clara no caminho do Senhor, caso contrário eles ultrapassarão os limites do próprio Deus.


Eli perdeu a intimidade com Deus por observar o pecado de seus filhos e não se posicionar contra os seus erros. Sua fraqueza espiritual foi sentimental familiar. Eli perdeu a voz de Deus, deixou de andar em Espírito e não mais se envolveu em intimidade com o Senhor. 


Se queremos ouvir a voz de Deus é preciso andar em Espírito, buscar intimidade práticas da leitura das Escrituras e obedecer as instruções do homem estabelecido, caso contrário seremos fracos espiritualmente. Crentes fracos espiritualmente estão sobre a influência maligna. A qualquer momento podem ceder as tentações e terão comportamentos imorais.


Sl 51:11. Não me expulses da tua presença, nem tires de mim o teu Santo Espírito.


Davi quando repreendido pelo profeta Natã, se arrependeu profundamente.


A maior tristeza para um líder é saber que Deus escolheu outro para o lugar dele. Quando fazemos pouco das coisas de Deus, conhecemos suas regras e devemos obedecê-las, mas não o fazemos; o que se deve esperar da parte de Deus?  O que será nós sem a presença de Deus? A vida sem a Presença de Deus é triste, vazia para o homem.


Eli sentiu o peso das palavras, mas não seus sentimentos não foram para Deus, ao contrário de Davi, que sabia, sem a presença de Deus em sua vida ele não seria nada. Ele seria um homem vazio e incompleto. O crente não pode ter dúvidas no seu relacionamento com Deus. Quando lemos o Salmo 51, Davi deixa claro que Deus poderia fazer todas as coisas com ele tirar a coroa, a fama, o trono, menos o Espírito Santo.


Ec 12:14-14. Agora que já se ouviu tudo, aqui está a conclusão:

Tema a Deus e obedeça aos seus mandamentos, porque isso é o essencial para o homem. Pois Deus trará a julgamento tudo o que foi feito, inclusive tudo o que está escondido, seja bom, seja mau.


Os homens sem a visitação do Espírito Santo, são destinados ao fracasso eternos. Os homens sem Deus vivem o vida física sem paz interior, ficam assustados com a chega morte as suas vidas mortais.




1.9 - Rebelião (Perdendo o Cristo ascendido).

(Atos 7:51-58) "Povo rebelde, obstinado de coração e de ouvidos! Vocês são iguais aos seus antepassados: sempre resistem ao Espírito Santo! Qual dos profetas os seus antepassados não perseguiram? Eles mataram aqueles que prediziam a vinda do Justo, de quem agora vocês se tornaram traidores e assassinos - vocês, que receberam a Lei por intermédio de anjos, mas não lhe obedeceram". Ouvindo isso, ficavam furiosos e rangiam os dentes contra ele. Mas Estêvão, cheio do Espírito Santo, levantou os olhos para o céu e viu a glória de Deus, e Jesus de pé, à direita de Deus, e disse: "Vejo o céu aberto e o Filho do homem de pé, à direita de Deus". Mas eles taparam os ouvidos e, gritando bem alto, lançaram-se todos juntos contra ele, arrastaram-no para fora da cidade e começaram a apedrejá-lo. As testemunhas deixaram seus mantos aos pés de um jovem chamado Saulo. (NVI)

1.10 - FOCO NA MANIFESTAÇÃO. 

(1Reis 19:11-13) 1O Senhor lhe disse: "Saia e fique no monte, na presença do Senhor, pois o Senhor vai passar". Então veio um vento fortíssimo que separou os montes e esmigalhou as rochas diante do Senhor, mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto, mas o Senhor não estava no terremoto. Depois do terremoto houve um fogo, mas o Senhor não estava nele. E depois do fogo houve o murmúrio de uma brisa suave. Quando Elias ouviu, puxou a capa para cobrir o rosto, saiu e ficou à entrada da caverna. E uma voz lhe perguntou: "O que você está fazendo aqui, Elias? " (NVI)

VOCÊ ESTÁ OLHANDO OU OUVINDO?

NESTE MOVIMENTO DE DEUS, VOCÊ PRECISA OUVIR.

(Apocalipse 3:13) Aquele que tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas. (NVI)

(João 21:4-12) Ao amanhecer, Jesus estava na praia, mas os discípulos não o reconheceram. Ele lhes perguntou: "Filhos, vocês têm algo para comer? " "Não", responderam eles. Ele disse: "Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão". Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes. O discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: "É o Senhor! " Simão Pedro, ouvindo-o dizer isso, vestiu a capa, pois a havia tirado, e lançou-se ao mar. Os outros discípulos vieram no barco, arrastando a rede cheia de peixes, pois estavam apenas a cerca de noventa metros da praia. Quando desembarcaram, viram ali uma fogueira, peixe sobre brasas, e um pouco de pão. Disse-lhes Jesus: "Tragam alguns dos peixes que acabaram de pescar". Simão Pedro entrou no barco e arrastou a rede para a praia. Ela estava cheia: tinha cento e cinquenta e três grandes peixes. Embora houvesse tantos peixes, a rede não se rompeu. Jesus lhes disse: "Venham comer". Nenhum dos discípulos tinha coragem de lhe perguntar: "Quem és tu? " Sabiam que era o Senhor. (NVI)


1.11 - Soberania.

DEUS PODE SE ESCONDER DE VOCÊ.

(Romanos 11:7-10) Que dizer então? Israel não conseguiu aquilo que tanto buscava, mas os eleitos o obtiveram. Os demais foram endurecidos, como está escrito: "Deus lhes deu um espírito de atordoamento, olhos para não ver e ouvidos para não ouvir, até o dia de hoje". E Davi diz: "Que a mesa deles se transforme em laço e armadilha, pedra de tropeço e retribuição para eles. Escureçam-se os seus olhos, para que não consigam ver, e suas costas fiquem encurvadas para sempre". (NVI)

(Romanos 11:25) Irmãos, não quero que ignorem este mistério, para que não se tornem presunçosos: Israel experimentou um endurecimento em parte, até que chegasse a plenitude dos gentios. (NVI)


(Lucas 24:16-17) mas os olhos deles foram impedidos de reconhecê-lo. Ele lhes perguntou: "Sobre o que vocês estão discutindo enquanto caminham? " Eles pararam, com os rostos entristecidos. (NVI)

(Isaías 29:10-13) O Senhor trouxe sobre vocês um sono profundo: fechou os olhos de vocês, profetas; cobriu as cabeças de vocês, videntes. Para vocês toda esta visão não passa de palavras seladas num livro. E se vocês derem o livro a alguém que saiba ler e lhe disserem: "Leia, por favor", ele responderá: "Não posso; está lacrado". Ou, se vocês derem o livro a alguém que não saiba ler e lhe disserem: "Leia, por favor", ele responderá: "Não sei ler". O Senhor diz: "Esse povo se aproxima de mim com a boca e me honra com os lábios, mas o seu coração está longe de mim. A adoração que me prestam só é feita de regras ensinadas por homens. (NVI)

(Atos 9:1-8) Enquanto isso, Saulo ainda respirava ameaças de morte contra os discípulos do Senhor. Dirigindo-se ao sumo sacerdote, pediu-lhe cartas para as sinagogas de Damasco, de maneira que, caso encontrasse ali homens ou mulheres que pertencessem ao Caminho, pudesse levá-los presos para Jerusalém. Em sua viagem, quando se aproximava de Damasco, de repente brilhou ao seu redor uma luz vinda do céu. Ele caiu por terra e ouviu uma voz que lhe dizia: "Saulo, Saulo, por que você me persegue? " Saulo perguntou: "Quem és tu, Senhor? " Ele respondeu: "Eu sou Jesus, a quem você persegue. Levante-se, entre na cidade; alguém lhe dirá o que você deve fazer". Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz mas não viam ninguém. Saulo levantou-se do chão e, abrindo os olhos, não conseguia ver nada. E eles o levaram pela mão até Damasco. (NVI)


1.12 - Burocracia (Perdendo a voz).

(Lucas 3:1-3) No décimo quinto ano do reinado de Tibério César, quando Pôncio Pilatos era governador da Judéia; Herodes, tetrarca da Galiléia; seu irmão Filipe, tetrarca da Ituréia e Traconites; e Lisânias, tetrarca de Abilene; Anás e Caifás exerciam o sumo sacerdócio. Foi nesse ano que veio a palavra do Senhor a João, filho de Zacarias, no deserto. Ele percorreu toda a região próxima ao Jordão, pregando um batismo de arrependimento para o perdão dos pecados. (NVI)


1.13 - Emocionalismo (Perdendo a ressurreição).

(João 20:11-16) Maria, porém, ficou à entrada do sepulcro, chorando. Enquanto chorava, curvou-se para olhar dentro do sepulcro e viu dois anjos vestidos de branco, sentados onde estivera o corpo de Jesus, um à cabeceira e o outro aos pés. Eles lhe perguntaram: "Mulher, por que você está chorando? " "Levaram embora o meu Senhor", respondeu ela, "e não sei onde o puseram". Nisso ela se voltou e viu Jesus ali, em pé, mas não o reconheceu. Disse ele: "Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando? " Pensando que fosse o jardineiro, ela disse: "Se o senhor o levou embora, diga-me onde o colocou, e eu o levarei". Jesus lhe disse: "Maria! " Então, voltando-se para ele, Maria exclamou em aramaico: "Rabôni! " ( que significa Mestre ). (NVI)


1.14 - Estupidez (Insensatez).


(Salmos 53:1) Diz o tolo em seu coração: "Deus não existe! " Corromperam-se e cometeram injustiças detestáveis; não há ninguém que faça o bem. (NVI)


(Provérbios 12:15) O caminho do insensato parece-lhe justo, mas o sábio ouve os conselhos. (NVI)

(Provérbios 18:2) O tolo não tem prazer no entendimento, mas sim em expor os seus pensamentos. (NVI)

(Provérbios 28:26) Quem confia em si mesmo é insensato, mas quem anda segundo a sabedoria não corre perigo. (NVI)

(Eclesiastes 2:14) O homem sábio tem olhos que enxergam, mas o tolo anda nas trevas; todavia, percebi que ambos têm o mesmo destino. (NVI)

OBSTÁCULOS AO DISCERNIMENTO (SUMÁRIO)

ESTUPIDEZ (INSENSATEZ)

MENTALIDADE DE MULTIDÃO (TOLICE)

INCREDULIDADE

POSIÇÃO CENTRALIZADA

INDULGÊNCIA COMERCIAL (OCUPAÇÃO

HIDROPSIA (SERVIDÃO TEÓRICA)

FAMILIARIDADE

APATIA E ENFRAQUECIMENTO

REBELIÃO

FOCO NA MANIFESTAÇÃO

EMOCIONALISMO

BUROCRACIA

SOBERANIA

(Lucas 19:41-47) Quando se aproximou e viu a cidade, Jesus chorou sobre ela e disse: "Se você compreendesse neste dia, sim, você também, o que traz a paz! Mas agora isso está oculto aos seus olhos. Virão dias em que os seus inimigos construirão trincheiras contra você, e a rodearão e a cercarão de todos os lados. Também a lançarão por terra, você e os seus filhos. Não deixarão pedra sobre pedra, porque você não reconheceu o tempo em que Deus a visitaria". Então ele entrou no templo e começou a expulsar os que estavam vendendo. Disse-lhes: "Está escrito: 'A minha casa será casa de oração'; mas vocês fizeram dela 'um covil de ladrões'". Todos os dias ele ensinava no templo. Mas os chefes dos sacerdotes, os mestres da lei e os líderes do povo procuravam matá-lo. (NVI)

(Lucas 1:78) por causa das ternas misericórdias de nosso Deus, pelas quais do alto nos visitará o sol nascente (NVI)

Não deixe Deus chorar por você.

Como ele está visitando a igreja agora?

Que forma Ele está tomando?


AGORA ELE ESTÁ FALANDO COM UMA VOZ AINDA PEQUENA.

OS QUE SÃO LEVADOS PELO ESPÍRITO - ESSES SÃO OS FILHOS DE DEUS.