MIGRAÇÃO PARTE 2

27/02/2015 21:23

ESTUDO DO ABC - AP. ROY PILLAY - 22/012/2014


MIGRAÇÃO PARTE 2


Leia Gênesis 19:12-23.

O texto principal é John 5:1-15.


A migração é um movimento de um lugar para outro
Migração espiritual envolve o movimento para uma posição espiritual ou local que está na perfeita vontade de Deus - uma nova posição ou localização que agrada a Deus e atrai seu favor.
A migração é um crítico, essencial, requisito necessário na maioria das formas de vida. Simplesmente, se não migrar, vamos estagnar e morrer.


Estes são alguns exemplos na natureza. Em primeiro lugar por que é necessário para os animais, pássaros e peixes de migrar? 


1. Para encontrar comida 2. Para escapar da mudança no clima .... por exemplo, condições de inverno rigoroso 3. RAÇA... Para ser produtivo, para aumentar os seus jovens (filhos) animais, pássaros e peixes vão viajar milhares de quilômetros para migrar. Infelizmente os seres humanos experimentam grande dificuldade em migrar por várias razões. 


Após 70 anos de exílio na Babilônia, os israelitas foram liberados para voltar para casa. Eles foram finalmente livre. Mas apenas 5% dos israelitas escolheu para voltar. Os outros amaram a Babilônia. Eles não podiam sair. Os caminhos da Babilônia tornou-se seus caminhos. Antes de Deus julgar Sodoma e Gomorra, Deus enviou seus anjos para falar com Ló, e para resgatá-lo do julgamento: 


Gênesis 19: 12-14 12 Então disseram os homens a Ló: Você tem mais alguém aqui? - Genro, seus filhos, suas filhas, e todos quantos tens na cidade-levá-los para fora deste lugar! 13 porque nós vamos destruir este lugar, porque o clamor contra eles cresceu diante da face do Senhor, e o Senhor nos enviou a destruir este lugar; 14 Então Ló saiu e falou a seus genros que havia se casado com suas filhas, e disse: Levante-se, vamos sair deste lugar; porque o Senhor há de destruir a cidade! Mas, para seus genros, ele parecia estar brincando.


A demanda foi que Ló devia migrar imediatamente com sua família; não esperar até  de amanhã. Amanhã será tarde demais. Migrar para um lugar mais alto.
O convite para migrar era para toda a família de Ló, Deus é misericordioso .... Deus reconhece associações de aliança. Ló poderia escolher as pessoas que iriam migrar e sobreviver ao juízo de Deus.

Ló tornou-se um "tipo" de Cristo na sua cidade.
Ló tinha autoridade para "salvar" muitas pessoas na cidade.
Ló tornou se um "libertador" nessa situação.

Se um pecador foi conectado a Ló e migraram, ele escapou do julgamento de Deus.


Este foi o MAL, cidade iníqua.Os habitantes desta cidade eram maus e perversos, Deus decidiu destruir a cidade. Mas Deus poupou Ló e sua casa. Alguns dos parentes de Ló pensaram que ele estava brincando ....
Isto é também um problema neste dia; crentes e líderes não acreditam que é essencial para migrar. A migração é séria. Nós podemos viver ou morrer espiritualmente.


Ao raiar do dia, os anjos insistiam com Ló, dizendo: "Depressa! Leve daqui sua mulher e suas duas filhas, ou vocês também serão mortos quando a cidade for castigada".
Tendo ele hesitado, os homens o agarraram pela mão, como também a mulher e as duas filhas, e os tiraram dali à força e os deixaram fora da cidade, porque o Senhor teve misericórdia deles. Assim que os tiraram da cidade, um deles disse a Ló: "Fuja por amor à vida! Não olhe para trás e não pare em lugar nenhum da planície! Fuja para as montanhas, ou você será morto!"
Ló, porém, lhes disse: "Não, meu senhor! Seu servo foi favorecido por sua benevolência, pois o senhor foi bondoso comigo, poupando-me a vida. Não posso fugir para as montanhas, senão esta calamidade cairá sobre mim, e morrerei. Aqui perto há uma cidade pequena. Está tão próxima que dá para correr até lá. Deixe-me ir para lá! Mesmo sendo tão pequena, lá estarei a salvo".
"Está bem", respondeu ele. "Também lhe atenderei esse pedido; não destruirei a cidade da qual você fala. Fuja depressa, porque nada poderei fazer enquanto você não chegar lá". Por isso a cidade foi chamada Zoar. Quando Ló chegou a Zoar, o sol já havia nascido sobre a terra.


As escrituras dizem que Ló "demorou". Esta palavra significa atraso. Ló não podia mover-se rapidamente quando ouviu a instrução. Muitos crentes e líderes estão lutando com este problema. Eles esperam por Deus para ouvir a Palavra de Deus .... Quando eles receberam a palavra do anjo do Senhor (o mensageiro) que perduram; atrasam; eles vacilar; eles têm muitas perguntas. O mensageiro não tem muito tempo. Ele está falando com você para um propósito .... Para liberar uma instrução em sua vida.
O anjo do Senhor .... O mensageiro ....
A palavra hebraica para anjo é "Malak"
mal'ak: Um substantivo masculino que significa um mensageiro, um anjo. 

Muitas das vezes há prazo previsto para mensageiros enviados por Deus. Estes eram mensageiros humanos, e profetas (Isaías 44:26; Ageu 1:13; Malaquias 3: 1); sacerdotes (Eclesiastes 5: 6 [5]
O anjo se refere ao servo de Deus que está lhe trazendo uma mensagem de Deus. O anjo (o mensageiro) representa a voz de Deus em nossas vidas.
A instrução é simples e claro .... Migrar .... se deslocar de um local impreciso para o lugar que Deus está revelando a você.
O novo local é maior em Deus .... Não inferior.
Quando Ló ficou atrasado .... Os anjos do Senhor tomou as mãos de sua família e o levaram para fora da cidade.


Uma vez eles estavam fora da cidade... A demanda foi:


17 Quando os tinham tirado para fora, disse um deles: Escapa-te, salva tua vida; não olhes para trás de ti, nem te detenhas em toda esta planície; escapa-te para o monte, para que não pereças.


Ló e sua família tiveram que fugir para as montanhas. A demanda para migrar era urgente. Isto deve ser feito imediatamente. A demanda é para subir mais alto (para as montanhas)
Ló estava com medo da viagem para as montanhas.
Os anjos do Senhor permitiu que Ló fosse para ser seguro em uma pequena cidade chamada Zoar
A palavra hebraica para Zoar é "so-ar". Isso significa pouco, pequeno.
A graça de Deus nos sustentará em Zoar para uma curta temporada.
Mas o nosso destino em nossa migração:


Isaías 2
1 A visão que teve Isaías, filho de Amoz, a respeito de Judá e de Jerusalém.   
2 Acontecerá nos últimos dias que se firmará o monte da casa do Senhor, será estabelecido como o mais alto dos montes e se elevará por cima dos outeiros; e concorrerão a ele todas as nações.


 18 Respondeu-lhe Ló: Ah, assim não, meu Senhor!  19 Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e tens engrandecido a tua misericórdia que a mim me fizeste, salvando-me a vida; mas eu não posso escapar-me para o monte; não seja caso me apanhe antes este mal, e eu morra.   
20 Eis ali perto aquela cidade, para a qual eu posso fugir, e é pequena. Permite que eu me escape para lá (porventura não é pequena?), e viverá a minha alma.   21 Disse-lhe: Quanto a isso também te hei atendido, para não subverter a cidade de que acabas de falar.   22 Apressa-te, escapa-te para lá; porque nada poderei fazer enquanto não tiveres ali chegado. Por isso se chamou o nome da cidade Zoar.   
23 Tinha saído o sol sobre a terra, quando Ló entrou em Zoar.


A MIGRAÇÃO NÃO É APENAS PARA O LÓ... MAS TAMBÉM PARA SUA ESPOSA
A esposa de Ló é um retrato da Igreja do líder Ló. A Igreja inteira tem que migrar ao mesmo tempo.
A demanda é para migração imediata.
Não há tempo para migrar em pequenos grupos.


Cada vez que estudamos o tema da migração, recebemos nova revelação.
Deus mostra-nos continuamente coisas novas no espírito.

Esta é apenas a introdução para a definição de migração


DIÁLOGO.

A foto da esposa de ló.....uma igreja que contempla a visão do passado, quando deveria se apressar para o propósito estabelecido para ela através do mensageiro.


Nem todos da igreja de Ló migraram, alguns atentam, mais ficam no meio da migração... Muitos estão dentro da igreja, mais suas mentalidade  estão corrompidas. esse foi o motivo de seus genros não o acompanhar Ló na Migração.  Suas mente já estavam danificadas.


As tradições e costumes danificam a mente. As vezes você está numa zona de conforto e preferi ficar estagnados ao invés de migrar  com toda plenitude.


Durante a migração os pássaros passam por muitas turbulências mas aqueles que persistem, encontrará alimentos. Assim somos nós quando migramos em direção à Cristo.


Quando o pai da casa fala (muito) os filhos pensam que ele está brincando.
Esta mensagem não é recebida a sério. As pessoas acham todas as desculpas para não aceitar está reforma. É nossa missão nos unirmos para levar as pessoas à reforma. 


Migração não é uma opção... Quando nos recusamos a migrar... morremos espiritualmente.


Migração tem muitos obstáculos... temos que saber discernir o fato que muitas amizade nem sempre são espirituais. nesta lição da Migração você vem para a verdadeira vontade de Deus. Seus amigo nem sempre vão migrar. são como os genros de Ló, São como muitos pássaros tem asas mais não querem voar... Preferem morrer em seus confortos...


Os animais em suas migrações enfrentam muito obstáculos e sofrem perseguições. Muitos não estão preparados para migrarem, se acham novos e sem força, outros estão fracos, muitos estão machucados e outros estão velhos e sem força. (Espiritual: qual é o seu obstáculo?).


Os obstáculos ajudam ao nosso crescimento... Faz parte da migração...

O obstaculo é o próprio EU. Aqueles que desejam migrar para a vontade de Deus conseguem ultrapassar os obstáculos.


Os pássaros a mesma coisa, sofrem os seus obstáculos, as maiores dificuldade estão e si próprio muitos não querem voar, são preguiçosos, preferem enfrentar a dificuldade do local e acabam morrendo. Falta de Água mata( Deus) falta de Pão mata (Cristo)e falta de Fogo também mata (Espírito). 


Temos de ver o amor de Cristo em todas as Escrituras. As Escrituras revelam o Cristo escondido.


Migração, não é mudança de objetos Na migração não se pode levar nada somente a esperança de encontrar comida que é a sobrevivência. Mudança não é levar peso, coisas velhas, quebradas e sem valor, e coisas que não usamos mais... Quando a migração verdadeira acontecer,  Deus vai te sustentar no lugar, Ele estará lá! 


Aves preguiçosas! Acredito que o problema é que nós somos muito confortáveis na Babilônia.

O grande problema em migrarmos para o propósito é o medo de perder as regalias da Babilônia...


O favor de Deus não é um acidente. É o resultado da obediência à palavra. Se você ler a história toda, muitos não sabem como receber os mensageiros de Deus.


Zoar não é o nosso destino. Nosso destino é a montanha do senhor.


Nossas mentes precisam ser renovadas pela palavra de Deus. Nós não pode migrar a menos que nossas mentes sejam renovadas.


Desperta tu que dormes! Comece a caminhar rápido para migração, o Anjo já deu a ordem, fuja para montanha de Deus.