O PODER DO NOME JESUS

13/03/2015 00:18

O PODER DO NOME JESUS

O nome é muito importante, sem nome não há identificação. Muita gente não se importa com o nome, não sabe que o nome é uma herança, e que o nome tem significados e personalidades. 

O nome representa uma pessoa, o nome é tudo o que uma pessoa tem, o nome pode trazer honra e desonra.

Os homens obtêm nomes grandiosos de três maneiras:

1º Alguns homens nasceram para ter um nome (Rei) herdeiros;

2º Outros homens tornam o seu nome grandioso por suas realizações;

3º Outros recebem o nome grandioso por adoção. 

COMO SURGIU O NOME JESUS

A vinda de Jesus foi o raiar de uma nova era para a humanidade. O homem estava condenado ao suplício eterno e a sofrer, ainda aqui neste mundo, todas as doenças e males que o diabo havia criado.

O Senhor Jesus começou a Sua missão nos ensinando qual era a vontade de Deus para o ser humano. Até então, acreditavam-se que os sofrimentos faziam parte da punição de Deus pêlos erros praticados. Mas, o nosso Jesus Cristo mostrou que sofrer era a vontade do diabo.

Em todos os lugares, Ele não só ensinava qual era a vontade de Deus, como a fazia ser realizada: sempre estava curando os enfermos e expulsando os demônios.

Jesus derrotou satanás em parte pela expulsão de demônios e, de modo pleno, através da ressurreição quando triunfou sobre a morte, (isto é contra todas as forças satânicas) Cl.2:15.                    Cristo derrotou o inimigo e o despojou de suas armas, que era manter o homem sobre o domínio do mal (contra sua vontade Cl. 2:13,14).

JESUS EXISTIA ANTES DO SEU NASCIMENTO

A existência de Cristo não teve início como à de todos nós. O seu nascimento foi diferente. Ele já existia num passado eterno. Antes da criação do mundo.

"Antes de ser criado o mundo, aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus" (João 1.1,2) 

"Antes de tudo, ele já existia, e, por estarem unidas com ele, todas as coisas são conservadas em ordem e harmonia" (Colossenses 1.17).

O próprio Jesus diz que viveu antes de vir a este mundo. Em várias ocasiões Jesus se referiu à sua existência no passado. Destaque os ensinos dos seguintes versos: 

"Eu afirmo a vocês que isto é verdade: Antes de Abraão nascer, "EU SOU""! Respondeu Jesus "(João 8.58)".

"E agora, Pai, dá-me na tua presença a mesma grandeza divina que eu tinha contigo antes de o mundo existir" (João 17.5).

O FILHO DE DEUS. NATUREZA DIVINA

Jesus é Verdadeiramente Deus - Jesus não era apenas filho do homem, mas também Filho de Deus. Suas afirmações são categóricas nesse sentido. "Quem me viu a mim, viu o Pai" (João 14.9); "Eu e o Pai somos um" (João 10.30). Fica evidente que o Antigo Testamento fala sobre a divindade de Jesus em termos do Messias.

"Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei". Ele será chamado de "Conselheiro Maravilhoso", "Deus Poderoso", "Pai Eterno", "Príncipe da Paz" (Isaías 9.6).

"O Eterno, o Rei e Salvador de Israel, o Deus Todo-Poderoso, diz: "Eu sou o primeiro e o último, além de mim não há outro deus" (Isaías 44.6)".

"Naquele dia, espalharei o espírito de bondade e de oração sobre os descendentes de Davi e sobre os outros moradores de Jerusalém. Eles olharão para aquele a quem atravessaram com a lança e chorarão a sua morte como quem chora a morte do filho único. Chorarão amargamente, como quem chora a morte do filho mais velho" (Zacarias 12.10).

O VARÃO PERFEITO: NATUREZA HUMANA

Jesus, o eterno Filho de Deus, veio a terra assumindo a forma humana (João 1.14). Essa afirmação da Bíblia tem dois significados fundamentais. Jesus era Verdadeiramente Homem e verdadeiramente Deus (João 1:11).

 Ele cresceu, (sentiu cansaço e teve fome Lucas 2.52; João 4.6; Mateus 4.2). Ele viveu como homem. Jesus foi, no entanto, um homem diferente dos demais. Hebreus 4.15; João 7.46 e Marcos 6.56. Jesus teve o caráter diferente em relação aos outros seres humanos. Ele não pecou, falou com poder, realizou sinais extraordinários.

O Antigo Testamento fala de Jesus

"E, quando você morrer e for enterrado ao lado dos seus antepassados, eu colocarei um dos seus filhos como rei e tornarei forte o seu reino" (2 Samuel 7.12).

"Pois já nasceu uma criança, Deus nos mandou um menino que será o nosso rei. Ele será chamado de "Conselheiro Maravilhoso", "Deus Poderoso", "Pai Eterno", "Príncipe da Paz". Ele será descendente do rei Davi; o seu poder como rei crescerá, e haverá paz em todo o seu reino. As bases do seu governo serão a justiça e o direito, desde o começo e para sempre. No seu grande amor, o Eterno, o Todo-Poderoso, fará com que tudo isso aconteça"(Isaías 9.6,7).

"Virá um descendente do rei Davi, filho de Jessé, que será como um ramo que brota de um toco, como um broto que surge das raízes. O Espírito do Deus Eterno estará sobre ele e lhe dará sabedoria e conhecimento, capacidade e poder. Ele temerá ao Deus Eterno, conhecerá a sua vontade e terá prazer em obedecer-lhe. Ele não julgará pela aparência, nem decidirá somente por ouvir dizer" (Isaías 11.1-3).

O NOME JESUS VEIO POR ESSES TRÊS MEIOS

1º Ele herdou um Nome Grandioso;

2º Seu Nome é grandioso por suas realizações;

3º Lhe foi doado um grandioso Nome.

1º Deus deu todo poder (autoridade) a Jesus - Mt. 28:18

2º Deus tem o propósito firme de derrotar satanás, por isso Ele delegou poder.

    (ungiu a Jesus com Espírito Santo) - At. 10:38

3º Jesus nos deu todo direito de usar o Seu Nome - Mt. 28:19.

Por Herança - Hb. 1:1 à 6 

É o nome acima de todo ser angelical, Ele é a expressão exata de Deus, Ele brilha como o seu Pai Sl. 33:8

OBS: O Filho amado existe antes da fundação do mundo, estava com Deus quando tudo se formou. Separado de Deus, morto pelos nossos pecados II Co. 5:21, quando ressuscitado , recebeu o mais excelente Nome, conforme Fl. 2:9. Jesus o mais excelente Nome quando foi ressuscitado. 

Cristo experimentou a humilhação e o sofrimento da morte em favor de todos, Ele suportou o castigo de todos os pecados da humanidade. Jesus já está coroado de glória e honra, fez toda a vontade do Pai Mt. 6:38. Por isso Deus O exaltou sobre todos Hb. 2:7, 8.

Por Conquista - Ef. 1:20,21 / Cl.2:15

Os principados e potestades contra os quais lutamos Ef. 6:12 são os mesmos que Jesus  venceu e aniquilou e reduziu a nada. Jesus enfrentou a satanás e suas legiões de demônios no próprio território deles e os venceu. A vitória de Jesus foi contra, o diabo, as doenças e as enfermidades. Esse Nome Jesus nos pertence, e o diabo quer nos impedir de saber disso. Deus nos transportou do império de satanás, para o Reino do seu Amor Cl. 1:13. Satanás não tem poder algum para dominar os crentes e nem a igreja de Cristo.

OBS: O céu, a terra e o inferno reconhecem esse Nome Jesus, e o que Ele significa. Nós precisamos conhecê-lo também.

Por Doação - Fl. 2:9  11

Deus Lhe deu um Nome que está acima de todo nome. A lógica bíblica é que havia um Nome conhecido no céu, desconhecido em outros lugares, este nome foi guardado para quem o merecesse, e Jesus, conforme O conhecemos, Filho eterno, conhecido no seio do Pai, recebeu este Nome por doação. Deus Lhe deu um Nome em qual diante D'Ele, todo ser nos três mundos deve curvar-se e confessar Seu senhorio, e Deus também O assentou sobre o lugar mais alto do universo, a sua própria destra, e fez D'Ele cabeça sobre todas as coisas.

A AUTORIDADE DO NOME JESUS - Mt. 8:5-10 

O Nome de Jesus representa muito bem o Reino de Deus. Jesus tem a chave da morte e do inferno. A pessoa que tem a chave é uma pessoa autorizada. Jesus tem autoridade Ap. 1:18. Jesus passou essa autoridade para sua igreja, delegou poderes no Nome D'Ele Mt. 28:19, Ele nos deu um Nome que está acima de todo nome, Ele nos comissionou Mt. 28:18,19 Mc. 16:17,18.Você não precisa saber como orar, você só precisa chamar JESUS!!!

O Senhor Jesus nos deu o direito de usar o Seu Nome. Ele disse que em Seu Nome expulsaríamos demônios e, se colocássemos as mãos sobre os enfermos, eles seriam curados, além de outros sinais:

E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios... e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão (Mc 16.17,18).

Quando usamos o Nome de Jesus sobre a revelação da Palavra de Deus, o poder de Deus atende à nossa ordem, tal como atendia às ordens de Jesus. Usar o Nome de Jesus é agir como Seu procurador.

O poder e a autoridade que estão atrás do Nome de Jesus são o poder e a autoridade que o próprio Deus possui. O Senhor Jesus declarou que havia recebido todo o poder:

E chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra (Mt 28.18).

O Espírito Santo nos revela que este Nome é a suprema autoridade do universo.

Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra. E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus Pai (Fp 2.9-11).

Todos os seres da terra, do céu e do inferno têm que se dobrar diante deste Nome. Quando isto acontece? Quando nós O usamos exercendo o nosso direito, reivindicando qualquer coisa que a Palavra de Deus nos informa pertencer.

USANDO O NOME DE JESUS

Quando Ele nos deu o Seu Nome para que determinássemos o que quiséssemos, Ele sabia o que isto representaria. O Senhor sabia que pessoas como eu ou você estaríamos exigindo que o diabo e seus males deixassem as nossas vidas. Sabia ainda que alguém com uma doença incurável, um problema insolúvel, iriam algum dia, em algum lugar, levantar-se e exigir a sua cura. Ele não somente sabia disto: Ele espera que toda e qualquer pessoa, com qualquer sofrimento, aja deste modo. Ele aguarda que você, que de alguma maneira tem sido atacado pelo diabo, se levante e tome uma posição agora mesmo. Agir de acordo com as orientações da Palavra não é bancar o mal-educado ou o rebelde: é ser simplesmente obediente ao Senhor. Rebeldia e falta de educação tem a pessoa que sabe que o Senhor ordenou que agisse de tal modo e não o faz.

OBS: O povo de Deus recebeu esta promessa e autoridade divina - Mc. 16:15 à 19.

Os discípulos - Lc. 10:19 / Atos, Pedro, João 4:7.

OS BENEFÍCIOS DO NOME JESUS

O Nome na Oração

Jesus endossa o nosso pedido - Jo. 16:23

Quando somos ensinados pelo Novo Testamento, nossas orações têm respostas, sabemos que temos que orar conforme a prática,. Nossas orações têm que estar alinhadas com a Palavra de Deus, e suas promessas (isto é de conformidade com a Palavra e o que o Nome de Jesus nos garante). Toda a oração em Nome de Jesus recebe atenção especial Jo. 16:23.

 Quando estamos orando por uma pessoa, a vontade dela também entra na situação, a fé dela tem que estar de acordo com a oração, você não pode obrigá-la a ter o mesmo nível da sua fé. A sua dúvida pode anular o efeito da minha fé, a sua descrença não pode afetar a minha oração, as necessidades são minhas e eu creio.

OBS: Quando vivemos uma via santificada (vida correta) ao orarmos colocamos as nossas orações em uma base legal porque Jesus nos deu o direito de usar o Seu Nome. Na Nova Aliança Jesus assume a responsabilidade de nossas orações Lc. 10:21. Jesus orando por nós, dando graças, Ele toma o nosso lugar. Quando oramos pelos outros tomamos o lugar de Jesus aqui na terra, isto é cumprir a Sua vontade.      

O NOME DE JESUS NO COMBATE

Temos a autoridade no Nome de Jesus contra os poderes das trevas Mc. 16:17,18 - Estes sinais seguiram aos que crerem em Jesus.

OBS: estes sinais são operados no Nome de Jesus, há autoridade nesse Nome. Ele autorizou a igreja e passou esse poder para a igreja Mt. 28:18 à 20.

OS RECURSOS DO NOME JESUS

O Pai sabia que tudo quanto o Nome de Jesus fosse pedido, mesmo sussurrando em oração, o que nesse Nome submeteria. È uma alegria para Deus atender todos os pedidos feitos em Nome de Jesus. Há riquezas nesse Nome que estão além do nosso entendimento, é como receber um cheque em branco assina com os recursos do céu.

OBS: Há um propósito de Deus para tudo isso. Primeiro para a igreja, visando o benefício da mesma Ef. 1:17,22.O Nome de Jesus pertence a Igreja, Ele nos foi dado, este Nome funciona no céu, na terra e debaixo da terra.

COMO USAR O NOME DE JESUS

Jamais usaremos o Nome de Jesus com sucesso se não estivermos agindo sobre a revelação da Palavra de Deus. É preciso que se entenda que o nosso único elo de ligação com o Pai é através da Palavra. No mundo espiritual a nossa palavra sozinha é acatada como nada. Não era assim no início; o homem tinha autoridade para reinar aqui nesta vida, mas ao pecar, perdeu tudo. Quando Jesus venceu o inferno e expulsou o "príncipe" deste mundo, Ele conquistou para Si a autoridade que o homem perdera e recebeu ainda todo o poder tanto no céu como na terra. Agora Ele nos dá este sublime privilégio de usar o Seu Nome; mas, Ele nos adverte que sem Ele nós não faremos nada. Eu sou a videira, vós as varas; quem está em mim, e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer (Jo 15.5).

Não importa o problema pelo qual você esteja passando. Primeiro, e antes de tudo, procure meditar na Palavra de Deus. Ao recebê-La no coração, Ela lhe dará a fé - a certeza de que aquilo de que você precisa já lhe pertence. Então, você deve, sem vacilar, usar o Nome de Jesus, reivindicando o que lhe foi revelado.

Após usar o Nome de Jesus, creia que já foi atendido e considere a obra como feita, mesmo que os sintomas atestem o contrário.

O NOME JESUS É POSSESSÃO DA IGREJA - At. 3:3,6

A Igreja tem que saber o que lhe pertence, Pedro e João sabiam a eficácia e o poder do Nome de Jesus. Os evangélicos precisam descobrir o significado desse Nome, em vez de ficar pedindo poder a Deus. A igreja tem que saber o que está envolvido no Nome de Jesus. A igreja está selada com o sangue de Jesus Cristo Ef. 1:22 / At.9:31 Constituído como O cabeça da igreja Ef. 5:24 / 3:14 à 21.

POR QUE MUITOS CRENTES FRACASSAM

Muitos fracassam por simplesmente deixar o diabo ter vitória na vida deles. Alguns são preguiçosos e não querem agir do modo que Deus estabeleceu. Outros começam bem e chegam a alcançar algumas vitórias, mas um dia o teste é mais severo, o problema parece mais difícil, o diabo faz uma oposição maior, e eles resolvem aceitar o fracasso.

Alguns chegam a dizer mais ou menos assim: "Bem, não é que eu tenha me esquecido de Jesus ou O tenha negado. Você entende, este problema estava difícil e o diabo fez uma oposição maior; bem, eu simplesmente não consegui... Mas acredito na Palavra de Deus... Tudo o que fiz foi só usar métodos humanos que o Senhor deixou para nós". Estas pessoas nem percebem que na verdade negaram a Jesus, descreram Nele e fizeram pior que os incrédulos. Em Hebreus 10.38, o Senhor Deus nos revela o que acontece quando recuamos ou deixamos de viver da fé:

Mas o justo viverá da fé; e, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele (Hb 10.38).


APÓSTOLO PEDRO AMANCIO